Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 18, 2018

Cientistas constroem simulação de um buraco negro usando realidade virtual

Por Ares Saturno

Chegar perto de buracos negros não é uma tarefa segura, obviamente. Mas isso não significa que não nutrimos certa curiosidade em relação a este objeto espacial tão misterioso. Pesquisadores da Universidade de Radboud, na Holanda, e da Universidade Goethe, na Alemanha, criaram uma parceria para produzir uma simulação em realidade virtual de um buraco negro.

"Calculamos imagens com base em modelos recentes de observações de Sagittarius A*. Essas imagens são combinadas para gerar um filme de Realidade Virtual de 360 graus completo do ambiente ao redor do buraco negro e seu horizonte de eventos”, escreveram os pesquisadores. Sagittarius A* é o nome da região central da Via Láctea, onde acredita-se haver um buraco negro supermassivo.

O objetivo do trabalho é que a simulação permita que as pessoas experimentem a sensação de estarem próximas de um buraco negro, ao menos visualmente. Os pesquisadores querem, com o modelo em RV, esclarecer noções errôneas e ensinar às pe…

Telescópios do futuro serão gigantescos dispositivos de teletransporte quântico

Por Patrícia Gnipper

Pesquisadores de Harvard acabam de publicar um estudo indicando que uma complexa teoria de física quântica pode ser explorada com o objetivo de se criar telescópios futuristas enormes e de altíssima resolução — e os confins do universo poderão, no futuro, serem observados por meio do teletransporte quântico.

O termo "teletransporte", na verdade, pode ser substituído pelo "entrelaçamento", que seria mais correto. Mas a verdade é que o entrelaçamento funciona basicamente como um teletransporte: um par de partículas quânticas se "emaranham" entre si de maneira que tudo o que acontece com uma, também acontece com a outra, mesmo se elas estiverem fisicamente distantes.

Mas e como isso se aplica aos telescópios? Bom, com a tecnologia atual, o maior telescópio que somos capazes de construir são como o Very Large Telescope, que tem 40 metros de diâmetro e custa um bilhão de dólares. É possível criar telescópios maiores colocando espelhos men…

'Irmã gêmea' do Sol é descoberta a 184 anos-luz da Terra

Os astrônomos buscam há tempos irmãs do Sol, ou seja, estrelas que se formaram na mesma nuvem de gás e pó que a nossa

Uma equipe internacional de astrônomos detectou uma estrela tão parecida com o Sol que cientistas a estão tratando como sua irmã gêmea.

Ela tem as mesmas temperatura e luminosidade, uma composição muito parecida e quase a mesma idade da nossa estrela.

A HD 186302 existe há cerca de 4,5 bilhões de anos e está localizada a 184 anos-luz - um ano-luz é equivalente a 9,46 trilhões de quilômetros.

Estudá-la permitirá saber mais sobre a origem do Sol, algo que ainda é um mistério.

"Como não há muita informação sobre o passado do Sol, estudar estrelas irmãs pode nos ajudar a compreender em que lugar da galáxia e em que condições o Sol se formou", destacou em um comunicado Vardan Adibekyan, astrônomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, de Portugal, que liderou a pesquisa.

Berços de estrelas

Os astrônomos buscam há tempos irmãs do Sol, ou seja, estrelas …

Sodoma e Gomorra foram destruídas por meteoro, dizem arqueólogos

REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DO FIM BÍBLICO DE SODOMA E GOMORRA (FOTO: JOHN MARTIN/THE DESTRUCTION OF SODOM AND GOMORRAH/WIKIMEDIA COMMONS/PUBLIC DOMAIN)

Bíblia narra história de cidades consideradas pecadoras que foram destruídas "com fogo e enxofre caídos do céu"

Após uma década de escavações no atual território de Israel, pesquisadores sugerem que as cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra – que teriam sido destruídas por “enxofre e fogo” por Deus devido aos seus pecados – realmente existiram.

Arqueólogos afirmaram que as consequências decorrentes de uma explosão de um meteoro na atmosfera foram responsáveis por destruir a antiga civilização da área. "Estamos desenterrando o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze na região, provavelmente a própria Sodoma bíblica", descreveram especialistas no site do Tall el-Hammam Excavation Project.

