Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 28, 2014

Um curioso caso: Criaturas estranhas assustam motoristas na região de Pitangui MG

Visão que o Gerran teve da rodovia no momento que observou a criatura.

Por Ufovia:

Há cerca de dois anos atrás o retorno para casa do universitário Gerran Freitas, morador de Conceição do Pará, transcorria normalmente até que, por volta das 03:00, após passar pela ponte sobre o rio Pará, ele se deparou com o que presumia ser um cavalo no meio da pista. Era alguma coisa de cor fosca, muito fina e alta. Ao acionar o farol alto o mesmo pareceu não ter efeito sobre o que caminhava a sua frente de forma lenta e com passadas largas bem macias, como se estivesse “pisando em ovos”, nas palavras de Gerran. Ele seguiu a criatura até ela passar pela iluminação do trevo de acesso a Conceição e começar a desaparecer na parte escura da rodovia. Ele parou o veículo e colocando a cabeça para fora da janela já não conseguiu ver direito, desceu do carro e só viu um vulto desaparecer na escuridão. O jovem disse ter certeza absoluta de não se tratar de uma pessoa humana já que apresentava pernas e braço…

Especial Telescópios: Telescópio Espacial Gigante

Concepção artística da construção do telescópio Atlast no espaço - o espelho segmentado teria 20 metros de diâmetro.[Imagem: NASA/STScI]

Telescópio Espacial de Tecnologias Avançadas

Enquanto outros pesquisadores pensam em telescópios formados por poeira inteligente, em óptica quântica ou em telescópios sólidos, o professor Martin Barstow, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, acredita que é tudo uma questão de usar a velha e boa tecnologia óptica para construir telescópios maiores.

O Telescópio Espacial Hubble tem encantado os astrônomos e o público há quase 25 anos. Mas o sucessor do Hubble, o telescópio espacial James Webb, que deverá ser lançado em 2018, terá um tempo de vida bem mais curto.

Por isso, o professor Barstow está conclamando os governos e as agências espaciais de todo o mundo para apoiar a construção de um telescópio espacial ainda maior, conhecido como ATLAST - Telescópio Espacial de Grande Abertura com Tecnologias Avançadas, na sigla em inglês.

O Atlast, que…

Cristal mais complexo do mundo

Esta é simulação computadorizada do quasicristal icosaédrico, um cristal com 20 faces com aplicações promissoras em fotônica. [Imagem: Michael Engel]

Simetria icosaédrica

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, conseguiram calcular a mais complexa estrutura de um cristal já feita até hoje.

A simulação chegou a um quasicristal icosaédrico - um cristal com 20 faces.

Apesar de o cristal parecer belo e homogêneo, na verdade suas estruturas elementares nunca se repetem.

Ainda assim, o cristal é simétrico quando rotacionado, uma propriedade chamada simetria icosaédrica, frequentemente encontrada em escalas muito pequenas, como na carapaça de vírus ou nas moléculas de fulerenos C60.

"Um quasicristal icosaédrico é uma maneira que a natureza tem de alcançar a simetria icosaédrica. Isto somente é possível abrindo mão da periodicidade, ou seja, da ordem pela repetição. O resultado é uma estrutura muito complicada," disse Michael Engel, membro da equipe.

Aplicaçõ…

Veículo da NASA em Marte vai receber cirurgia no cérebro a milhões de quilômetros de distância

O veículo Opportunity surpreendeu todos ao explorar o planeta vermelho mais de uma década após o fim previsto de sua missão. Depois de tanto tempo, ele está mostrando sinais da idade – mas a NASA tem um plano para fazê-lo durar ainda mais.

O Oppy – nome pelo qual a NASA chama seu rover no Twitter – chegou em Marte há 11 anos, em janeiro de 2004. Ele deveria funcionar apenas por alguns meses: 90 dias marcianos, ou cerca de 92 dias terrestres. Mas o Oppy continuou explorando o planeta muito depois de sua vida útil prevista.

Bem, uma hora até os robôs de metal sucumbem ao tempo. Em agosto, a NASA informou que o Oppy estava sofrendo de “amnésia”. A memória flash do rover (256 MB) começou a se desgastar depois de tanto uso, então o rover passou a ignorá-la, salvando seus dados na RAM, que não retém informações se o sistema for desligado.

Isso significa que o Oppy está salvando dados, desligando à noite, e acordando sem qualquer memória das tarefas que ele completou. Durante o Natal, o Opp…

Sonda Dawn começa aproximação ao planeta anão Ceres

Impressão de artista que mostra a sonda Dawn da NASA a chegar ao planeta anão Ceres.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

A sonda Dawn da NASA entrou na fase de aproximação durante a qual continuará a dirigir-se para Ceres, um planeta anão nunca antes visitado por uma nave interplanetária. A Dawn foi lançada em 2007 e está programada para entrar em órbita de Ceres em março de 2015.

