Por Patrícia Gnipper
Depois de fazer o primeiro voo de teste com sua nova nave Crew Dragon, o que aconteceu com sucesso no último sábado (2), a SpaceX tem planos para o veículo que vão além do transporte de astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS): Elon Musk, CEO da companhia, disse que gostaria, a longo prazo, de usar a Crew Dragon também para levar turistas ao espaço.
A nave está no momento realizando a missão Demo-1, tendo se atracado de maneira autônoma à ISS no domingo (3), e lá ficará até a próxima sexta (8), quando ligará seus motores para voltar à Terra. Em junho deve acontecer a Demo-2, sendo este o primeiro voo, ainda em caráter de testes, com tripulação a bordo. A nave levará quatro astronautas por viagem, mas tem capacidade para acomodar até sete assentos.
The first @Commercial_Crew mission arrived at the space station today when the @SpaceX #CrewDragon completed soft capture on the Harmony module at 5:51am ET. #LaunchAmerica https://t.co/Bgcgac0O50 pic.twitter.com/KfNFpHxpGx
— Intl. Space Station (@Space_Station) 3 de março de 2019
E aproveitando que recentemente a Roscosmos revelou que levará dois turistas à ISS em 2021 a bordo de sua nave Soyuz (a mesma usada hoje no transporte de astronautas à estação), Musk declarou em coletiva de imprensa após o lançamento da Crew Dragon que "seria muito legal se as pessoas fossem para a estação espacial em um veículo americano também; acho que isso é algo que faremos, e a NASA apoia muito essa ideia". Ainda, ele segue a declaração dizendo que "talvez haja algo além da estação espacial… veremos", deixando um mistério no ar.
Talvez Musk estivesse se referindo à futura estação orbital lunar que a NASA pretende lançar por volta de 2026 — a Gateway. O ambiente será como uma versão menor da Estação Espacial Internacional, mas sendo posicionado na órbita da Lua em vez de ao redor da Terra. Lá, até 4 tripulantes viverão simultaneamente fazendo experimentos no espaço, com a estação também servindo de pit stop para viagens espaciais e também para facilitar novos retornos à superfície da Lua.
Vale lembrar que, indo além das órbitas da Terra e da Lua, mirando em Marte, a SpaceX já construiu um protótipo de seu novo foguete e uma nova nave para tal, com o conjunto sendo chamado de Super Heavy-Starship. Mas, antes de qualquer viagem rumo ao Planeta Vermelho, Musk usará a Starship para o turismo espacial levando um bilionário japonês à órbita da Lua, o que deverá acontecer em 2023.
FONTE: Space.com via canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário