Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 27, 2014

Conheça seis curiosidades sobre a gravidade

Uma das poucas certezas de nossas vidas é a gravidade: não importa o que acontecer na Terra, continuaremos a ser atraídos para o centro do planeta, nos mantendo no chão. Mas a teoria de Isaac Newton traz novas descobertas que podem mostrar que nada é assim tão certo. Confira seis curiosidades do site Life Science sobre gravidade:
1 – Diferentes percepções da gravidade
A gravidade está em toda a Terra, mas a nossa percepção da gravidade pode ser alterada de acordo com as referências visuais, afirma a revista PLoS ONE, em uma pesquisa publicada em abril de 2011. As pessoas tendem a ter uma percepção maior em relação a objetos que caem quando estão sentadas na vertical do que quando deitadas de lado. Isso quer dizer que a noção de gravidade pode ser menor em determinadas condições visuais e influenciadas pela orientação do corpo. Isso pode ajudar inclusive os astronautas a lidarem melhor com a microgravidade espacial.
2 – Vida no espaço
Os astronautas aparecem também por aqui. No espaço…

Cientista inventou um sorvete que muda de cor

Manuel Linares é um físico, engenheiro eletrônico e também mestre do sorvete e inventou um sorvete que muda de cor. A fórmula — chamada Xamaleón — é um segredo que está sendo patenteado, mas o inventor afirma que ela é feita com ingredientes totalmente naturais.

As pessoas que experimentaram dizem o sorvete camaleão tem o gosto de uma mistura de frutas. Linares, que criou o sorvete como tese de mestrado, diz que o segredo da mudança de cor está na química: “Qualquer comida pode mudar de cor dependendo da temperatura e da oxidação”.



O sorvete é azul clarinho antes de ser servido. Depois, é adicionado um spray chamado “elixir do amor” que faz com que ele fique mais escuro; em seguida, ele fica roxo. Aí, enquanto você vai lambendo, ele vai mudando de cor, como você pode ver no gif.

Manuel agora está trabalhando em outros dois sorvetes estranhos que reagem à luz ultravioleta. Um deles muda do branco até o rosa-choque.

FONTE: GIZMODO.COM

Google quer descobrir como é o ser humano com saúde perfeita

O Google X é o laboratório da gigante de buscas para pesquisa e desenvolvimento. Todo projeto tem como objetivo criar um produto ou serviço – Google Glass, carros autônomos – exceto por um: o estudo Baseline reuniu informações genéticas e moleculares de 175 pessoas para entender o que forma um humano saudável.

Milhares de outros voluntários também serão analisados. O que o Google quer com isso? Provavelmente, essa é uma forma de testar dispositivos vestíveis que acompanham sua saúde – e que podem ser comercializados no futuro.

Segundo o Wall Street Journal, o grupo de Ciências da Vida do Google X está criando dispositivos portáteis que podem coletar dados – como ritmo cardíaco e níveis de oxigênio – de forma contínua. Os participantes do estudo Baseline vão usar esses dispositivos, mais aquela lente de contato que mede o nível de açúcar no sangue.

O estudo, no entanto, é mais abrangente do que você imagina. Do WSJ:

[O Baseline] incluirá genomas inteiros dos participantes, o histórico…

Folha artificial que gera oxigênio pode ajudar na exploração de outros planetas

Explorar outros planetas tem sido a grande ambição da ciência desde que o homem chegou à Lua. O problema é que os pesquisadores não desenvolveram nenhum método eficaz que facilite a adaptação dos astronautas em condições interplanetárias bastante distintas da atmosfera terrestre - especialmente a falta de oxigênio. Nem mesmo as plantas conseguem sobreviver em gravidade zero.
Mas uma ideia promissora pode mudar o rumo das viagens espaciais nas próximas décadas. Trata-se de uma folha artificial capaz de fazer fotossíntesse com base no mesmo processo realizado pelas plantas naturais, isto é, transformar gás carbônico e água em oxigênio, sem a necessidade de periféricos ou qualquer outro equipamento tecnológico. A invenção é do estudante de pós-graduação Julian Melchiorri, da universidade britânica Royal College of Art.
De acordo com o CNET, a folha biologicamente funcional foi criada por meio de um material que possui em sua composição os chamados cloroplastos, as estruturas presentes e…

