Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 4, 2019

Casos ufológicos em jornais de 1871 e 1925 (Pesquisas 29)

Programa onde comentamos sobre notícias de jornais brasileiros antigos que podem estar associados ao Fenômeno OVNI e seus tripulantes. O primeiro recorte é o Jornal CEARENSE, da edição do dia 2 de julho de 1871 e versa sobre um avistamento testemunhado por mais de 50 pessoas, no dia 9 de maio de 1871, no estado do Rio Grande do Sul. O outro periódico é o jornal O FIFÓ, da edição de 12 de abril de 1925 e noticia sobre a observação de “uma curiosa em forma de mulher, vestida de branco, trazendo um capacete reluzente à cabeça”.
Link para adquirir o livro “Alienígenas no Passado do Brasil: Casos Insólitos antes de 1957”:

https://boaventuragug.wixsite.com/liv...



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Acesse os demais programas da série Pesquisas no final da matéria do link "Pesquisas 20":

Ovnis na Rodovia dos Imigrantes - SP (Pesquisas 20)

Ovnis em Iporanga - SP (Pesquisas 21)

Marca de pouso em Itapiúna - CE? (Pesquisas 22)

Disco voador visto por mais de 100 policiais em São Paulo…

NASA divulga nova foto de Júpiter capturada pelo telescópio espacial Hubble

Eis a nova foto do gigante gasoso pelas lentes do Hubble (Foto: NASA)

Por Daniele Cavalcante

A NASA publicou nesta quinta-feira (8) uma nova foto de Júpiter, capturada pelo telescópio espacial Hubble no dia 27 de junho. Agora podemos conferir uma paleta de cores mais intensa, nas nuvens que circulam a atmosfera do gigante gasoso, do que vimos nas imagens divulgadas anteriormente. Isso é importante porque as cores e suas mudanças fornecem aos cientistas pistas importantes para os processos que ocorrem na atmosfera de Júpiter.

Por exemplo, a cor laranja brilhante da faixa larga no equador — que muitas vezes aparece em uma cor mais cinzenta — pode ser um sinal de que as nuvens mais densas nessa faixa estão começando a clarear, o que estaria realçando as partículas vermelhas da neblina que fica por baixo dessas nuvens.

As faixas que circundam o planeta são criadas por diferenças na espessura e altura das nuvens de gelo de amônia. No caso das faixas coloridas, elas são resultado de difere…

Sunita Williams: a astronauta veterana que já passou 322 dias em órbita

SUNITA WILLIAMS NASCEU EM SETEMBRO DE 1965; SE ESCOLHIDA, TERÁ 57 ANOS QUANDO PISAR NA LUA (FOTO: NASA)

Se escolhida para a missão Artemis, em 2024, Sunita vai fazer sua terceira viagem ao espaço

POR CARINA BRITO

ANASA anunciou no início de 2019 o projeto Artemis, que levará a primeira mulher à Lua até 2024. Pensando nisso, a GALILEU preparou o perfil de Sunita Williams, uma das 12 cientistas que fazem parte do atual time de astronautas da agência espacial hoje — e têm mais chances de pisar em solo lunar.


(FOTO: NASA)

Suni, como é mais conhecida, nasceu em 1965 no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Junto com o marido, a astronauta gosta de sair com seus cães, malhar, fazer serviços domésticos, caminhar e acampar.


WILLIAMS DURANTE CAMINHADA ESPACIAL (FOTO: NASA)

Selecionada como astronauta pela NASA em junho de 1998, Williams trabalhou em Moscou com a Agência Espacial Russa na contribuição do país para a estação espacial e com a tripulação da Expedição 1. Depois trabalhou no ramo de …

O acidente espacial que espalhou milhares de animais microscópicos da Terra na Lua

Os tardígrados podem sobreviver a temperaturas extremas

A Lua pode ser o novo lar de milhares de indivíduos considerados como alguns dos mais indestrutíveis do planeta Terra.

Os tardígrados - frequentemente chamados de ursos da água - são criaturas com menos de um milímetro de comprimento que podem sobreviver a temperaturas de 150ºC e congeladas até quase zero absoluto.

Eles estavam viajando em uma espaçonave israelense que se acidentou ao pousar na Lua em abril. E o cofundador da organização que os colocou lá acredita que eles ainda estejam vivos.

Os ursos da água foram desidratados, colocados em animação suspensa e depois envoltos em âmbar artificial.

"Acreditamos que as chances de sobrevivência para os tardígrados são extremamente altas", disse Nova Spivack, chefe da Arch Mission Foundation.

