Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 3, 2019

Casuística ufológica nordestina: o Caso Convap

Em 01 de Fevereiro de 2019, uma viagem que seria normal, envolveu uma Família numa fantástica experiência ufológica. O carro que viajavam foi seguido por um grande objeto não identificado. Conheça essa história e todo o desenrolar desse inusitado encontro. Vale apena conferir!



FONTE: União de Pesquisas Ufológicas do Piauí (UPUPI) - Flávio Tobler

Como a Índia revolucionou a matemática séculos antes do Ocidente

Índia fez achados matemáticos incríveis séculos antes dos colegas ocidentais

Marcus du Sautoy
BBC, "A História da Matemática"

Assim como a China, a Índia descobriu os benefícios de um sistema decimal há muito tempo.

Eles, inclusive, já o utilizavam no século 3.

É o mesmo sistema que usamos atualmente, em que a posição numérica indica unidades, dezenas, centenas, milhares e assim por diante.

Nós não sabemos direito como chegaram ao sistema decimal, mas os indianos certamente o aperfeiçoaram, estabelecendo as bases para os números de um a nove que são usados ​​em todo o mundo.

Eles também inventaram um novo número: zero.

Nada além de um espaço vazio

Seu primeiro uso conhecido data do século 9, mas é provável que tenha sido usado centenas de anos antes disso.

Este estranho número está gravado nas paredes de um pequeno templo dentro da fortaleza de Gwalior, na Índia Central.


Um pequeno templo dentro da fortaleza de Gwalior abriga o mais antigo registro conhecido do uso do númer…

Primeiro candidato a planeta descoberto por Kepler é confirmado

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO SISTEMA DO KEPLER-1658B (FOTO: GABRIEL PEREZ DIAZ/INSTITUTO DE ASTROFÍSICA DE CANARIAS)

O Kepler-1658b foi encontrado há 10 anos, mas só agora a NASA pôde confirmar que ele é mesmo um planeta

Dez anos após ter sido descoberto pelo telescópio Kepler, o corpo celeste Kepler-1658 teve seu status de planeta confirmado pela NASA— por orbitar uma estrela que não é o Sol, pode ser chamado também de exoplaneta.

A demora ocorreu porque tanto o tamanho do planeta quanto da estrela que ele orbita haviam sido subestimados, fazendo com que a descoberta de 2009 fosse marcada como um falso positivo e deixada de lado.

Foi uma equipe de pesquisadores da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, que percebeu o engano: ao analisarem os dados coletados pelo telescópio novamente, notaram que o Kepler-1658b e a sua estrela são três vezes maiores do que o que se acreditava. "O planeta é, na verdade, um Júpiter quente", explicou a autora principal do estudo, Ashley Chontos,…

Enfim teremos a primeira caminhada espacial completamente feminina

No fim de março, duas astronautas vão caminhar pela EEI recebendo suporte de mais duas pesquisadoras na Terra (ASTRONAUTA ANNE MCCLAIN - FOTO: NASA/WIKIMEDIA COMMONS)

As astronautas Christina Koch e Anne McClain farão história na astronomia ao participar da primeira caminhada só de mulheres pela Estação Espacial Internacional (EEI), que vai acontecer no dia 29 de março.As duas astronautas fizeram parte da turma da NASA de 2013 que era 50% feminina.

Segundo a NASA, elas irão em uma missão para substituir baterias instaladas no meio do ano passado. A dupla receberá apoio diretamente da Terra de Mary Lawrence e Kristen Facciol, ambas da Agência Espacial Canadense.


ASTRONAUTA CHRISTINA M. HAMMOCK (FOTO: NASA/WIKIMEDIA COMMONS)

McClain já está na EEI e seus posts no Twitter com um brinquedo de pelúcia já conquistaram milhares de retweets. Koch deve decolar em 14 de março para seu primeiro voo espacial, que deve durar cerca de sete horas, de acordo com a agência espacial norte-americana.

Tão Black Mirror: e se conseguissem hackear seu cérebro?

Por Luciana Zaramela

Já vimos isso nos filmes de ficção científica, mas um futuro distópico no qual hackers pudessem invadir o cérebro das pessoas e roubar suas memórias não está tão longe quanto imaginamos. Já pensou? Suas recordações ali, sendo roladas como num carrossel de arquivos, exibidas numa tela para quem quisesse ver?