FBI libera documento com evidências que fortalecem teoria sobre fuga de Hitler para a Argentina

Apesar de a historiografia oferecer fartas evidências de que Hitler e sua esposa Eva Braun cometeram suicídio em seu bunker no dia 30 de abril de 1945, em Berlim, uma lacuna nos momentos finais desta trama alimenta teorias até os dias atuais: o que teria acontecido com o corpo do casal, ou, mais exatamente, com os restos do Führer? Muitos acreditam que Hitler teria escapado à invasão soviética em Berlim e vivido o resto de sua vida em países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e até o Brasil - que também foi estadia do nazista Josef Mengele, também conhecido como Anjo da Morte.



Recentemente, a teoria de que Hitler teria fugido foi reforçada com a livro de um ex-agente secreto da KGB, a agência de inteligência soviética. De acordo com o portal World News Report, o russo Dimitri Boryslev descreve como Hitler escapou em um submarino, junto com um grupo de oficiais nazistas do alto escalão, que foram deixados em vários pontos do continente sul-americano. A versão pode estar relac…

Documento afirma que missão Apollo 11 tinha o objetivo de fazer testes nucleares na Lua

De acordo com arquivos vinculados à missão Apollo 11, o Pentágono norte-americano pretendeu utilizar a Lua como centro de espionagem espacial e polígono de testes para explosões nucleares. Nas palavras do jornalista italiano Vittorio Zucconi, “por trás do sorriso brilhante de John Kennedy, se escondia o rosto sombrio e obscuro da Lua, nosso satélite natural, que o Pentágono queria transformar em um vigilante no espaço e terra de exercícios nucleares”. A afirmação foi feita com base nos documentos abertos sobre o chamado “Project A119”, organizado pela Força Aérea dos EUA, que planejou a militarização da Lua durante a Guerra Fria.
Em 1959, o cientista italiano Leonard Reiffel, especializado em física nuclear e companheiro de trabalho de Enrico Fermi na construção da primeira usina radioativa, foi convidado a participar do “Project A119”. Na época, tanto o céu de Nevada quando o do Novo México foram sacudidos semanalmente por explosões na atmosfera. Aos 90 anos de idade, Reiffel confes…

Círculos intrigam em campo de trigo na Alemanha

Um fenômeno que sempre intrigou pessoas por todo mundo são os famosos círculos em plantações, que surgem de maneira inexplicável. Um destes casos misteriosos surgiu em um campo de trigo na Baviera, na Alemanha, em que uma formação circular que compõe um interessante desenho a partir de uma visão aérea. E foi justamente do alto que este fenômeno foi descoberto, quando um grupo de pessoas que sobrevoava a região em um balão de ar quente flagrou os círculos.
Por conta da curiosidade que a formação no campo de trigo está despertando, o local é destino de muitos turistas e vários deles defendam a teoria de que não se trata de uma obra do homem. O proprietário do terreno não tem ideia de como a formação surgiu ali, mas ele disse que não vê nada de especial nos círculos, opinião que contrasta o ponto de vista de muitos vistantes.







FONTE: DAILYMAIL

UFOS WILSON: É MUITO SIMPLES IDENTIFICAR OS VERDADEIROS, AS PLANTAS SE DEITAM SEM SE QUEBRAR, AS MESMAS AFETADAS SOFREM MUTAÇÃO CRESCENDO ATÉ 5 VEZ…

Fabricando oxigênio em Marte

Desenho do jipe Mars 2020, a ser enviado pela Nasa a Marte no fim da década

POR SALVADOR NOGUEIRA
31/07/14 15:08

O anúncio acaba de ser feito pela Nasa: o próximo jipe robótico a ser enviado a Marte pela agência espacial americana levará um instrumento para produzir oxigênio a partir do gás carbônico da atmosfera daquele planeta. Trata-se de um teste fundamental de tecnologias que serão necessárias para futuras missões tripuladas ao planeta vermelho.