A Arch Mission Foundation mantém uma espécie de "backup" do planeta Terra - com o conhecimento humano e a biologia do planeta armazenados e enviados para vários locais do e…

Descoberta de 39 galáxias pode mudar entendimento da evolução do Universo

DESCOBERTA PODE MUDAR ENTENDIMENTO DA EVOLUÇÃO DESDE O BIG BANG (FOTO: NATURE/2019 TAO WANG)

Pesquisadores japoneses localizaram galáxias que surgiram quando o Universo tinha "apenas" 2 bilhões de anos

Astrônomos da Universidade de Tóquio, no Japão, anunciaram a descoberta de 39 galáxias massivas. Elas surgiram quando o Universo tinha "apenas" 2 bilhões de anos: de acordo com os cálculos dos pesquisadores, a idade do Cosmo é de 13,7 bilhões de anos.

Segundo os especialistas, essa foi a primeira vez que tantas galáxias foram observadas de uma só vez, o que pode desafiar os modelos atuais do universo: "Essa descoberta contraria os modelos atuais para esse período de evolução cósmica e ajudará a adicionar alguns detalhes à história que estão faltando até agora", disse Tao Wang, um dos pesquisadores, em comunicado.

As descobertas também serão úteis nos estudos de buracos negros supermassivos e na distribuição da matéria escura pelo espaço. Isso porque, como …

Comentando foto de ovni (Alfena - Portugal - 1990) - 09

Programa onde comentamos sobre a melhor fotografia portuguesa de um OVNI em forma de medusa. Fotografia tirada por Manuel Gomes, às 8:30 horas do dia 10 de setembro de 1990, em Alfena, em Portugal. Foram ao todo 4 fotografias e o fenômeno foi observado por inúmeras testemunhas, durante cerca de 50 minutos. As fotos foram analisadas por vários órgãos, como por exemplo, pela KODAK, pela NASA, pela CNIFO, pela INETI, etc. Todas as pesquisas apontam para uma foto autêntica, sem manipulações dos seus negativos. Até os dias atuais, não foi possível classificar o OVNI da fotografia com algum RPV, balão ou outro artefato voador convencional. É um mistério!



Abaixo veja o documentário sobre o Caso Alfena com mais detalhes:



FONTE: Enigmas e Mistérios - metalduro97

Veja também:

Comentando foto de disco voador (França - 1974) - 01

Comentando foto de disco voador (Colorado - 1929) - 02

Comentando foto de disco voador (Santo André/SP - 1977) - 03

Comentando foto de disco voador (Yungay - Perú - 1967) -…

'Arquivo X soviético': a misteriosa morte de 9 estudantes na Sibéria que alimenta 75 teorias

Em fevereiro, 60 anos após a morte dos nove estudantes, as autoridades russas anunciaram que reabririam o misterioso caso

O caso é considerado um dos mais desconcertantes da história recente da Rússia e muitos o chamam de "Arquivo X soviético".

Entre 1º e 2 de fevereiro de 1959, nove alpinistas especialistas em esqui cross-country, estudantes do Instituto Politécnico de Ural (atual Universidade Técnica do Estado de Ural) foram encontrados mortos em um acampamento em uma passagem nos Montes Urais, na Sibéria.

Seus corpos estavam espalhados pelo local, com ferimentos graves, e sua tenda tinha um corte feito por dentro, sinal de que poderiam ter tentado escapar de alguém ou algo que estava no interior. Naquela época, concluiu-se que "uma força natural insuperável" causou suas mortes.

Algum tempo depois, as autoridades soviéticas batizaram o local onde aconteceu a tragédia de Passagem Diátlov, em homenagem ao líder da expedição, Ígor Diátlov, de 23 anos.

Em fevereiro …

Jessica Meir: a astronauta da NASA especialista em vida marinha

JESSICA MEIR NASCEU EM JULHO DE 1977; SE ESCOLHIDA, TERÁ 46 ANOS QUANDO PISAR NA LUA (FOTO: NASA)

A norte-americana – que vai para o espaço ainda em 2019 – fez doutorado em biologia marinha

POR CARINA BRITO

ANASA anunciou no início de 2019 o projeto Artemis, que levará a primeira mulher à Lua até 2024. Pensando nisso, a GALILEU preparou o perfil de Jessica Meir, uma das 12 cientistas que fazem parte do atual time de astronautas da agência espacial — e têm mais chances de pisar em solo lunar.