Análises do Alto el-Hammam, localizado a nordeste do Mar Morto, sugerem que a área foi ocupada 2,5 mil anos antes de desmoronar, …

Astrônomos detectam água em planeta a 179 anos-luz de distância

EXOPLANETA HR 8799 C TEM ÁGUA NA ATMOSFERA E NÃO APRESENTA METANO (FOTO: W. M. KECK OBSERVATORY/ADAM MAKARENKO/C. ALVAREZ)

Pesquisa também indicou que não há metano na atmosfera do jovem exoplaneta, que é um gigante composto de gás

Cientistas doObservatório W. M. Keck, nos Estados Unidos, identificaram a presença de água e a falta de metano na atmosfera de um planeta localizado a 179 anos-luz de distância. Ele está localizado na constelação de Pegasus, em um sistema que possui a estrela principal HR 8799, e seus exoplanetas orbitantes: 'HR 8799 b', 'c', 'd' e 'e'.

A HR 8799 é uma estrela de sequência principal de 30 milhões de anos. A nova descoberta trata-se do exoplaneta HR 8799 c, observado pela primeira vez em 2008. Ele é um jovem gigante de gás com cerca de sete vezes a massa de Júpiter e orbita a sua estrela a cada 200 anos.

As observações foram realizadas pela combinação de duas tecnologias de telescópio no Keck. A primeira é a óptica adaptativ…

ITA lança satélite, base para missão lunar

Concepção artística da nave-mãe SSO-A Smallsat Express, levando 64 satélites ao espaço, dentre eles o Itasat. (Crédito: Spaceflight)

Salvador Nogueira

Um lançamento importante para o projeto brasileiro Garatéa, que ambiciona levar um satélite à Lua, acontece nos próximos dias. A bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, voa o Itasat-1, cubesat desenvolvido pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e base tecnológica para a missão lunar Garatéa-L.



O nanossatélite de baixo custo, do tamanho de uma caixa de sapato, leva diversos instrumentos desenvolvidos no Brasil, como um transponder de coleta de dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um receptor GPS criado pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) em parceria com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), além de uma câmera comercial e um transmissor para radioamadores.

O Itasat-1 não voará sozinho. Na verdade, ele é apenas um de um conglomerado de pequenos satélites — 64 ao todo, de 17 países —…

Adeus, turbinas: este avião do MIT funciona por propulsão iônica

Sem precisar de combustível, hélices ou turbinas, modelo pode servir como alternativa menos poluente – e ruidosa – para substituir aeronaves no futuro (Christine Y. He/Reprodução)

Por Guilherme Eler

Poluição e muito barulho são dois problemas que costumam vir no bagageiro de qualquer avião que se preze. Se o consumo de combustível aeronáutico, ainda mais nocivo ao ambiente, pode representar sozinho até 25% das emissões mundiais em 2050, a poluição sonora também não fica atrás: o ruído de uma turbina de avião, por exemplo, pode chegar a desagradáveis 130 decibéis (dB). Pode não parecer mas, mesmo lá do alto, tal ruído é suficiente para causar problemas – tanto para animais e plantas quanto para humanos.

Pensando em uma maneira de aposentar a barulheira de turbinas e hélices e diminuir a pegada de carbono da aviação no futuro, um grupo de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts), nos Estados Unidos, testou o uso de propulsão iônica em planadores – versões simplif…

Como a NASA planeja pousar seu novo aterrissador em Marte na próxima semana

Por Ryan F. Mandelbaum

O mais novo aterrissador marciano da NASA está programado para fazer pesquisas geológicas inovadoras no planeta vermelho. Mas, primeiro, ele precisa pousar na próxima segunda-feira (26). E pousar em Marte não é nenhum feito fácil.

Apesar de uma série de sucessos recentes da NASA, a taxa geral de sucesso dos pousos em Marte é de cerca de 40%. O lander InSight enfrentará mais uma vez as perigosas atmosfera e superfície marcianas em sua missão de estudar o solo sob a superfície do planeta e, com sorte, detectar “Marsquakes“.

“Toda vez que você está tentando pousar em outro planeta, é muito empolgante”, disse Tom Hoffman, gerente de projetos da InSight na NASA, em entrevista ao Gizmodo. “Para o InSight, isso não é diferente. Há tantos desafios diferentes que temos que superar para aterrissar com sucesso.”

