Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 30, 2014

Palestra: Astronomia e a existência de Deus

Gladys V. Kober, analisda da Nasa

A campineira, Gladys V. Kober - Mestre em Astrofisica Extragaláctica e Analista de Dados em Astronomia GSF/NASA - explica de forma didática e criativa as influências das descobertas cientificas, no Século XX, que mudaram nossa compreensão do Universo. Revela como a infinita complexidade, capaz de gerar e sustentar a vida inteligente no planeta terra, como um átomo na Galáxia, levou vários cientistas a crer que, nos bastidores dessa espantosa realidade, existe uma superinteligencia criativa, dinâmica e profundamente inefável - que os cristãos e judeus chamam Deus!



FONTE: TERRICOLA

Lua de Saturno pode ter oceano sob o gelo

O provável oceano estaria escondido sob uma grossa camada de gelo no hemisfério sul da lua Encélado de Saturno. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Oceano na lua de Saturno

Cientistas acreditam ter encontrado indícios importantes de que Encélado, uma das menores luas de Saturno, abriga um oceano de água abaixo de uma camada de gelo de 30 ou 40 quilômetros de espessura.

Luciano Iess e seus colegas da Universidade Sapienza de Roma, na Itália, chegaram a essa conclusão analisando novos dados da sonda espacial Cassini, que vem estudando as luas de Saturno nos últimos 10 anos.

Eles determinaram a intensidade do campo gravitacional de Encélado usando dados Doppler coletados em três sobrevoos da Cassini, que levaram a sonda espacial a meros 100 km da superfície da lua.

Os resultados indicaram uma forte assimetria entre a gravidade nos hemisférios norte e sul.

Com base nessa análise, os pesquisadores sugerem que a região do pólo sul de Encélado não possui massa suficiente em sua superfície para expli…

NADA é o nome da nova agência espacial da Coreia do Norte

No ano passado, o governo da Coreia do Norte passou a Lei para Desenvolvimento Espacial, com o objetivo de tornar o país uma potência na exploração espacial.
Esta semana, a KNS (Agência de Notícias da Coreia) divulgou o logo e o nome do órgão que será responsável pelo programa espacial do país: é a Administração Nacional para Desenvolvimento Aeroespecial, ou NADA (National Aerospace Development Administration), em inglês.
O objetivo da entidade será "colocar em prática a ideia e princípio do governo da Coreia do Norte de desenvolver o espaço para propósitos pacíficos", disse o comunicado.




O logo da agência, que é muito parecido com o da agência norte-americana NASA, teve todo o simbolismo explicado. Na parte inferior, em letras brancas, pode-se ler o nome da agência em coreano: "Kukgaujugaebalkuk". Na parte de cima está o nome DPRK, ou República Popular Democrática da Coreia, em inglês, com o nome da agência logo abaixo.
A constelação que se vê no globo é a Ursa…

No tempo da Terra púrpura

Em seus primórdios, a Terra já teve muito mais área coberta por oceanos. E era púrpura!

POR SALVADOR NOGUEIRA
02/04/14 06:04

Inspirado por uma fotografia tirada dos confins do Sistema Solar pela sonda Voyager-1, o saudoso astrônomo Carl Sagan apelidou nosso pequeno cantinho do Universo de “pálido ponto azul”. Mas se a foto tivesse sido tirada 3 bilhões de anos antes, provavelmente seria o “pálido ponto púrpura”. Ao menos segundo um grupo espanhol de cientistas.

Enric Pallé e seus colegas do Instituto de Astrofísica das Canárias apontam que, hoje, a maioria das bactérias e plantas que fazem fotossíntese usam a clorofila para realizar a façanha, e por isso são verdes, mas, no passado, a forma de vida predominante era a das bactérias púrpuras.

“Elas são microrganismos fotossintetizantes e podem habitar tanto ambientes aquáticos como terrestres”, destacam Pallé e seus colegas, em artigo aceito para publicação no “Astrophysical Journal”. Em vez de clorofila, elas usam uma substância cham…

Paraquedista diz ter filmado meteoro passando a seu lado durante salto

Imagem filmada por paraquedista mostra objeto caindo no céu; especialistas dizem que é meteoro (Foto: Reprodução/Youtube/NRK)

O paraquedista Anders Helstrup captou uma imagem fora do comum durante um salto que fez em 2012 no condado de Hedmark, na Noruega. Ele relatou à emissora de TV NRK que percebeu, já durante o salto, que tinha visto algo diferente se movimentando no céu, mas não conseguiu perceber o que era.

