Pular para o conteúdo principal

Missão a cometa revela "elo perdido" na nossa compreensão da formação planetária


Representação esquemática da porosa estrutura da superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Com base nos resultados da missão Rosetta, Blum e colegas concluem que o cometa 67P é composto por seixos de poeira com vários milímetros de tamanho. Assume-se que os seixos no interior do cometa consistem de uma mistura de poeira e gelo (as esferas azul claro na imagem) e apenas as camadas superiores, expostas à luz solar direta, não contêm gelo (esferas cinzentas).
Crédito: Maya Krause, TU Braunschweig


O elo perdido na nossa compreensão da formação planetária foi revelado pela primeira nave a orbitar e a pousar num cometa, dizem cientistas alemães. O estudo foi publicado numa edição recente da revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Uma equipe de investigação liderada por Jürgen Blum (Technische Universität Braunschweig, Alemanha) analisou dados da histórica missão Rosetta para descobrir como o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (ou "Chury"), surgiu há mais de 4,5 mil milhões de anos.

Compreender a evolução do nosso Sistema Solar e dos seus planetas era um dos principais objetivos da missão Rosetta ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Para Jürgen Blum e para sua equipe internacional, valeu a pena, porque os resultados dos vários instrumentos da Rosetta e do "lander" Philae revelaram que apenas um dos muitos modelos propostos pode explicar as suas observações. O Cometa 67P consiste de vários "seixos de poeira" que variam entre vários milímetros e vários centímetros de tamanho.

O professor Blum explica as implicações das observações da equipa: "os nossos resultados mostram que apenas um modelo para a formação de corpos sólidos maiores no Sistema Solar jovem pode ser considerado para o Chury. Segundo este modelo de formação, os 'seixos de poeira' são concentrados com tanta força por uma instabilidade na nebulosa solar que a sua força gravitacional conjunta leva, em última análise, a um colapso."

Este processo forma o elo perdido entre a formação bem-estabelecida de "seixos de poeira" (blocos de construção planetária formados na nebulosa solar através da colisão de partículas de poeira e gelo) e a acreção gravitacional de planetesimais em planetas, que os cientistas ponderaram durante anos.

"Embora tudo isto pareça muito dramático," continue Blum, "na realidade é um processo gentil no qual os aglomerados de poeira não são destruídos, mas combinados num corpo maior com uma atração gravitacional ainda mais elevada - a acumulação dos aglomerados de poeira, num corpo coerente, é virtualmente o nascimento do cometa." Devido à massa relativamente pequena do cometa 67P, os seixos sobreviveram intactos até hoje, permitindo que os cientistas confirmassem a hipótese pela primeira vez.

De fato, o modelo de formação do colapso de seixos pode explicar muitas propriedades observadas do cometa 67P, por exemplo, a sua alta porosidade e a quantidade de gás que escapa do interior. "Agora, todas as fases do modelo de formação planetária foram estabelecidas," conclui Blum.

FONTE: ASTRONOMIA ONLINE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s