Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 19, 2019

Operação Prato: fotograma inédito (Pesquisas 19)

Noite Oficial dos Ovnis no Brasil: 33 anos

19 de maio, foi uma data marcante para a ufologia brasileira. Nesse dia, em 1986, ocorreu a chamada “Noite Oficial dos Ovnis”, o caso mais famoso de aparição de objetos voadores não identificados nos céus do Brasil. Dezenas de objetos luminosos foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA, provocando o acionamento do alerta de defesa aérea. Aeronaves da Força Aérea Brasileira decolaram das bases aéreas de Santa Cruz e Anápolis com ordens expressas de abordar e identificar os objetos. A Noite Oficial dos Ovnis é um dos casos mais intrigantes na história dos relatos de objetos voadores não identificados no Brasil.

O acervo sonoro do Arquivo Nacional contém fitas cassetes com gravações de comunicações entre controladores de voo e pilotos de aeronaves na Noite Oficial dos Ovnis. Alguns deles podem ser ouvidos no canal da instituição no Mixcloud e todos podem ser acessados pelo Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIA…

OCP News entrevista mulher que afirma ter visto alienígena em Chapecó - SC

Raquel desenhou um esboço de como seria a luz que ela viu. Foto: Clic RDC

Na noite de terça-feira (21/05/19) o OCP conseguiu contato com a chapecoense Raquel Vieira de 37 anos. Raquel ficou em evidência na cidade e no Estado, depois de ter, segundo ela, avistado o que pode ser um extraterrestre, em Chapecó, na última semana. Até então ela não acreditava em vida fora da terra, mas depois de ter visto a aparição, ela mudou de ideia.

Por telefone, ela nos contou como foi sua experiência, que ocorreu durante uma de suas aulas de direção pela Autoescola Verdão, onde ela trabalha. Raquel acredita que o ser trata-se de um extraterrestre (E.T) de cor escura, na estatura de um bebê de seis meses e que voava em cima de uma luz (tipo um farol de moto), em uma altura de aproximadamente 60 centímetros da rua. Segundo ela, ele era muito parecido com o "Zé Gotinha" personagem das campanhas de vacinação do governo.

Ouça a entrevista aqui.

FONTE: ocp.news

Veja mais sobre o caso no link abai…

O lugar mais frio do Universo

Onde fica o lugar mais frio do Universo? A resposta é surpreendente e incrível.



FONTE: Ciência Todo Dia

SpaceX lança, com sucesso, primeiros 60 satélites do projeto Starlink

Por Wagner Wakka

A SpaceX deu início na noite desta quinta-feira (23) a um dos projetos mais ambiciosos da empresa. O Starlink é uma missão que pretende lançar ao espaço uma constelação de 12 mil satélites para transmissão de internet em alta velocidade para Terra. Às 23h30 de ontem (no horário de Brasília) um foguete Falcon 9 da empresa subiu levando consigo os 60 primeiros satélites a serem posicionados.

No total, a nave levou 227 quilos de equipamentos para uma altitude operacional de 550 Km. Os aparelhos serão alimentados por energia solar e serão interligados. A proposta, segundo informou Elon Musk, CEO da empresa, é permitir à população a acesso à internet de alta velocidade com baixo custo. A expectativa é de velocidades na casa de 1 Gbps.

A empresa transmitiu o lançamento considerado um sucesso. Os 60 primeiros satélites já estão posicionados, e o foguete Falcon 9 pousou novamente na região esperada, o que significa que ele poderá ser usado para outros lançamentos.

Havia cert…

Cientistas creem ter encontrado um novo reservatório de água congelada em Marte

Por Patrícia Gnipper

Usando dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, cientistas da Universidade do Texas creem ter encontrado um novo "esconderijo" de água congelada em Marte — especificamente, em uma camada de gelo e areia que representaria os últimos traços das calotas polares perdidas há muito tempo.

A bordo da sonda em questão, está um instrumento de radar capaz de ver cerca de 2,5 quilômetros abaixo da superfície marciana. "Não esperávamos encontrar tanto gelo de água aqui. Isso provavelmente torna [a região] o terceiro maior reservatório de água e Marte depois das calotas polares", declarou Stefano Nerozzi, que participou da pesquisa.