Logo que chegou ao solo, Helstrup assistiu à filmagem do salto e constatou que a câmera realmente tinha registrado a rápida queda de um objeto parecido com uma pedra pontiaguda. Ao mostrar as imagens para o geólogo Hans Erik Foss Amundsen, do Museu de História Natural de Oslo, o especialista concluiu que o objeto era um meteoro.
À NRK, Amundsen afirmou que pode perceber que o objeto tem uma superfície afiada, como se tivese sido cortada, com um lado mais escuro e com alguns pontos mais claros.
Os especialistas contatados pelo paraquedista para analisar as imagens concluíram …

Cientistas desenvolvem mapa do cérebro de um feto humano

A revelação de um mapa do cérebro humano em sua fase intrauterina de desenvolvimento pode nos ajudar a compreender melhor as habilidades cognitivas que nos diferenciam dos outros animais, bem como nos dar pistas do surgimento de transtornos — como o autismo — nos fetos, é o que sugerem os cientistas responsáveis pelo estudo que levou à confecção deste novo atlas cerebral.

Os pesquisadores compilaram dados a partir de cérebros saudáveis de fetos, parte de uma coleção de cérebros humanos doados para a ciência, dos quais foram obtidas imagens em alta-resolução da expressão gênica em dois estágios de desenvolvimento pré-natal, de forma a mostrar onde e quando agem os diferentes genes relacionados à constituição do cérebro, codificando as proteínas necessárias ao funcionamento dos neurônios.

O líder da pesquisa, Ed Lein, neurocientista do Allen Institute for Brain Science em Seattle, Estados Unidos, afirma ser este um “outro fascículo em nosso conjunto de atlas cerebrais para tentarmos ma…

Cientistas desenvolvem músculo que se regenera

As fibras do músculo cultivado em laboratório era fortes e conseguiam se regenerar

Cientistas americanos cultivaram um músculo em laboratório que não apenas parece e funciona como um músculo de verdade, como também se regenera - um passo significativo na engenharia de tecidos.

Os pesquisadores esperam que esse músculo possa ser usado para reparar danos em humanos.

Até então, a técnica só havia sido testada em ratos.
Os resultados desse trabalho estão descritos na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Ambiente perfeito
Os cientistas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, dizem que seu sucesso se deve à criação do ambiente perfeito para o crescimento de um músculo - fibras musculares contráteis bem desenvolvidas e um conjunto de células-tronco imaturas, conhecidas como células satélites, que podem evoluir para um tecido muscular.
Durante os testes, o músculo cultivado em laboratório contraía bem e se mostrou forte, capaz de r…

Bill Clinton fala sobre alienígenas e Área 51 em entrevista

Ex-presidente norte-americano afirma ter tido acesso a todos os papéis sobre Roswell e não ter visto evidência de alienígenas, mas diz que não ficaria surpreso se fôssemos visitados

Bill Clinton, que governou os Estados Unidos entre 1993 e 2001 como o 42º presidente daquele país, sempre demonstrou seu interesse em extraterrestres e na Ufologia. Contudo, foi em seu mandato que o Caso Roswell completou 50 anos, com a publicação por parte da Força Aérea norte-americana de um documento negando qualquer relação do incidente de 1947 com seres alienígenas.

O ex-presidente voltou a tocar no assunto recentemente, no programa de entrevistas Jimmy Kimmel Live na rede ABC. Clinton disse não sentir saudades de seu período na Casa Branca, apesar de ter gostado muito de ocupar o cargo, e negou-se a comentar sobre a possibilidade de sua esposa, Hillary, concorrer à presidência. Ele comentou também a respeito da crise na Ucrânia, afirmando que pessoas que querem sociedades modenas e prósperas precisa…

Aerocaptura de naves espaciais será testada na prática

Na aerocaptura, a nave mergulha na atmosfera do planeta, parando de forma muito mais rápida do que na aerofrenagem. [Imagem: AEROFAST]

Aerofrenagem

Uma nave ou sonda espacial deve ser acelerada ao máximo, para diminuir o tempo das viagens.

Ao chegar ao destino, porém, é necessário brecá-la, ou ela simplesmente passa do alvo, como aconteceu com a sonda japonesa Akatsuki, que deveria estudar Vênus.

Uma técnica simples consiste em virar a nave ao contrário e acionar seus foguetes, que passam a funcionar como freios.

Isso, porém, consome muito combustível, o que aumenta o peso da nave, dificulta seu lançamento e aumenta o custo da missão.

A técnica mais conhecida nesses casos é a aerofrenagem, que já foi utilizada em várias missões espaciais com êxito. Com a ajuda dos seus motores, que funcionam como guia e também ajudam a frear, a nave raspa na atmosfera do planeta do qual ela deseja entrar em órbita, e o arrasto se incumbe de fazer a maior parte da desaceleração.

