Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 12, 2010

Eclipse total da Lua marca o início do verão no hemisfério Sul

Na madrugada do dia 21 de dezembro (2010), de segunda para terça-feira, teremos mais um eclipse total da Lua, quando a sombra da Terra será projetada totalmente sobre o corpo do nosso satélite natural. Além do eclipse, o dia será marcado pela chegada do verão no hemisfério sul.
Apesar de ser um belo espetáculo, apenas parte do fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil. Mesmo assim, vale a pena ficar acordado!

O eclipse terá início às 03h29 pelo horário de Brasília e finalizará às 09h04. No entanto, em grande parte do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, a Lua cheia se põe por volta das 05h30, interrompendo a observação do fenômeno. Nessas localidades o fenômeno será parcial e a totalidade do eclipse só poderá ser vista durante alguns minutos.

Os melhores lugares para se observar o evento são aqueles localizados no extremo oeste do Brasil. No Acre, por exemplo, o eclipse começará a 01h29 no horário local. Como a Lua se põe próximo às 05h47, os observadores poderão contemplar …

Região de Sobral: população permanece assustada com mutilações

O sindicalista João Batista Silva Cruz que mora no Desterro, localidade do distrito sobralense de Baracho (CE), costumava sair do trabalho (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) à noite. Desde que avistou uma forte luz no céu, no caminho para casa, "como se fosse um disco voador", segundo contou, volta mais cedo, no fim da tarde.

Também com medo dos fatos inexplicáveis que acontecem na comunidade (animais mortos com olhos e línguas arrancados) a dona-de-casa Luziara de Paula Silva não vai nem pra casa da mãe quando anoitece. É o temor dos moradores da zona rural do município, na região norte, depois dos fenômenos que eles atribuem à presença de objetos voadores não identificados e extraterrestres.

"Não vi e não quero ver. Mas quando soube das notícias dos animais encontrados mortos e das luzes que aparecerem de noite no céu, eu não saio mais de casa se não for de dia", disse Luziara que mora próximo à casa de João Batista.

Ele recorda que vinha do trabalho de bicicl…

Astronautas e Cosmonautas falam do Fenômeno Ovni

Jaime Meussan apresenta em seu programa uma compilação de provas testemunhais de encontros ovnis durante as missões espaciais com o depoimento dos astronautas: Story Musgrave, Gordon Cooper, Buzz Aldrin, Edgar Mitchell, StefanyShin-Piper. Também por parte do cosmonauta russo Vladimir Kovalenok assim também como afirmações de Karl Wolf, ex membro da Força Aérea dos USA e a empregada da NASA, Donna Hare.

VIDEO:
Astronautas y Cosmonautas hablan del fenómeno OVNI from Mario on Vimeo.

Astronautas atracam nave russa na Estação Espacial Internacional

O ônibus espacial russo Soyuz TMA-20 chegou com êxito à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta sexta-feira, 17 de dezembro 2010. A partir de 2011, a aeronave será o único meio de transporte para o complexo orbital.

Lançada na quarta-feira, a Soyuz acoplou-se ao módulo russo Rassvet da ISS às 18h11 de Brasília, um minuto antes do previsto.

A tripulação da estação, que havia tirado quatro horas de descanso antes da chegada do ônibus espacial, pôde assistir à sua aproximação da janela da ISS.

Os novos tripulantes da estação, que estão a bordo da Soyuz são o russo Dmitri Kondratiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli, que ficarão na ISS até maio.

O acoplamento acontece depois de dois dias e meio de uma viagem tensa. O centro de controle de voos espaciais russo parou temporariamente de receber dados da Soyuz na quinta devido a uma ruptura do cabo de fibra ótica. O problema foi solucionado.

Durante o período na estação, a nova tripulação deve fazer …

O dia em que John Lennon avistou um UFO em Nova Iorque

Em 23 de agosto de 1974, John Lennon saiu para a varanda de seu apartamento em Nova Iorque e testemunhou o que mais tarde descreveu como um "disco voador" pairando logo acima de sua janela.

Sua assistente e namorada, May Pang, também testemunhou o evento e descreveu o encontro. "Parecia um cone achatado, com uma luz brilhante no topo."

John Lennon não só foi o membro fundador dos Beatles e um dos maiores cantores/compositores que o mundo conheceu, mas igualmente um singular pensador político livre, que desafiou o mundo com seu hino Give Peace a Chance [Dê uma Chance à Paz], época dos norte-americanos envoltos em guerra no Sudeste Asiático.

Quando Lennon tentou emigrar para os Estados Unidos no início dos anos 70, era considerado como um revolucionário que a comunidade de inteligência dos EUA colocou sob constante vigilância. Esta consistia em escutas telefônicas e conhecimento efetivo de seu paradeiro.

O fato de que Lennon era tão famoso e controverso fez o seu a…

Sonda Voyager atinge os limites do Sistema Solar

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, anunciaram que uma sonda lançada há 33 anos é o primeiro objeto fabricado pelo homem a chegar tão longe da Terra.

