Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 1, 2015

Estudantes da comunidade Cidade de Deus controlarão missão a Marte

Veículo não-tripulado Mars Rover na superfície do Planeta Vermelho

Uma equipe de cientistas americanos lançou uma campanha no Kickstarter para financiar um programa educacional que beneficiará a comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

O programa se chama Mars Academy, e é um projeto educacional e um projeto de filme documentário. Quatro cientistas e um cineasta passarão duas semanas na comunidade trazendo a ciência da Nasa através de experimentos práticos e viagens de campo para a floresta tropical brasileira. A iniciativa beneficiará um grupo de crianças que de outra maneira nunca seria exposto a algo semelhante.

— Há uma estimativa de 11 milhões de habitantes morando em favelas no Brasil, e as perspectivas sombrias de futura mobilidade econômica têm como consequência um terrível desperdício de potencial humano — disse à “Wired” o astrofísico Wladimir Lyra, professor-assistente de astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lyra, que cresceu no Rio e recebeu grande p…

Chandra descobre que precipitação pára crescimento de galaxías

Um estudo de mais de 200 enxames galácticos, incluindo o aqui fotografado Abell 2597, com o Observatório de Raios-X Chandra da NASA revelou como uma forma invulgar de precipitação cósmica reprime a formação estelar.
Crédito: NASA/CXC/DSS/Magalhães

Usando o Observatório de Raios-X Chandra da NASA, astrônomos descobriram que o crescimento de galáxias que contêm buracos negros supermassivos pode ser retardado por um fenômeno conhecido como precipitação cósmica.

A precipitação cósmica não é um evento meteorológico, como geralmente associamos à palavra - chuva, granizo ou neve. É um mecanismo que permite com que o gás quente produza nuvens de gás frio, que por sua vez caem para uma galáxia. Os cientistas analisaram raios-X de mais de 200 enxames galácticos e pensam que esta precipitação gasosa é a chave para a compreensão de como os buracos negros gigantes afetam o crescimento de galáxias.

"Nós sabemos que a precipitação pode atrasar-nos no caminho para o trabalho," afirma Mark …

Imagens de supernova podem ajudar a testar teoria de Einstein

Nesta imagem registrada pelo telescópio Hubble e divulgada pela Nasa, a seta aponta para as múltiplas imagens da Supernova Refsdal, localizada a 9,3 bilhões de anos-luz da Terra

Um grupo de astrônomos acredita que pode usar as imagens de uma supernova (corpo celeste produzido pela explosão de uma estrela), captada pelo telescópio espacial Hubble, para testar a Teoria da Relatividade de Einstein e para medir a taxa de expansão do Universo.

O efeito conhecido como "lente gravitacional", causado por um fenômeno cósmico que faz com que a luz seja "curvada", gerou quatro imagens diferentes da supernova. Segundo cientistas, é esse sistema de "luz curva" que pode auxiliar estudos sobre a teoria de Einstein. A descoberta foi publicada na quinta-feira, 5, na revista Science.

A "lente gravitacional" funciona como um gigantesco telescópio natural. O fenômeno astronômico ocorre quando dois objetos se alinham em relação à Terra. A luz da fonte mais distante…

Programa "Falando Nisso" da tv Bandeirantes trata do tema Ovnis

FONTE: Programa Falando Nisso via grupo ufológico GEONI

Após mais de sete anos, sonda da NASA chega a misterioso planeta-anão

A NASA acaba de confirmar que a sonda Dawn entrou na órbita do planeta-anão Ceres: é a primeira vez que a humanidade envia uma espaçonave para lá. O objetivo? Descobrir segredos sobre o início do sistema solar.

A sonda ficará no lado escuro de Ceres durante um mês: por isso, ela só deve capturar e enviar novas fotos do planeta-anão em abril – é quando sua principal missão científica vai começar.


E os astrônomos já têm alguns mistérios a resolver. Em 19 de fevereiro, a Dawn tirou fotos da superfície de Ceres e encontrou dois pontos muito brilhantes. Será que um asteroide expôs gelo da parte interna? Seriam depósitos de mineral criados por gêiseres?

Carol Raymond, pesquisadora da missão Dawn na NASA, diz que esses pontos “são únicos no sistema solar”, e que o mistério “nos deixou bem entusiasmados em resolvê-lo”.