Se você for pensar bem, não é nada que se aproxime de transmutação alquímica. Gás carbônico é CO2; oxigênio é O2. Transformar um no outro exige apenas retirar o carbono do caminho. As plantas fazem isso rotineiramente na Terra, consumindo CO2 e água e emitindo O2, via fotossíntese. Funciona.

A sacada do instrumento da missão Mars 2020 (que, adivinhe só, está marcada para 2020) é realizar esse processo sem o envolvimento de formas de vida, promovendo a produção de oxigênio só por meios químicos. Até havia uma proposta para levar plantas …

Sonda Cassini revela 101 geysers e mais informações sobre Lua gelada de Saturno

Esta impressão artística mostra uma secção transversal da concha de gelo imediatamente abaixo de uma das fracturas com geysers, ilustrando a estrutura física e termal e os processos em curso abaixo e à superfície.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Com o apoio de dados da missão Cassini da NASA, cientistas identificaram 101 geysers distintos em erupção na lua gelada de Saturno, Encelado. A sua análise sugere que é possível que a água líquida alcance a superfície desde o seu mar subterrâneo.

Estes resultados, juntamente com pistas sobre o que alimenta as erupções dos geysers, foram apresentados em dois artigos publicados na edição online da revista The Astronomical Journal.

Durante um período de quase sete anos, as câmaras da Cassini examinaram o terreno no pólo sul da pequena lua, uma bacia geológica única, famosa pelas suas quatro fracturas "listras de tigre" e por geysers de partículas minúsculas de gelo e vapor de água, aí avistados há quase 10 anos atrás.…

Cientistas revelam uma visão da Terra de quatro bilhões de anos atrás

Os períodos Hadeano e Eoarqueano foram o verdadeiro inferno na Terra. Durante milhões de anos, nosso planeta foi fortemente bombardeado por milhões de asteroides; oceanos existentes se desfaziam várias vezes em atmosferas de vapor; tudo até a crosta finalmente se solidificar. Estas duas novas visualizações ajudam você a compreender toda essa violência.

O vídeo abaixo é uma reconstituição “que ilustra as massas de terra, cadeias de montanhas e mares sendo moldados por eventos de impacto, alguns dos quais aqueceram porções significativas da superfície”.

Ele foi criado por Simone Marchi para uma nova pesquisa que acaba de ser publicada na revista Nature. E abaixo, você pode ver um GIF animado que mostra todos os impactos, “um novo modelo de bombardeio da Terra no éon Hadeano, que foi calibrado usando dados existentes da Lua e da Terra”.



Marchi et al descrevem suas descobertas no sumário do estudo:

Nós descobrimos que a superfície da Terra no período Hadeano foi amplamente reprocessada ​…

Estrela dupla ajuda a explicar estranhas órbitas dos exoplanetas

Por que é que tantos exoplanetas - contrariamente aos planetas do Sistema Solar - apresentam estranhas órbitas excêntricas ou inclinadas? Esta pode ser uma das razões. [Imagem: R. Hurt (NASA/JPL-Caltech/IPAC)]

Estrelas binárias

Astrônomos descobriram um par de discos protoplanetários estranhamente desalinhados.

Esses discos podem ser as sementes de novos planetas, que se formarão em torno das duas estrelas jovens do sistema binário HK Tauri.

Estas novas observações ajudam a explicar por que é que tantos exoplanetas têm estranhas órbitas excêntricas, inclinadas e até retrógradas, contrariamente aos planetas do Sistema Solar, que acompanham todos o mesmo plano.

Embora estrelas binárias possam parecer uma curiosidade, contrariamente ao nosso Sol solitário, a maioria das estrelas forma-se em pares - duas estrelas que orbitam em torno uma da outra. Ou seja, as estrelas binárias são muito comuns.

Como tudo o que os astrônomos tinham para estudar até cerca de 10 anos atrás era o nosso bem-c…

Astrônomos explicam formação de família esquisita de asteroides

A descoberta do primeiro asteroide com anéis contou com participação de 11 astrônomos brasileiros.[Imagem: Cortesia sunflowerscosmos.com]

Eufrosina

O caráter atípico da família de asteroides de Eufrosina - uma das várias situadas entre os planetas Marte e Júpiter, que durante anos intrigou os astrônomos - acaba de ser explicado pela equipe liderada por Valério Carruba, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Guaratinguetá.

