Pular para o conteúdo principal

A Lua está emitindo carbono, contestando teoria sobre sua origem


A Lua emite íons de carbono em quase toda a sua superfície, tanto do lado voltado para a Terra, quanto do lado "oculto".
[Imagem: Shoichiro Yokota et al. - 10.1126/sciadv.aba1050]

Com informações da New Scientist

Carbono na Lua

A sonda japonesa Kaguya, que estudou a Lua por cerca de um ano e meio, revelou um dado intrigante e inesperado sobre o nosso satélite artificial: A Lua está emitindo carbono para o espaço.

O fato de ter retido, ou produzir, carbono internamente tem um amplo significado, contestando frontalmente a teoria mais aceita sobre a formação da Lua. Mas também há implicações para o nosso planeta, influenciando pesquisas sobre a origem da água da Terra e sobre a origem do petróleo e do gás natural, bem como do gás de efeito estufa metano.

Shoichiro Yokota e colegas da Universidade de Osaka, no Japão, constataram que a Lua emite íons de carbono em quase toda a sua superfície, tanto do lado voltado para a Terra, quanto do lado "oculto".

Eles compararam as emissões de carbono da Lua com estimativas do carbono fornecido por duas fontes externas - o vento solar e as colisões de micrometeoroides - e constataram que as duas fontes não explicam a emissão total verificada. "A emissão é um pouco maior do que a oferta do espaço," disse Yokota, motivo pelo qual a equipe acredita que a Lua tem seu próprio suprimento de carbono.

Isso sugere que a Lua contém carbono volátil - incorporado quando ela se formou ou por algum processo que levou o carbono até lá bilhões de anos atrás. Os compostos voláteis têm baixos pontos de ebulição e geralmente estão presentes na crosta ou na atmosfera dos corpos planetários, mas se acreditava que eles fossem escassos na Lua.

Formação da Lua

Os dados também não batem com as conclusões das análises das rochas lunares trazidas pelos astronautas nas missões Apolo, que só indicavam a presença de carbono e outros elementos voláteis num passado geológico muito distante. Por outro lado, a equipe encontrou uma associação entre a quantidade de carbono emitido e a idade aparente das rochas, o que os levou a levantar a hipótese de que terrenos mais antigos emitem menos porque já perderam mais carbono do que as regiões mais jovens.

A suposta falta de elementos voláteis deduzida dos estudos anteriores foi crucial para o sucesso da hipótese amplamente sustentada de que a Lua teria se formado como resultado de um impacto gigante entre a Terra jovem e um hipotético corpo do tamanho de Marte, chamado Teia, resultando em altas temperaturas que teriam evaporado os voláteis.

Mas a descoberta de que o carbono volátil ainda está presente na Lua sugere que houve temperaturas mais amenas quando ela se formou. "Esperamos uma espécie de modificação do modelo de nascimento lunar," disse Yokota.

Bibliografia:

Artigo: KAGUYA observation of global emissions of indigenous carbon ions from the Moon
Autores: Shoichiro Yokota, Kentaro Terada, Yoshifumi Saito, Daiba Kato, Kazushi Asamura, Masaki N. Nishino, Hisayoshi Shimizu, Futoshi Takahashi, Hidetoshi Shibuya, Masaki Matsushima, Hideo Tsunakawa
Revista: Science Advances
Vol.: 6, no. 19, eaba1050
DOI: 10.1126/sciadv.aba1050

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s