Pular para o conteúdo principal

Micromáquina termomecânica detecta raios T


É uma micromáquina, pertencente à mesma classe dos sensores usados em celulares. [Imagem: Ya Zhang et al. - 10.1063/1.5045256]

Raios T

A radiação terahertz (THz) é uma das áreas mais promissoras da pesquisa atual, com aplicações que vão da área da saúde à gravação magnética de dados ultraeficiente.

Esses raios T ainda não estão sendo utilizados em larga escala porque as fontes para sua emissão e as antenas para sua detecção ainda estão sendo aprimoradas.

Ya Zhang, da Universidade de Tóquio, fez agora um avanço marcante nessa área.

Ele desenvolveu um dispositivo microeletromecânico (MEMS) que detecta a radiação terahertz a temperatura ambiente, é fácil de usar, muito mais rápido do que os sensores térmicos convencionais, é altamente sensível e pode ser incorporado em matrizes de detectores para aumentar a eficiência.

A pequena antena terahertz detecta os raios T usando a mudança na frequência de ressonância mecânica de uma minúscula viga suspensa, mudança essa causada pela expansão térmica gerada pela radiação THz. Ela funciona a temperatura ambiente, enquanto dispositivos similares exigem temperaturas criogênicas de até -270º C.

Este avanço pode deslanchar uma nova era de tecnologias terahertz, como sensores e câmeras, incluindo as de imageamento médico - os raios T permitem fazer imagens do interior do corpo humano sem o uso de radiação ionizante, como os raios X.

Antena terahertz

O MEMS (sistema microeletromecânico) consiste em uma pequena viga suspensa sobre uma abertura. A viga é revestida com um filme de metal resistivo (NiCr - níquel-cromo) que tem a capacidade de absorver a radiação THz, que por sua vez transfere calor para a viga. Esse aumento na temperatura faz com que a viga se expanda muito ligeiramente, o que pode ser detectado como uma mudança na frequência com que ela vibra.

Esta abordagem baseada em MEMS tem uma série de vantagens sobre as alternativas existentes para a detecção da radiação THz. O fato de poder funcionar em temperatura ambiente sem a necessidade de resfriamento torna o sensor adequado para uma variedade de aplicações práticas. Ele também é extremamente sensível, detectando a radiação que causa mudanças na temperatura de apenas um milionésimo de grau centígrado e oferecendo uma leitura 100 vezes mais rápida do que outros protótipos.

"Outra vantagem deste sistema é que ele pode ser produzido usando métodos padrão para fabricar dispositivos semicondutores, o que potencialmente permitirá sua incorporação em câmeras e sensores baseados em THz produzidos em massa," disse Ya Zhang. "Esperamos que o nosso trabalho leve a uma explosão de interesse e mais inovação neste campo."

Bibliografia:

Fast and sensitive bolometric terahertz detection at room temperature through thermomechanical transduction
Ya Zhang, Suguru Hosono, Naomi Nagai, Sang-Hun Song, Kazuhiko Hirakawa
Journal of Applied Physics
Vol.: 125, Issue 15
DOI: 10.1063/1.5045256

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s