Pular para o conteúdo principal

China testa com sucesso sua própria vela solar na órbita da Terra



A China confirmou que sua primeira vela solar verificou com sucesso muitas tecnologias importantes na órbita terrestre. De acordo com os dados e imagens enviados pelo satélite, o principal teste tecnológico da vela solar SIASAIL-I está progredindo sem problemas, o que é um importante avanço na missão de verificação da tecnologia idealizada por Carl Sagan. Este é o mesmo conceito da LightSail 2, que abriu suas velas com sucesso em julho de 2019 — o de naves capazes de se mover no espaço sem a necessidade de combustível, usando apenas o impulso solar para tal.

Desenvolvida pelo Shenyang Institute of Automation (SIA) da Academia Chinesa de Ciências, no nordeste da China, a SIASAIL-I é uma espaçonave impulsionada pelos raios solares — podemos compará-la a um barco movido pela força do vento aplicada às velas. Por não depender de propelentes químicos, uma vela solar é econômica e pode ultrapassar os limites do Sistema Solar.

Essa não é a primeira vez que uma nave é lançada para provar o conceito de propulsão espacial por meio de velas solares. Em 20 de julho de 2001, a Cosmos-1 foi lançada como um projeto conjunto russo-estadunidense, dirigido pela Sociedade Planetária, e se tornou a primeira espaçonave de vela solar do mundo. Outros países, como Japão, Estados Unidos e Reino Unido, já realizaram pesquisas com velas solares em órbita, incluindo a LightSail 2 da Sociedade Planetária, lançada por um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.

Liu Jinguo, líder da equipe do projeto SIASAIL-I, disse que a membrana flexível — ou seja, o corpo da vela, responsável por capturar os raios solares e impulsionar a espaçonave — foi dobrada e inserida em uma máquina de implementação, que é menor que uma bola de bilhar. Uma vez que o satélite é posicionado em órbita, os cientistas realizam a verificação técnica com a implementação em dois estágios.

No primeiro estágio, o corpo da vela solar é empurrado pela máquina de implementação para fora da plataforma do satélite e realiza um giro de 90 graus. O segundo estágio é levantar os mastros e gradualmente desdobrar a vela, que mede no total cerca de 0,6 metros quadrados.

Os pesquisadores ainda realizarão estudos sobre a vida útil do mecanismo, características do material e altura orbital para descobrir se a tecnologia de vela espacial é capaz de deixar a órbita terrestre e alimentar espaçonaves para tarefas úteis, tais como a remoção de detritos espaciais.

FONTE: Space Daily

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/