Pular para o conteúdo principal

Al Worden, que orbitou a Lua na missão Apollo 15, morre aos 88 anos


The Star

Por Daniele Cavalcante

Faleceu nesta quarta-feira (18), no Texas, o ex-astronauta Alfred M. Worden, aos 88 anos. Ele foi piloto do módulo de comando Endeavour da missão Apollo 15, que aconteceu em julho de 1971. Worden ficou na órbita lunar enquanto o comandante David Scott e o piloto James B. Irwin pousavam e exploravam a superfície do nosso satélite natural.

"Estou profundamente triste ao saber que o astronauta da Apollo Al Worden faleceu", escreveu o administrador da NASA Jim Bridenstine, no Twitter, sobre Worden. “Al era um herói americano cujas realizações no espaço e na Terra nunca serão esquecidas”.

Além da publicação na rede social, Bridenstine escreveu uma nota oficial no site da NASA, enviando condolências à família e entes queridos do astronauta e resumindo um pouco os momentos mais marcantes de sua carreira, além de listar suas contribuições à agência espacial norte-americana. “Lembramos desse pioneiro cujo trabalho expandiu nossos horizontes”, finalizou Jim.

Worden nasceu em 7 de fevereiro de 1932, na cidade de Jackson, em Michigan, no dia 7 de fevereiro de 1932. Foi nomeado para a Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, graduando-se em 1955 e conseguiu o mestrado em engenharia aeronáutica e engenharia de instrumentação na Universidade de Michigan em 1963. Em 1971, a Universidade de Michigan concedeu a ele um doutorado honorário em ciências da engenharia astronáutica.

Antes de se tornar astronauta, o então Coronel Worden foi ainda instrutor da Escola de Pilotos de Pesquisa Aeroespacial. Ele também serviu como piloto e oficial de armamento entre março de 1957 e maio de 1961. Depois disso, se tornou um dos 19 astronautas selecionados pela NASA, em abril de 1966, e atuou como membro da equipe de suporte na missão Apollo 9 e como piloto do módulo de comando de backup da Apollo 12.

Na Apollo 15
Como piloto do módulo de comando, Worden ficou em órbita enquanto seus colegas exploravam a região lunar Hadley Rille e as Montanhas Appenninas. O módulo de comando Endeavor foi o primeiro a ter seu próprio conjunto de instrumentos científicos.

“O mais interessante para mim foi tirar fotografias de objetos muito fracos com uma câmera especial que eu tinha a bordo”, disse Worden à Smithsonian Magazine em 2011. “Esses objetos refletem a luz do Sol, mas é muito, muito fraco e você pode ver [da Terra]. Existem vários lugares entre a Terra e a Lua que são pontos de equilíbrio estáveis. E se for esse o caso, tem que haver uma nuvem de poeira lá. Eu tenho fotos disso”, relatou.

Com a câmera a bordo da Endeavor, as fotos que Al tirou da Lua foram as imagens mais nítidas do satélite natural da Terra até então, o que permitiu o mapeamento de seu terreno acidentado. Durante a missão, o major Worden também operou o pacote de instrumentos a bordo para ampliar o nosso conhecimento sobre o espaço e sobre a própria Lua.


(Foto: NASA)

Na missão lunar, ele ganhou um recorde mundial como “ser humano mais isolado” - enquanto seus companheiros de tripulação estavam na superfície lunar, ele ficou a 5.206 km de distância de qualquer outra pessoa.

Durante o voo de volta para a Terra, Worden foi o primeiro astronauta na história a realizar atividades extra-veiculares no espaço, passando um total de 38 minutos fora da nave da Apollo 15. Isso porque ele precisou fazer três caminhadas espaciais (ou spacewalks) para recuperar cartuchos de filme das câmeras a bordo do módulo. Ao todo, Worden registrou mais de 295 horas no espaço.

Ainda no caminho de volta para casa, ele lançou da Endeavor um "subsatélite" pesando cerca de 18 quilos, que foi projetado para orbitar a Lua por pelo menos um ano e transmitir dados de rádio.

Depois da Apollo 15


(Foto: NASA)

Al ainda se tornou cientista aeroespacial sênior no Ames Research Center da NASA, na Califórnia, e ocupou alguns cargos após a aposentadoria do serviço ativo, em 1975.

Ele escreveu algumas obras, incluindo um livro de poesia em 1974, chamado Hello Earth: Greetings From Endeavour, no qual ele reflete sobre suas emoções durante o voo da Apollo 15 e sobre os perigos dos voos espaciais. Também há um livro de memórias, Falling to Earth, de 2011.

Outro livro que escreveu foi o I Want to Know About a Flight to the Moon, escrito para crianças. Al tinha um interesse particular na educação, e isso o levou a aparecer no programa infantil Mister Rogers' Neighborhood - o que provavelmente instigou em muitas crianças o sonho de seguir uma carreira na ciência e até mesmo de explorar o espaço.

Certa vez, Worden disse: “Agora sei por que estou aqui. Não para olhar mais de perto a Lua, mas para olhar para trás, para nossa casa, a Terra”. Agora, olhamos para seu legado e aprendemos com ele a sabedoria que a exploração espacial tem a nos ensinar.



FONTE: NASA (1, 2), New York Times via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s