O lander InSight foi lançado em maio, a partir da costa oeste dos Estados Unidos, e está programado para pousar na segunda-feira às 18h, horário de Brasília. Ele …

A verdade sobre o nióbio

Um tesouro gigantesco, capaz de transformar o Brasil em país de primeiro mundo? Um grande mal-entendido, envolto em mitos e exageros? Ou as duas coisas? Saiba o que é real, e o que é ficção, sobre o metal mais polêmico da atualidade. (Tomás Arthuzzi/Thales Molina/Superinteressante)

Por Tiago Cordeiro e Bruno Garattoni

Parece mágica. Você joga um punhadinho de nióbio, apenas 100 gramas, no meio de uma tonelada de aço – e a liga se torna muito mais forte e maleável. Carros, pontes, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais… praticamente tudo o que é eletrônico, ou leva aço, fica melhor com um pouco de nióbio. Os foguetes da empresa americana SpaceX, os mais avançados do mundo, levam nióbio. O LHC, maior acelerador de partículas do planeta, e o D-Wave, primeiro computador quântico, também. Todo mundo quer nióbio – e quase todas as reservas mundiais desse metal, 98,2%, estão no Brasil. Nós temos o equivalen…

Sol artificial construído na China bate 100 milhões de graus Celsius

A máquina que produz energia por fusão nuclear – o mesmo processo que acontece no núcleo de uma estrela – bateu novo recorde

Por Bruno Vaiano

O Sol é uma bola de hidrogênio 333 mil vezes mais pesada que a Terra. E a Terra pesa 5940000000000000000000000 kg. Ou seja: o Sol é um troço pesado. Muito pesado. Na verdade, ele só se formou porque era pesado.

O hidrogênio que hoje compõe nossa estrela estava distribuído originalmente em uma nuvem impensavelmente grande e bastante pacífica, que flutuava no espaço aberto, longe de quaisquer outras estrelas. Essa nuvem, após uma pequena perturbação, entrou em colapso atraída pela própria gravidade.

Para um terráqueo, é difícil entender a ideia de colapsar ou cair no vácuo. Quando você cai, você cai em direção ao chão, e é interrompido que encosta nele. Já quando um gás cai no Universo, ele não cai em direção a nada.Não há nada que possa interromper sua trajetória. Ela desaba em cima de si mesmo, e começa a se concentrar em um lugar só. Esse luga…

Na cama com os romanos: como o sexo mudou a história da Roma antiga

O sexo teve papel fundamental em momentos cruciais da história da Roma antiga

Paul Chrystal *
BBC History Extra

O sexo teve uma importância política e histórica extraordinária na Roma antiga desde a sua fundação em 753 a.C., segundo o historiador romado Tito Livio Patavino, lembrado como Livio.

Desde o princípio, o sexo esteve vinculado a alguns dos principais acontecimentos romanos. A violência sexual contra mulheres sabinas, no ano de 740 a.C. foi uma estratégia cuidadosamente executada na construção nacional. Para repor a "escassa" população de mulheres férteis, os romanos raptaram as esposas e filhas dos povos sabinos, num episódio que ficou conhecido como o Rapto das Sabinas.

Pouco depois, o sexo teve papel importante no fim da monarquia e na fundação da república e, depois, na restauração dessa república tão fundamental para a democracia romana.

Lucrécia e Virgínia
O suicídio da virtuosa Lucrécia em 510 a.C., após ser estuprada por Sexto Tarquínio, significaria o fim …

Dinossauro de pescoço longo mais antigo do mundo é descoberto no RS, diz estudo

Fósseis foram escavados de rochas triássicas, com 225 milhões de anos. — Foto: CAPPAUFSM/Divulgação

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e da Universidade de São Paulo (USP) descobriram uma nova espécie de dinossauro em Agudo, no interior do estado gaúcho. Segundo o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, do Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da UFSM, além de estarem associados e bem preservados, os materiais representam a primeira ocorrência de esqueletos completos de dinossauros no Brasil.

O animal, que recebeu o nome de Macrocollum itaquii, foi descrito a partir de três esqueletos fossilizados escavados em rochas triássicas, com 225 milhões de anos. Os esqueletos foram coletados no início de 2013 e o estudo foi publicado recentemente na revista acadêmica britânica Biology Letters.

Participaram da pesquisa o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, o professor Max Cardoso Langer, da Universidade de São Paulo, e o professor Sérgio Dias da Silv…

Correntes trans-galácticas alimentam a galáxia mais luminosa do Universo

Ilustração de W2246-0526, a galáxia mais luminosa conhecida, e de três galáxias companheiras.
Crédito: NRAO/AUI/NSF, S. Dagnello

De acordo com observações do ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), publicadas na revista Science, a galáxia mais luminosa do Universo foi apanhada no ato de despir quase metade da massa, não de uma, não de duas, mas de pelo menos três das suas galáxias vizinhas mais próximas. A luz desta galáxia, conhecida como W2246-0526, demorou 12,4 bilhões de anos para chegar até nós, de modo que a vemos como era quando o nosso Universo tinha apenas um-décimo da sua idade atual.