A Dawn emergiu recentemente de conjunção solar, quando a sonda está no lado oposto do Sol, limitando a comunicação com antenas na Terra. Agora que a Dawn pode novamente comunicar de forma confiável com a Terra, os controladores da missão programaram as manobras necessárias para a próxima fase do encontro, a que chamaram de fase de aproximação a Ceres. A Dawn está atualmente a 640.000 quilômetros de Ceres, viajando a mais ou menos 725 km/h.

A chegada da Dawn a Ceres marcará a primeira vez que uma sonda orbita dois alvos do Sistema Solar. Anteriormente, visitou o protoplaneta Vesta durante 14 meses, entre 2011 e 2012, …

Fragmentação de asteroides pequenos é diferente do que se pensava

Esta imagem, capturada pela missão NEAR (Near Earth Asteroid Rendezvous) da NASA em 2000, mostra o asteroide Eros, que tem uma órbita que o aproxima relativamente perto da Terra. Um novo artigo científico argumenta que a maior causa da fragmentação de asteroides pequenos, com aproximadamente 100 metros de diâmetro, não são as colisões com outros asteroides, mas a rápida rotação induzida por radiação.
Crédito: NASA/JHUAPL

Conhecem-se centenas de milhares de asteroides que orbitam o nosso Sol a distâncias que variam entre perto da Terra e para lá de Saturno. A coleção mais conhecida de asteroides, a "cintura principal", contém alguns dos maiores e mais brilhantes e encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Os astrônomos pensam que os asteroides, tal como os planetas, formaram-se no início do Sistema Solar a partir da aglomeração gradual de partículas mais pequenas mas que, no caso dos asteroides, o seu crescimento foi interrompido por colisões mútuas que os fragment…

Testemunha do estado americano do Colorado vê UFO apenas no visor da câmera

Uma testemunha da localidade de Fairplay, Colorado, relatou ter visto um ufo na típica forma de Saturno em sua tela da câmera fotográfica, que não podia ser visto a olho nu, segundo o testemunho que esta catalogado com o número 62246 da Mutual UFO Network ( MUFON testemunha relatórios de banco de dados).
O evento ocorreu aproximadamente ás 13:30 em 14 de dezembro de 2014, a testemunha e sua noiva estavam dirigindo ao longo da estrada 285.
"A região é muito bonita, então ela decidiu tirar algumas fotos", afirmou a testemunha no relatório. "Ela percebeu um objeto na tela e começou a tentar encontrá-lo sem usar o telefone e foi perguntando se eu podia ver, mas não conseguia ver nada. Ela percebeu que só poderia vê-lo através da tela da câmera do telefone."
A mulher então bateu duas fotos muito rapidamente: Imagem 1 e Imagem 2 .





"Nenhum de nós nunca viu nada a olho nu, mas nas fotos ele aparece como se estivesse voando muito rápido. Nós estávamos indo a cerca de …

Objeto não identificado observado sobre a cidade de Campinas SP

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO CASO

INTEGRANTE DO GRUPO DE UFOLOGIA GPU VIU OVNI EM CAMPINAS EM 27/12/2014

No dia 27 de dezembro de 2014, às 16h43, um integrante do Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU), avistou um Ovni cruzando os céus da região central de Campinas, SP. O objeto tinha a forma de um charuto, possuía dimensões maiores que as de um avião de passageiros, e destacava-se no céu como um corpo de coloração branca. Não emitia sons, não brilhava, não deixava rastros, e deslocava-se retilínea e rapidamente no sentido norte-sul a uma altura aproximada de 1000m. Importante destacar que o céu estava limpo, pelo menos na parte do firmamento em que se deu a aparição. Pela rapidez da ocorrência – cerca de 10 segundos – não foi possível observar maiores detalhes do objeto. Apesar de não se aparentar com nada conhecido, o fenômeno foi registrado nos arquivos do GPU como um objeto voador não identificado.
EQUIPE GPU

FONTE: http://gpu-eco.blogspot.com.br/

Especial Telescópios: Telescópio de Poeira Inteligente

O telescópio poderia ser formado por uma ou por várias nuvens de poeira inteligente trabalhando de forma coordenada.[Imagem: Marco Quadrelli/NASA JPL]

Lentes flutuantes no espaço

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão estudando a ideia de um novo tipo de telescópio espacial com uma abertura feita de enxames de partículas liberadas no espaço por uma lata de spray e controladas por um laser.

