Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 29, 2019

Nobel de Física prevê que em 50 anos confirmaremos que a “vida no Universo está por toda parte”

O astrofísico suíço Didier Queloz, ganhador do Nobel de Física 2019.YURI MOK/GETTY

Didier Queloz comanda as operações científicas de um telescópio espacial que observará centenas de planetas extrassolares em nossa vizinhança cósmica

Por Nuño Domínguez

Em 2012 a humanidade captou pela primeira vez luz refletida por um planeta terrestre fora do nosso Sistema Solar. Chamava-se 55 Cancri-e e estava a 40 anos-luz. Uma sonda robótica demoraria 180.000 anos para chegar até lá. O planeta 55 Cancri-e está tão perto de seu sol que lá um ano dura apenas 18 horas. A radiação é tão intensa que a rocha está completamente fundida, formando um descomunal oceano de lava a 1.700 graus Celsius. As observações indicam que este mundo é uma superterra com várias vezes a massa de nosso planeta, mas menos que a de mundos gasosos como Netuno. O mais interessante é que, a julgar pela lista de 4.100 exoplanetas descobertos até hoje, essas superterras são muito mais comuns que planetas como o nosso. Raros somos…

Aliens podem ter visitado a Terra há milhões de anos, na visão deste cientista

Por Patrícia Gnipper

Seres alienígenas tecnologicamente avançados podem ter explorado a Via Láctea e até mesmo visitado há Terra há cerca de 10 milhões de anos — ao menos é esta a visão de Jonathan Carroll-Nellenback, cientista e principal autor de um estudo sobre o assunto publicado no The Astronomical Journal.

O estudo postula que a vida inteligente extraterrestre pode demorar bastante tempo para explorar mundos por aí, pois usariam o movimento dos sistemas estelares para facilitar a viagem entre uma estrela e outra. A ideia do trabalho seria dar uma resposta ao Paradoxo de Fermi — aquele que indaga por que ainda não detectamos nenhum sinal de vida inteligente fora da Terra —, elaborado pelo físico Enrico Fermi ao se perguntar "onde estariam os ETs?" quando estudava a viabilidade de se viajar entre as estrelas.

Os autores do novo estudo sugerem, então, que tais alienígenas estariam demorando "um pouco" para aparecer por aqui simplesmente porque estariam sendo es…

China testa com sucesso sua própria vela solar na órbita da Terra

A China confirmou que sua primeira vela solar verificou com sucesso muitas tecnologias importantes na órbita terrestre. De acordo com os dados e imagens enviados pelo satélite, o principal teste tecnológico da vela solar SIASAIL-I está progredindo sem problemas, o que é um importante avanço na missão de verificação da tecnologia idealizada por Carl Sagan. Este é o mesmo conceito da LightSail 2, que abriu suas velas com sucesso em julho de 2019 — o de naves capazes de se mover no espaço sem a necessidade de combustível, usando apenas o impulso solar para tal.

Desenvolvida pelo Shenyang Institute of Automation (SIA) da Academia Chinesa de Ciências, no nordeste da China, a SIASAIL-I é uma espaçonave impulsionada pelos raios solares — podemos compará-la a um barco movido pela força do vento aplicada às velas. Por não depender de propelentes químicos, uma vela solar é econômica e pode ultrapassar os limites do Sistema Solar.

Essa não é a primeira vez que uma nave é lançada para provar o c…

A vida pode ter surgido em outros planetas, desde que tenham esses ingredientes

Por Felipe Junqueira

A humanidade desconhecia a existência de planetas em outros sistemas estelares até 1992, quando os astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail descobriram dois orbitando uma pulsar 2.300 anos-luz da Terra. E a descoberta só foi possível porque eles acharam estranha a oscilação na luz emitida. Desde então, já pudemos confirmar a existência de mais de 4.000 exoplanetas, e ainda há cerca de 3.000 em análise, que podem ser confirmados em breve.

Difícil acreditar que nenhum deles possua vida, certo? O problema é que, para abrigar a vida como a conhecemos, um mundo precisa atender a alguns quesitos mínimos, incluindo ter uma atmosfera habitável, fontes de energia, substância líquida na superfície (de preferência água), orbitar uma estrela ideal a uma distância ideal, e ter uma combinação específica de elementos químicos em sua composição.