A peculiaridade dessa família, composta por mais de 2,5 mil objetos, vem do fato de que - exceto pelo asteroide principal, Eufrosina, que dá nome ao grupo - ela tem poucos asteroides grandes ou médios, com diâmetros entre 8 e 12 quilômetros.

O Eufrosina concentra 99% da massa da família. Os demais objetos são muito pequenos.

Alguns asteroides do cinturão principal - entre as órbitas de Marte e Júpiter - são agrupados em famílias, cada uma das quais supostamente originada a partir de um corpo progenitor, fragmentado após colisões com outros corpos. M…

A Lua pode estar repleta de fósseis de dinossauros da Terra

A Terra é um lugar implacável. Vulcões entram em erupção, rios erodem a terra, continentes se rompem – é um pequeno milagre cada vez que uma criatura que viveu há milhões de anos é encontrada como fóssil.

A Lua, no entanto, está morta e sem vida; as pegadas dos astronautas serão preservadas para sempre na poeira lunar. Por isso, a Lua poderia guardar segredos da vida na Terra antiga.

Em um novo estudo, o professor de ciência do espaço Mark Burchell, da Universidade de Kent (Reino Unido), analisa se os fósseis da Terra poderiam ser encontrados intactos na Lua.

Já encontramos na Terra alguns pedaços de Marte e da Lua, resultantes de antigos impactos espaciais. Será que não conseguimos, então, encontrar partes da Terra na Lua? A grande questão, porém, é se os fósseis lançados poderiam sobreviver ao impacto.

Para isso, cientistas usaram um meteoroide falso e uma arma de gás comprimido. A New Scientist descreve o processo:

A equipe pulverizou uma rocha contendo [fósseis de diatomáceas, um…

Cientistas revelam os segredos do misterioso navio encontrado nas ruínas do World Trade Center

Em 2010, um antigo navio foi descoberto sob as ruínas das Torres Gêmeas, enterrado a 6,7 m de profundidade, debaixo de solo e destroços. Agora, cientistas descobriram segredos desta embarcação: ela foi construída mais ou menos na época em que os EUA declararam independência da Inglaterra em 1776. Há mais, e há também um grande mistério não resolvido.



Ao comparar os padrões dos anéis da madeira com um registro histórico, pesquisadores do Tree Ring Lab da Universidade Columbia, liderados pelo Dr. Dario Martin-Benito, descobriram que o navio foi construído em um estaleiro da Filadélfia por volta de 1773. E o mais importante: os anéis batem com amostras do Independence Hall, edifício em que foram assinadas a Declaração de Independência e a Constituição dos EUA.

O resumo do estudo diz:

Em julho de 2010, arqueólogos monitorando a escavação no local do World Trade Center (WTC), em Lower Manhattan, encontraram restos do casco de um navio. Como a data de construção e origem da madeira eram de…

Por que a Rússia estava estudando a cópula das lagartixas… no espaço?

Por um momento, a internet foi cativada pela ideia de lagartixas copulando loucamente num satélite russo perdido no espaço. A Rússia já recuperou o controle do satélite-do-amor-dos-lagartos, mas o episódio nos deu a oportunidade de considerar um tópico de interesse científico legítimo — o sexo que os lagartos fazem no espaço.

O satélite russo que havia se perdido, o Foton-M4, lançado no espaço em 18 de julho, estava cheio de experimentos biológicos: lá havia desde moscas de frutas até cogumelos. Mas como nós somos seres cheios de luxúria, as manchetes se concentraram no experimento que envolvia uma lagartixa macho e quatro fêmeas que foram para o espaço fazer a coisa no estilo lagartinho. O Controle Espacial russo perdeu o controle da navegação do satélite, mas as câmeras continuaram reportando a pornografia réptil para a Terra.

Antes de fazer qualquer piada sobre cientistas pervertidos — e digo isso como uma pessoa que já passou meses no laboratório assistindo a mosquinhas de fruta …

Barranquilhenses asseguram terem visto Ovnis durante chuva de estrelas (Colômbia)

Estas são algumas imagens inéditas das luzes vistas durante a chuva de estrelas em Barranquilla, Colômbia.