Essas lentes flutuantes seriam maiores, mais baratas e mais leves do que os sistemas convencionais usados nos telescópios espaciais, como o Hubble e o James Webb.

A NASA está financiando a segunda fase deste projeto, chamado "Arco-íris em Órbita", através do seu Programa de Conceito Inovadores Avançados.

A ideia é combinar a óptica espacial e a "poeira inteligente", também conhecida como "sistema robótico autônomo". A poeira inteligente é feita de um fotopolímero ou de um plástico sensível à luz, com um rev…

Feliz 2015 a todos!

Ele acreditava que se você tivesse um pouco de fé
você poderia parar a chuva
e ele acreditava que se você tem um pouco de amor
seria aliviar a dor
mas ele ainda está sofrendo

Procurando o rosto de Jesus
Olhando para a luz que precisamos
Procurando o rosto de Jesus
pintado no sangue nós sangramos

Ao lado de um gigante piscina
com um livro místico
Sair com os caras e fazendo papel de bobo
gordura como o rei Farouk
mas olhe que ele está sofrendo

Procurando o rosto de Jesus
centro de Memphis, Tennessee
Procurando o rosto de Jesus
A ciência é um mistério

Ah, e às vezes há um barbear mais rente
Eles vêm, eles vão
Mantém as flores frescas no túmulo de sua mãe
e fala para ela como se

Procurando o rosto de Jesus
Olhando para a luz que precisamos
Procurando o rosto de Jesus
pintado no sangue nós sangramos

Procurando o rosto de Jesus
centro de Memphis, Tennessee
Procurando o rosto de Jesus
A ciência é um mistério

WILSON ROBERTO


Achado do telescópio Kepler aumenta prognósticos de inteligência extraterrestre

O telescópio Kepler continua produzindo ciência e agora aponta que civilizações alienígenas podem ter evoluído desde muito tempo atrás

Sistema de cinco planetas, mais antigo que o nosso, comprova que mundos rochosos como a Terra podem ter se formado muito cedo na história da galáxia

As informações obtidas pelo prolífico telescópio Kepler da NASA continuam a produzir importantes descobertas. Foi enviado para o The Astrophysical Journal um artigo, produzido por uma equipe da Universidade de Birmingham no Reino Unido, detalhando a descoberta de cinco mundos do tipo terrestre no sistema da estrela laranja-amarelada KOI-3158, situada a 117 anos-luz na Constelação de Lyra.

KOI-3158 é pobre em metais e os astrônomos apontam sua idade como sendo de 11,2 bilhões de anos. O achado comprova que planetas pequenos e rochosos, semelhantes à Terra, podem ter se formado há muito tempo, comprovando que mundos adequados à vida como conhecemos surgiram muito antes de nosso próprio Sistema Solar. Por co…

Especial Telescópios: Telescópio Quântico

À esquerda, uma galáxia espiral distante vista por um telescópio clássico. As duas simulações mostram as melhorias obtidas com o uso do telescópio quântico - à direita são usados 36 fótons clonados.[Imagem: Aglae Kellerer]

Telescópio miniaturizado

É pelo desejo de aumentar constantemente a resolução que os telescópios têm ficado cada vez maiores - lembre-se do Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT) e do Telescópio Gigante de Magalhães.

Quando um fóton entra pela abertura de um telescópio, a incerteza na sua posição é reduzida ao raio dessa abertura.

Além disso, de acordo com o princípio da incerteza de Heisenberg, há uma incerteza correspondente no seu momento, que define a direção inicial do fóton.

Como a incerteza na posição aumenta com a ampliação da abertura, a incerteza no seu momento cai - permitindo que a direção do fóton seja determinada com maior precisão.

Em outras palavras, telescópios com aberturas maiores têm um menor "limite de difração".

Aglaé Kellere…

A nova vizinha da Via Láctea

Uma imagem negativa de KKs 3, obtida pelo instrumento ACS do Hubble. O núcleo da galáxia é a mancha escura escura da direita, no topo central da imagem. As suas estrelas estão espalhadas por uma grande secção em seu redor (a mancha da esquerda é um enxame globular mais próximo, não associado com a Via Láctea, mas com KKs 3).
Crédito: D. Makarov

A Via Láctea, a galáxia onde vivemos, faz parte de um enxame de mais de 50 galáxias chamado "Grupo Local", uma coleção que inclui a famosa Galáxia de Andrômeda e muitos outros objetos bem mais pequenos. Agora, uma equipa russo-americana encontrou uma galáxia anã, pequena e isolada, a quase 7 milhões de anos-luz de distância. Os seus resultados aparecem na "Monthly Notices of the Royal Astronomical Society".