Como explica o USA Today, cientistas sabem que Ceres já teve um oceano gelado em seu núcleo, e provavelmente ainda o tem. É possível que a radioatividade no interior do planet…

Maior binóculo do mundo vai procurar alienígenas

Se os ETs chegarem primeiro, talvez possam se assustar com o tamanho dos olhos que construímos para vigiá-los. [Imagem: Enrico Sacchetti]

Telescópio binocular

Ele se parece com os olhos de um robô gigante, mas é na verdade o maior binóculo já construído.

Para ser mais preciso, é um telescópio, chamado LBT (Large Binocular Telescope, ou Telescópio Binocular Gigante), montado no topo do Monte Graham, no estado norte-americano do Arizona.

E a aparência e estrutura de binóculos têm tudo a ver com a missão do LBT: seu objetivo é procurar alienígenas.

Para isso, telescópio binocular passou por uma atualização tecnológica. Seus dois espelhos, com 8,4 metros de largura cada um, são capazes de coletar e combinar a luz como se fossem um único espelho de 11,8 metros.

Isso tecnicamente torna o LBT o maior telescópio em funcionamento no mundo.


Tecnicamente o LBT é o maior telescópio em funcionamento no mundo. [Imagem: Enrico Sacchetti]

Busca de vida alienígena

Os astrônomos vão utilizando o LBT p…

Os materiais que não concordam com as leis da física

O mundo real é sempre mais complicado, mas a equipe já está produzindo seus protótipos usando unidades fabricadas por impressão 3D para testar a capacidade preditiva do seu modelo. [Imagem: Metamaterials Unit/Chemistry/University of Malta]

Auxéticos

Puxe um elástico e ele se tornará mais longo e mais fino. Faça isso com virtualmente qualquer outro material, e o fenômeno se repetirá.

Por isso, até há pouco tempo os cientistas acreditavam que essa era uma "lei geral na natureza", que todos os materiais que se esticam, por decorrência se afinam.

Mas eles estavam enganados: surgiram pela frente alguns "materiais impossíveis", que engrossam quando esticados, ou que esticam quando comprimidos.

Assim são os chamados materiais auxéticos, que prontamente se mostraram potencialmente muito úteis, por exemplo, para a fabricação de stents e outros dispositivos médicos para combater o entupimento de veias e artérias, além de materiais inteligentes para uso em robótica e na indú…

Marte: O planeta que perdeu seu oceano

Esta impressão artística mostra como Marte teria sido há quatro mil milhões de anos atrás. O jovem planeta teria tido água suficiente para cobrir toda a sua superfície com uma camada liquida de cerca de 140 metros de profundidade, mas o mais provável é que o liquido se tenha juntado para formar um oceano que ocuparia quase metade do hemisfério norte de Marte, onde algumas zonas teriam atingido uma profundidade de mais de 1,6 quilômetros.
Crédito: ESO/M. Kornmesser

Um oceano primitivo em Marte continha mais água do que o Oceano Ártico na Terra e cobria uma maior porção da superfície do planeta do que a que é coberta pelo Oceano Atlântico na Terra, de acordo com novos resultados publicados ontem. Uma equipa internacional de cientistas utilizou o VLT (Very Large Telescope do ESO), assim como instrumentos do Observatório W. M. Keck e do Infrared Telescope Facility da NASA, para monitorizar a atmosfera do planeta e mapear as propriedades da água em diversas regiões da atmosfera de Marte d…

Descobrem exoplaneta com quatro sóis

Esta impressão artististica mostra o sistema 30 Ari, que inclui quatro estrelas e um planeta.
Crédito: Karen Teraamura, UH IfA

Crescer como um planeta com mais do que uma estrela-mãe tem os seus desafios. Embora os planetas no nosso Sistema Solar orbitem apenas uma estrela - o nosso Sol -, outros planetas mais distantes, chamados exoplanetas, podem ser criados em famílias de duas ou mais estrelas. Os investigadores que querem saber mais sobre as influências complexas que estrelas múltiplas exercem sobre planetas têm agora dois novos estudos de caso: um planeta com três mães e outro com quatro.