As novas observações com o ALMA revelam correntes distintas de material sendo puxado de três galáxias mais pequenas e fluindo para a galáxia mais massiva, que foi descoberta em 2015 pelo WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) da NASA. Não é de forma alguma a maior galáxia que conhecemos, mas não tem rival no que toca ao seu brilho, emitindo o equivalente em luz infravermelha a…

Imagem de encontro de aglomerados de galáxias feita pela NASA parece a Enterprise de Star Trek

Por Tom McKay

A atual compreensão que a humanidade tem da física pode sugerir que viagens mais rápidas que a luz são impossíveis. Mesmo assim, os pesquisadores aqui na Terra ainda podem observar coisas que acontecem em lugares muito longe para realmente visitar. O que se vê nesses casos é apenas um vislumbre o que aconteceu no passado distante. Um desses eventos cuja luz só está chegando agora por aqui é uma colisão galáctica em um ponto do Universo onde nenhum homem jamais esteve — e que, pelo menos do nosso ponto de vista planetário, parece muito com uma nave.

A NASA divulgou a imagem composta acima do aglomerado de galáxias Abell 1033, que fica a cerca de 1,62 bilhão de anos-luz de distância, mostrando fragmentos de gás que parecem estar arranjados na forma do USS Enterprise de Star Trek. A NASA escreveu que a imagem foi capturada pelo Chandra X-ray Observatory, um telescópio de raios X que detecta gases superaquecidos, e pelo Low-Frequency Array, que detecta emissões de rádio.



A …

Estudo afirma que mudanças climáticas extinguiram antiga civilização

MOENJODARO É UMA CIDADE DOS ANCESTRAIS RESIDENTES DO VALE DO INDO, CONSTRUÍDA HÁ CERCA DE 2600 ANOS A.C E QUE FOI ABANDONADA EM 1900 A.C.. (FOTO: REPRODUÇÃO SURONIN / WOODS HOLE OCEANOGRAPHIC)

Falta de chuvas foi o principal fator responsável pela extinção dos Harappas, que viviam no atual território do Paquistão há quase 4 mil anos

Há cerca de 4 mil anos, uma próspera civilização no vale do rio Indo, o rio mais longo e importante do Paquistão, com construções altamente sofisticadas para a época, abandonou as suas cidades, sem nenhuma razão aparente, deixando seus prédios vazios entrarem em decadência. A partir do ano 1800 a.C., eles se mudaram de suas cidades com comodidades modernas, como sistemas avançados de esgoto, para aldeias menores e mais simples ao redor da cordilheira do Himalaia.

A cultura Harappa tinha uma economia local em expansão e um comércio intercultural que se extendia por quilômetros. Mas a razão pela sorrateira mudança de território foram as condições climáticas…

Arte erótica pintada em quarto é encontrada nas ruínas de Pompeia

DETALHE DA PINTURA DO AFRESCO ERÓTICO ENCONTRADO EM POMPEIA (FOTO: DIVULGAÇÃO/ CESARE ABBATE/ POMPEII SITES)

Arqueólogos descobriram afresco que retrata relações sexuais da rainha de Esparta com o deus Zeus (que estava "disfarçado" como um cisne)

Destruída após a erupção do Monte Vesúvio, no ano 79, a cidade de Pompeia ainda reserva descobertas aos arqueólogos: durante as escavações de uma casa que fora coberta pelas camadas de cinzas expelidas pelo vulcão, os pesquisadores encontraram uma pintura erótica que estava na parede de um dos quartos da habitação. O afresco retrata uma cena mítica que causa estranhamento aos olhares contemporâneos: Leda, a rainha de Esparta, está seminua e é acariciada por um cisne (que, na realidade, seria o deus Zeus "disfarçado" para realizar suas corriqueiras aventuras sexuais).

De acordo com os arqueólogos que trabalham com a redescoberta de relíquias do Império Romano, tal pintura não era incomum de ser retratada nas casas de abast…

Relatos de óvnis e seres estranhos na cidade de Passa Tempo (MG)

A cidade de Passa Tempo, localizada no oeste mineiro, possuí inúmeros casos de aparições de óvnis e seus tripulantes. Não são poucos os relatos antigos e atuais, onde moradores da zona rural contam suas incríveis experiências vivenciadas com este fenômeno. Estes casos são investigados por Ufólogos como Antonio Faleiro que é morador da cidade. O programa "Crônicas da Cidade" da filiada da rede Globo, EPTV MG, mostra alguns destes casos.