Durante a chuva de estrelas deste 29/07/14, testemunhas asseguram haver visto outras luzes estranhas similares as de um ovni.

“Era uma luz verde e vermelha que se moveu em circulo e depois de cinco minutos. saiu de novo, não foi como as estrelas que passaram, esta ia lenta, muito lenta” disse um dos cidadãos que presenciaram o particular evento.

Os que viram as luzes asseguram que nunca viram a chuva de estrelas e se observou essa luz que se encontrava ao noroeste de Barranquilla.

Alguns mais incrédulos no tema de vida em outros planetas, afirmam que o observado é produto do fenômeno natural dos meteoritos.

FONTE: http://www.rcnradio.com/

Físicos separam uma partícula de suas propriedades

"Eu já vi um gato sem sorriso, mas um sorriso sem gato..." Alice.[Imagem: Vienna University of Technology]

Gato quântico

Imagine uma bola rolando.

Agora imagine separar as duas coisas, a bola de um lado e o seu "rolamento" de outro.

Talvez seja mais fácil se lembrar do Gato que Ri, ou Gato Cheshire, o personagem de Alice no País das Maravilhas: o gato sumia, mas seu sorriso ficava.

Um sorriso sem gato, um giro sem bola - ainda que tudo pareça fantasia, agora se comprovou que isto é bem real no mundo da Física Quântica.

Físicos conseguiram pela primeira vez separar as propriedades de uma partícula da própria partícula.

O experimento mostrou que o momento magnético - também conhecido como spin, ou giro - de um nêutron pode ser medido de forma independente do próprio nêutron.

Esta é a primeira observação experimental de um novo paradoxo quântico batizado de "Paradoxo do Gato de Cheshire" - lembrando o já bem conhecido Gato de Schrodinger, que pode ficar viv…

Relatos de um comandante da aviação

Jeferson Thó é um dos mais conceituados comandantes de jatos da aviação comercial no Brasil e Exterior. Com cerca de 20 mil horas/vôo é também instrutor-checador nível Delta (o mais elevado), inspetor de aviação, ex-articulista da maior publicação aérea do gênero, AERO MAGAZINE e jornalista. Thó fala sobre sua experiência, segurança de vôo, aviação civil em geral, prevenção e causas de acidentes, mitos, avistamentos inexplicados no céu, etc. São dois programas totalizando mais de duas horas de experiência e informação.



FONTE: PROGRAMA VIDA INTELIGENTE

Ninguém sabe o que está causando estas explosões de radiação no espaço

Em 2007, astrônomos detectaram uma rajada de ondas de rádio incrivelmente forte e breve na Austrália. E agora, no lado oposto do mundo, astrônomos identificaram uma segunda explosão de proporções semelhantes. Isto quer dizer que A) a primeira não foi um acaso, e B) nós não temos absolutamente nenhuma ideia do que está causando isto.

Este segundo flash ultra-rápido de ondas de rádio foi descoberto pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, cujas antenas estavam posicionadas na esperança de descobrir estrelas de nêutrons. Em vez disso, ele capturou uma segunda ocorrência das chamadas explosões rápidas de radiação (ou, em inglês, fast radio bursts, FRBs), o que finalmente permitiu aos astrônomos excluir o ruído cósmico e reportá-las formalmente. Ao contrário dos sinais de rádio que nós detectamos normalmente, estas ondas “dão todos os sinais de terem vindo de fora de nossa galáxia, de algum ponto muito distante.”

De acordo com Laura Spitler, pós-doutoranda no Instituto Max Planck d…

Telescópio Gaia está pronto para iniciar mapeamento 3D da Via Láctea

Imagem é uma impressão artística do telescópio europeu Gaia. (Foto: AFP Photo/ESA/D. Ducros)

Expectativa é que telescópio propicie a elaboração de 'catálogo do céu'.
Objetivo é localizar um bilhão de estrelas da nossa galáxia.