Segundo a neurotecnologia moderna, esse cenário "tão Black Mirror" pode, um dia, ser real. E estamos falando de uma questão de uma ou duas décadas. Os avanços na área já nos aproximam de upgrades no cérebro, como aumento da capacidade de memória ou mesmo melhoria nos níveis de atenção e cognição. Mais alguns anos de pesquisa e poderemos, um dia, decodificar o cérebro humano ao nível de reescrever nossas memórias.

Hack do cérebro

Alguns neurocirurgiões já se aventuram na exploração da tecnologia para tornar os seres humanos mais biônicos, no sentido de turbinar o cérebro ou entender melhor seu mecanismo. Implantes cerebrais já são realidade, aliás: no…

Filosofia: O que é exatamente um Buraco Negro?

Impressionantes e desafiadores, os buracos negros bem podem ser considerados um "buraco negro" metafórico, onde cabem ideias de vários tipos. [Imagem: ESO/Gravity Consortium/L. Calçada]

Definição de buraco negro

O que é um buraco negro?

Faça essa pergunta a 10 físicos e você obterá umas 11 respostas diferentes - levando em conta que alguns dirão que buracos negros não existem.

Controvérsias à parte, um buraco negro é convencionalmente considerado como um objeto astronômico que consome irrevogavelmente toda a matéria e radiação que calhe de entrar em esfera de influência, conhecida como horizonte de eventos.

Fisicamente, um buraco negro é definido pela presença de uma singularidade, isto é, uma região do espaço, delimitada pelo horizonte de eventos, dentro da qual a densidade massa/energia se torna infinita e as leis da física, normalmente bem comportadas, não mais se aplicam.

No entanto, um artigo publicado na última edição da revista Nature Astronomy, o professor Erik Curi…

Gravação e fotos sobre o Caso Maria Cintra (Pesquisas 07)

Programa inédito sobre o “Caso Maria Cintra”, ocorrido em Lins -SP, em 25 de agosto de 1968. Apresentação de 4 novas fotos da época e a pedido do inscrito Nilo Carlos, a fita de áudio com depoimento da testemunha principal do caso.

Nossos agradecimentos a BURN (www.portalburn.com.br), ao pesquisador Osmar de Freitas (GEONI) e ao pesquisador Nilson Cicone.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Pesquisa: mistério dos garfos entortados (01)

Queda de óvni em Cubatão - SP (Pesquisas 02)

Arquivo "X" Brasileiro: Caso Pedro de Toledo (Pesquisas 03)

Por onde passaram os dossiês de Ovnis da FAB? (Pesquisas 04)

Militar descreve ovni em manuscrito (Pesquisas 05)

OSNI na praia do Guarujá-SP em 1958 (Pesquisas 06)

Novos cálculos concluem que a Via Láctea tem o peso de 1,5 trilhão de Sóis

Aglomerados estelares são usados ​​para pesar nossa galáxia

Por Patrícia Gnipper

Em uma árdua tarefa conjunta, dados do telescópio espacial Hubble, da NASA, junto a medições da missão Gaia, da ESA, permitiram um novo cálculo para estimar com precisão a massa da nossa galáxia — que, de acordo com o novo estudo, tem o peso de 1,5 trilhão de massas solares, abrigando cerca de 200 bilhões de estrelas.

Anteriormente, estimativas previam que a Via Láctea pesava algo entre 500 bilhões e 3 trilhões de vezes a massa do Sol, com diferentes métodos usados para medir a distribuição da matéria escura, que representa cerca de 90% da massa de toda a galáxia. E como não é possível detectar a matéria escura diretamente, esses cálculos usando variados métodos acabavam gerando dados incertos, ainda que possíveis.

Para fazer o novo cálculo, a equipe usou um método inteligente que conta com a medição das velocidades dos aglomerados globulares, que são bastante densos e orbitam o disco espiral da galáxia …

Rússia trata com desdém o sucesso da Crew Dragon durante missão de teste na ISS

Nesta semana, a SpaceX fez história mais uma vez ao lançar sua nova nave Crew Dragon pela primeira vez à Estação Espacial Internacional (ISS). Ainda em caráter de testes, a nave voltará à Terra na sexta-feira (8), para que um segundo voo de teste, mas desta vez tripulado, aconteça em junho, e espera-se que a NASA passe a enviar seus astronautas à ISS usando a Crew Dragon, em vez da nave russa Soyuz, em meados do ano que vem. Contudo, os russos estão reagindo com certo desdém ao feito da SpaceX.

