Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 24, 2015

China quer ser o primeiro país a pousar uma espaçonave no ‘lado negro’ da Lua

O “lado negro” da Lua, fotografado pela Apollo 16 - WIKIPEDIA

Região que fica escondida quando vista da Terra só foi observada por sondas que orbitaram o satélite

O programa espacial chinês começou atrasado em relação aos EUA e à ex-União Soviética, mas seu projeto de exploração lunar pretende um feito inédito: pousar uma espaçonave no “lado negro” da Lua. A sonda Chang’e-6, com lançamento previsto para 2020, vai orbitar o satélite antes de desembarcar um rover no seu lado mais distante.

Provavelmente nós vamos escolher um local mais difícil para pousar e mais desafiador tecnicamente — disse Wu Weiren, engenheiro chefe do Programa de Exploração Lunar chinês, em entrevista à Chinese Central Television. — Nosso próximo passo provavelmente será pousar uma espaçonave no lado mais distante da Lua.

O “lado negro” da Lua não é verdadeiramente escuro, ele recebe a mesma quantidade de iluminação que seu outro hemisfério. O nome se refere à ocultação em relação à Terra. Por causa atração provo…

Você sabe que horas são? As moscas sabem

Ter a noção de tempo faz com que as moscas-da-fruta consigam diferenciar o que é melhor para comer.(Jan Polabinski/Getty Images)

Apesar de irritantes, as moscas-das-frutas podem ser mais espertas do que você pensa. Segundo uma pesquisa publicada na revista Cell Press, elas sabem determinar até qual é a hora do dia. Além disso, esses insetos aprendem a conectar diferentes aromas, dependendo da hora, com a recompensa de açúcar.
De acordo com os pesquisadores, os resultados mostram que, mesmos sendo pequenos, os insetos possuem surpreendentes habilidades mentais. "Se até mesmo a mosca-das-frutas, com o seu cérebro diminuto, tem a noção de tempo, a maioria dos animais também pode tê-la", disse um dos autores do estudo, o neurocientista Martin Heisenberg, do Centro Rudolf Virchow, na Alemanha.

Os pesquisadores treinaram moscas-das-frutas famintas para associar dois odores químicos diferentes com açúcar, na parte da manhã ou da tarde, em dois dias consecutivos. No terceiro dia, t…

Mesoátomos: Arte que promete novas tecnologias

Esta técnica de criação de mesoátomos aumenta as possibilidades de controlar processos de auto-organização da matéria. [Imagem: IPC PAS]

Átomos em mesoescala

Colocar bolhas de sabão umas dentro das outras é um truque usado em espetáculos há muito tempo.

Mas quando Jan Guzowski e Piotr Garstecki, da Academia de Ciências de Varsóvia, na Polônia, resolveram fazer o mesmo truque com gotas, eles criaram algo que vai além da arte.

Os formatos inesperados vieram acompanhados de comportamentos que tornam cada uma das estruturas um "átomo gigante", ou "átomo em mesoescala", como chamam os pesquisadores.

Segundo a dupla, os mesoátomos foram criados com uma técnica que permite o controle preciso da inserção de pequenas quantidades de um líquido dentro de outro líquido. Os diferentes formatos formam-se espontaneamente, conforme as gotículas inseridas amoldam-se para tentar assumir um padrão que minimize a energia da superfície que as comprime.

A técnica, que explora a tensão …

Telescópios capturam raros momentos iniciais de supernovas bebê

O gráfico ilustra uma curva de luz da recém-descoberta supernova do Tipo Ia, denominada KSN 2011b, pelo telescópio Kepler. A curva de luz mostra o brilho de uma estrela (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) antes, durante e depois a explosão. O diagrama branco à direita representa 40 dias de observações contínuas do Kepler. Na caixa vermelha, a região azulada é o "aumento" esperado nos dados caso uma estrela companheira esteja presente durante a supernova. As medições permaneceram constantes (linha amarela), concluindo que a causa seja a fusão de duas estrelas em órbita íntima, muito provavelmente duas anãs brancas.

