Pular para o conteúdo principal

ITA lança satélite, base para missão lunar


Concepção artística da nave-mãe SSO-A Smallsat Express, levando 64 satélites ao espaço, dentre eles o Itasat. (Crédito: Spaceflight)

Salvador Nogueira

Um lançamento importante para o projeto brasileiro Garatéa, que ambiciona levar um satélite à Lua, acontece nos próximos dias. A bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, voa o Itasat-1, cubesat desenvolvido pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e base tecnológica para a missão lunar Garatéa-L.



O nanossatélite de baixo custo, do tamanho de uma caixa de sapato, leva diversos instrumentos desenvolvidos no Brasil, como um transponder de coleta de dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um receptor GPS criado pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) em parceria com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), além de uma câmera comercial e um transmissor para radioamadores.

O Itasat-1 não voará sozinho. Na verdade, ele é apenas um de um conglomerado de pequenos satélites — 64 ao todo, de 17 países — que serão levados a uma órbita heliossíncrona de 600 km de altitude ao redor da Terra. Trata-se de uma órbita quase polar que mantém o satélite o tempo todo exposto ao Sol.

A nave-mãe da missão, denominada SSO-A Smallsat Express, foi desenvolvida pela empresa americana Spaceflight e exemplifica como a exploração espacial cada vez mais se mostra ao alcance de todos. Três em cada quatro satélites embarcados são de origem privada, não governamental, e entre os participantes do lançamento há desde a poderosa Nasa até um grupo de estudantes de ensino médio!

E o Itasat não é a única carga útil da missão com um dedinho brasileiro. Um dos satélites mais interessantes a voar é o Eu:CROPIS, desenvolvido pela DLR, a agência espacial alemã. Ele vai plantar tomates em órbita, num ambiente de microgravidade. Mas não é só isso. Por meio de rotação, ele vai gerar uma módica quantidade de gravidade artificial a bordo e aí testar também como crescem os tomates sob uma força gravitacional equivalente à da Lua (16% da terrestre) e à de Marte (38% da terrestre).

Embarcado nesse mesmo satélite está um experimento do Centro Ames de Pesquisa, da Nasa. É o PowerCell, que testará a sobrevivência e a saúde de um miniecossistema baseado em resíduos de cianobactérias e uma cultura da bactéria Bacillus subtilis. O experimento, que tem por objetivo desenvolver aplicações úteis para a futura colonização de outros corpos celestes, conta com a participação de Ivan Gláucio Paulino Lima, biólogo brasileiro ligado ao Ames.

Originalmente agendada para esta segunda-feira (19), a decolagem do Falcon 9 deve acontecer nos próximos dias na Base Vandenberg da Força Aérea americana, na Califórnia.

Esta coluna é publicada às segundas-feiras, na Folha Corrida.

FONTE: mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s