Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 22, 2017

Revista Imprensa Nacional destaca arquivo ovni

Novo número da Revista da Imprensa Nacional destaca o Arquivo Nacional e divulga matéria sobre OVNIs, mostrando acervo custodiado por esta instituição.






FONTE: http://portal.imprensanacional.gov.br/…/revista_in_2017_03.…

Equipe da NASA encontra nuvem de gelo nocivo na lua de Saturno, Titã

Esta imagem de Titã, a maior lua de Saturno, está entre as últimas enviadas até à Terra pela Cassini antes de mergulhar na atmosfera do planeta gigante.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/SSI


Investigadores da missão Cassini da NASA encontraram evidências de um gelo híbrido e tóxico numa nuvem fina acima do polo sul da maior lua de Saturno, Titã.

A descoberta é uma nova demonstração da química complexa que ocorre na atmosfera de Titã - neste caso, a formação de nuvens na estratosfera da lua gigante - e faz parte de uma coleção de processos que, em última instância, ajudam a fornecer uma variedade de moléculas orgânicas à superfície de Titã.

Invisível ao olho humano, a nuvem foi detetada em comprimentos de onda infravermelhos pelo instrumento CIRS (Composite Infrared Spectrometer) a bordo da sonda Cassini. Localizada a altitudes entre os 160 e os 210 km, esta formação está muito acima das nuvens de chuva de metano da troposfera de Titã, a região mais baixa da atmosfera. A nova nuvem cobre uma g…

Missão a cometa revela "elo perdido" na nossa compreensão da formação planetária

Representação esquemática da porosa estrutura da superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Com base nos resultados da missão Rosetta, Blum e colegas concluem que o cometa 67P é composto por seixos de poeira com vários milímetros de tamanho. Assume-se que os seixos no interior do cometa consistem de uma mistura de poeira e gelo (as esferas azul claro na imagem) e apenas as camadas superiores, expostas à luz solar direta, não contêm gelo (esferas cinzentas).
Crédito: Maya Krause, TU Braunschweig


O elo perdido na nossa compreensão da formação planetária foi revelado pela primeira nave a orbitar e a pousar num cometa, dizem cientistas alemães. O estudo foi publicado numa edição recente da revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Uma equipe de investigação liderada por Jürgen Blum (Technische Universität Braunschweig, Alemanha) analisou dados da histórica missão Rosetta para descobrir como o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (ou "Chury"), surgiu há mais de …

Hubble descobre "galáxias oscilantes"

Abell S1063, um enxame de galáxias, observado pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA como parte do programa Frontier Fields.A enorme massa do enxame age como uma lupa cósmica e amplia galáxias ainda mais distantes, que se tornam suficientemente brilhantes para o Hubble as observar.
Crédito: NASA, ESA e J. Lotz (STScI)


Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, os astrônomos descobriram que as galáxias mais brilhantes dentro de enxames galácticos "oscilam" em relação ao centro de massa do enxame. Este resultado inesperado é inconsistente com as previsões feitas pelo modelo padrão atual da matéria escura. Com uma análise mais aprofundada, pode fornecer informações sobre a natureza da matéria escura, talvez até indicando a presença de uma nova física.

A matéria escura constitui um pouco mais que 25% de toda a matéria no Universo, mas não pode ser observada diretamente, o que a torna num dos maiores mistérios da astronomia moderna. Halos invisíveis da elusiva matéria …

Ator Aidan Gillen irá interpretar J. Allen Hynek em série sobre o Projeto Blue Book

Astro de Game of Thrones terá o papel principal na produção de dez episódios do The History Channel, e outros grandes nomes também estão confirmados

O ator Aidan Gillen, que viveu Petyr Baelish nas primeiras sete temporadas de Game of Thrones, drama de fantasia da HBO, foi escolhido para interpretar o principal personagem de Blue Book, série do The History Channel que irá retratar o projeto de investigação ufológica da Força Aérea norte-americana (USAF). Ele terá a responsabilidade de encarnar J. Allen Hynek na série, que terá dez episódios e seguirá a carreira do professor universitário e cientista cético que, diante da realidade dos fatos, passou a denunciar o acobertamento realizado pelo governo dos Estados Unidos.