Os astrônomos estão intrigados pelas medições de supernovas recém-nascidas obtidas pelo Kepler e pelo Swift, debruçando-se sobre elas na esperança de melhor compreender o que despoleta estas explosões demolidoras. Os cientistas estão particularmente fascinados com as supernovas do Tipo Ia, pois podem servir como um "farol" para medir gran…

"Operação Prato": A maior pesquisa ufológica feita no Brasil pela FAB (Força Aérea Brasileira)

Operação realizada pela Aeronáutica, sob responsabilidade de comando do Cap. Uirangê Olanda, respondendo a solicitação do prefeito da cidade Colares - AM. OVNs de formatos diversos estavam atacando os habitantes da região.

Relembrando!

Operação Prato foi o nome dado a uma operação realizada pela Força Aérea Brasileira em 1977 e 1978, através do seu Comando Aéreo Regional em Belém, para verificar a ocorrência de estranhos fenômenos envolvendo luzes hostis relatados pela população do município de Colares, estado do Pará, Brasil.

Sob o comando do Capitão Uyrangê Bolivar Soares Nogueira de Hollanda Lima (foto de capa), que deu o nome à missão e formada por mais de duas dezenas de militares¹, a equipe investigou a área que fica no litoral próximo ao município de Vigia, munidos de câmeras fotográficas e filmadoras de 8 e de 16 mm. Seu principal objetivo era observar e registrar, de todas as formas possíveis, as estranhas e inexplicáveis manifestações relatadas pelos habitantes. O posto médi…

Rumo a Europa, lua-oceano de Júpiter

Concepção artística de plumas de água emanando de Europa, lua de Júpiter (Crédito: Nasa)

POR SALVADOR NOGUEIRA
27/05/15 05:55

A Nasa acaba de anunciar os nove instrumentos que devem voar na espaçonave destinada a explorar Europa, a lua oceânica de Júpiter com maior potencial para abrigar vida.

Vista de longe, ela é apenas uma bola de gelo — nada mais que um pequeno ponto de luz, observado pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610. Contudo, os sobrevoos realizados pelas Voyagers, em 1979 e 1980, e mais tarde pela sonda Galileo, nos anos 1990, revelaram a presença de um oceano global de água líquida sob a superfície congelada, além de muitos mistérios intrigantes.

O segredo para a persistência de água em estado líquido é o poderoso efeito de maré exercido pelo planeta gigante, conforme a lua gira em torno dele.

“Em Europa, esse oceano deve ter existido por bilhões de anos”, disse John Grunsfeld, vice-administrador científico da Nasa. “Estou muito empolgado.”

A maioria dos cientist…

Imaginem oque não sabemos! A arma dos EUA que dispara pulsos eletromagnéticos no céu para destruir eletrônicos

Uma das armas mais high-tech da Força Aérea dos EUA é a uma ferramenta que não machuca pessoas, mas destrói dispositivos eletrônicos.

O CHAMP – Projeto de Míssil Antecipado de Micro-Ondas de Alta Potência Contra Eletrônicos, na sigla em inglês – é um aparelho feito para fritar computadores. Ele emite fortes correntes de energia micro-ondas que podem derrubar servidores e infraestruturas inimigas inteiras sem explodir tudo ao redor.

A Força Aérea confirmou recentemente que o CHAMP está em atividade, apesar de ainda não ser possível enviá-lo em um míssil controlado remotamente. O Congresso americano recentemente pressionou a Força Aérea para preparar a tecnologia para combate, mas eles talvez estourem o prazo para entregá-la até 2016.