Jessica U. Meir passou a sua infância em Caribou, no estado do Maine, local em que nasceu em 1977. No seu tempo livre, a astronauta pratica atividades como caminhadas, corrida, ciclismo, futebol e mergulho. Ela também é piloto e fala sueco fluentemente.


MEIR DURANTE SUA PREPARAÇÃO PARA SE TORNAR ASTRONAUTA (FOTO: NASA)

A estadunidense tem um excelente histórico acadêmico: bacharel em Biologia pela Universidade Brown, mestre em ciências espaciais pela International Space University e doutora em bi…

Maior acelerador do mundo vai em busca de uma nova física

O LHC - Large Hadrons Collider, maior acelerador de partículas do mundo passa por um upgrade. Na sede do Cern, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, trabalham dia e noite, mesmo com a parada do equipamento para atualização. Eles planejam as novas etapas do experimento, quando a já imensa energia das colisões será ainda maior, permitindo a busca de uma física até agora só imaginada. Neste vídeo você vai conhecer como funciona esse espetacular experimento científico e quais serão seus os próximos passos.



FONTE: Canal USP

Nave viaja impulsionada pela luz e comprova princípio das velas solares

Esta foto foi tirada pela câmera da LightSail 2 após a abertura de sua vela solar.
[Imagem: The Planetary Society]

Velas solares

Está finalmente comprovado: As velas solares funcionam e podem ser usadas por naves espaciais para velejar pelos céus usando unicamente a luz das estrelas como combustível.

O veleiro solar LightSail 2, um nanossatélite lançado pela Sociedade Planetária há pouco mais de um mês, navegou e elevou sua órbita usando apenas a luz do Sol para impulsionar sua vela brilhante de 32 metros quadrados.

Em apenas quatro dias após o início da fase científica da missão, a LightSail 2 elevou sua órbita em 1,7 km.

"Para a Sociedade Planetária este momento tem sido esperado há décadas" disse Bill Nye, presidente da entidade sem fins lucrativos. "Carl Sagan falou sobre a vela solar quando eu era seu aluno em 1977. Mas a ideia remonta pelo menos a 1607, quando Johannes Kepler notou que as caudas dos cometas devem ser criadas pela energia do Sol. A missão LightSai…

O paradoxo de Bootstrap explicado

Se você assistiu Dark, você provavelmente foi apresentado ao conceito do paradoxo de Bootstrap, que é um dos exemplos de problemas gerados por viagens no tempo para o passado. Esse vídeo é uma explicação dele.



FONTE: Ciência Todo Dia

Christina Koch: a astronauta que baterá recorde de permanência no espaço

CHRISTINA KOCH NASCEU EM JANEIRO DE 1979; SE ESCOLHIDA, TERÁ 44 ANOS QUANDO PISAR NA LUA (FOTO: NASA)

A bordo da Estação Espacial Internacional desde março deste ano, ela é uma das concorrentes a participar da missão Artemis, que levará uma mulher à Lua em 2024

POR CARINA BRITO

Engenheira e apaixonada por alpinismo, Cristina Koch nasceu em 1979 no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ela está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde março de 2019 e sua volta está programada para fevereiro de 2020. Caso tudo saia como o esperado, Koch baterá o recorde como a mulher que passou mais tempo em órbita.


DEMONSTRANDO O COMPORTAMENTO DE FLUIDOS EM MICROGRAVIDADE (FOTO: NASA)

A astronauta começou sua carreira no desenvolvimento de instrumentos de ciência espacial. Ela formou-se no programa da NASA Academy no Goddard Space Flight Center (GSFC), em 2001, e trabalhou como Engenheira Elétrica no Laboratório de Astrofísica de Alta Energia do local de 2002 a 2004.…

Entenda o caso da chuva de sangue no Brasil (Pesquisas 28)

Programa sobre dois fatos ocorridos no Brasil, envolvendo casos insólitos de “Chuva de Sangue e Carne” que ocorreram em 1880 e 1968. Na época, houve análises do material em IML de São Paulo e várias testemunhas que ficaram aterrorizadas com o fenômeno. Seria um fenômeno natural ou sobrenatural? Teria alguma outra explicação?