O telescópio espacial europeu Gaia está pronto para iniciar sua missão científica, o mapeamento tridimensional da Via Láctea, apesar de algumas surpresas negativas.
"Gaia agora está pronto para começar sua fase científica de cinco anos, mas seu ativamento também revelou algumas anomalias inesperadas", anunciou nesta terça-feira (29) a Agência Espacial Europeia (ESA) em um comunicado.

Apesar dos contratempos, a ESA deverá estar em condições de publicar, em 2016, o primeiro "catálogo do céu".
Lançado a bordo de um foguete Soyuz, do centro espacial Kourou, na Guiana Francesa, em 19 de dezembro, Gaia está posicionado em um posto de observação privilegiado, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
Será capaz de localizar um bilhão de estrela…

Medicina impressa: os avanços que a tecnologia 3D trouxe à saúde

No Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, réplicas do rosto de pacientes feitas com impressoras 3D ajudam a planejar cirurgias de reconstituição da face (Mariana Paschoal)

Réplicas de partes do corpo, próteses e implantes produzidos por impressoras 3D sob medida ajudam o trabalho de médicos e melhoram a vida dos pacientes. Mas o melhor ainda está por vir: no futuro, essas máquinas podem imprimir órgãos humanos e acabar com a fila dos transplantes

Na década de 1980, quando a impressora 3D foi criada, seu principal uso era fabricar peças para a indústria automobilística, que se aproveitou da possibilidade de rapidamente produzir protótipos e testá-los antes de criar todas as ferramentas para a linha de produção. Desde então, armas, chocolate, canetas, brinquedos, roupas espaciais já saíram de dentro do equipamento. Nos últimos três anos, foi o setor de saúde que passou a investir na tecnologia.

Plásticos e metais estão sendo agora utilizados para criar: réplicas…

Polícia foi chamada após avistamentos de OVNIs em Toronto, Canadá

Várias pessoas testemunharam uma série de luzes estranhas no céu sobre a cidade canadense de Toronto nesta semana.

Sarah Chun, de 36 anos de idade,estava sentada em sua mesa da sala de jantar quando ela notou uma série de estranhas luzes piscando em diagonal acima da cidade.

Agarrada ao seu iPad, ela pode para filmá-los e pode observar uma outra luz branca brilhante no céu em cima.

“Estava muito alto e era redonda e brilhante”, disse ela. “No começo eu pensei que fossem estrelas ou algo assim, mas era muito brilhante. Eu não sabia o que era”.

O objeto pairou no local por cerca de 25 minutos antes de voar e desaparecer.

O avistamento de Chun foi seguido por vários outros relatos de pessoas em Toronto, que também testemunharam algo incomum no céu na mesma noite.

Os avistamentos foram tão difundidos que policiais foram chamados para investigar.

“Alguém viu algo no céu, mas nós não sabemos o que era”, disse o sargento. Barry White. “Os policiais conversaram com algumas pessoas e, aparent…

HD líquido poderá armazenar 1 TB em uma colher

Há cerca de 10 anos, um HD de 64 GB podia até ser artigo de luxo, mas hoje em dia 1 TB já está banalizado. Esta é a capacidade de armazenamento de muitos notebooks que encontramos nas lojas por preços acessíveis.
Para armazenar seus filmes e músicas, 1 TB normalmente é suficiente, ou no máximo você compra mais um HD externo também de 1 TB e fica tudo bem.
Mas, e para um datacenter gigantesco que tem que armazenar informações de centenas ou milhares de empresas? Vai chegar um ponto que o problema vai ser o tamanho físico dos HDs, e as pesquisas agora giram em torno de novas técnicas para aumentar a densidade dos dados. Mas uma pesquisa de uma equipe de cientistas americanos está indo além, trabalhando em cima de uma técnica para armazenar dados em líquidos.
Isso mesmo, um HD líquido. Teríamos então que mudar o nome, porque HD significa Hard Drive ou Armazenamento Rígido, teria que ser LD - Light Drive ou Armazenamento líquido.
Os cientistas chamam o material de matéria suave (soft mat…