A Roscosmos (agência espacial da Rússia) realiza esse transporte humano à ISS para a NASA e demais agências espaciais do mundo desde 2011, quando chegou ao fim o programa do Ônibus Espacial da agência norte-americana. Cada assento da nave Soyuz custa muito dinheiro — a NASA pagou cerca de US$ 80 milhões no último lançamento —, e com o Commercial Crew Program, do qual fazem parte SpaceX e Boeing (que testará sua nave Starliner no primeiro semestre deste ano), essa parceria com os russos vai aca…

Imagens inéditas mostram jatos rompendo a barreira do som em pleno voo

Por Renato Mota

A NASA testou, com sucesso, uma tecnologia fotográfica que conseguiu capturar as primeiras imagens da interação de ondas de choque de duas aeronaves supersônicas em pleno voo. As imagens mostram as mudanças rápidas de pressão que são produzidas quando uma aeronave voa mais rápido que a velocidade do som, responsável ​​pelo estrondo ouvido no solo – o famoso “sonic boom”.

“Nós nunca sonhamos que as imagens seriam tão claras, tão lindas”, afirmou o físico J.T. Heineck, do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Mountain View, Califórnia. “Com este sistema atualizado, aumentamos a velocidade e a qualidade de nossas imagens em pesquisas anteriores”, completou.

O sistema será usado para capturar dados do projeto do jato supersônico X-59 QueSST, desenvolvido para produzir ondas de choque quando entrar em super velocidade, mas sem o estrondo sônico. Atualmente, a capacidade dos voos supersônicos foram restritas por questões ambientas de poluição sonora.


Jatos T-38 voando em veloc…

Nave israelense tira selfie no espaço e a Terra aparece no fundo da imagem

Por Patrícia Gnipper

A nave Beresheet, da israelense SpaceIL, foi enviada à Lua em fevereiro, levando consigo um disco com 30 milhões de páginas que sintetizam a essência da humanidade (incluindo uma cópia completa da Wikipédia em inglês). Agora, ainda viajando rumo a seu destino, a Beresheet tirou sua primeira selfie no espaço — e acabou mostrando uma belíssima "Terra cheia" de fundo.

A foto foi tirada no dia 5 de março, quando a nave estava a uma distância de 37.600 quilômetros do nosso planeta. Na imagem, podemos ver a Austrália em meio ao azul da Terra. Também vemos a placa instalada na nave, com a bandeira de Israel e as inscrições "Am Yisrael Chai" (que significa "A nação de Israel vive") e "Small Country, Big Dreams" ("Pequeno país, grandes sonhos").

A Beresheet, assim que chegar à Lua, será a primeira nave da iniciativa privada a realizar este feito. O pouso está previsto para acontecer no dia 11 de abril, com a nave sendo cap…

A teoria sobre a vida desenvolvida por um cientista chileno que impressionou até o Dalai Lama

O biólogo chileno Humberto Maturana junto com o neurocientista britânico Anil Seth (ao fundo) na conferência do prêmio Nobel no Chile (NOBEL MEDIA / ALEXANDER MAHMOUD)

Ana Pais (@_anapais)
BBC News Mundo

Afinal, o que é a vida?

Essa pergunta é tão antiga que parece estranho que alguém dos dias de hoje consiga uma resposta tão radicalmente inovadora a ponto de influenciar áreas do conhecimento tão díspares como a neurociência, a sociologia, a informática, a literatura e a filosofia.

O biólogo chileno Humberto Maturana conseguiu. Sua teoria, desenvolvida há quase 50 anos com seu ex-aluno e compatriota Francisco Varela, chama-se "autopoiesis" e influenciou muita gente.

"A pergunta básica que me fiz foi o que é estar vivo e o que é estar morto, o que precisa acontecer em sua interioridade para que eu, olhando de fora, possa decidir o que é um ser vivo", disse Maturana à BBC News Mundo, serviço da BBC em espanhol.

Sua teoria, publicada em uma série de trabalhos no iníc…

OSNI na praia do Guarujá-SP em 1958 (Pesquisas 06)

Você já ouviu falar sobre o avistamento de OSNI (Objeto Submarino Não Identificado) em uma praia do Guarujá-SP?

Caso ocorrido em 1958, trará relatos documentados de militares.