Abaixo matéria do ano de 2013 sobre a presença deste fenômeno em Passa Tempo (MG):



Conversa com Antonio Faleiro, o Niginho de Passa Tempo/MG sobre suas pesquisas ufológicas e as aparições de discos voadores na região de Passa Tempo:



FONTE: Marco Antonio dos Santos Pesquisa Ufológica - Heraldo Jacques - Colibri Filmes

Biomimetismo extremo: Ouvido animal inspira olho artificial

O túnel auditivo da lagartixa que estiver mais próximo da fonte de som capta mais energia. A mesma técnica foi usada para identificar a origem da luz. [Imagem: Soongyu Yi et al. - 10.1038/s41565-018-0278-9]

Olho baseado em ouvido

O biomimetismo tem sido importante em vários campos da engenharia há algum tempo, mas agora essa técnica de criar objetos e materiais inspirados na natureza foi levada ao extremo.

O ouvido de um animal foi usado como inspiração para otimizar um "olho artificial".

Estruturando nanofios de uma maneira que imita os ouvidos das lagartixas, Soongyu Yi e seus colegas das universidades de Wisconsin-Madison e Stanford, nos EUA, descobriram uma maneira de detectar o ângulo de incidência da luz.

Essa tecnologia terá aplicações em visão robótica, fotografia e em realidade aumentada.

As lagartixas e muitos outros animais têm cabeças muito pequenas para triangular a localização dos ruídos da maneira que fazemos, com nossas orelhas bem espaçadas. Em vez disso, e…

Cientistas transformam excrementos humanos em biocombustível renovável

Segundo pesquisadores, solução resolveria problemas como falta de saneamento básico e energia (FOTO: FLICKR / SARAHC1973)

Um grupo de cientistas da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Israel, desenvolveu um método para converter excrementos humanos em um tipo de biocombustível renovável. De acordo com eles, a solução poderia ser utilizada para resolver problemas como falta de saneamento básico e energia.

Em estudo publicado no periódico científico Journal of Cleaner Production, os pesquisadores explicam que processo se chama "carbonização hidrotermal" e consiste no aquecimento dos dejetos em três temperaturas diferentes (180ºC, 210ºC e 240ºC) por períodos de 30, 60 e 120 minutos.

O calor esteriliza os excrementos humanos e os converte em uma substância sólida rica em carbono chamada hidrochar, que é segura e pode ter diferentes aplicações, desde aquecimento até fertilizante rico em nutrientes.

"Os excrementos humanos são considerados perigosos por seu potencial de t…

Arqueólogos acreditam ter encontrado a "Atlântida espanhola"

GRUPO POR TRÁS DE DOCUMENTÁRIO AFIRMA TER ENCONTRADO LOCALIZAÇÃO DE ATLÂNTIDA, MAS NÃO DÁ DETALHES (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Equipe por trás de novo documentário afirma ter descoberto localização e resquícios de tal civilização

O grupo de pesquisa por trás da empresa Merlin Burrows, na Inglaterra, afirma ter encontrado a "Atlântida" da Espanha. Com a ajuda de satélite e drones, eles descobriram evidências de formas circulares e ruínas nos entorno do Parque Nacional Doñana.

A descoberta é relatada no documentário Atlantica, cuja estreia está prevista para ainda este ano. "A humanidade sempre esteve em busca do império perdido de Atlântida", afirma o trailer da obra. "Não só encontramos provas de que a cidade existiu, encontramos a própria Atlântida."

A humanidade de fato sempre esteve em busca do possível império de Atlântida, mesmo ele tendo começado com uma alegoria de Platão. Em dois de seus trabalhos, Timeu e Crítias, o filósofo grego descreve uma ci…

SETI óptico vai procurar sinais de luz de ETs

A expectativa é que, em meio a tanta luz que nos chega do céu, algumas sejam piscadelas de extraterrestres. [Imagem: UCSB]

Das ondas de rádio às ondas de luz

Durante o último meio século, a transmissão dominante da Terra assumiu a forma de sinais de rádio, TV e radar.

Por isso, os interessados em encontrar sinais de vida alienígena, como os cientistas do SETI (Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre), têm usado poderosos radiotelescópios para procurar sinais similares emitidos por outras civilizações.

Agora, graças ao progresso exponencialmente acelerado da tecnologia fotônica, os comprimentos de onda ópticos e infravermelhos estão oferecendo a oportunidade para a criação de um "SETI óptico", uma busca de sinais de luz que indiquem a presença de inteligência extraterrestre. A grande vantagem é que os sinais ópticos permitem uma detecção de alcance muito maior.

Este é justamente o objetivo do Trillion Planet Survey - Rastreio de um Trilhão de Planetas, em traduç…