Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 19, 2012

Morre Neil Armstrong, primeiro homem na Lua

Armstrong passou por uma cirurgia de coração em 7 de agosto.
Americano comandou a Apollo 11 e pisou na Lua em 20 de julho de 1969.

O primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, morreu aos 82 anos nos Estados Unidos neste sábado (25), informou a família do astronauta aos jornais dos Estados Unidos.
Em 7 de agosto, ele passou por uma cirurgia de emergência no coração, após médicos encontrarem quatro entupimentos em suas artérias, e desde então estava se recuperando no hospital na cidade onde morava com a esposa, Cincinatti.
No Twitter, a Nasa ofereceu "seus sentimentos pela morte de Neil Armstrong, ex-piloto de testes, astronauta e primeiro homem na Lua."
Conheça a biografia
Armstrong foi o comandante da Apollo 11, missão que chegou ao satélite da Terra em 20 de julho de 1969. Ao ser o primeiro ser humano a pisar em outro corpo celeste, Armstrong proferiu a frase: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.”
Nascido em 5 de agosto de 1930, Armstrong…

Astrônomo acha gêmeas da Via Láctea

Imagem mostra a GAMA202627, com duas manchas na sua órbita, que é uma das duas galáxias "gêmeas" da Via Láctea

Pesquisadores anunciaram nesta quinta-feira (23/08/12) que encontraram o primeiro grupo de galáxias semelhante à Via Láctea. O astrônomo Aaron Robotham pesquisou aglomerados de estrelas parecidos com o nosso no Gama, o mapa mais detalhado que se tem do Universo, e descobriu duas galáxias tão iguais que parecem “irmãs gêmeas” da Via Láctea.

"Encontramos cerca de 3% de galáxias no Universo que são parecidas com a Via Láctea e que têm até galáxias-satélites, algo raro. No total, foram 14 sistemas semelhantes ao nosso, mas só dois deles tinham correspondências praticamente idênticas [à Via Láctea]”, disse na Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, em Pequim, na China.

A maioria das galáxias têm companheiras ao seu redor, mas são raras as que mantêm duas grandes forças no seu campo, como é o caso da Via Láctea. O desenho e a composição do nosso sistema …

Mistério: bola de fogo aparece no céu de Pentecoste, Ceará

O homem sempre olhou para o céu em busca de sinais e respostas. Mas em pentecoste, a 90 quilômetros de Fortaleza, esse olhar não é só de curiosidade, mas também de medo. É que nas últimas noites, uma bola de fogo corta o céu da cidade. O repórter Ilam Gurgel foi pessoalmente conferir essa história e olha só o que ele acabo encontrando.




FONTE: http://www.jangadeiroonline.com.br/

Planeta pode ter sido engolido por sua estrela

A pista deixada pelo planeta desaparecido foi fornecida aos astrônomos pela quantidade de lítio observado na região.[Imagem: NASA]

Planeta engolido pela estrela

Uma equipe internacional de astrônomos encontrou os primeiros indícios da destruição de um planeta por sua estrela em processo de envelhecimento.

Os dados sugerem que o planeta desaparecido foi devorado quando sua estrela começou a se expandir em uma "gigante vermelha" - o equivalente estelar de uma idade avançada.

Em 2011, outra equipe já havia detectado dois exoplanetas literalmente cozidos por sua estrela, também em processo de se tornar gigante vermelha. Agora, contudo, parece que o planeta foi totalmente destroçado no processo.

O mesmo deverá acontecer com o Sol, dentro de alguns bilhões de anos.

"Um destino semelhante pode aguardar os planetas interiores do nosso Sistema Solar, quando o Sol se tornar uma gigante vermelha e se expandir até além da órbita da Terra, daqui a cerca de cinco bilhões de anos,&quo…

Cientistas calculam data do fim do Universo

Além da duração prevista do Universo, os cientistas chineses calcularam os eventos finais desse apocalipse cósmico. [Imagem: Lynette Cook/NASA]

Questões fundamentais

A energia escura compõe cerca de 70% do conteúdo atual do Universo.

Por decorrência, é esse mesmo componente desconhecido que detém a chave para o destino final do nosso Universo.

Por milênios, os seres humanos têm ponderado sobre duas questões fundamentais: "De onde viemos?" e "Para onde vamos?", questões que têm estimulado debates filosóficos e teológicos.

Graças ao rápido desenvolvimento da cosmologia nas últimas três décadas, os cientistas também obtiveram algumas pistas importantes para arriscar algumas respostas a essas perguntas.

É o que um grupo de cientistas chineses está tentando fazer agora.

Uma simulação do Universo chamada DEUS está tentando desvendar como o Universo veio do início até hoje. [Imagem: Deus Consortium]

Grande Ruptura

O modelo padrão "Inflação + Big Bang quente" foi …

Aerogel flexível: "fumaça sólida" suporta peso de um carro

A Dra. Mary Ann Meador colocou seu próprio carro em cima de uma amostra do aerogel para mostrar que o material é realmente forte, apesar de ultraleve.[Imagem: NASA]

Isolante peso-leve

O aerogel já não é o material mais leve do mundo, mas conserva a fama de um material literalmente da era espacial.