É tanta água congelada que, de acordo com os pesquisadores, se derretessem e espalhassem essa água toda ao redor do planeta, Marte seria inundada em 1,5 metro. Se a descoberta se confirmar, essas camadas de gelo podem representar os restos das calotas polares nos polos marcianos que existiam há milhões d…

Técnica de 200 anos inspira tela holográfica 3D

A tela holográfica 3D é muito fina e pode ser implementada com a tecnologia atual. [Imagem: Park et al. - 10.1038/s41467-019-09126-9]

Tela pinhole 3D

Pesquisadores coreanos construíram uma tela ultrafina capaz de projetar imagens holográficas 3D dinâmicas e multicoloridas.

O componente crítico do sistema é um filme fino de titânio repleto de pequenos orifícios que correspondem precisamente a cada píxel em um painel de cristal líquido (LCD).

Esse filme funciona como uma "peneira de fótons" - cada orifício difunde amplamente a luz que emerge deles, resultando em uma imagem 3D de alta definição observável de um ângulo amplo.

Curiosamente, essa técnica de pequenos buracos é similar à usada nos primórdios da fotografia, nas máquinas fotográficas de orifício, ou estenopeicas - é bastante usado também o termo "câmera pinhole" (do inglês buraco de alfinete), uma referência ao pequeno orifício por onde a luz penetra na câmera.


Imagens estáticas do filme 3D mostrado pela eq…

Teoria da relatividade: como eclipse solar no Ceará há 100 anos transformou Einstein em celebridade mundial

O eclipse total do Sol, fotografado no Ceará, permitiu que cientistas britânicos confirmassem as previsões do jovem alemão Albert Einstein sobre como a luz se comporta em relação à gravidade (SCIENCE MUSEUM LONDON)

Camilla Costa - @_camillacosta
Da BBC News Brasil em Londres

"A população estacionou nas praças públicas, impressionada com o surpreendente espetáculo que a natureza lhe oferecia. Parecia que a aurora ia romper e, naquela escuridão, os galos cantavam e as avezinhas procuravam agasalho."

Assim o jornal Folha do Littoral descreveu o momento em que a população de Sobral, no interior do Ceará, presenciou um eclipse total do Sol em 1919. Mas aquele não era um eclipse qualquer.

O fenômeno permitiu que um grupo de cientistas comprovasse pela primeira vez a teoria da relatividade geral do físico alemão Albert Einstein, consolidando uma das maiores revoluções da história da ciência.

Meses depois do fim da Primeira Guerra Mundial, a façanha catapultou o físico, que até ent…

Pesquisadores recriam "cerveja dos faraós" de 5 mil anos

PESQUISADORES RECRIARAM CERVEJA DOS FARAÓS (FOTO: PEXELS)

Cerveja criada com levedura milenar reproduz a bebida consumida na Antiguidade

Você já imaginou beber uma cerveja de 5 mil anos de idade? Pesquisadores utilizaram uma levedura retirada de cerâmicas usadas para produzir cerveja na Antiguidade, convertendo-a em uma bebida alcoólica com a ajuda de microbiologistas, arqueólogos e especialistas em vinícolas. O resultado final (publicado na mBio) foi a produção da cerveja que embebedou os faraós há milênios.

Os pesquisadores acreditam que esta é a primeira vez que a levedura antiga original foi preservada e desenvolvida para fabricar cerveja nova. "A maior surpresa aqui é que as colônias de leveduras sobreviveram dentro da cerâmica por milhares de anos — apenas esperando para serem escavadas e cultivadas", disse um dos microbiologistas Ronen Hazan, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

Como 5 mil anos é muito tempo para uma levedura sobreviver, a equipe esclare…

Rara ferramenta feita de jade pelo povo maia é encontrada em Belize

JADEÍTE MAIA ENCONTRADA POR CIENTISTAS DA UNIVERSIADE DE LOUISIANA, NOS ESTADOS UNIDOS (FOTO: HEATHER MCKILLOP/LSU)

Pesquisadores se surpreenderam com a descoberta, já que itens feitos de jade eram utilizados em rituais ou para presentear líderes

Um grupo de cientistas da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, encontrou uma ferramenta maia feita de jade. O artefato foi descoberto em Belize, numa área que costumava ser a salinaEk Way Nal, que era utilizada pelos maias para a extração de sal.

