Pular para o conteúdo principal

Roupa espacial para Marte pronta para testes


A roupa espacial será testada em uma viagem simulada a Marte. [Imagem: Bernhard Kaliauer/Empa]

Roupa espacial para Marte

Enquanto a NASA reconhece que suas roupas espaciais não são mais adequadas para os níveis de conforto e segurança exigidos pelas novas etapas de voos espaciais - recentemente a agência também precisou cancelar a primeira caminhada espacial feminina dupla porque não tinha roupas que servissem às duas astronautas - a Europa mostra sinais de que já está à frente.

O Fórum Espacial Austríaco, uma espécie de agência espacial do país, está liderando a construção de um novo traje espacial, cujo protótipo foi apresentado ao público pela primeira vez.

Batizado de Serenidade, o traje espacial será usado em uma simulação internacional de uma missão a Marte, que ocorrerá no deserto de Negev em 2020.

Seis "análogos de astronautas" testarão experimentos e procedimentos para futuras explorações tripuladas e robóticas do Planeta Vermelho.


Visão lateral do traje espacial marciano. [Imagem: Bernhard Kaliauer/Empa]

Roupas com tecnologia espacial

Como os astronautas deverão trabalhar continuamente usando o traje espacial marciano, foi dada grande importância à otimização do conforto e da ergonomia.

Para isso, uma equipe liderada pelo professor Simon Annaheim, do EMPA (Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais), usou o que há de mais avançado em membranas biomiméticas e têxteis de alta tecnologia. Além de contar com a colaboração de profissionais especializados em ergonomia e conforto do vestuário.

"[A equipe] desenvolveu um amplo espectro de modelos corporais e é uma especialista reconhecida internacionalmente no campo do conforto de uso. Isso mostrou que o novo protótipo de roupa espacial marciana alcança uma ergonomia e distribuição de carga significativamente melhores em comparação ao modelo anterior," disse Annaheim.

Além do conforto, será dada especial atenção ao gerenciamento térmico da roupa espacial, para suportar o frio de Marte.

E a equipe pretende que seus resultados possam ser aproveitados também nas roupas dos terráqueos.

"O desenvolvimento de materiais e tecnologia para as espaciais viagens desempenham um papel pioneiro para os desenvolvimentos também no setor têxtil," disse Annaheim.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s