Ao menos é o que apontam alguns especialistas ouvidos pelo site Inverse, que tentou compreender o que os astrônomos buscam nos exop…

Este cientista acredita que é possível viajar no tempo para o passado

Por Daniele Cavalcante

O filme A Máquina do Tempo, de 2002, adaptação do livro de mesmo nome do escritor H. G. Wells, narra a história do cientista Alexander Hartdegen, que se dedica a voltar ao passado e impedir a morte de sua noiva, Emma. Um enredo típico da ficção científica, mas talvez não tão longe da realidade. Talvez. Ron Mallett, um astrofísico do mundo real, dedica sua vida para provar que a viagem no tempo é possível. Sua motivação: ver seu pai, morto quando Mallett tinha 10 anos.

Foi o próprio livro de Wells que inspirou Mallett. Cerca de um ano após morte repentina de seu pai por ataque cardíaco, o filho encontrou uma versão ilustrada de A Máquina do Tempo, livro “que mudou minha vida”, diz ele. Para os mais céticos, pode parecer uma obsessão fantasiosa, mas Mallett está convencido de que é capaz de transformar em realidade um dos maiores temas da sci-fi.

Sessenta anos se passaram desde que Mallett encontrou na ficção a motivação de seus estudos. “Nós nem tínhamos entrado…

Reflexões do canal Enigmas e Mistérios para 2020

Programa onde comentamos a trajetória do Canal Enigmas e Mistérios e sobre as perspectivas para o ano de 2020.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Caso maio de 1977: CINDACTA detecta OVNIs!

Programa com vídeo raro da época, com imagens do sargento Nilo Hahn do CINDACTA I e do piloto da Transbrasil Fernando Guimarães contando o fato. Neste programa apresentamos também, o áudio da fita cassete nº 16 desclassificada pela FAB – Força Aérea Brasileira no Arquivo Nacional (COREG – DF), contendo o registro das conversações entre os militares do CINDACTA I e diversos outros pilotos de aeronaves que observaram os OVNIs no dia 21 de maio de 1977.

Data de Início: 21/05/1977 – Horário: 02:27:00 Zulu
Dados da gravação no CINDACTA I: fita cassete nº 32, pista nº 13
Código de referência no Arquivo Nacional: BR DF ANBSB ARX.0.0.706
OBS.: Áudio legendado pelo ex-militar da FAB, Rodrigo Moura Visoni



FONTE: Enigmas e Mistérios

Filme Contato (1997)

By Chris Alsop

Texto publicado em 14 de Agosto de 2013 por Roberto Siqueira

[Antes de qualquer coisa, gostaria de pedir que só leia esta crítica se já tiver assistido ao filme. Para fazer uma análise mais detalhada é necessário citar cenas importantes da trama].

Completamente esquecida com o passar dos anos, a obra-prima “Contato” é um dos pontos altos da excepcional carreira de Robert Zemeckis, abordando em sua narrativa envolvente temas complexos que podem render debates acalorados entre cientistas e religiosos. Sem jamais pender claramente para um lado ou para o outro, o longa estrelado por Jodie Foster tampouco foge de polêmicas e, apoiando-se no raciocínio lógico, espalha frases de efeito capazes de provocar reflexão nos dois lados, justamente por tratar o assunto com a seriedade e, o que é mais importante, a serenidade que ele merece. Como se não bastasse, ainda nos oferece uma protagonista tão complexa e fascinante quanto às próprias questões que levanta.

Baseado no livro homô…

Está nascendo a câmera que pode revelar vida extraterrestre

Micrografia do sensor da câmera, cujos píxeis detectam fótons únicos.
[Imagem: V. Verma/NIST]

Câmera de fótons únicos

Pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos EUA construíram uma das câmeras de maior desempenho já fabricadas, graças ao uso de sensores capazes de detectar fótons únicos.

Com mais de 1.000 sensores, ou píxeis, a câmera está sendo desenvolvida com vistas aos futuros telescópios espaciais, que vão procurar sinais químicos de vida em outros planetas, e em novos instrumentos projetados para procurar a matéria escura que se acredita constituir a maior parte dos "coisas" no Universo.