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Acesse os demais programas da série Pesquisas no final da matéria do link "Pesquisas 20":

Ovnis na Rodovia dos Imigrantes - SP (Pesquisas 20)

Ovnis em Iporanga - SP (Pesquisas 21)

Marca de pouso em Itapiúna - CE? (Pesquisas 22)

Disco voador visto por mais de 100 policiais em São Paulo - SP (Pesquisas 23)

Seria um ovni gravado em moeda do século XVII? (Pesquisas 24)

Luz vampira ataca no Amazonas (Pesquisas 25)

Discos invadem a capital da República do Brasil (Pesquisas 26)

Abdução foi objeto de investigação criminal? (Pesquisas 27)

Lente robótica reinventa interface homem-máquina

O princípio de funcionamento da lente mole e flexível foi inspirado no olho humano.
[Imagem: Jinrong Li et al. - 10.1002/adfm.201903762]

Robótica mole

Enquanto a "robótica dura" patina, sem conseguir passar dos robôs industriais para os robôs assistentes domésticos, a robótica mole se espalha por um campo de aplicações cada vez maior e mais promissor.

O membro mais recente desse time é uma lente flexível e ajustável cujos movimentos são controlados pelos olhos do usuário: Pisque duas vezes e você aciona o zoom, fazendo a imagem se aproximar e se afastar; olhe para a esquerda, para a direita, para cima ou para baixo e a lente robótica acompanha automaticamente o olho.

Para o professor Shengqiang Cai, da Universidade da Califórnia em San Diego, esta lente robotizada é o primeiro exemplo de uma interface entre humanos e máquinas moles.

"As interfaces homem-máquina, como as conhecemos, caracterizam as máquinas clássicas: computadores, cadeiras de rodas e robótica rígida, …

Chandrayaan-2 | Missão indiana divulga imagens da Terra a 5.000 km de distância

A Agência de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) divulgou as primeiras imagens da Terra a serem capturadas pela missão Chandrayaan-2, com a nave estando a mais de 5.000 km de distância. Esta é a segunda missão lunar do país, lançada no dia 22 de julho, e será a primeira vez que os indianos pousarão uma nave na Lua. A missão anterior, Chandrayaan-1, foi apenas orbital.

As fotos mostram com nitidez e qualidade uma perspectiva completamente diferente do nosso planeta. “As imagens que obtivemos da Terra a partir da espaçonave são nítidas e bastante impressionantes, e estamos felizes com a forma como a missão foi desenvolvida até agora”, destacou o presidente da ISRO, Kailasavadivoo Sivan.



O pouso da Chandrayaan-2 na superfície lunar está previsto para acontecer no dia 6 de setembro. No dia seguinte, o módulo estacionário Vikram deverá acionar o rover Pragyan para começar a exploração. A Chandrayaan-2 também carrega 14 cargas científicas e sua missão tem previsão para durar por até um ano.

A Lua é 100 milhões de anos mais velha do que se pensava, diz estudo

FOTO DA LUA DIVULGADA NO DIA 5 DE ABRIL (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER/TEAMSPACEIL)

Pesquisadores alemães descobriram que o satélite se constituiu 50 milhões de anos após a formação do Sistema Solar

Pesquisadores do Instituto de Geologia da Universidade de Colônia, na Alemanha, analisaram amostras de solo lunar recolhido durante as missões Apollo da NASA e constataram que o satélite pode ser ainda mais velho do que se pensava. De acordo com o novo estudo, a Lua se formou 50 milhões de anos após o Sistema Solar surgir— e não 150 milhões de anos depois, como se acreditava até então.

A teoria mais conhecida sobre a formação da Lua é a "hipótese do grande impacto": de acordo com essa formulação, um planeta do tamanho de Marte (chamado Theia) colidiu com a Terra. A colisão teria derretido Theia, além de uma parte do nosso planeta, criando uma nuvem de magma.


REGIÃO DA LUA CHAMADA MARE FRIGORIS (FOTO: NASA)

Essa nuvem teria formado a Lua, que ficou coberta com a substância quente. Co…

Astrônomos encontram sistema exoplanetário próximo e um planeta que pode abrigar vida

Ilustração do sistema exoplanetário de GJ 357, com GJ 357d no plano da frente, a apenas 31 anos-luz de distância.
Crédito: Jack Madden/Universidade de Cornell

Uma equipe de astrônomos, liderada por investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias, descobriu três novos planetas em órbita de uma estrela, um dos quais pode ter condições favoráveis à vida. A descoberta foi possível com dados do satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA e com dados de vários observatórios terrestres, entre eles o Observatório Espanhol Calar Alto com o seu instrumento CARMENES. Os resultados foram publicados na revista Astronomy & Astrophysics.

Os planetas recém-descobertos orbitam uma estrela chamada GJ 357, uma anã vermelha com aproximadamente um-terço da massa e tamanho do Sol, e cerca de 40% mais fria. Este sistema está a 31 anos-luz de distância na direção da constelação de Hidra. A descoberta começou quando o TESS da NASA detetou a presença de um exoplaneta em trânsito,…

Uma inteligência artificial deveria ser creditada como inventora?