O CHAMP é certeiro o suficiente para mirar em prédios individuais, o que significa localizar com precisão sistemas específicos, derrubando-os sem destruir eletrônicos inocentes aos arredores. Diferente de bloqueadores de sinais, o CHAMP destrói ou danific…

O campo magnético do Sol nunca esteve tão bonito quanto nesta imagem

Em fotografias capturadas no espectro de luz visível, o campo magnético do Sol é invisível. Mas esta imagem não foi capturada com comprimentos de ondas familiares e visíveis, e é por isso que o campo magnético aparece. E ele é maravilhoso.

Os filamentos brancos brilhantes na imagem são chamados laços coronais; são as linhas do campo magnético do Sol passando através da coroa solar, a camada externa de gás ao redor do Sol. As partes em azul e amarelo mostram as duas polaridades opostas do campo magnético.

A NASA combinou dados de dois instrumentos avançados a bordo do Solar Dynamics Observatory para produzir a imagem. As cores foram adicionadas para torná-la mais clara. A Atmospheric Imaging Assembly, que cria imagens da atmosfera solar em 10 comprimentos de onda diferentes a cada 10 segundos, foi responsável pelos laços coronais, enquanto os campos magnéticos em azul e amarelo vieram do Helioseismic and Magnetic Imager. A sobreposição oferece uma visualização incrível da força invisí…

Noite dos Óvnis? Ela se repete todos os dias, juram os ufólogos

A região, possui clima e geografia propícios para o avistamento de óvnis. Foto: Divulgação

Segundo especialistas, a região do Vale do Paraíba possui clima e geografia propícios para o avistamento de óvnis

João Paulo Sardinha
São José dos Campos

O balé aéreo termina com o pouso certeiro na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí.
À primeira vista, parece um voo de asa-delta no cenário marcante da Serra da Mantiqueira. A hipótese, entretanto, é descartada imediatamente. Afinal, o que se vê é um show de luzes piscantes, em cores intensas entre as montanhas.
Do que se trata? Essa é a resposta que centenas de pessoas esperam encontrar. O Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores recebe, mensalmente, 150 relatos como o descrito acima.
Histórias vindas dos quatro cantos do país. Mas boa parte delas ocorrida em locais como a Serra da Mantiqueira ou o Litoral Norte.
O motivo é simples. A região possui clima e geografia propícios para o avistamento de óvnis --sigla para objeto voador nã…

Senador norte-americano observou UFOs na Rússia em 1955

Documentos liberados revelam o avistamento de um senador norte-americano em 1955

Richard B. Russell, acompanhado de dois auxiliares, observou dois UFOs em território soviético em plena Guerra Fria, e a CIA e o FBI se envolveram no caso

Richard B. Russell foi um dos mais infuentes senadores dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, e até seu falecimento em 1971 cumpriu 38 de serviços, chegando a ser líder do Comitê de Serviços Armados. Em 04 de outubro de 1955, acompanhado por auxiliares, viajava por uma estrada de ferro na região Transcaucasiana, na então União Soviética, quando observou dois UFOs que aparentemente haviam decolado de um local próximo aquele por onde o trem passava.

Russell rapidamente chamou seus acompanhantes, o tenente-coronel Hathaway e o intérprete Ruben Efron, e pela janela observaram dois objetos com formato discóide. Os UFOs decolaram um após o outro, desaparecendo nos céus. O senador e seus ajudantes apresentaram um relato de seu avistamento para a Força Aére…

A astronauta Sally Ride é homenageada pelo Google com uma série de doodles em seu 64º aniversário

Em comemoração do 64o aniversário de Sally Ride a gigante Google lançou uma série de cinco doodles animados em comemaração ao 64º aniversário da astronauta norte-americana que capturou a imaginação da nação como um símbolo da capacidade das mulheres para romper barreiras. Mas seu vôo histórico representou apenas um aspecto de uma vida notável e multifacetada. Ela também foi uma física, e uma escritora que deixou as crianças cada vez mais interessadas em aprender ciência e inspirou inúmeros jovens.


Sally Ride teve a capacidade de inspirar os jovens.