A câmera é formada por sensores feitos de nanofios supercondutores, que podem detectar fótons únicos. Eles estão entre os melhores contadores de fótons em termos de velocidade, eficiência e variedade de sensibilidade de cores. Os sensores de fótons únicos estão entre as mais avançadas tecnologias quânticas - a equipe usou esses detectores para demonstrar a …

DNA das Coisas permite reproduzir qualquer objeto

Este coelho de teste pode ser inteiramente reproduzido por uma impressora 3D a partir de uma pequena amostra dele próprio.
[Imagem: ETH]

Informações incorporadas nos objetos

A manufatura aditiva ganhou um novo impulso, e a internet das coisas pode até ganhar um novo significado, graças à invenção de Julian Koch e colegas do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique, na Suíça.

A invenção consiste em uma técnica para transformar virtualmente qualquer objeto em um sistema de armazenamento de dados, tornando possível salvar dados em, digamos, botões de camisa, garrafas de água ou até lentes de óculos, e depois recuperar essas informações anos depois.

Como usa moléculas sintéticas de DNA como meio de armazenamento, a técnica poderá também permitir esconder informações ou guardar dados para futuras gerações, e mesmo viabilizar robôs que constroem réplicas de si mesmos.

DNA das Coisas

Os seres vivos trazem consigo seu próprio manual de instruções de montagem e operação, na forma do s…

Pesquisadores descobrem maior painel de arte rupestre de São Paulo

Painel descoberto em Ribeirão Bonito tem 50 metros de gravuras rupestres – Foto: Divulgação

Gravuras do painel serão transformadas em modelo 3D

Texto: Manuela Ferraro

Na cidade de Ribeirão Bonito, região central do Estado de São Paulo, pesquisadores da USP, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) escavaram um painel de 80 metros de comprimento, dos quais 50 metros lineares apresentam figuras esculpidas. As gravuras seguem um padrão observado em outros sítios arqueológicos da região e lembram pegadas de pássaros, chamadas por arqueólogos de “tridígitos”. Segundo Astolfo Araujo, professor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP e coordenador da escavação, o painel é o maior já encontrado em território paulista. Além das figuras, foram encontradas pedras lascadas, ossos de animais e carvão queimado no local.

Da USP, participaram professores do MAE, do Instituto de Biociências (IB) e da Escola Politécnica (Poli). A equipe explo…

Explosões de supernovas revelam origem de concha estelar gigante

A nebulosa da Gaivota é uma extensa região no céu em forma de arco, composta de estrelas jovens, gás e poeira – Foto: Bob Franke, usada com permissão do autor (Disponível em: http://bf-astro.com/ic2177/ic2177.htm)

Pesquisa de astrônoma da USP em parceria com o Instituto de Astrofísica de Paris também revelou três estrelas em fuga ejetadas por explosões de supernovas

Texto: Luciana H Y Silveira/ Apoio Institucional IAG

Um grupo internacional liderado pela astrônoma brasileira Beatriz Fernandes, pós-doutoranda do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, desvendou a origem da nebulosa Sh 2-296, que compõe a nebulosa da Gaivota. O trabalho também revelou que três estrelas “em fuga” dessa região foram ejetadas por diferentes explosões de supernovas. O trabalho foi feito em parceria com o Instituto de Astrofísica de Paris.

A Sh 2-296, conhecida como a nebulosa da Gaivota, é uma extensa região no céu em forma de arco, associada à região de formação estelar C…

Estrutura do maior telescópio do mundo vai começar a ser construída no Atacama

Último projeto da cúpula do telescópio localizado no Observatório Las Campanas (Chile) – Foto: Divulgação /M3 Engineering

Quando estiver pronto, em 2028, Telescópio Gigante Magalhães será capaz de explorar o universo com alta precisão e sensibilidade

Por Marcelo Canquerino

A GMTO Corporation, organização que administra o desenvolvimento do Telescópio Gigante Magalhães (GMT, em inglês), assinou um contrato com as empresas MT Mechatronics, da Alemanha, e Ingersoll Machine Tools, dos Estados Unidos, para projetar, construir e instalar a estrutura de aço de precisão que sustentará o telescópio.

Localizado no Deserto do Atacama, no Chile, o Telescópio Gigante Magalhães é um observatório que operará no óptico e infravermelho próximo e, quando finalizado, será o maior do mundo. O GMT será capaz de permitir descobertas inéditas na área de astronomia e cosmologia, auxiliando no estudo de buracos negros, matéria escura, energia escura e até na busca de vida em planetas fora do nosso sistema …