Embora essa tenha sido a primeira vez que um objeto de jade foi descoberto junto com seu cabo (feito da madeira de jacarandá que existe em Honduras), o fato de ter sido encontrado em uma salina foi o que mais surpreendeu os especialistas. "A jade translúcida de alta qualidade é normalmente associada a contextos ritualísticos ou cerimoniais na área maia", explicaram os pesquisadores, liderados pela arqueóloga e antropóloga Heather McKillop, em artigo. "A ferramenta de Ek Way…

50 anos da misteriosa música do espaço. Ouça agora

Em 1969, tripulantes da Apollo 10 ouviram sons perturbadores, um segredo guardado pela NASA por quatro décadas que ainda desafia explicações

Por Paula Lepinski

A quarta missão tripulada do Programa Apollo, lançada em 18 de maio de 1969, tinha um propósito modesto: testar o módulo lunar e outras partes da missão que realmente contou. E nisso foi bem sucedida: ela foi o sinal verde para Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharem na superfície do satélite terrestre.

Mas voltou com uma coisa a mais, que a NASA então manteve em sigilo. No quinto dia da missão, 22 de maio, astronautas gravaram uma hora de sons... peculiares.

Assista até o final para ouvir a versão ampliada e isolada:



Ficou confuso? Perturbado? Os astronautas também. Não havia probabilidade de ser alguma interferência ou transmissão de rádio da Terra. A área era – ou, pelo menos, deveria ser – uma zona silenciosa.

Nas gravações, é possível ouvir o nervosismo na voz dos astronautas, que discutiram se deveriam informar o Centro …

Descobertas rochas que geram eletricidade sob a luz do Sol

A conversão fotoelétrica pode estar largamente disseminada na superfície da Terra, através de revestimentos rochosos de ferro e manganês.[Imagem: Anhuai Lu and Yan Li.]

Fotocorrente em rochas

Pesquisadores encontraram as primeiras evidências de fotocorrentes - correntes elétricas induzidas pela luz - ocorrendo naturalmente em minerais inorgânicos.

Conhecemos muito sobre os sistemas fotoelétricos orgânicos presentes na natureza, uma vez que eles formam a base da fotossíntese. Mas, até agora, virtualmente nada se sabia sobre sistemas não biológicos que transformam luz em eletricidade.

Anhuai Lu, da Universidade de Pequim, na China, suspeitou que crostas que recobrem as rochas poderiam ser um material fotoelétrico porque muitas delas contêm ferro e manganês, que têm sido usados em sistemas de fotocorrente feitos pelo homem.

Materiais fotoelétricos são materiais que geram eletricidade quando expostos à luz, como os usados para fabricar células solares.

Para confirmar sua hipótese, o pesq…

Uma colisão com um planeta anão pode ter causado deformações na Lua

Por George Dvorsky

Nossa Lua apresenta características geológicas drasticamente diferentes no lado mais próximo e mais distante. Essa anomalia intrigou os cientistas por anos, mas novas simulações computadorizadas sugerem que a disposição assimétrica da Lua pode ter sido causada por uma antiga colisão com outro objeto – possivelmente um planeta anão.

Por milhares e milhares de anos, a humanidade não tinha ideia de como era o lado oculto da Lua. Nosso satélite natural está preso à Terra, forçando-nos a olhar perpetuamente para um de seus dois hemisférios. Com as missões Apollo, no entanto, finalmente adquirimos a capacidade de investigar essa face não visível. Para surpresa dos astrônomos, observou-se que os dois lóbulos da Lua exibiam diferenças marcantes na topografia, na espessura da crosta e na composição química. Os cientistas descobriram que essa assimetria era resultado de processos físicos antigos, mas desconhecidos.


Mapas mostrando diferenças na topografia lunar (A), espessur…

Fósseis de fungos de 1 bilhão de anos são descobertos no Ártico

FÓSSEIS FORAM FOTOGRAFADOS DIGITALMENTE COM A AJUDA DE MICROSCÓPIOS (FOTO: LORON ET AL., NATURE, 2019)

Restos de microrganismos mais antigos conhecidos até então tinham 450 milhões de anos

Cientistas descobriram os restos dos fungos mais antigos já encontrados no Ártico, em território canadense. Testes feitos determinaram que os fósseis têm entre 900 milhões e 1 bilhão de anos de idade.