As descobertas foram feitas usando instrumentos acoplados a telescópios do Observatório Palomar em San Diego, EUA: o sistema de óticas adaptativas Robo-AO, desenvolvido pelo Centro para Astronomia e Astrofísica Inter-Universidades na índia e pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, e o sistema de óticas adaptativas PALM-3000, financiado parcialmente pela NASA e desenvolvido pelo …

De estação astronômica em casa, mogiano faz 'foto animada' de Júpiter

Gif do trânsito das duas luas em Júpiter foi feito por
mogiano com base em 110 mil fotos do planeta
feitas da estação astronômica de sua casa,
em Mogi. (Foto: Marco Mastria/ Arquivo Pessoal)

Foram necessárias 110 mil fotos do planeta para fazer GIF.
Apaixonado por astronomia, Marco Mastria montou espaço há dez anos.

Com uma câmera planetária, lentes fotográficas e um telescópio, o astrônomo amador e arquiteto de sistemas Marco Mastria, de Mogi das Cruzes (SP), fez um registro ‘animado’ do movimento das luas de Júpiter. O trabalho, feito da estação astronômica de sua casa, resultou em um vídeo com 110 mil fotos e em um GIF (Formato de Intercâmbio Gráfico – na tradução literal).
Para registrar o movimento de Júpiter foram efetuadas 15 capturas de aproximadamente 3 minutos cada (Assista abaixo). Estas capturas geraram um total de 16 GB de dados e mais de 110 mil fotos a serem processadas.
As imagens foram feitas no dia 17 de janeiro deste ano e divulgadas nesta semana. O trabalho durou…

Lendária civilização perdida é encontrada embaixo de uma floresta em Honduras

A Cidade do Deus Macaco. “La Ciudad Blanca”, ou A Cidade Branca. Estes são nomes dados à lendária cidade perdida que teria existido em uma floresta intocada em Honduras – e a National Geographic encontrou evidências de que ela realmente existiu.

Uma expedição retornou esta semana de uma localização remota — e secreta — de Honduras, onde não foi só confirmado o rumor da existência da cidade, mas de uma civilização inteira. Uma civilização tão nova aos arqueólogos que ainda nem recebeu um nome. É uma descoberta incrível; mas antes de entrarmos em detalhes, vamos dar uma olhada no histórico do local.

O que é a Cidade do Deus Macaco?

Por muito tempo, ela foi só um rumor: uma cidade perdida localizada dentro de uma floresta em La Mosquitia, na costa leste de Honduras. Ela vem sendo procurada há centenas de anos por exploradores. Dizem que a cidade era formada por uma comunidade pré-colombiana de tamanho e riqueza consideráveis, e que existiu 1.000 anos antes de Cristo. O apelido “Cidade d…

As primeiras pessoas em Marte poderão sofrer com um terrível jet lag

Um dia em Marte –ou um “sol”, redução de “solar day”– dura 24 horas e 40 minutos, quase a mesma coisa que um dia terrestre. Por isso, a NASA nunca pensou muito nesta questão. Mas esses 40 minutos por dia vão se somando, e cientistas do sono agora estão preocupados pois nossos ritmos circadianos terrestres podem ser uma grande dor de cabeça a mais para os primeiros seres humanos em Marte.

No The Atlantic, Tom Chmielewski escreveu uma matéria fascinante sobre o problema do jet lag — ou deveríamos chamar de “rocket lag?” — em Marte. Um seleto grupo de seres humanos já encontrou este problema: os controladores humanos da missão dos veículos de exploração de Marte. Eles têm que acordar e dormir de acordo com o tempo marciano, ficando 2,5 dias atrás do resto da Terra no final de 90 dias.

Mas quando enviarmos humanos a Marte, como é que os seus ritmos circadianos vão se ajustar (ou não) ao longo de meses, ou possivelmente anos? Chmielewski observa que uma pesquisa recente descobriu ritmos c…

Fóssil antecipa em 400 mil anos a origem da espécie humana

Pesquisador Chris Campisano coleta amostra para estudo (Foto: J Ramón Arrowsmith)

Uma mandíbula com dentes de 2,8 milhões de anos, encontrada na Etiópia, é o fóssil mais antigo do gênero Homo encontrado até agora e, segundo pesquisa publicada na revista "Science", sua descoberta antecipa em 400 mil anos a origem da nossa espécie.
A descoberta, anunciada nesta quarta-feira (4) na edição digital da revista, lança luz sobre a origem do gênero Homo, ao qual pertence a espécie humana, explicam os cientistas na "Science".
"A época da qual data a mandíbula inferior reduz a brecha na evolução entre o Australopiteco - a célebre Lucy, que data de 3,2 milhões de anos - e as primeiras espécies do tipo Homo como o erectus ou o habilis", explicam os cientistas.
"Este fóssil é um excelente exemplo de uma transição de espécies em um período chave da evolução humana", acrescentam.


