Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 15, 2020

O coronavírus explicado e o que você deve fazer

Um enorme agradecimento aos especialistas que nos ajudaram em cima da hora com o vídeo. Especialmente "Our World in Data" (Nosso mundo em dados), a publicação on-line para pesquisas e dados sobre os maiores problemas do mundo - e como progredir na solução deles. Confira o site deles. Ele também inclui uma página atualizada constantemente sobre a Pandemia do Corona.

Em dezembro de 2019, as autoridades chinesas notificaram o mundo que um vírus estava se espalhando por suas comunidades. Nos meses seguintes, espalhou-se para outros países, com casos dobrando em poucos dias. Esse vírus é o "Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2", que causa a doença chamada COVID19, e que todo mundo simplesmente chama de coronavírus.

O que realmente acontece quando ela infecta um humano e o que todos devemos fazer?



FONTE: Kurzgesagt – In a Nutshell

STATICA: novo processador resolve problemas matemáticos notoriamente complexos

Arquitetura do processador especializado em resolver problemas de otimização combinatória.
[Imagem: Tokyo Institute of Technology]

Unidade de processamento combinatorial

Engenheiros japoneses projetaram e construíram uma nova arquitetura de processador que pode resolver problemas de otimização combinatória muito mais rapidamente do que qualquer processador existente.

Pense em um processador especializado que, assim como uma GPU faz na renderização gráfica, resolve problemas complexos que aparecem em muitos campos diferentes da ciência e da engenharia, e são difíceis de serem programados para serem resolvidos pelos processadores convencionais.

A otimização combinatória consiste em localizar um objeto ou solução ideal em um conjunto finito de possibilidades. Esses problemas são onipresentes no mundo real em diferentes campos. Por exemplo, problemas de otimização combinatorial aparecem nas finanças quando se tenta escolher as melhores ações ou títulos para se investir, na logística como…

Próximas imagens de buracos negros serão nítidas e de alta resolução

Um buraco negro possui um anel brilhante em torno de uma "sombra" do interior do seu horizonte de eventos. Esse anel é composto por uma pilha de anéis cada vez mais nítidos que correspondem ao número de órbitas que os fótons fazem antes de escapar rumo ao observador.
[Imagem: CfA/Harvard & Smithsonian]

Realidade e fantasia dos buracos negros

Quando os astrônomos capturaram a primeira imagem de um buraco negro, há cerca de um ano, houve muita comemoração entre os cientistas, mas também houve um quê de decepção no público.

Afinal, esse mesmo público já havia visto imagens muito mais belas no cinema, quando o filme Interestelar foi lançado com grande ênfase no fato de que o buraco negro Gargântua havia sido idealizado com base no melhor saber científico da época.

Embora todos estejam bem cientes de que a fantasia do cinema e o melhor saber científico são coisas bem diferentes, é preciso fazer justiça ao trabalho realizado pela equipe do Telescópio Horizonte de Eventos (EHT…

Al Worden, que orbitou a Lua na missão Apollo 15, morre aos 88 anos

The Star

Por Daniele Cavalcante

Faleceu nesta quarta-feira (18), no Texas, o ex-astronauta Alfred M. Worden, aos 88 anos. Ele foi piloto do módulo de comando Endeavour da missão Apollo 15, que aconteceu em julho de 1971. Worden ficou na órbita lunar enquanto o comandante David Scott e o piloto James B. Irwin pousavam e exploravam a superfície do nosso satélite natural.

"Estou profundamente triste ao saber que o astronauta da Apollo Al Worden faleceu", escreveu o administrador da NASA Jim Bridenstine, no Twitter, sobre Worden. “Al era um herói americano cujas realizações no espaço e na Terra nunca serão esquecidas”.

Além da publicação na rede social, Bridenstine escreveu uma nota oficial no site da NASA, enviando condolências à família e entes queridos do astronauta e resumindo um pouco os momentos mais marcantes de sua carreira, além de listar suas contribuições à agência espacial norte-americana. “Lembramos desse pioneiro cujo trabalho expandiu nossos horizontes”, finalizo…