SpaceX quer dominar o Sistema Solar até início do próximo século

A batalha pela conquista do espaço já deixou, há muito tempo, de ser um campo no qual apenas governos e agências relacionadas a eles exploram. A SpaceX, uma das primeiras empresas privadas de exploração espacial, há muito tempo apresenta avanços significativos nesse sentido e, agora, parece estar disposta a deixar a NASA para trás, prometendo levar o primeiro homem a Marte até 2024.
Mais do que isso, a ideia é fazer com que a viagem seja tão “fácil” quanto é, hoje, viajar para a Lua. Esse é um dos grandes focos da SpaceX, e um dos principais pontos que a diferenciam de qualquer outra agência governamental de exploração: enquanto estas têm como interesse maior a pesquisa, a empresa privada pensa de forma comercial e, claro, quer se aproveitar do extremamente lucrativo negócio do turismo espacial, que por enquanto, oferece apenas voos orbitais.
A previsão foi feita pela presidente da companhia, Gwynne Shotwell, em uma entrevista para a rádio americana Marketplace. A ideia faz parte da …

O que aconteceria com o corpo humano se entrasse em contato direto com o espaço?

Em toda história de ficção no espaço existe um grande temor: o da perfuração do casco da nave espacial. Quando não existe ar e a pressão é zero, é preciso que o corpo humano esteja envolto em alguma forma de proteção, seja um módulo estelar ou uma roupa especial de astronauta com todos os equipamentos necessários para manter os níveis de oxigênio no sangue em um padrão ótimo.
Mas, afinal, o que aconteceria, exatamente, se o corpo humano fosse diretamente submetido ao vácuo do espaço? Será que desintegraria? Ou os olhos explodiriam para fora das órbitas? Ou congelaria instantaneamente? De acordo com o Cnet, que revirou artigos e experimentos feitos com animais em câmaras a vácuo, várias reações aconteceriam com o corpo até levá-lo a óbito.
A primeira coisa a ser notada é a completa falta de ar. A consciência não iria se esvair logo no primeiro contato do corpo com o espaço sideral; levaria cerca de 15 segundos até que o corpo começasse a utilizar as reservas de oxigênio das células d…

Órbita de galáxias contradiz modelo cosmológico

Assim como as estrelas se organizam em discos galácticos, as pequenas galáxias orbitam em planos ao redor das galáxias maiores. [Imagem: NASA/ACS]

Discos orbitais

Uma análise de cerca de 380 grandes galáxias mostrou que as pequenas galáxias satélites que as rodeiam organizam-se em discos girando ao redor das galáxias líderes.

Isto contradiz o modelo cosmológico atual, que afirma que as galáxias satélites deveriam seguir órbitas aleatórias.

O Universo possui um número incalculável de galáxias - "bilhões delas", por assim dizer. Algumas são imensas, como a nossa Via Láctea, contendo centenas de bilhões de estrelas.

Mas a maioria das galáxias que podemos observar são "galáxias anãs", muito menores do que a Via Láctea, e contendo alguns poucos bilhões de estrelas.

Seguindo a Modelo Cosmológico Padrão, as galáxias-anãs deveriam se mover em todas as direções. Mas não é isso que os dados mostram.

Seguindo o líder

Os astrônomos já haviam percebido que as pequenas galáxias…

Sondas marcianas preparam-se para encontro com cometa

Este gráfico ilustra a órbita do cometa C/2013 A1 Siding Spring à medida que viaja em torno do Sol em 2014. No dia 19 de Outubro, o cometa vai passar muito perto de Marte. O núcleo vai "falhar" Marte por cerca de 132.000 quilômetros.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

A NASA está tomando medidas para proteger as suas sondas marcianas e ao mesmo tempo a conservar oportunidades para recolher dados científicos valiosos, enquanto o Cometa C/2013 A1 Siding Spring viaja em direção a uma passagem rasante por Marte no dia 19 de Outubro.

O núcleo do cometa vai passar por Marte a cerca de 132.000 quilómetros, largando material a mais ou menos 56 km/s (velocidade relativa a Marte e às sondas em órbita). A esta velocidade, até as partículas mais pequenas - com um tamanho estimado em cerca de meio milímetro - podem causar danos significativos a uma nave espacial.

A NASA opera atualmente duas sondas espaciais em Marte, com uma terceira a caminho e com chegada prevista a órbita marciana apenas um …