Pular para o conteúdo principal

Google quer descobrir como é o ser humano com saúde perfeita



O Google X é o laboratório da gigante de buscas para pesquisa e desenvolvimento. Todo projeto tem como objetivo criar um produto ou serviço – Google Glass, carros autônomos – exceto por um: o estudo Baseline reuniu informações genéticas e moleculares de 175 pessoas para entender o que forma um humano saudável.

Milhares de outros voluntários também serão analisados. O que o Google quer com isso? Provavelmente, essa é uma forma de testar dispositivos vestíveis que acompanham sua saúde – e que podem ser comercializados no futuro.

Segundo o Wall Street Journal, o grupo de Ciências da Vida do Google X está criando dispositivos portáteis que podem coletar dados – como ritmo cardíaco e níveis de oxigênio – de forma contínua. Os participantes do estudo Baseline vão usar esses dispositivos, mais aquela lente de contato que mede o nível de açúcar no sangue.

O estudo, no entanto, é mais abrangente do que você imagina. Do WSJ:

[O Baseline] incluirá genomas inteiros dos participantes, o histórico genético de seus pais, bem como informações sobre como eles metabolizam alimentos, nutrientes e medicamentos, a velocidade em que seus corações batem sob estresse, e como reações químicas mudar o comportamento de seus genes.

Tudo isso será então analisado pelos supercomputadores do Google, para encontrar padrões – ou bioindicadores – no meio de tanta informação, que podem ser usados para detectar doenças antes que elas se manifestem no corpo.


Andrew Conrad, Alberto Vitari e Marija Pavloic, do grupo de Ciências da Vida do Google X

Mas o que o Google fará com tanta informação, que seria valiosa para seguradoras de saúde, por exemplo? Sam Gambhir, chefe do departamento de radiologia na Universidade Stanford, lidera este projeto com o biólogo molecular Andrew Conrad, e diz ao WSJ que “o Google não terá carta branca para fazer o que quiser com esses dados”.

O Google só vai oferecer as informações aos pesquisadores depois de torná-las anônimas. O estudo Baseline será monitorado por conselhos que supervisionam toda pesquisa médica envolvendo humanos; e comitês das Universidades Duke e Stanford vão controlar como os dados são usados. Ou seja, provavelmente não veremos um replay do mal afamado estudo do Facebook sobre emoções.

O Google diz que este estudo é apenas uma contribuição para a ciência, já que o banco de dados estará disponível para todo pesquisador. Mas pode ser também uma forma de criar e testar novos produtos relacionados à saúde. De um jeito ou de outro, o Google saberá ainda mais sobre nós.

Vale notar que este ambicioso estudo deve demorar: Sam Gambhir diz que “este não é um projeto de software que estará pronto em um ou dois anos”.

FONTE: GIZMODO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s