Richard Greenhill e Hugo Elias

Por George Dvorsky

Uma equipe de pesquisa colaborativa afirma que seu sistema artificialmente inteligente deve ser reconhecido como o legítimo inventor de dois projetos inovadores, em um desenvolvimento potencialmente disruptivo na lei de patentes.

A lei de patentes é complicada mesmo nas melhores épocas, mas um novo projeto liderado por pesquisadores da Universidade de Surrey poderia torná-la ainda mais complicada. Chamada de Artificial Inventor Project (Projeto Inventor Artificial), a iniciativa está “buscando direitos de propriedade intelectual para a produção autônoma de inteligência artificial”.

Como reporta a BBC, os pesquisadores dizem que seu sistema artificialmente inteligente chamado DABUS é o legítimo inventor de dois projetos, a saber, um complexo sistema fractal de recipientes de comida interligados a uma luz de advertência rítmica para atrair atenção extra. Para esse fim, os pesquisadores estão depositando patentes em nome da DABUS com os …

Conheça Valkyrie, o robô humanoide que ajudará o ser humano a colonizar Marte

Robôs enviados até o momento para exploração espacial, como o Curiosity, o Opportunity e o Spirit, possuem uma estrutura de rodas para se locomover, e se assemelham a carros com uma série de câmeras e sensores. Mas a NASA está prestes a iniciar uma nova era de máquinas para a exploração de Marte com a Valkyrie (ou simplesmente R5), um robô humanoide extremamente articulado, desenvolvido para andar em solos irregulares, que poderá ser usado para ajudar a agência espacial norte-americana na ambição de colonizar o Planeta Vermelho.

Apresentado pela NASA no final de 2013, o robô humanoide semi-autônomo foi construído pelo Johnson Space Center (JSC) para participar do DARPA Robotics Challenge (DRC). Seu objetivo é ser um "herói" salvador em resgates perigosos, operando em ambientes inóspitos como locais de desastres naturais ou acidentes. Com mais de 1,80cm de altura e 136 kg, ele é capaz de replicar a capacidade dos seres humanos de andar com bastante equilíbrio e movimentar br…

Novo estudo mostra que nem a Via Láctea é plana

Uma nova visão da Via Láctea: torta nas bordas - OGLE/ UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA

Por Pallab Ghosh
Correspondente de Ciência da BBC News

Nossa galáxia, a Via Láctea, é "torta" e "retorcida", e não plana como se pensava anteriormente. A conclusão é de um estudo publicado na prestigiada revista Science.

A análise das estrelas mais brilhantes da galáxia mostra que elas não estão em uma reta plana, como se costuma mostrar em textos acadêmicos e livros de ciências para o público leigo.

Astrônomos da Universidade de Varsóvia especulam que ela pode ter sido distorcida por interações passadas com galáxias próximas.

A imagem popular da Via Láctea como um disco plano baseia-se na observação de apenas 2,5 milhões de estrelas - de um total que pode chegar a 2,5 bilhões.

As representações criadas por artistas são, portanto, aproximações da forma mais verdadeira de nossa galáxia, de acordo com a pesquisadora Dorota Skowron, da Universidade de Varsóvia, na Polônia.

"A estrutu…

A polêmica sobre o vulcão no Havaí que pode ser chave para encontrar vida extraterrestre

Foi assim que o Cometa Halle-Bop foi visto do vulcão Mauna Kea, no Havaí - SCIENCE PHOTO LIBRARY

A discussão sobre um vulcão adormecido no Havaí ressurgiu nos últimos dias, colocando manifestantes pela cultura e a história do Estado americano contra a ambição de muitos cientistas e políticos.

Planos para um novo e poderoso telescópio perto do cume do vulcão Mauna Kea prometem levar centenas de empregos e impulsionar a ciência e a economia. Mas alguns havaianos nativos insistem que o local é sagrado e que não se pode fazer obras ali.

Na semana retrasada, alguns manifestantes bloquearam o acesso ao canteiro da obra do telescópio em Mauna Kea, a montanha mais alta do mundo, quando medida a partir de sua base submarina. Pelo menos 33 pessoas foram presas durantes os atos - depois, elas foram libertadas.

O governador do Havaí emitiu uma "proclamação de emergência" que aumenta poderes da polícia para romper barricadas, mas disse que queria encontrar uma solução "pacífica e s…