Os minúsculos organismos foram descobertos em xisto de águas rasas, uma espécie de rocha sedimentar de grãos finos, em uma região ao sul da ilha Victoria, na borda do Oceano Ártico. A idade da rocha torna o fungo meio bilhão de anos mais velho que o recordista anterior, um fungo de 450 milhões de anos que foi descoberto em Wisconsin, nos Estados Unidos.

Em estudo publicado sobre a descoberta, cientistas descrevem como uma série de análises químicas e estruturais ajudou na identificação da espécie (Ourasphaira giraldae). Os esporos do fungo têm menos de um décimo de milímetro de comprimento e se conect…

Monges encontram receita perdida e recriam cerveja do século 12

PADRE KAREL STAUTEMAS BRINDA DESCOBERTA COM UMA TAÇA DA CERVEJA DE GRIMBERGEN (FOTO: GRIMBERGEN)

Segredos de fabricação estavam em livro belga que desapareceu há 220 anos

Monges da Abadia de Grimbergen, na Bélgica, voltaram a produzir uma cerveja comum durante a Idade Média após encontrarem sua receita — que ficou perdida por 220 anos. O método está descrito em um livro do século 12, no qual os religiosos da época especificam o uso de lúpulo ao invés de ervas fermentadas — fato que os coloca à frente dos conhecimentos de seus contemporâneos.

A bebida possui teor alcoólico de 10,8% e foi produzida com apenas alguns elementos dos livros de receitas: "Eu não acho que as pessoas de hoje gostariam do sabor da cerveja feita naquela época", disse o padre superior Karel Stautemas, como conta ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com os monges, os livros que continham a receita foram removidos da abadia no século 18, quando alguns padres secretamente os tiraram do prédio antes…

Comentando foto de disco voador (Santo André/SP - 1977) - 03

Programa onde comentamos sobre as autênticas fotos de OVNI tiradas pelo soldado PM Luis Fernandes Filho, do 10º Batalhão da Polícia Militar de Santo André – SP, às 08:30 horas do dia 25 de agosto de 1977, durante ronda nas proximidades da represa do Pedroso. Ao assistir este programa você saberá detalhes inéditos desta trama que envolveu os policiais do Tático Móvel 3104.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Comentando foto de disco voador (França - 1974) - 01

Comentando foto de disco voador (Colorado - 1929) - 02




WWW, a intricada rede de raízes, fungos e bactérias que interliga as plantas nas florestas

Pesquisadores mapearam o subterrâneo das florestas

Claire Marshall
BBC News

Debaixo de cada floresta há uma teia subterrânea complexa de raízes, fungos e bactérias que ajudam a conectar árvores e plantas umas às outras.

Essa rede subterrânea tem quase 500 milhões de anos e ficou conhecida como "wood wide web" ("rede global florestal" em tradução livre) analogia à world wide web (www), a rede digital que permite usufruir do conteúdo transferido pela internet).

Agora, um estudo internacional publicado na renomada revista Nature produziu o primeiro mapa global da rede de fungos micorrizas (como são chamada as associações entre fungos e raízes) que dominam esse mundo "secreto".

Pesquisadores do Laboratório Crowther, da Suíça, e da Universidade de Stanford, nos EUA, usaram uma base de dados da Global Forest Initiative, que cobriu 1,2 milhão de árvores de 28 mil espécies em mais de 70 países.

Por meio de milhões de observações diretas de árvores e suas associa…

As 3 leis de Newton explicadas

Isaac Newton começou o que hoje chamamos de física clássica quando enunciou suas três leis do movimento: A lei da inércia, a lei fundamental da mecânica e o princípio da ação e reação. Esse vídeo é uma viagem histórica desde as nossas primeiras noções de movimento até uma explicação de como Newton chegou nas suas famosas leis.