Aerocaptura

Ainda mais…

Sarah Seager: Sim, existe vida extraterrestre

Considerada “gênio” pela Fundação MacArthur e uma das astrofísicas mais influentes do mundo, de acordo com a revista Time, Sarah Seager, a professora canadense do Instituto Tecnológico de Massahusetts (MIT), está convencida de que há vida em outros planetas e se propõem a encontrá-la.

“Decidi dedicar a minha vida para encontrar vida em outro planeta, e encontrar planetas como a Terra, ou planetas com vida neles“, disse a cientista de 42 anos, que brinca dizendo que designou um de seus estudantes de doutorado para que continuasse sua missão, caso ela não possa completá-la.
“Poderá ser necessário mais de uma geração, como ocorreu com a construção da Grande Muralha da China, ou com as grandes catedrais europeias, e estamos totalmente preparados para isso“, afirmou Seager, que fez seu doutorado na Universidade de Harvard. Foi nessa época que se descobriram os primeiros exoplanetas (planetas fora de nosso sistema solar), que orbitam ao redor de uma estrela similar ao Sol e onde Seager cr…

Observatório no Chile mostra galáxia 'devoradora'

As duas galáxias, NGC 1317 (menor) e a NGC 1316; sinais mostram passado turbulento de galáxia maior (Foto: ESO/Divulgação/BBC)

Sinais em imagens sugerem que galáxia pode ter engolido outras durante sua história.

Uma nova imagem obtida pelo telescópio MPG/ESO, do Observatório Europeu do Sul, mostra uma galáxia que teria devorado várias outras ao longo de sua história.
A imagem capturou duas galáxias contrastantes: a NGC 1316 e uma menor, a NGC 1317 (à direita, na foto).
Segundo os pesquisadores, a pequena galáxia NGC 1317, em formato espiral, teve uma vida mais calma. Mas a maior, a NGC 1316, engoliu várias outras galáxias.
E, devido à proximidade, a pequena NGC 1317 poderá se transformar na próxima 'vítima' da galáxia 'assassina'.
Cicatrizes de guerra
Segundo os cientistas, vários indícios na estrutura da NGC1316 mostram que a galáxia teve um passado atribulado.
Os astrônomos afirmam que as longas faixas de poeira cósmica próximas a seu centro e uma população de peque…

Ditadura criou campos de concentração indígenas

Índios foram submetidos a trabalhos forçados e torturas. Reparação de crimes cometidos nas aldeias ainda é pouco debatida.

Ufos Wilson: Quando trago neste blog algum tema que aos olhos alheios pode parecer em nada haver com o foco central me questiono, qual civilização avançada moralmente manteria contato conosco, digo moralmente pois tecnologicamente estamos evoluindo a passos largos, porém moralmente estamos regredindo, ou melhor, nunca fomos uma civilização propriamente dita, os que estão a frente de alguma forma sempre dizimou os que eles viam como inferiores e assim segue até os dias atuais. A matéria a seguir mostra a verdadeira atrocidade e crime contra a humanidade cometida pelos ditadores militares contra aqueles que são os verdadeiros donos do Brasil, nossos índios que desde sempre sofreram com invasão do homem dito "civilizado". Ufologia também é cidadania e se queremos contatar a seres avançados do cosmos, teremos que aprender a nos respeitar uns aos outros, seja…

Caçadores de Ovnis: Invasão do Texas

FONTE: THE HISTORY CHANNEL

O inspirador manifesto nerd de Neil Armstrong, primeiro homem a chegar à Lua

Neil Armstrong foi o comandante da Apollo 11, o primeiro astronauta a pisar na Lua, e um homem cujas realizações foram lendárias – mas ele também era um nerd apaixonado por matemática, ciência e engenharia. Este é o seu manifesto.

Este discurso foi proferido no Clube Nacional de Imprensa em 22 de fevereiro de 2000, e é acompanhado aqui por uma animação de Jorge Cham, o homem por trás do PHD Comics. É muito inspirador. Eis o trecho presente no vídeo:

Eu sou, e sempre serei, um engenheiro nerd de meia branca e protetor de bolso – nascido sob a segunda lei da termodinâmica, mergulhado nas tabelas de vapor, apaixonado por diagramas de corpo livre, transformado por Laplace, e impulsionado por fluxo compressível.

