Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2016

Óvnis, a verdade escondida de nós!

FONTE: CANAL YOUTUBE VITOR VICENTE

Spitzer mapeia padrões climáticos numa super-Terra

A variação de brilho num exoplaneta chamado 55 Cancri e, vista aqui neste gráfico de dados infravermelhos obtidos pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade de Cambridge

Observações do Telescópio Espacial Spitzer da NASA levaram ao primeiro mapa de temperatura de uma super-Terra - um planeta rochoso quase duas vezes maior que o nosso. O mapa revela oscilações extremas de temperatura de um lado do planeta para o outro e sugere que uma possível razão para tal é a presença de correntes de lava.

"A nossa visão deste planeta continua a evoluir," afirma Brice Olivier Demory da Universidade de Cambridge, Inglaterra, autor principal de um novo artigo que aparece na edição de 30 de março da revista Nature. "Os resultados mais recentes dizem-nos que o planeta tem noites quentes e dias significativamente mais escaldantes. Isto indica que o planeta transporta de forma ineficiente o calor em redor do planeta. Nós propomos que isto poderá ser ex…

Imagem do ALMA mais detalhada até hoje de um disco protoplanetário

A melhor imagem ALMA obtida até à data de um disco protoplanetário. A imagem da jovem estrela próxima TW Hydrae mostra os clássicos anéis e espaços vazios que indicam que existe formação planetária no sistema.
Crédito: S. Andrews (Harvard-Smithsonian CfA); B. Saxton (NRAO/AUI/NSF); ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

Esta nova imagem obtida pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostra, com o maior detalhe alguma vez observado, um disco de formação planetária em torno da estrela próxima do tipo do Sol, TW Hydrae. A imagem revela um espaço vazio no disco, que se encontra à mesma distância da estrela como a Terra se encontra do Sol, o que pode significar que uma versão do nosso planeta, ou possivelmente uma super-Terra mais massiva, se começa a formar nesse local.

A estrela TW Hydrae é um popular alvo de estudo dos astrônomos devido à sua proximidade à Terra (apenas 175 anos-luz de distância) e ao facto de ser uma estrela muito jovem (com cerca de 10 milhões de anos de idade). Em te…

Descoberto o primeiro pulsar de Andrômeda

Andrômeda, ou M31, é uma galáxia espiral parecida com a Via Láctea. Pela primeira vez, foi inferida a presença de uma estrela de neutrões giratória nos dados do XMM-Newton. Na inserção está a curva de luz da fonte, conhecida como 3XMM J004301.4+413017, estudada pela câmara EPIC (European Photon Imaging Camera) do XMM-Newton. A fonte tem um período de 1,2 segundos, consistente com um pulsar.
Crédito: Andrómeda - ESA/Herschel/PACS/SPIRE/J. Fritz, U. Gent/XMM-Newton/EPIC/W. Pietsch, MPE; Dados - P. Esposito et al (2016)

Décadas de procura na gémea da Via Láctea, a Galáxia de Andrômeda, finalmente deram frutos, com a descoberta de uma espécie rara de corpo estelar, uma estrela de neutrões, pelo telescópio espacial XMM-Newton da ESA.

Andrômeda, ou M31, é um alvo popular entre os astrônomos. Sob céus escuros e limpos, é até visível a olho nu. A sua proximidade e semelhança [em estrutura] com a nossa própria galáxia espiral, a Via Láctea, torna-a um importante laboratório natural para os ast…

Investigando o mistério da migração dos "Júpiteres quentes"

A atmosfera turbulenta de um planeta quente e gasoso conhecido como HD 80606b, uma simulação que tem por base dados do Telescópio Espacial Spitzer da NASA.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

Na última década assistimos a muitas descobertas exoplanetárias. Já foram confirmados, até agora, quase 2000 exoplanetas - planetas fora do nosso Sistema Solar - e mais de 5000 candidatos a exoplaneta foram identificados. Muitos destes mundos exóticos pertencem a uma classe conhecida como "Júpiteres quentes". Estes são gigantes gasosos como Júpiter, mas muito mais quentes, com órbitas que os levam muito perto das suas estrelas.

Ao início, os Júpiteres quentes eram considerados raros, uma vez que não temos nada do gênero no nosso próprio Sistema Solar. Mas à medida que iam sendo encontrados cada vez mais, além de muitos outros planetas mais pequenos que orbitam muito perto das suas estrelas, o nosso Sistema Solar começou a parecer o verdadeiro "desajustado".

"Nós pensávamos que o n…

Agência Federal de Aviação acusada de adulterar gravação de UFO

Pilotos seguem sendo algumas das mais confiáveis testemunhas; FAA norte-americana acusada de acobertar importante caso

Pesquisador norte-americano descobriu que um caso de avistamento por pilotos comerciais, com respectiva detecção por radar, pode ter tido suas gravações adulteradas para acobertar o fato

Em 14 de janeiro último um Airbus 321 fazendo o Voo 434 da American Airlines teve um encontro com um UFO voando sobre o estado de Utah. O voo seguia de San Francisco para a Filadélfia, e conforme análise do meteorologista aposentado e pesquisador William Puckett ficaram registrados a conversa dos pilotos com o controle de voo, além de o intruso ter sido captado pelo radar. Puckett analisa regularmente registros de radar, obtidos junto à Agência Federal de Aviação norte-americana (FAA), tentando localizar registros de UFOs.

