Pular para o conteúdo principal

Prof. Flávio Pereira na Rádio Boa Nova (Programa Fenômeno Ufo - 2003)


Flávio Augusto Pereira - Foto: Cortesia Mario Rangel

Luiz Ricardo Geddo entrevista o ufólogo pioneiro Prof. Flávio Pereira (1926-2014), no programa "Fenômeno Ufo", transmitido pela Rádio Boa Nova (Guarulhos, SP), em 24/05/2003. Além de tratar da ufologia ele também relata casos interessantíssimos de Transcomunicação Instrumental (T.C.I), disciplina que estuda as manifestações de espíritos através de aparelhos eletrônicos (gravadores, computadores, telefone, radio ou tv). As pesquisas começaram na década de 1950 com Friedrich Jurgenson, autor do livro "Telefone para o Além" e prosseguiram com Konstantin Raudive, Peter Bander, Jules e Maggie Harsch-Fishbach, Klaus Schreiber, Ernst Senkowski, George Meek, Hernani Guimarães Andrade, Flávio Pereira, George Magyary, Hilda Hilst, Sonia Rinaldi, dentre outros.

Ilustração: Capa do livro "A Antiguidade dos Discos Voadores", de Sábado Dinotos.
Digitalização e acervo: Nelson Pintaúde.
(Sem monitização. Sem fins lucrativos).

Nasceu em 19 de Fevereiro de 1926 na cidade de Batatais SP, graduou-se pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1951
– No ano de 1955 escreveu textos para o Jornal “O Estado de São Paulo” na coluna Filosofia da Astronáutica

– Fundou a Comissão Brasileira de Pesquisas Confidenciais de Objetos não Identificados em 1957, (CBPCOANI) sendo seu Presidente.

– Presidente da IBACE – Instituto Brasileiro de Astronáutica e Ciências Espaciais.

– Diretor da Escola Superior de Ciência de São Paulo.

– Membro Brasileiro do Internatinal Institute of Space Law.

– Membro da Americam Association For The Advancement of Science.

– Assumiu em 1968 a representação brasileira da Aerial Phenomena Research Organization (APRO) durante dez anos. (Após o falecimento do Dr. Olavo Teixeira Fontes.

– Flávio é autor de “O Livro Vermelho dos Discos Voadores” (1966) e de “Introdução à Astrobiologia” A Sociedade Interplanetária Brasileira de São Paulo, editou em 1958 a 1a edição, e a Livraria José Olympio, em 1959, a 2a edição, sob o título “Introdução à Astrobiologia” da qual a presente 3a edição constitui uma revisão atualizada. 3000 exemplares. “A Evolução das Atmosferas Planetárias, Especialmente a Terrestre (1946) “O Problema Jurídico do Espaço Interplanetário (1957) “A Natureza dos Possíveis Organismos Marcianos (1958) “A Internacionalização da Lua” (1959)



– Em 1971 o Ministro da Aeronáutica Brigadeiro José Vaz da Silva convidou o Prof. Flávio Pereira, para participar da comissão militar para realizar estudos da ufologia, usando à metodologia do Livro Vermelho dos Discos Voadores de sua autoria. Estas reuniões eram confidenciais e deram início a uma série de encontros ufológicos semanais. A FAB já realizava na época da ditadura militar seus estudos sobre as aparições de UFOS. Numa dessas reuniões o Prof. Flávio Pereira viu seu livro sobre a mesa com anotações feitas à mão de casos brasileiros, que curiosamente ele não colocara em seu livro.

– Prof. Flávio, pioneiro absoluto da Ufologia no Brasil, merece um particular destaque pela contribuição singular nos anos de pesquisa heróica efetuada por pequeno número de pessoas espalhadas pelo Brasil inteiro. Reunindo 15 estudiosos, efetuou o 1o Colóquio Brasileiro sobre OVNIS em maio de 1958, (ou em novembro de 1954) realizado em São Paulo. Seguiu-se o 2o Colóquio, já com um número bem maior de participantes , em novembro de 1967, também em São Paulo, como os outros (seis ao todo) que se seguiram até o ano de 1975.

– Foi Presidente do 7o Colóquio Brasileiro de Parapsicologia, promovido desde 1973 pela Escola Superior de Ciências, é físico, parapsicólogo e Ufólogo e estudioso da transcomunicação.

Brig José Vaz da Silva

Observação:

Até hoje, o Executivo não reconhece que esse órgão tenha existido em caráter oficial. No entanto, em 15/04/1969, o major-brigadeiro José Vaz da Silva, comandante da IV Zona Aérea (IV COMAR), sediada em São Paulo, pediu ao Ministério da Aeronáutica o envio imediato de um representante do CIOANI para estudar um “fenômeno”.de 1969 a 1972, juntamente com pesquisadores civis e variadas outras autoridades, um órgão de pesquisas oficiais sobre o Fenômeno UFO. Era o Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Cioani), que funcionava nas instalações da Força Aérea Brasileira (FAB) É Moreira Lima quem conta: “Eu era amigo do major-brigadeiro José Vaz. Ele sempre acreditou na existência de vida em outros planetas. Era um investigador convicto”, afirmou o ex-ministro, que reconheceu também compartilhar da crença em Ets. “Considero uma pretensão achar que estamos sozinhos no Universo!”

Toda a documentação do CIOANI traz o carimbo “CONFIDENCIAL”. Gráficos de controles de observação especificavam áreas onde haviam sido avistados supostos discos voadores, discriminando ainda a topografia, horário e temperatura no local. O caso mais intrigante, no entanto, só foi registrado depois da extinção do órgão, quando Moreira Lima chefiava o Ministério da Aeronáutica e já não havia mais censura aos meios de comunicação. Por isso, o País inteiro ficou sabendo que, pouco antes das 20 horas de 19/05/1986, tripulantes e passageiros de um avião comercial que se preparava para pousar em São José dos Campos (SP), avistaram luzes vermelhas, verdes e brancas movimentando-se no horizonte.



FONTE: Canal Youtube nelsonpinta - socex.net

Veja também:

Arquivo Ufo: Prof. Flávio Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s