Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 12, 2011

Telescópio Herschel encontra uma estrela que ejeta jatos poderosos de água para o espaço

Pesquisadores à procura de vida no cosmos muitas vezes começam seus trabalhos tentando encontrar um ingrediente chave necessário para vida tal como a conhecemos: a água.

Somente há 750 anos luz daqui, eles encontraram água, muita água sendo ejetada dos pólos de uma estrela, similar ao nosso sol. Estes jatos de água viajam à velocidade de 225.000 km/h.

Esta descoberta é interessantíssima, por vários motivos. Primeiro, ela indica que por todo o universo estes tipo estrelas poderiam estar distribuindo vastas quantidades de água para o espaço, e assim potencialmente semeando a vida por suas redondezas. Mas não é só isso; esta descoberta também dá uma pista sobre a formação de nosso próprio Sol, e o papel que a água pode ter tido na formação de nosso planeta.

A estrela foi descoberta pela Observatório Espacial Herschel da Agência Espacial Européia. O Herschel viu uma assinatura de luz indicativa de hidrogênio e oxigênio, e quando os cientistas estudaram estes traços descobriram que os áto…

Antimatéria: Oque é?

Na física de partículas e na química quântica, a antimatéria é a extensão do conceito de antipartícula da matéria, por meio de que a antimatéria é composta de antipartículas da mesma maneira que matéria normal está composta das partículas.
Por exemplo, um anti-elétron (um pósitron, elétron com carga positiva) e um antipróton (um próton com carga negativa) poderiam dar forma a um átomo de anti-hidrogênio da mesma maneira que um elétron e um próton dão forma a um átomo normal do hidrogênio da matéria.
Além disso, a mistura da matéria e da antimatéria conduziria ao aniquilamento de ambos, da mesma maneira que a mistura das antipartículas e das partículas, criando assim fótons de grande energia (raios gamma) e outros pares de partículas e antipartículas. As partículas que resultam do aniquilamento matéria-antimatéria são dotadas de energia igual à diferença entre a massa do descanso dos produtos do aniquilamento e a massa do descanso do par original da matéria-antimatéria, que é sempre g…

Arquivo Ovni: O Caso Lubbock

Uma das fotografias obtidas em Lubbock

No final do mês de agosto e início de setembro de 1951, centenas de pessoas observaram objetos voadores não identificados sobre a região da cidade de Lubbock, no estado americano do Texas (EUA).

Os eventos mais significativos nesta onda ocorreram entre o começo da noite de 25 de agosto de 1951 e 8:30 hs da manhã de 26 de agosto de 1951, com avistamentos em numerosas regiões dos Estados Unidos. Os eventos começaram por volta das 21:10 hs, do dia 25, quando três professores universitários, o Dr. W. I. Robinson, professor de geologia no Texas Technological College, acompanhado pelo Dr. A. G. Oberg, professor de química, e o professor W. L. Ducker, chefe do departamento de engenharia do petróleo, avistaram várias luzes voando em formação pelos céus, em altíssima velocidade. Pouco depois ocorreu um novo avistamento semelhante. Eles estimaram em 30 o número de objetos luminosos voando na formação observada.

Em outros locais da região houveram avistame…

Eclipse Lunar deste 15/06/2011

Eclipse lunar desta quarta-feira (15/06/2011). Em sua fase parcial; Lua começa a mudar de cor ao entrar na umbra da Terra.

O eclipse lunar total desta quarta-feira (15/06/2011) começou às 21h35, mas só passou a ser perceptível sem equipamento especializado a partir das 22h43. Teve início às 0h01 da quinta-feira a fase total do eclipse lunar.

Eclipses lunares ocorrem quando Sol, Terra e Lua se alinham e o satélite natural percorre a sombra gerada por nosso planeta. Entretanto, a Terra não barra completamente a passagens dos raios --alguns, ao passarem pela atmosfera terrestre, sofrem desvio e atingem a superfície lunar. É isso que faz com que a Lua adquira o tom avermelhado.

O fenômeno

A sombra da Terra é composta por duas áreas em formato de cone, que ficam uma dentro da outra. A parte mais externa, chamada penumbra, é a região em que a Terra não bloqueia todos os raios vindos do Sol. Na área mais interna, que leva o nome de umbra, praticamente todos os raios são bloqueados.

O eclipse dest…