Como engenheiro, eu sinto uma quantidade substancial de orgulho das realizações de minha profissão. [Bill Wulf, presidente da Academia Nacional de Engenharia, disse que] a ciência é sobre o que é, e a engenharia é sobre o que pode ser… Toda a existência de engenheiros é dedicada a…

Avistamentos de supostos ovnis surpreendem os habitantes de Iquique, Chile

Uma serie de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS) tem sido registrado nos últimos dias sobre a cidade de Iquique. Ao menos são três as imágens que sairam à opinião publica, as que começaram a ser analisadas pelos integrantes da Agrupación de Investigaciones Ovniológicas de Chile (AION).

“Esperamos chegar aos autores destas fotografias e poder ter mais testemunhas, de maneira a começar descartar. Este é o segundo reporte que recebemos, o anterior foi antes do grande tremor que houve na semana retrasada. Além disso, temos um relato de militares que observaram um fenômeno com visores térmicos. Viram uma estrutura central escura e vários objetos menores dando voltas ao redor da mesma”, disse a La Voz del Norte, Rodrigo Fuenzalida, presidente da AION.

Cabe recordar que não é a primeira vez que se observam fenômenos lumínicos antes da ocorrencia de tremores ou terremotos. “No terremoto de 2010, uma hora antes foi visto dez esferas alaranjadas alinhadas em Cobquecura, …

Observado ovnis em San Francisco, Argentina

Uma jovem de San Francisco narrou sua experiência ocorrida neste 30/03/14, na chuva. De acordo com a jovem que disse à Rádio AM 1050, enquanto espera no terminal de ônibus, tirou algumas fotos do o céu para captar a atividade elétrica e relâmpagos e ao rever as fotos observou quatro objetos voadores não identificados, comumente chamado de UFO. Como eu disse as fotos serão publicadas em um jornal da cidade, em sua edição de domingo. "Mais ou menos foi às seis da tarde, quando começou trovões e relâmpagos. Naquele momento, eu vi uma luz que apareceu e não dei muita atenção, muito longe do curso. Depois de analisar as fotos, eu encontrei outros quatro no total. Eles se viam perfeito no céu negro, a tempestade e alinhados em uma seqüência que pode ser visto. sempre foi um, e em seguida apareceram os outros três. foi visto como uma luz oval, perfeitamente oval branco", disse Stephania, Young. -

Em outra parte, um sanfrancisquenho que trabalha como guarda em uma fábrica na cidade…

Arquivo Ovni: Contatos Imediatos

Globo Repórter totalmente dedicado aos discos voadores, exibido em 10/09/1993 pela TV Globo. Neste primeiro bloco temos as participações e depoimentos de Irene Granchi, Arlindo Gabriel (caso Baependi-MG), Ubirajara Franco Rodrigues, Hulvio Brant Aleixo, Hermelindo da Silva, Afonso Carneiro, Capitão Cury (Cindacta), Cel. Ozires Silva, Major Jordão, Comandante Viriato e Brigadeiro Otávio Moreira Lima. Dentre várias ocorrências clássicas da ufologia é destacada a filmagem da Mikson e as observações que ficaram conhecidas como a Noite Oficial dos Ufos no Brasil - 1986. No segundo bloco temos as participações e depoimentos de Lourival Macedo, Ademar J. Gevaerd, Claudeir Covo, Antonio Zucarelli, Rose Rago, Leni Ferreira, Marco Antonio Petit e Mike Rogers. Dentre várias ocorrências clássicas da ufologia é destacada a abdução de Travis Walton (Snowflake, Arizona, EUA) e entrevista com Budd Hopkins, autor do livro Intruders. No terceiro e último bloco o repórter Hermano Henning entrevista Ric…

Uma menina Russa de 13 anos de idade inventa uma nave para viajar para outras galáxias.

O projeto de Ekaterina Trusheva, tendo apenas 13 anos, chama-se de nave espacial Terra.
A ideia de criar uma nave intergalática nasceu quando o jovem soube que algum dia o sol irá engolir nosso planeta, então, decidiu encontrar uma maneira de salvar a humanidade.

O objetivo da nave será científica para expedições de outras em busca de vida. A nave será construída na órbita da Terra e não conduz a qualquer fonte de energia para reduzir a velocidade e aumentar a massa.
Em vez disso, vai usar-se como combustível no meio interestelar, que consiste de 70% de hidrogênio, o próprio hidrogénio poderia ser "capturado" por um funil magnético, em seguida, ser comprimido e aquecido através da reacção termonuclear, e subsequentemente acelerar o lançamento de um novo espaço interestelar, proporcionando, assim, a velocidade necessária.

Após a conclusão da tecnologia de busca ser segura, econômica e fácil, a autora do projeto levou uma hélice uniflow termonuclear e hélice como motores uniF…