Pesquisador segura mandíbula encontrada na Etiópia (Foto: Kaye Reed/Divulgação)

E…

O que acontece quando um satélite militar americano explode em órbita

Quantos satélites você diria que estão atualmente orbitando a Terra? Algumas centenas? Talvez mil? Na verdade, existem cerca de 3.700 satélites zunindo na órbita acima de nós. Por isso, quando um deles “se rompe”, é algo importante.

Segundo o Space.com, um satélite do Departamento de Defesa americano explodiu no dia 3 de fevereiro, criando um campo de 43 destroços. O satélite em questão é o DMSP-13, que faz parte de um projeto dos anos 1990 chamado Programa de Satélites Meteorológicos para Defesa.

Ele foi projetado para fornecer ao ministério o tempo e condições atmosféricas em zonas de combate, e retransmitiu condições de voo para as operações dos EUA no Iraque e no Afeganistão.

De acordo com a Força Aérea americana, o satélite morreu de causas naturais: “um evento catastrófico associado a uma falha no sistema de energia”. Ele tinha 20 anos, mas considerando que o satélite mais antigo ainda em órbita e intacto é de 1957, esta foi uma morte prematura. Enquanto isso, a Reuters diz que…

A última invenção da ciência: uma luz que tem o efeito de uma droga

Médicos austríacos criaram uma luz que funciona como um agente rápido para estados de profunda meditação. Trata-se do Lucia No. 3, uma luz intermitente que atua em sincronia com a música para estimular a glândula pineal. É uma invenção dos médicos Dirk Proeckl, neurologista e psicólogo, e Engelbert Winkler, psicoterapeuta e psicólogo.
Através de um software, o pisca-pisca de uma luz poderosa trabalha em sequência com a música. E vários voluntários já testaram essa invenção: em um quarto isolado e escuro, eles se sentaram em frente à luz com os olhos fechados e os ouvidos a posto. Imediatamente, ela começou a cintilar ao compasso da música, e o resultado, segundo os usuários, pode ser resumido em um zumbido de cores e formas.
De acordo com os fabricantes, através de sua página na internet, “Lucia No. 3 estimula as ondas cerebrais temporárias, que, geralmente, só apareciam depois de vários anos da prática de meditação”. Alguns voluntários, e também funcionários da BBC, que se atreveram…

Homer Simpson desvendou 'partícula de Deus' 14 anos antes

Você aí que duvida da capacidade de Homer Simpson, a mais conhecida personagem da série “Os Simpsons”, está na hora de rever seus conceitos. O pai da família mais inusitada de Springfield por pouco não previu a massa da partícula elementar do bóson de Higgs, a famosa “partícula de Deus, nada menos que 14 anos atrás. A descoberta foi realizada somente em 2013.

No episódio “The Wizard of Evergreen Terrace”, de 1998, Homer decide se tornar um inventor e é visto em frente a um quadro negro resolvendo uma complexa conta.

“Essa equação prevê a massa do Bóson de Higgs. Caso você resolva este problema, você conseguiria a massa da partícula elementar bosônica, com apenas alguns nano-massa a mais do que realmente é. É maravilhoso ver Homer quase chegando a este número”, explica Dimon Singh, autor do livro “The Simpsons and their Mathematical Secrets” (Os Simpsons e seus segredos matemáticos).

Em seu estudo sobre a série, Singh afirma que “Os Simpsons” é escrito por diversos matemáticos e fís…

Curiosidade: A origem da internet

Equipe da empresa BBN Technologies que desenvolveu o servidor IMP, o que viabilizou o funcionamento da Arpanet

por Véronique Dumas*

A internet revolucionou o funcionamento tradicional das sociedades modernas como o fizeram, a seu tempo, a imprensa, a máquina a vapor, a eletricidade ou a telegrafia sem fio (rádio). Hoje parece normal fazer cursos on-line, preencher formulários administrativos a distância ou expressar opiniões em fóruns de discussão. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67,9 milhões de brasileiros estavam conectados à internet ou seja, o número de domicílios com acesso à internet no Brasil cresceu 71% entre 2005 e 2009. No entanto, poucos conhecem sua história e as razões de sua criação.

