Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 13, 2010

O maior planeta do Sistema Solar serve de protetor das regiões próximas ao Sol

O planeta Júpiter, o maior de nosso Sistema Solar, serve como verdadeiro protetor das regiões mais próximas do Sol, incluindo obviamente a Terra. Isso porque desvia cometas, asteródes e outros corpos que do contrário poderiam vir a atingir o nosso planeta. Em algumas ocasiões desvia suas trajetórias e em outras, recebe o impacto direto desses astros errantes.

Sem dúvida a mais famosa das colisões ocorreu em 20 de julho de 1994, quando pedaços do cometa Shoemaker-Levi 9 atingiram as camadas superiores da atmosfera de Júpiter, produzindo explosões e bolas de fogo maiores do que a Terra. Recentemente, em 19 de julho de 2009, um outro impacto de menores proporções foi fotografado casualmente, provocado por um cometa não identificado.

Na última sexta-feira, 04 de junho, mais um impacto foi flagrado contra o gigantesco planeta, pelo astrônomo amador australiano Anthony Wesley, o mesmo que captou o impacto de 2009. Wesley postou o vídeo no You Tube, e o clarão que se vê na imagem foi produz…

Inundações na China deixam 88 mortos e 48 desaparecidos

Pequim, 19 jun (EFE).- As tempestades e inundações que assolam o sul da China causaram até este sábado 88 mortos e 48 desaparecidos, segundo o último relatório do Ministério de Assuntos Civis, que prevê mais chuvas para os próximos dias.

As chuvas iniciaram no domingo passado nas províncias meridionais e orientais de Fujian, Zhejiang, Guangdong, Hunan, Jiangxi, Guangxi, Guizhou e Sichuan, e afetaram até hoje a 9,27 milhões de pessoas.

O Ministério assinala que entre estas, 757 mil tiveram de ser evacuadas para evitar danos maiores e perdas econômicas diretas em US$ 1,460 bilhão.

O Governo enviou equipes de resgate às áreas mais afetadas de Fujian, no litoral sudeste.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, nos próximos dias espera-se que as fortes chuvas sigam afetando o sul do país asiático, que cada ano se vê afetado pelo fenômeno da monção, que provoca centenas de mortos devido o aumento dos rios e às avalanches de terra e rochas.

Populares filmam aparecimento de OVNIS no vale do rio Cais

Impressionante, quase todos os dias têm surgido luzes enigmáticas a pouca altura das serras que circundam o assentamento Boa Vista, localizado na zona de fronteira entre os municípios de Castelo do Piauí e Buriti dos Montes, bem perto da comunidade Lajinha, que fica às margens da PI 322, estrada esta que está sendo terraplanada para receber o revestimento asfáltico.

Estes “aparelhos”, como são chamados, por vezes assustam caçadores e moradores que se deslocam no período da noite. Conta-se que um destes caçadores largou o veado que trazia nas costas e danou-se a correr, com medo da luz radiante que o perseguia. Noutro caso, o cidadão por nome Fernando estava dentro da sua casa quando percebeu que tudo em volta da sua residência clareava devido à intensidade da radiação luminosa projetada pelo dito aparelho. Seu Zé Aldir, pessoa conhecida de todos por aquelas bandas, foi acossado pela estranha luz no percurso da comunidade Lajinha até a comunidade Picos dos Andrés.

Com o intuito de docu…

Caso Itabirito

Retrato falado do alienígena observado no caso Itabirito


Um interessante caso de contato imediato com uma pitoresca criatura com traje inflado. Caso ocorrido em Itabirito (MG) em 30 de agosto de 1962.


Dados Gerais
Local Itabirito, Minas Gerais
Data e Hora 30 de agosto de 1962
Nº de Testemunhas 3
Tipo Pouso de OVNI e avistamento de tripulantes
Efeitos fisiológicos forte dor de cabeça
Introdução

No dia 30 de agosto de 1962, ocorreu um dos mais conhecidos casos da Ufologia Brasileira, em Itabirito (MG). Tudo ocorreu às 23 horas, quando três homens saíram do cinema local e permaneceram conversando na esquina das ruas Artur Bernardes e Queiroz. Em dado momento da conversa ouviram um chiado. Ao olhar para o céu observaram um disco-voador imóvel, flutuando sobre uma plantação de eucaliptos, a uns 30 metros de altura a aproximadamente 50 metros do local onde estavam.