A equipa, liderada pelo professor Igor Karachentsev do Observatório Astrofísico Espacial em Karachai-Cherkessia, Rússia, encontrou a galáxia nova, chamada KKs 3, graças ao instrumento ACS (Advanced Câmera for Surveys) do…

Uma resposta esperta para o Paradoxo de Fermi e a vida extraterrestre: seja paciente

O Paradoxo de Fermi é uma pergunta que fascina cientistas e pessoas em geral: teoricamente, há inúmeros planetas habitáveis no universo, já que existem bilhões de estrelas em bilhões de galáxias. Mas a humanidade ainda não fez contato com qualquer forma de vida inteligente. Por quê? Bill Nye decidiu abordar a questão em um vídeo curto no YouTube.

>>> O Paradoxo de Fermi: onde é que estão as outras Terras?

Bill Nye é um cientista e educador científico, famoso nos EUA por apresentar Eureka (Bill Nye the Science Guy), um programa de TV na mesma veia de O Mundo de Beakman. Ele foi exibido pela Rede Globo nos anos 90.

Para Nye, a resposta ao Paradoxo de Fermi é simples: seja paciente. Ele acredita que uma das maiores barreiras para fazer contato com vida alienígena é o tempo.

A resposta, eu acho, não é tão complicada. Nós só estamos buscando outras civilizações há uns 50-70 anos, dependendo de como você contar. Você tem que reconhecer que as civilizações teriam que surgir e se co…

Especial Telescópios: Telescópio Sólido

Todo o telescópio consiste em uma única lente com revestimentos especiais nos dois lados.[Imagem: Alberto Riva]

Especial Telescópios

Se o ano de 2013 foi pródigo no lançamento de ideias para novas tecnologias de microscópios, este ano foi marcado por igual ímpeto no campo dos telescópios.

Neste especial, o Site Inovação Tecnológica publicará uma série de reportagens com as ideias mais promissoras para novos telescópios.

Assim como os astrônomos querem sempre olhar mais longe, estas ideias estão focadas mais distante no tempo, no futuro, algumas delas dependendo de tecnologias ainda por serem desenvolvidas.

Telescópio Sólido

O telescópio sólido proposto por Alberto Riva, do Observatório Astrofísico de Turim, na Itália, é bem prático e já existe em escala de protótipo.

Ele usa múltiplas reflexões entre as duas superfícies de uma única lente, devidamente polidas e revestidas.

A ideia dos telescópios sólidos foi originalmente proposta em 1936 e a primeira tentativa de implementação foi f…

Descrição de possível avistamento de UFO na antiga China

Avistamentos de UFOs ocorrem desde tempos remotos e as testemunhas os descrevem de acordo com a bagagem cultural da época

Acadêmico chinês descobriu e traduziu passagens de um livro que contém a descrição de fenômenos estranhos, possivelmente de natureza ufológica

Shen Kuo era um astrônomo reputado bem como um matemático, geólogo, zoólogo, diplomata, engenheiro, inventor, músico, ministro das Finanças e muito mais. Ele viveu sob a dinastia Song na China (960-1127). Entre suas realizações estão descrições exatas de fatos científicos, como por exemplo o funcionamento de uma bússola magnética, também identificou e analisou fósseis, argumentou contra a teoria de que as marés estão ligadas ao Sol e identificou sua correlação com os ciclos da Lua, além de ter teorizado que tais astros são esféricos, em vez de planos, como se pensava à época.

O professor Zhang Longqiao, do Departamento chinês do Colégio de Ensinos de Pequim, descobriu nos anos 1970 uma passagem no livro de Shen Mengxi bitan…

Paredes têm ouvidos; e podem contar o que ouviram

Como as vibrações detectadas na superfície dos objetos estão diretamente relacionadas às ondas sonoras no ambiente, é possível reconstruir a informação de áudio original.[Imagem: Zhaoyang Wang et al. - 10.1117/1.OE.53.11.110502]

Recuperação do som ambiente

Parece que não são só as paredes que têm ouvidos: qualquer objeto no ambiente de fato ouve tudo o que se fala ao redor deles.

E, pior do que isso, eles também têm bocas, e podem contar aos outros o que você está falando.

Pesquisadores demonstraram uma técnica óptica simples por meio da qual "informações de áudio" - sons - podem ser extraídas a partir de gravações de vídeo feitas em um ambiente.

A técnica utiliza um processo de correspondência de imagens que se fundamenta na detecção das vibrações imperceptíveis que as ondas sonoras causam nos objetos. E apenas analisando as imagens de uma sala, a equipe conseguiu recuperar as palavras faladas no ambiente.

Em outras palavras, o som cria pequenas vibrações nos objetos e ess…