Aidan Gillen não é o único nome de peso na série. A produção executiva está a cargo de Robert Zemeckis, que exerceu a mesma função no filme Contato, baseado na obra de Carl Sagan. Além disso, dirigiu entre outros a trilogia De Volta para o Futuro. Os estúdios responsáve…

Este adorável dinossauro com penas apresentava uma máscara parecida com as de guaxinins

Por: George Dvorsky

Ao analisar os ossos de um pequeno dinossauro com penas conhecido como Sinosauropteryx, paleontólogos mapearam seu padrão de cores único. Incrivelmente, essa criatura possuía uma listra na região dos outros, que parecia uma máscara de bandido, semelhante a mamíferos e animais de hoje.

O Sinosauropteryx, originalmente descoberto na China em 1996, foi o primeiro dinossauro (além dos pássaros anciãos e seus parentes imediatos) a ser encontrado com evidências de penas. Um novo estudo publicado na Current Biology mostra que ele exibia múltiplas formas de camuflagem, incluindo contra sombreamento (partes inferiores mais claras, e superiores mais escuras), uma distinta calda listrada, e a chamada máscara de bandido – a mesma encontrada em animais modernos como guaxinins e gambás. A descoberta mostra que, como já esperado, dinossauros desenvolveram sofisticados esquemas de camuflagem (o que implica que eles também possuíam uma boa visão), e que dinossauros devem ter vivid…

Cientistas confirmam propriedades mecânicas quânticas da luz no espaço

Por: Ryan F. Mandelbaum

Sabe qual o problema da mecânica quântica? Ela funciona na Terra, mas como sabemos que funciona em algum outro lugar, como no espaço? Isso exige testes e mais testes, construção de experimentos malucos que enviam partículas para todo o planeta. Depois de alguns novos resultados, as coisas ainda parecem estar certinhas.

Uma propriedade essencial da mecânica quântica — teoria da física sobre a menor quantidade de matéria — é que a menor das coisas pode assumir propriedades de onda e partícula simultaneamente. Um físico chamado John Wheeler criou um experimento de pensamento décadas atrás para provar isso. Uma equipe de físicos recriou o experimento de Wheeler entre a Terra e um satélite, mais uma vez estendendo nosso conhecimento de física quântica para o espaço sideral.

“Procuramos não novas previsões, mas, sim, novos insights“, disse o autor do estudo, Paolo Villoresi, da Universidade de Pádua, em entrevista ao Gizmodo.

A equipe de Villoresi usou o Matera Lase…

Papa fala com tripulação da Estação Espacial Internacional sobre o lugar do homem no universo

Papa Francisco conversa com astronautas da Estação Espacial Internacional nesta quinta-feira (26) (Foto: (L'Osservatore Romano/Pool Photo via AP)

Essa é segunda vez na história que um Papa se comunica com pessoas no espaço.

O Papa Francisco conversou nesta quinta-feira (26) durante 20 minutos com os seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), ocasião que aproveitou para discutir sobre qual seria "o lugar do Homem no universo". A conversa espacial foi feita em italiano e transmitida pelo Centro Televisivo do Vaticano.

"Bom dia, ou boa tarde não sei, porque quando se está no espaço, nunca se sabe", começou Francisco, sentado em em uma sala do Vaticano e conectado via satélite com os seis astronautas no espaço.

"A astronomia gera muitas interrogações, de onde viemos, para onde vamos?", comentou o Papa, para, em seguida, perguntar ao italiano Paolo Nespoli:

"Qual seu pensamento sobre o Homem no universo?".