FONTE: Ciência Todo Dia

NASA enviará organismos vivos ao espaço profundo em 2020

Por Patrícia Gnipper

Pela primeira vez desde as missões Apollo, a NASA enviará organismos vivos ao espaço profundo em 2020. Uma pequena nave chamada BioSentinel está sendo desenvolvida, capaz de transportar células de levedura ao espaço em uma órbita ao redor do Sol, para ajudar os cientistas a entender ainda melhor os efeitos da radiação em organismos vivos para além da bolha magnética que protege o ambiente ao redor da Terra.

A BioSentinel será um dos equipamentos voando a bordo da missão Artemis 1, com previsão de lançamento para meados de 2020 e preparando o terreno para o voo da Artemis de 2024, quando voltaremos presencialmente à superfície da Lua. Ou seja: a missão de 2020 será a primeira em quase cinquenta anos a enviar organismos vivos ao espaço profundo, para além da órbita baixa da Terra (onde se encontram os astronautas da Estação Espacial Internacional-ISS), pois desde a missão Apollo 17, de 1972, isso não acontece.

Mas enquanto a Apollo 17 teve duração de menos de duas …

Esta hipótese sobre como o oceano escondido de Plutão se mantém líquido é bem interessante

Por Ryan F. Mandelbaum

Resultados de pesquisas recentes sugerem que Plutão possui água líquida enterrada de baixo de uma camada congelada da superfície. Mas como algo assim seria possível em um local tão inóspito do sistema solar? Cientistas do Japão e dos Estados Unidos podem ter a resposta.

Em um artigo publicado nesta segunda-feira (20), na revista Nature Geoscience, esses pesquisadores especulam que, talvez, o oceano de Plutão se mantém protegido por uma camada de gás que fica abaixo do gelo. Se essa hipótese se provar verdadeira, então esse mecanismo pode ser o que mantém outros mundos glaciais de congelarem completamente.

“Se esse mecanismo for comum, então os oceanos podem ser comuns em outros grandes objetos [do Cinturão de Kuiper]”, disse o co-autor do estudo Francis Nimmo, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, ao Gizmodo.

O artigo é principalmente uma inferência baseada na combinação de outras evidências. A missão New Horizons passou por Plutão em 2015 e descobriu qu…

Roupa espacial para Marte pronta para testes

A roupa espacial será testada em uma viagem simulada a Marte. [Imagem: Bernhard Kaliauer/Empa]

Roupa espacial para Marte

Enquanto a NASA reconhece que suas roupas espaciais não são mais adequadas para os níveis de conforto e segurança exigidos pelas novas etapas de voos espaciais - recentemente a agência também precisou cancelar a primeira caminhada espacial feminina dupla porque não tinha roupas que servissem às duas astronautas - a Europa mostra sinais de que já está à frente.

O Fórum Espacial Austríaco, uma espécie de agência espacial do país, está liderando a construção de um novo traje espacial, cujo protótipo foi apresentado ao público pela primeira vez.

Batizado de Serenidade, o traje espacial será usado em uma simulação internacional de uma missão a Marte, que ocorrerá no deserto de Negev em 2020.

Seis "análogos de astronautas" testarão experimentos e procedimentos para futuras explorações tripuladas e robóticas do Planeta Vermelho.


Visão lateral do traje espacial m…

Micromáquina termomecânica detecta raios T

É uma micromáquina, pertencente à mesma classe dos sensores usados em celulares. [Imagem: Ya Zhang et al. - 10.1063/1.5045256]

Raios T

A radiação terahertz (THz) é uma das áreas mais promissoras da pesquisa atual, com aplicações que vão da área da saúde à gravação magnética de dados ultraeficiente.

Esses raios T ainda não estão sendo utilizados em larga escala porque as fontes para sua emissão e as antenas para sua detecção ainda estão sendo aprimoradas.

Ya Zhang, da Universidade de Tóquio, fez agora um avanço marcante nessa área.

Ele desenvolveu um dispositivo microeletromecânico (MEMS) que detecta a radiação terahertz a temperatura ambiente, é fácil de usar, muito mais rápido do que os sensores térmicos convencionais, é altamente sensível e pode ser incorporado em matrizes de detectores para aumentar a eficiência.

A pequena antena terahertz detecta os raios T usando a mudança na frequência de ressonância mecânica de uma minúscula viga suspensa, mudança essa causada pela expansão té…