1977, a Nasa lança no espaço a sonda Voyager 1, dias depois de lançar a sonda Voyager 2. O objetivo era pesquisar planetas fora do alcance de missões tripuladas. A bordo, um disco de cobre e ouro, contendo uma seleção de imagens e sons que, segundo a agência, melhor representa o planeta Terra, uma espécie de apresentação para outras civilizações.

Menos de dois anos depois do lançamento, a Voyager chegou ao ponto mais próximo do maior planeta do Sistema Solar. Registrou milhares de imagens de Júpiter e suas luas.

Em 1980, entrou no sistema de Saturno. Fotografou sete anéis em volta do planeta e confirmou a existência das luas. Depois de sua missão planetária, a Voyager partiu para voos mais longos. Começou a explorar as fronteiras do Sistema Solar e atingiu o que os cientistas chamam de heliosfera.

A heliosfera é uma grande…

Recorde: sonda Mars Odyssey completa 3340 dias em Marte

Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, a sonda Mars Odyssey terá explorado a superfície do planeta Marte mais do que qualquer outra nave espacial da história. Odyssey completa 3.340 dias em órbita atingindo o recorde de longevidade no Planeta Vermelho, estabelecido pelo antecessor Mars Global Surveyor que encerrou sua missão há quatro anos.

A sonda Mars Odyssey entrou em órbita em torno de Marte no dia 24 de outubro de 2001 e logo nos primeiros meses de trabalho fez sua descoberta mais importante: a detecção de hidrogênio logo abaixo da superfície seca do planeta. A dedução de que havia a presença de água congelada foi confirmada pela missão Phoenix em 2008, baseada nos dados coletados pela sonda. Geleiras também foram localizadas longe dos polos do planeta.

O objetivo inicial da missão era realizar um levantamento global do clima marciano e também a possibilidade de existência de água no presente ou no passado. Outra meta da Odyssey era determinar o nível de radiação na órbita marcian…

80 asteróides passarão rossando a Terra, haverão impactos?

Neste mês de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 passarão próximo da Terra dezenas de asteróides, confirmou o astrônomo Daniel Flores da Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM). "São da ordem de 80 aproximadamente e são pequenos, são da ordem de um metro, dois metros, sete metros de diâmtros aproximadamente", comentou Daniel Flores. Os asteróides mais grandes medem aproximadamente 300 kilometros de diâmetros e se movem entre a órbita de Marte e Jupíter, mas os asteróides localizados pelos ciêntistas que passarão em dezembro e janeiro perto da Terra não representam nenhum perigo para nosso planeta. Me faço a pergunta, estariamos mesmos seguros?

Link: www2.esmas.com

Telescópio Hubble passa sobre cidades brasileiras esta noite, 13/12/2010

Observar os satélites durante a noite é uma tarefa bastante interessante e educativa. Além disso, permite compreender se aquelas luzes que vez por outra cruzam o céu são óvnis ou não. Se as condições meteorológicas permitirem, os moradores das regiões Sudeste e Centro-Oeste poderão apreciar com bastante clareza um desses satélites cruzar o céu na noite dessa segunda-feira. Mas não se trata de um satélite qualquer. Estamos falando do próprio telescópio espacial Hubble, que estará visível para milhões de pessoas que olharem para o céu nesta noite.

Movendo-se a 28 mil km/h, o telescópio espacial poderá ser visto por aproximadamente 10 minutos, tempo mais do que suficiente para acompanhar o objeto com bastante tranquilidade.

A ilustração acima mostra como será a passagem do telescópio espacial sobre São Paulo. Para entender melhor, clique sobre a imagem para anima-la.

Rastreio
O Hubble surgirá acima do horizonte oeste exatamente às 22h34 deste 13 de dezembro 2010, mas estará tão baixo que é p…

A ufologia brasileira diz adeus a dois pioneiros

Na manhã do dia 10 de dezembro 2010 o Brasil e o mundo perderam um grande nome dentro da ufologia, se trata de José Victor Soares (1931-2010) um português nascido em Açores mas que resídia no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), pesquisou inúmeros casos tendo sido seu trabalho reconhecido por vários países do mundo através de suas matérias e livros, traduzindo em poucas palavras, uma das bases do alicérse da ufologia brasileira. Mas infelizmente no ultimo domingo 12 de dezembro 2010 perdemos uma outra figura da ufologia brasileira, a senhora Irene Granchi (1913-2010) a grande matriarca assim como éra conhecida, nascida na Alemanha mas radicada no Brasil, Irene ajudou como José Victor Soares, a construir as bases de nossa ufologia, conhecida mundialmente por suas pesquisas e trabalhos como livros, revistas, palestras e documentários, deixando para sempre sua marca dentro desta incrível ciência chamada Ufologia. Uma frase dita por Irene resume tudo, "Ufologia se faz coletivamente…