Além de já ter sido usado para coletar amostras de um cometa no espaço, o aerogel é extremamente leve e é um excelente isolante térmico.

O grande problema, que o mantinha afastado de aplicações no dia-a-dia, é que o aerogel tradicional é também muito frágil.

Mas esse problema acaba de ser resolvido por Mary Ann Meador e Haiquan Guo, pesquisadoras do Centro de Pesquisas Glenn, da NASA.

A dupla desenvolveu um novo tipo de aerogel que, além de muito mais resistente, é flexível, permitindo seu uso para isolamento em residências, geladeiras e até em roupas e agasalhos de inverno.

Aerogel de polímeros

O aerogel original era feito de sílica, ou óxido de silício, um mineral encontrado na areia da pr…

NASA anuncia nova missão para estudar interior de Marte

A InSight é quase uma réplica da Phoenix, variando apenas nos instrumentos, voltados para o estudo do interior de Marte.[Imagem: JPL/NASA]

Marte, Titã e cometa

Nem bem o robô Curiosity começou a disparar seu raio laser nas rochas de Marte e a NASA já se prepara para enviar outra nave para o planeta vermelho.

Ao contrário dos robôs marcianos, a missão InSight consistirá em uma sonda fixa, que pousará em Marte, mas fará seus estudos, com duração prevista de dois anos, sempre no mesmo lugar.

A NASA selecionou a nova sonda em detrimento de duas outras missões, uma para coletar amostras de um cometa e outra para explorar a lua Titã, de Saturno onde recentemente foram encontrados indícios de um oceano.

O objetivo da InSight será estudar o interior de Marte, na tentativa de descobrir porque o planeta não possui placas tectônicas que se deslocam, como na Terra.

Os cientistas esperam que a comparação entre o interior da Terra e o interior de Marte dê informações mais substanciais sobre o proce…

Curiosity dispara laser em rocha marciana

O objetivo, segundo a Nasa, era aquecer a rocha, para que o equipamento analisasse sua composição química

O jipe-robô Curiosity disparou seu raio laser pela primeira vez na superfície de Marte nesse domingo. O alvo foi uma rocha do tamanho de um punho, que foi atingida por 30 pulsos do raio durante um período de 10 segundos. Cada pulso equivale a mais de um milhão de Watts de energia por cerca de cinco bilionésimos de segundo.

O objetivo, segundo a Nasa, era aquecer a rocha, batizada oficialmente como N165, até um ponto em que suas moléculas se transformassem em uma bola de fogo (um plasma ionizado, brilhante) para que o telescópio e os três espectrômetros do Curiosity analisassem sua composição química.

Segundo o investigador da ChemCam (a câmera química do Curiosity que disparou o laser), Roger Wiens, a missão conseguiu coletar um grande número de dados, que já estão sendo analisados. “Nossa equipe está entusiasmada e trabalhando duro para analisar os resultados obtidos”, disse Wien…

Testemunha observa ovni próximo ao aeroporto internacional de Viracopos, Campinas SP

Relato: No último dia 10/08/2012 aconteceu uma coisa meio intrigante, eu sou aqui da cidade de Campinas/SP trabalho próximo a cidade de Valinhos e costumo voltar para casa a pé devido a proximidade do meu trabalho.

Por volta das 18:20, eu estava caminhando pela avenida Franciso de Paula Souza, e passei por um campo aberto que da uma visão do aeroporto de Viracopos, como eu sou um entusiasta da aviação sempre vou no aeroportos praticar spotting e acompanho fórum dos mesmo eu tenho essa mania de ficar observando o tráfego e qualquer coisa que se mexe no céu.

O que aconteceu foi o seguinte: nesta minha caminhada vi um objeto vermelho com uma luz verde se aproximando, no primeiro momento pensei ser um avião com as nav lights ligadas, porém o movimento era estranho e muito lento, pensei ser um helicóptero, mais devido a altitude seria meio impossível, nisso o mesmo parou no local e essa luz verde ficou girando em volta dele, e imóvel no céu, ai vi que realmente não era um helicóptero, pois…

O Relato das Abduções de Onílson Páttero

TV INFA - INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO DE FENÔMENOS AEROESPACIAIS Ao chegar em Catanduva, o motor do seu carro parou e um estranho círculo luminoso azul apareceu envolvendo o carro e o deixando todo transparente que Onílson pode ver até detalhes do motor de seu opala.No dia 22 de maio de 1973, Onílson Páttero fazia uma viagem de carro em seu opala azul, indo para Catanduva, quando por volta das 02:55h, pode ver alguém parado na beira da estrada pedindo carona. Naquela época não era perigoso oferecer carona no interior de São Paulo, portanto Onílson resolveu ajudar aquele homem jovem, que era louro e tinha olhos azuis, seus cabelos eram curtos e usava uma camiseta e uma jaqueta de couro, ambos foram conversando durante a viagem e o jovem segurava uma cigarreira de prata, embora tenha afirmado para Onílson que ele não fumava. O estranho jovem que afirmou se chamar Alex, pediu para que Onílson o deixasse a cerca de 18 quilômetros antes de chegar na cidade, em um lugar totalmente i…

Caso Karran - Bianca e Hermínio Reis

FONTE: TFCA BIANCA [ MAO ]