Nespoli confesso…

Série Relatos Extraterrestres: investigações oficiais

A partir de 1968, diversos relatos de aparição de objetos voadores não identificados passaram a ser publicados na imprensa brasileira, com grande alarde e gerando inúmeras especulações. Chamados popularmente de “discos voadores”, os objetos eram denominados pelas autoridades brasileiras “Objetos Aéreos Não Identificados”– OANI. Diante da popularidade do assunto, o governo brasileiro criou o Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados – SIOANI, subordinado à IV Zona Aérea da Força Aérea Brasileira – FAB. Críticos ao que definiam como “sensacionalismo” da imprensa e condenando os “farsantes” e “aventureiros”, os agentes do SIOANI investigavam o fenômeno pautados em uma abordagem científica. Coletavam depoimentos dos observadores e, em algumas ocasiões, faziam diligências aos locais de observação. Uma das fases mais importantes da investigação era o contato com o observador. Nesse estágio, além do depoimento, era efetuada uma avaliação psiquiátrica da testemunha e traçad…

Casal que diz ter sido abduzido relembra fato referência para ufologia

Casal foi abduzido com outras três pessoas

História completa 17 anos em dezembro e atrai estudiosos do mundo.
Assunto foi destaque em jornais de Iturama e revistas especializadas.

O caso de uma família de Iturama, no Triângulo Mineiro, que diz ter sido abduzida por extraterrestres, completará 17 anos no dia 13 de dezembro. A história é considerada referência pela ufologia brasileira e atrai estudiosos de todo o mundo. O eletricista João Joaquim da Silva e a esposa dele, a professora Rosa da Silva, garantem que naquele dia ficaram de frente com os extraterrestres.

O eletricista João Caiana, como é conhecido na cidade, relatou que no dia em que foi abduzido com a esposa estava acompanhado da filha, da neta e de uma amiga da família. Ele lembrou que saía de uma fazenda quando viu uma claridade assim que parou na porteira. “Parei para mostrar que não era um avião. A luz estava bem linear ao para-brisa do carro e quando parei, a luz já estava à esquerda. Continuei e quando percebi minha …

Astrônomos encontram cometa interestelar

POR SALVADOR NOGUEIRA

Em setembro último, um cometa passou raspando pelo Sol. Até aí nada de novo; esses astros fazem isso o tempo todo. Mas este foi especial, pois ele parece ter vindo de outro sistema solar — um viajante interestelar.

Se essa conclusão se confirmar, será a primeira vez que se detecta um cometa interestelar, ou seja, que viajou de um sistema planetário a outro, cruzando o imenso vazio entre as estrelas.

O astro foi descoberto na semana passada pelo projeto Pan-STARRS, um sistema de busca de bólidos celestes próximos à Terra apoiado pela Nasa, a agência espacial americana. De início, parecia só mais um cometa, como tantos outros, sem risco de colisão com nosso planeta.

No entanto, o acompanhamento do objeto indicou que ele estava numa rota hiperbólica, termo técnico para “não estava preso a uma órbita ao redor do Sol”. Mais que isso, sua velocidade de deslocamento era incomum. “Foi medida em 26 km/s, compatível com a de objetos situados no disco galáctico”, diz Crist…

Objetos voadores não identificados (ovni) observados em Coromandel MG em 2015

O que você faria se fosse surpreendido com uma luz colorida no céu? E se essa luz mudasse de cor e se movimentasse, o que você faria? Iria registrar uma foto. Foi exatamente isso que fez um professor de dança quando estava a caminho de Coromandel e viu algo curioso no céu. Na região tem muita gente falando sobre essa luz colorida que se movimenta e desaparece de repente.




FONTE: TV Paranaíba

Matéria de Capa | A longa caminhada | 21/10/2017

Qual é, afinal, a verdadeira idade do homem? Há quanto tempo estamos circulando aqui pelo planeta? Cada vez mais a ciência está se aproximando da data definitiva. Por enquanto, o que está valendo é o seguinte: se considerarmos o Homo Sapiens, os mais parecidos com a gente, ele surgiu há 300 mil anos. Se a referência for dos primeiros hominídeos ai a idade vai para 2 milhões de anos.



FONTE: Matéria de Capa

Céu da Semana - 23/10 a 29/10/2017

Neste Céu da Semana, Gustavo Rojas fala sobre John Flamsteed, o primeiro astrônomo do Observatório Real de Greenwich, fundado na Inglaterra em 1675 para cuidar do registro da posição das estrelas e da passagem do tempo.


