Pular para o conteúdo principal

Especial Telescópios: Telescópio Sólido


Todo o telescópio consiste em uma única lente com revestimentos especiais nos dois lados.[Imagem: Alberto Riva]

Especial Telescópios

Se o ano de 2013 foi pródigo no lançamento de ideias para novas tecnologias de microscópios, este ano foi marcado por igual ímpeto no campo dos telescópios.

Neste especial, o Site Inovação Tecnológica publicará uma série de reportagens com as ideias mais promissoras para novos telescópios.

Assim como os astrônomos querem sempre olhar mais longe, estas ideias estão focadas mais distante no tempo, no futuro, algumas delas dependendo de tecnologias ainda por serem desenvolvidas.

Telescópio Sólido

O telescópio sólido proposto por Alberto Riva, do Observatório Astrofísico de Turim, na Itália, é bem prático e já existe em escala de protótipo.

Ele usa múltiplas reflexões entre as duas superfícies de uma única lente, devidamente polidas e revestidas.

A ideia dos telescópios sólidos foi originalmente proposta em 1936 e a primeira tentativa de implementação foi feita em 1963 por Arthur De Vany, mas os resultados foram insatisfatórios porque a tecnologia ainda não havia alcançado os níveis necessários.

Com as técnicas estado da arte atuais de revestimento e modelagem de lentes, além da disponibilidade de materiais inovadores, a maior parte das dificuldades conhecidas agora já podem ser superadas, garante Riva.

"Nosso telescópio sólido contém todas as superfícies ópticas em um único objeto, ou seja, no vidro. Nós construímos o nosso telescópio polindo apenas duas superfícies (S1 e S2), que são superfícies do mesmo pedaço de vidro," explica ele.

A luz entra através de S1 até as regiões marcadas como A no diagrama, e é então refletida duas vezes, por S1 e S2, dentro do vidro da lente - nas regiões anelares marcadas como R1, R2, R3 e R4.

"Nós colocamos um revestimento refletor sobre a parte central de S1 e um revestimento transmissivo na parte externa da superfície. Ao contrário, S2 tem uma região central transmissora e uma externa reflexiva. O feixe de luz sai da lente na região central (E) de S2," explica ele.

E qual é a vantagem de um telescópio sólido? A simplicidade, o fato de ele ser extremamente compacto e, por se resumir a uma única lente, uma estabilidade muito elevada.

"Um dos usos potenciais mais promissores para o nosso projeto é como uma solução para os problemas comuns que ocorrem pelas vibrações durante o lançamento das missões espaciais. Nós agora planejamos realizar mais pesquisas sobre os nossos materiais de revestimento e nos concentrarmos em tecnologias inovadoras específicas, como pulverização por feixes de íons ou deposição assistida por plasma," finalizou Riva.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s