De acordo com o dicionário Houaiss, internet é “rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum”. Ela nasceu no fi…

Ex-oficial da CIA fala sobre quedas de UFOs

A CIA, desde os primórdios envolvida no acobertamento da questão ufológica

Robert Hastings comenta o caso de antigo membro da agência, que afirma ter ouvido rumores sobre quedas de naves e corpos alienígenas conservados

Robert Hastings, autoridade mundial na pesquisa de incidentes ufológicos envolvendo oficiais da Inteligência e Forças Armadas de vários países, revelou recentemente a história de victor Marchetti. Este foi Assistente Especial do diretor da CIA Richard Helms. Marchetti primeiro falou a respeito da recuperação de UFOs acidentados e seus tripulantes alienígenas em um artigo de 1979, publicado na revista Second Look.

A importância de Marchetti pode ser conferida pelo fato de que a Agência Central de Inteligência (CIA) chegou a apelar para a Suprema Corte norte-americana, a fim de impedir a publicação de seu livro The CIA and the Cult of Intelligente, que se tornou um best-seller em 1974. Marchetti havia pedido demissão da agência em 1969, e em sua obra expunha muitas ativ…

Veja a primeira imagem da bactéria que é considerada a menor forma de vida conhecida

Apesar parecer um pouco granulada, esta é a primeira imagem detalhada de uma bactéria ultra pequena, tida como a menor forma que a vida conhecida pelo ser humano.

A imagem foi registrada por cientistas do Laboratório de Energia do Laboratório Nacional de Berkeley e da Universidade da Califórnia. As bactérias minúsculas, apesar de bastante comuns, são bem difíceis de ver — não apenas pelo tamanho, mas também por serem muito delicadas, morrendo com facilidade. Estas imagens foram capturadas após as bactérias serem congeladas a 272° Celsius negativos enquanto eram transportadas ao laboratório.

Embora essas bactérias sejam comuns, seu papel na natureza ainda não foi compreendido pelos cientistas. “Elas são enigmáticas. Estas bactérias são detectadas em diversos ambientes e provavelmente possuem um papel importante nas comunidades e ecossistemas microbiais. Mas ainda não entendemos por completo o que fazem elas fazem”, explica Jill Banfield, uma das pesquisadoras responsáveis pela fotogra…

Luz é fotografada como partícula e onda ao mesmo tempo

Fotografia "espaço-energética" da luz confinada em um nanofio, mostrando simultaneamente a interferência espacial (aspecto onda) e a quantização de energia (aspecto partícula) de um fóton. [Imagem: Fabrizio Carbone/EPFL]

Dualidade

Diversas técnicas já permitiram a observação dos fótons como partículas ou seu comportamento como ondas, inclusive em escala macroscópica.

Contudo, embora muitos hoje considerem que a função de onda seja uma entidade real, até agora não tinha sido possível visualizar um fóton como partícula e como onda ao mesmo tempo.

Foi justamente isto que afirmam ter feito Luca Piazza e seus colegas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

Foto de um fóton

Embora traçar a onda equivalente a uma partícula não represente um problema insolúvel, fazer uma fotografia é outra coisa. Por exemplo, são necessários fótons para gerar uma imagem: então, como fotografar um fóton?

Piazza deu um jeito nisto idealizando um experimento no qual são usados elétrons pa…

Cidadãos afirmam que viram OVNI sobre o Espinho Branco, em Patos (PB)

A discussão em torno da vida inteligente extraterrestre vem sendo questionada há muitos anos por cientistas e por cidadãos em todo o mundo que afirmam que presenciaram fatos estranhos, sejam por Objetos Voadores Não Identificados (OVINI’s) ou mesmo vendo criaturas vindas de outros planetas. A questão é que as grandes entidades governamentais por todo o mundo podem ter fatos que comprovam a existência, mas negam diante do que pode causar na vida terrestre.

Na madrugada deste sábado, dia 14, por volta das 03h00, um grupo de pessoas relaram ter visto um objeto voador se movendo em torno do inselberg Espinho Branco, localizado na cidade de Patos. O grupo de amigos estava no sítio para passarem o feriado de carnaval quando se deparam com o fato.

