Pular para o conteúdo principal

Novo livro aborda a saga da busca por vida alienígena: "Extraterretres"


Em Extraterrestres, jornalista Salvador Nogueira defende que a ciência está no limiar de responder à mãe de todas as perguntas: estamos sozinhos no cosmos?


Os últimos anos têm visto uma sequência espetacular de descobertas astronômicas, e a ciência se vê a um passo de finalmente responder a uma das mais intrigantes perguntas que a humanidade já se fez: estamos sós no Universo?

Em Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los, o jornalista Salvador Nogueira retrata os avanços históricos dessa busca, desde o salto filosófico fundamental dado por Nicolau Copérnico, ao sugerir que a Terra era apenas mais um planeta dentre outros, até as mais recentes descobertas.

Estatísticas mais recentes dão conta de que uma em cada cinco estrelas similares ao Sol na Via Láctea tem ao menos um planeta com propriedades similares às da Terra, o que implica a existência de bilhões de planetas possivelmente habitados, só na Via Láctea.

Quem seriam esses alienígenas? Simples bactérias ou sociedades inteligentes com quem poderemos eventualmente nos comunicar? Nos últimos 50 anos, astrônomos, biólogos e químicos se uniram para buscar todas essas respostas, criando um novo campo da ciência: a astrobiologia.

O esforço exige múltiplas investidas. Alguns pesquisadores concentram seus esforços na procura por sinais de formas de vida simples no passado ou no presente de Marte, nosso planeta vizinho mais hospitaleiro, ou ainda na gelada lua de Júpiter, Europa.

Outros buscam horizontes mais largos e apontam imensas antenas na direção das estrelas, na esperança de captar transmissões de rádio produzidas por outras civilizações e enviadas até nós.

FICÇÃO OU REALIDADE?

Nogueira, especialista na cobertura de temas aeroespaciais com mais de 15 anos de experiência, também não hesita em abordar os aspectos mais controversos em torno do tema.

O livro dedica espaço ao histórico de avistamentos de OVNIs (objetos voadores não-identificados) no Brasil e no exterior, além de investigar alegações feitas por teóricos da conspiração de que alguns governos teriam em seu poder informações secretas sobre alienígenas. Ele também especula sobre a possibilidade de que a Terra tenha recebido visitantes de outros mundos no passado.

E então, revelando o outro lado desta mesma moeda, o autor mostra como a ideia da existência de extraterrestres – independentemente de sua realidade física – teve e ainda tem uma forte influência na cultura popular e até mesmo na psiquê dessa curiosa espécie a habitar o terceiro planeta a contar do Sol.

“Dá para sentir no ar que estamos no limiar de revelações muito importantes”, afirma Nogueira. “Quando vemos gente no Vaticano e no Fórum Econômico de Davos discutindo a descoberta iminente de extraterrestres e o impacto dessa revelação para o futuro da humanidade, é mais do que hora de levar o assunto a sério.”

Extraterrestres
Salvador Nogueira
256 páginas
Editora Abril
R$ 34,90

FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s