O caso tem sido muito comentado nos Estados Unidos, pois aparentemente se configura em um dos mais confiáveis de que se tem notícia entre os que envolvem pilotos c…

O estranho encontro de Oscar Linke em 1952

Oscar Linke era prefeito de Gleimerschausen na época de seu avistamento

Ex-militar alemão observou um UFO e seus tripulantes ao lado da filha; caso é um dos primeiros registrados no Blue Book

O primeiro caso registrado pelo Projeto Blue Book da Força Aérea Norte-Americana (USAF) envolvendo a observação de um UFO e de seus tripulantes aconteceu na então Alemanha Oriental, em 1952. As testemunhas foram Oscar Linke, prefeito da cidade de Gleimerschausen, na Alemanha Oriental, sob controle da União Soviética, e sua filha de 11 anos Gabriella. Linke havia sido também major da Wehrmacht, as Forças Armadas unificadas da Alemanha nazista. O incidente aconteceu em uma floresta em 1950 e Linke relatou o que testemunhou para um juiz de Berlim Ocidental dois anos depois, quando ele e sua família escaparam da Alemanha Oriental.

Oscar Linke e sua filha transitavam em uma estrada rural de moto, quando o furo de um pneu obrigou o ex-oficial a empurrar o veículo. Subitamente Gabriella afirmou ter vis…

Hillary Clinton volta a falar sobre UFOs em entrevista

Hillary Clinton voltou a falar sobre UFOs no Jimmy Kimmel Live

Para o apresentador Jimmy Kimmel, da rede ABC, ela afirmou que irá tornar públicos arquivos sobre UFOs

A campanha presidencial norte-americana para as eleições que ocorrem em 08 de dezembro deste ano prossegue e como não se via há muitos anos os UFOs têm sido um assunto frequente, ao menos no lado Democrata. Há várias semanas o meio ufológico dos Estados Unidos tem comentado as seguidas declarações de Hillary Clinton, favorita para receber a indicação de seu partido, assim como a principal figura de sua campanha, John Podesta, em favor da liberdade de informação ufológica.

John Podesta foi conselheiro de Bill Clinton em seu períogo à frente da presidência, nos anos 90, e teve cargo semelhante por pouco tempo na administração Obama. Ele afirmou recentemente que convenceu a candidata a, caso eleita, ir a fundo na questão dos UFOs. A própria Hillary afirmou a mesma coisa em entrevista para o jornal The Conway Daily Sun e o g…

Nick Pope fala sobre seu trabalho com UFOs para a BBC

Nick Pope, ex-funcionário do Ministério da Defesa Britânico, fez importantes revelações sobre o funcionamento do órgão

Ex-funcionário do Departamento de Defesa Britânico (MoD) defende que um novo projeto de investigação possa levar a avanços substanciais no conhecimento

Nick Pope, conhecido como o "Fox Mulder de verdade", alusão ao clássico seriado Arquivo-X que retornou ao ar no início do ano, foi funcionário do MoD entre 1991 e 1994. A BBC publicou um extenso artigo de sua autoria, onde ele narra suas experiências no chamado Projeto UFO do Ministério da Defesa, encerrado em 2009. Pope inicia contando como, em 1950, Sir Henry Tizard, Conselheiro Científico Chefe do MoD, se interessou por relatos de avistamentos de UFOs que leu na imprensa. Ele defendeu que o Ministério da Defesa deveria investigar o assunto cientificamente, e um pequeno comitê foi criado, o Flying Saucer Working Party (Grupo de Trabalho Disco Voador).

Em junho de 1951 o comitê concluiu que avistamentos de …

Uma rocha espacial causou um impacto estranhamente poderoso em Júpiter

Astrônomos capturaram um vídeo que mostra evidências de uma colisão entre Júpiter e um pequeno objeto celestial – provavelmente um cometa ou asteroide. Embora na gravação pareça apenas um pequeno sinal de luz, o resultado foi anormalmente poderoso.

Segundo Phil Plait, do Slate, a colisão ocorreu em 17 de março, mas a confirmação do evento só veio esta semana. Um astrônomo amador na Áustria usou um telescópio de 20 cm para capturar o evento – que poderia ser alguma espécie de artefato visual, em vez de um fenômeno real.



Então, um segundo vídeo capturado com um telescópio de 28 cm na Irlanda confirmou que houve o impacto:



Plait diz que o asteroide ou cometa não era tão grande, e provavelmente tinha menos de 100 m de diâmetro. No entanto, quando falamos de colisões celestiais, não é o tamanho que importa, e sim o impacto.

Como a gravidade em um planeta depende de sua massa, e Júpiter é o planeta com maior massa no sistema solar, o objeto deve ter rapidamente ganhado uma alta aceleração,…