Mariana Ramalho, que estava com um grupo de amigos em um sítio vizinho ao Espinho Branco, relatou que o fato causou medo e admiração, pois foi muito estranho à forma que a luz se movia. “A luz era amarela e depois ficou branca. O objeto se movia…

Poeira foi vital para criação de galáxias, diz estudo

Uma das galáxias mais antigas já observadas demonstrou que a poeira desempenhou um papel fundamental na infância do Universo - é o que revela uma equipe de astrônomos em estudo publicado nesta segunda-feira pela revista Nature.
Os pesquisadores descobriram com surpresa que a distante galáxia, formada 700 milhões de anos após o Big Bang, já continha poeira - elemento indispensável para a formação das estrelas e dos planetas.
Acredita-se que logo nos primórdios do universo, há 13,8 bilhões de anos, ainda não havia poeira e as primeiras galáxias foram formadas a partir de gás.
Mas a nova pesquisa sugere que a poeira teve um papel na criação das galáxias muito antes do que se pensava.
"É a primeira vez que poeira é encontrada numa das galáxias mais longínquas que já observamos", explica Darach Watson, astrofísico do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), citado em comunicado.
"A descoberta mostra que as galáxias se enriqueceram rapidamente com par…

Radar quântico encontra aviões invisíveis e células doentes

O conversor acopla quanticamente as micro-ondas e as ondas de luz durante a emissão, enquanto o receptor converte as micro-ondas que retornam em ondas de luz para a detecção. [Imagem: Shabir Barzanjeh et al. (2015)]

Entrelaçamento

Um radar quântico poderá ser capaz não apenas de tornar ineficazes as camuflagens dos atuais "aviões invisíveis", como também inaugurar uma nova era na captura de imagens médicas.

Stefano Pirandola e seus colegas da Universidade de Iorque, no Reino Unido, projetaram um sistema híbrido que usa a correlação quântica entre feixes de micro-ondas e feixes de luz para detectar objetos de baixa reflexividade.

Como esse radar quântico funciona em níveis de energia muito mais baixos do que os radares convencionais, ele poderá ser usado em biomedicina, incluindo detecção de células doentes e exames de ressonância nuclear magnética - e, mais no futuro, na detecção dos aviões invisíveis.

Entrelaçamento

A equipe de Pirandola desenvolveu o novo sistema usando u…

Refrigeração termossolar transforma calor do Sol em frio

A engenheira Susana Flores afirma que já recebeu contato de empresários alemães interessados em investir na tecnologia. [Imagem: Invdes]

Geladeira solar

A engenheira mexicana Susana Flores, da Universidade de Puebla, criou um sistema de refrigeração solar que pode funcionar não apenas como geladeira, mas também como condicionador de ar.

Em vez de usar um painel solar para gerar eletricidade para alimentar um compressor tradicional, a professora Susana criou um sistema de refrigeração termossolar, que transforma o calor do Sol em frio sem passar pela energia elétrica.

O protótipo consegue manter a água a 9º C durante todo o dia, o que é suficiente para conservar alimentos ou fazer funcionar um sistema de ar-condicionado.

"Com essa temperatura é possível conservar alimentos, mas nosso objetivo é chegar a 5º C, o que tornará possível conservar pescado sem desnaturar as proteínas do peixe," disse Susana.

Segundo a engenheira, a conservação de medicamentos e vacinas em localizaç…

Cinco curiosidades sobre 'superjacaré' brasileiro mais forte que tiranossauro

A mordida do Purussaurus era 20 vezes mais poderosa que a de um tubarão branco (Foto: Tito Aureliano/BBC)

Criatura pré-histórica amazônica que tinha mordida de sete toneladas podia chegar a mais de 12 metros de comprimento e viveu há oito milhões de anos.

O Purussaurus brasiliensis está extinto há 8 milhões de anos, mas ainda pode causar um certo frisson na comunidade científica.
O antepassado do jacaré, que viveu na região da Amazônia no período mioceno, foi descoberto em 1892, pelo cientista e aventureiro brasileiro Barbosa Rodrigues. Mas um estudo publicado na semana passada tirou o réptil de décadas de esquecimento: uma equipe de pesquisadores brasileiros pela primeira vez fez estimativas detalhadas de suas dimensões e de sua fisiologia.
A principal revelação foi a de que a mordida do Purussaurus era duas vezes mais forte que a do Tiranossauro Rex, o mais notório dos dinossauros.
Mas essa não foi a única curiosidade, como a lista abaixo mostra.
Um carnívoro voraz
Segundo Aline Gh…