Extratos da documentação oficial mostrando os estágios do objeto:









FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Pesquisa: mistério dos garfos entortados (01)

Queda de óvni em Cubatão - SP (Pesquisas 02)

Arquivo "X" Brasileiro: Caso Pedro de Toledo (Pesquisas 03)

Por onde passaram os dossiês de Ovnis da FAB? (Pesquisas 04)

Militar descreve ovni em manuscrito (Pesquisas 05)

O nosso lugar no Universo

Ao mesmo tempo que fazemos parte do Universo contendo elementos dele em nosso corpo e em tudo o que vemos a nossa volta, nos questionamos qual nosso lugar em toda essa incomensurável vastidão. O vídeo a seguir tenta nos dar esta percepção!



FONTE: Ciência Todo Dia

Casuística ufológica nordestina: Caso Convap (Trailer)

Trailer da Impressionante experiência vivida por uma família quando se deslocava por uma estrada no Piauí. O fato se deu no dia 1 de Fevereiro de 2019. Confira um pouco desse fantástico encontro com um objeto desconhecido e aguarde o vídeo completo do caso!



FONTE: União de Pesquisas Ufológicas do Piauí (UPUPI) - Flávio Tobler

Elon Musk quer que nave Crew Dragon também leve turistas à ISS

Por Patrícia Gnipper

Depois de fazer o primeiro voo de teste com sua nova nave Crew Dragon, o que aconteceu com sucesso no último sábado (2), a SpaceX tem planos para o veículo que vão além do transporte de astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS): Elon Musk, CEO da companhia, disse que gostaria, a longo prazo, de usar a Crew Dragon também para levar turistas ao espaço.

A nave está no momento realizando a missão Demo-1, tendo se atracado de maneira autônoma à ISS no domingo (3), e lá ficará até a próxima sexta (8), quando ligará seus motores para voltar à Terra. Em junho deve acontecer a Demo-2, sendo este o primeiro voo, ainda em caráter de testes, com tripulação a bordo. A nave levará quatro astronautas por viagem, mas tem capacidade para acomodar até sete assentos.

The first @Commercial_Crew mission arrived at the space station today when the @SpaceX#CrewDragon completed soft capture on the Harmony module at 5:51am ET. #LaunchAmericahttps://t.co/Bgcgac0O50pic.twit…

China também quer explorar Marte e enviará rover para lá em 2020

Por Patrícia Gnipper

Enquanto se destaca ao explorar o lado afastado da Lua com a missão Chang'e 4, a China revela que seus planos na exploração espacial também incluem Marte. O país pretende enviar ao Planeta Vermelho um rover exploratório no ano que vem.

A informação foi confirmada por Wu Weiren, projetista-chefe do programa de exploração lunar do país asiático. "Nos últimos 60 anos, fizemos muitas conquistas, mas ainda há uma grande distância das potências espaciais mundiais. Precisamos acelerar nosso ritmo. No próximo ano, vamos lançar uma sonda a Marte que irá orbitar o planeta, aterrissar e explorar", declarou.

Os comentários foram feitos durante um evento em que aconteceu a inauguração de uma base de simulação de Marte na China, especificamente na bacia de Qinghai, um lugar extremamente árido no oeste do país que é o deserto mais alto da Terra e considerado um dos melhores paralelos em relação à superfície marciana — outro local do tipo é o Deserto do Atacama, no…

NASA testa sonda em deserto do Chile para estudar vida em Marte

TESTES ESTÃO SENDO FEITOS NO DESERTO DE ATACAMA (FOTO: REPRODUÇÃO/PROF STEPHEN B. POINTING)

A região árida chilena é um dos locais na Terra mais próximos ao ambiente marciano

Antes de encarar uma longa viagem a Marte, pesquisadores encontraram na Terra um lugar muito parecido com o planeta vermelho, onde podem testar sua nova invenção. Um robô foi levado para o Deserto de Atacama, no Chile, para analisar se seria possível encontrar sinais de vida marciana. As descobertas foram publicadas no Frontiers in Microbiology.

"O núcleo do Deserto de Atacama no Chile é extremamente seco, experimentando décadas sem chuvas. Tem alta exposição à radiação UV e é composto por um solo muito salgado. É a combinação mais próxima que temos de Marte na Terra, o que o torna bom para testes", afirma Stephen Pointing, professor do Yale-NUS College que liderou a pesquisa microbiana.

Analisando a parte abaixo da superfície, os cientistas encontraram amostras que continham micróbios associados à dis…