The Royal Observatory, Greenwich



http://www.rmg.co.uk/royal-observatory

FONTE: UNIVESP TV

MAVEN descobre que Marte tem uma "cauda torcida"

Ilustração do complexo ambiente do campo magnético de Marte. As linhas amarelas representam as linhas do campo magnético do Sol transportado pelo vento solar, as linhas azuis representam os campos magnéticos da superfície marciana, as "faíscas" brancas são atividade de reconexão e as linhas vermelhas são campos magnétcos reconectados que ligam a superfície ao espaço via magnetocauda marciana.
Crédito: Anil Rao/Universidade do Colorado/MAVEN/NASA GSFC


De acordo com uma nova investigação usando dados da sonda MAVEN da NASA, Marte tem uma "cauda" magnética invisível que é torcida pela interação com o vento solar.

A sonda MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution Mission) da NASA está em órbita do Planeta Vermelho a recolher dados sobre o modo como Marte perdeu grande parte da sua atmosfera e da água, transformando-se de um mundo que poderia ter sustentado vida há milhares de milhões de anos num lugar frio e inóspito hoje. Segundo a equipa, o processo que forma a c…

Novo estudo melhora a procura de mundos habitáveis

Esta ilustração mostra a luz de uma estrela a iluminar a atmosfera de um planeta.
Crédito: Centro Espacial Goddard da NASA


Uma nova investigação da NASA está a ajudar a refinar a nossa compreensão de candidatos a planeta para lá do nosso Sistema Solar que possam suportar vida.

"Usando um modelo que simula mais realisticamente as condições atmosféricas, descobrimos um novo processo que controla a habitabilidade dos exoplanetas, que irá guiar-nos na identificação de candidatos em estudos futuros," afirma Yuka Fujii do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da NASA, em Nova Iorque, e do Instituto de Tecnologia do Japão, autora principal do artigo científico publicado no dia 17 de outubro na revista The Astrophysical Journal.

Os modelos anteriores simularam condições atmosféricas ao longo de uma dimensão, a vertical. Tal como noutros estudos recentes de habitabilidade, a nova investigação usou um modelo para calcular condições em todas as três dimensões, permitindo que a equip…

Medição do VLBA promete imagem completa da Via Láctea

Os astrônomos mediram diretamente a distância a uma região no outro lado da Via Láctea, além do centro da Galáxia.
Crédito: Bill Saxton, NRAO/UAI/NSF; Robert Hurt, NASA


Usando o VLBA (Very Long Baseline Array) da NSF (National Science Foundation), astrónomos mediram diretamente a distância de uma região de formação estelar no lado oposto ao Sol na nossa Via Láctea. Este feito quase que duplica o recorde anterior de medição de uma distância no interior da nossa Galáxia.

"Isto significa que, usando o VLBA, agora podemos mapear com precisão toda a extensão da nossa Galáxia," comenta Alberto Sanna, do Instituto Max Planck para Radioastronomia na Alemanha.

As medições de distância são cruciais para a compreensão da estrutura da Via Láctea. A maioria do material da nossa Galáxia, composta principalmente por estrelas, gás e poeira, fica dentro de um disco achatado, no qual o nosso Sistema Solar está situado. Dado que não podemos ver a nossa Galáxia de face, a sua estrutura, incluin…

Arquivo ovni: O Caso Mirassol

O Caso Mirassol é o nome dado ao incidente no qual o vigia noturno Brasileiro Antonio Carlos foi abduzido do seu local de trabalho - uma fábrica de móveis em Mirassol, São Paulo - em 28 de Julho de 1979.

Eventos
28 de Junho de 1979, 03:00 - Mirassol- SP

Abdução

Na noite de 27 para 28 de Junho de 1979, Antonio Carlos Ferreira, junto com o cão pastor “Hongue”, fazia sua costumeira guarda picando o ponto de 15 em 15 minutos, na construção das futuras instalações da indústria Transmóveis Fafá, bem como do posto de gasolina anexo.

Mal poderia imaginar que algumas horas mais tarde viveria a sua maior e mais fantástica aventura a bordo de um OVNI.

Por volta das 00:00, chegou um caminhão cujo motorista pretendia ficar para a festa de São Pedro que é tradicional em Mirassol. Conversando com Antonio Carlos, o motorista notou que o caminhão começou a falhar, dando, segundo o entrevistado, “3 estalos e afogou o motor”. O motorista julgando ser alguma irregularidade do motor resolveu seguir em fr…