Sally disse:

“Em todo lugar que eu vou eu conheço garotas e rapazes que querem ser astronautas e explorar o espaço, ou que amam o mar e querem ser oceanógrafos, ou eles amam os animais e querem ser zoólogos, ou eles adoram projetar coisas e querem ser engenheiros. Eu quero ver essas mesmas estrelas em seus olhos em 10 anos e sei que eles estão a caminho!”

Formada em Física e Inglês pela Universidade de Stanford, Ride foi uma das 8 mil mulher…

Dicas de leitura ufológica

Grande parte dos livros abaixo podem ser encontrados em sebos físicos ou virtuais, alguns já foram lidos por mim como o "LIVRO VERMELHO DOS DISCOS VOADORES", do professor Flávio Pereira falecido em 2013, livro este usado como fonte de informação por militares da FAB (Força Aerea Brasileira), quando deparados com casos ufológicos. Fica aqui a dica para quem não conhecia e para nova geração.


















Boa leitura!

Podemos estar vivendo dentro de uma Matrix — e quem diz isso é um diretor da Nasa

Toda uma espécie vivendo dentro de um simulador controlado por uma espécie de programador. Lembra e muito a trilogia Matrix, sucesso de bilheteria no final dos anos 2000, mas pode ser a situação da raça humana. E quem faz tal proposição, de que vivemos em um universo simulado, é simplesmente um dos cientistas mais renomados da Nasa, Rich Terrile.

Diretor do Centro de Computação Evolucionária e Design Automotivo no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Terrile acredita que podemos viver em uma simulação na qual o responsável pelo controle seria uma espécie que vive no futuro — e, inclusive, pode ser a própria raça humana.

A teoria é complexa e cita a Lei de Moore, na qual se acredita que a evolução no processamento das máquinas permite que, em algum momento da história, seja capaz de se criar um simulador desse tipo.

“Encontro uma grande inspiração nessa teoria e vou contar o porquê: ela me diz que estamos a beira de construir um universo simulado e que ele pode se tornar algo viv…

Carl Sagan

Carl Sagan

Descoberta galáxia mais quente que se conhece

Mais de 99% da radiação emitida pela galáxia superquente é calor. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Galáxia mais quente

O telescópio espacial WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que observa o Universo no infravermelho, descobriu a galáxia mais quente que se conhece.

A galáxia revela o calor em seu interior com um brilho na faixa do infravermelho equivalente a 300 trilhões de sóis.

"Nós estamos olhando para uma fase muito intensa da evolução galáctica," disse Chao-Wei Tsai, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, líder da equipe. "Essa luz deslumbrante pode vir do maior surto de crescimento no tamanho do buraco negro da galáxia."

A galáxia quente por enquanto atende pelo complicado nome de WISE J224607.57-052635.0.

Buracos negros supermassivos crescem capturando gás e matéria em um disco ao seu redor. Conforme esse material é sugado pelo buraco negro, esse material aquece a temperaturas de milhões de graus, liberando radiação na faixa do visível, ultravioleta …

Buran, o ônibus espacial russo

Buran, em russo Буран (nevasca), é o nome de uma série de onze ônibus espaciais construídos pelo programa espacial da União Soviética, parte do denominado programa Buran-Energia.

O primeiro desta série foi inicialmente denominado ônibus espacial 1.01, sendo a primeira nave espacial reutilizável soviética, ou VKK (Vosdushno Kosmicheski Korabl). A construção do ônibus espacial foi uma resposta ao projeto do Ônibus Espacial (Space Shuttle), da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), que concebeu os veículos espaciais reutilizáveis.

Para a URSS, o projeto americano tinha a finalidade de portar armas nucleares,[carece de fontes] e contava com a capacidade única de poder fazer manobras no espaço, mudando o rumo e permitindo ataques imprevisíveis ao inimigo. Essa capacidade precisaria ser igualada pela União Soviética.

Apesar do ceticismo em relação a concepção do veículo reutilizável pela indústria aeroespacial, o governo soviético autorizou a construção de um ônibus espacial em 1976.