Enquanto observavam o objeto, uma das testemunhas, Geraldo Liberato, chamou a atenção dos companheiros para a presenç…

Novo telescópio para o ESO

O European Southern Observatory (ESO, por sua sigla em Inglês) inaugurou nesta terça-feira o telescópio robótico do novo espaço europeu "trapistas" no ESO Observatório La Silla, no Chile.


Esta unidade é dedicada ao estudo dos sistemas planetários através de duas abordagens: a detecção e caracterização dos planetas fora do sistema solar (exoplanetas) e do estudo dos cometas que orbitam o Sol telescópio de 60 centímetros de diâmetro é operado a partir uma sala de controle, que é de 12.000 quilômetros em Liege, na Bélgica.

"Os dois temas do projecto" trapistas "são partes importantes de um campo emergente de pesquisa interdisciplinar, astrobiologia, que visa o estudo da origem e distribuição da vida no universo", explica o pesquisador que conduziu o estudo, Michaël Gillon .

"Os planetas terrestres, como a nossa Terra, são alvos óbvios na busca por vida fora do nosso sistema solar, enquanto que os cometas são suspeitos de ter desempenhado um papel important…

Caso Vila Santina

Em 14 de agosto de 1947 o pintor italiano Repuzzi L. Johannis encontrava-se em uma área campestre na região de Vila Santina, em Carnia, na Itália, pintando a paisagem local. Era aproximadamente 9 horas da manhã quando ele percebeu a presença de um objeto discóide pousado no campo, a uns 50 metros de onde se encontrava. Ao lado do objeto haviam 2 homenzinhos de 1 metro de altura que vestiam macacões azuis-escuros, com punhos, cinto e colarinho vermelho de cor vermelha. Haviam um capacete cobrindo a cabeça. Apenas o rosto ficava descoberto. Através desta abertura podia-se observar o rosto dos seres que era de coloração marrom esverdeada, com olhos grandes e redondos. Não tinham pelos no rosto. Seu nariz era reto e comprido, com uma espécie de "V" na ponta. A boca parecia uma rachadura em forma de "V" invertido.

A princípio o pintor achou que tratava-se de uma brincadeira de crianças e gritou em sua direção. Ao ouvir o grito um dos seres sacou um objeto do cinto e apon…

Caso Salyut 6

Episódio completa 29 anos este mês. Dois cosmonautas se comunicaram com tripulantes de objeto esférico.

Nos anos 70, a União Soviética executou o programa espacial Salyut (Салют, saudações), originalmente chamado DOS 7-K, baseado em estações espaciais de um módulo. Houveram 7 estações – sem contar o núcleo da Mir e o módulo Zvezda, da Estação Espacial Internacional (ISS), que derivam do programa.

Embora lembrasse as anteriores, a Salyut 6, lançada em 29 de setembro de 1977, trazia vários avanços inovadores, como dois sistemas de acoplagem – as Salyuts anteriores só tinham um. Ela foi ocupada por onze tripulações, sendo cinco de longa duração. A primeira delas permaneceu 96 dias em órbita e quebrou um recorde da Skylab, americana. A tripulação de estadia mais longa na Salyut 6 ficou nela por 185 dias.

Concepção artística da Salyut 6 (Foto via SpaceFacts.de)

Certa vez, um dos tripulantes teve uma crise psicológica e quase abriu a escotilha da estação – o que o colocaria em contato dir…

Caso EEAR

Representação artística do relato do soldado da Força Aérea que testemunhou este episódio. [Arte: Luiza Ribas]


Em 1977 ocorreu um interessante caso de pouso de um disco voador dentro das futuras dependências do futuro CINDACTA II, em Curitiba (PR). Os tripulantes do disco estavam interessados em um avião Bandeirante presente em um Hangar do aeroporto do Bacacheri.


Dados Gerais
Local Antiga escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (hoje CINDACTA II) Bairro Bacacheri - Curitiba - Paraná
Data e Hora Ano de 1977 - Data correta incerta
Nº de Testemunhas 1 soldado de segunda classe
Tipo avistamento de 3 discos voadores. Pouso de um dos objetos e avistamento de tripulantes
Efeitos fisiológicos vestígios físicos; acobertamento governamental

Introdução

Em 1977 um soldado de segunda classe que se encontrava de plantão avistou três estranhos objetos aproximando-se de um campo de futebol dentro da Aeronáutica. Um dos objetos com forma de disco voador desceu e dele saíram três seres…