Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 5, 2017

Chile: Investigação em 2010 buscou garoto abduzido nos anos 90

Caso com mais de duas décadas foi revisitado e mostra-se surpreendente.

No dia 29 de setembro de 1996, um domingo, o jornal El Diário Austral, de Temuco, comoveu a 10ª Região dos Lagos, e também grande parte do Chile, com a manchete "Espantoso e estremecedor relato: 'Tenho contato com os extraterrestres'". A matéria, assinada pelo jornalista Pablo Sandoval, tinha todos os ingredientes que chamavam a atenção do público e fazia a população comentar no dia seguinte, para depois ficar no arquivo de algum colecionador de raridades e ser esquecido com o passar do tempo.

Quem era esse menino, de nome Evaristo, que dizia enfaticamente estar em contato com seres extraterrestres? Ofereceu todo um relato, cheio de fantasia para alguns, enquanto, para outros, era um caso totalmente coerente se analisado sob conceitos ufológicos. A notícia traspassou fronteiras rapidamente e o diretor da revista digital TOC [Tecnologia, Ovnis e Ciência], Rodrigo Cuadra, a transcreveu quase na to…

Dica: Einstein – Para entender de uma vez

Novo livro da SUPER, escrito por Salvador Nogueira, explica a obra do gênio de cabo à rabo, como você nunca viu. Saiba o que você vai encontrar lá dentro

Por Bruno Vaiano

É uma daquelas histórias que passa de livro em livro, de biografia em biografia, e, embora ninguém saiba ao certo quanto há de verdade nela, é tão boa que ao menos merecia ser verdadeira. Então vamos lá novamente. Em 1931, Charlie Chaplin convida Albert Einstein para a estreia de seu mais recente filme, Luzes da Cidade. Em Hollywood, conforme as duas estrelas – uma da arte e outra da ciência – caminham juntas, são reconhecidas por uma multidão, que passa a aplaudi-las fervorosamente. “Eles nos aplaudem”, disse Chaplin a seu convidado de honra, “eu porque todo mundo me entende e você porque ninguém o entende”.

Diversas versões desse episódio – algumas mais engraçadas – circulam por aí desde a primeira vez em que ele foi mencionado, numa autobiografia publicada em 1947 por János Plesch, médico e amigo de Einstein por …

Abortar o lançamento da cápsula espacial da NASA parece absolutamente aterrorizante

Por: George Dvorsky

A NASA está desenvolvendo uma cápsula espacial chamada Orion, que pretende transportar uma tripulação de quatro astronautas à baixa órbita terrestre e além. Se algo der catastroficamente errado durante o lançamento, um sistema para abortar a missão vai funcionar para salvar as vidas dos astronautas. Mas parece que eles vão passar por poucas e boas se isso acontecer.

O Orion Multi-Purpose Crew Vehicle (Orion MPCV) irá ao espaço no próximo foguete da NASA, o Space Launch System (SLS) – um monstro capaz de produzir 8,8 milhões de libras de propulsão. Se essa coisa falhar antes da decolagem ou durante a subida, os foguetes repletos de combustível desencadeariam uma enorme explosão.

Esperamos que isso nunca aconteça, mas a NASA não quer correr riscos. Como parte do processo de desenvolvimento do SLS e do Orion, a NASA agendou um teste de estresse completo do sistema de Sistema de Aborto de Lançamento (LAS, na sigla em inglês) para abril de 2019. Isso é um pouco mais ce…

UFOs tomaram controle de mísseis nucleares em incidente ocorrido em 1977

Base da Força Aérea de Grand Forks, Dakota do Norte

Robert Hastings revela mais um caso relatado por ex-militar narrando a presença de UFOs sobre bases de mísseis nucleares nos Estados Unidos

O veterano pesquisador Robert Hastings é o maior especialista da Ufologia Mundial em casos de UFOs envolvendo pessoal militar e instalações de lançamento de mísseis balísticos (ICBMs). Desde os anos 70 já entrevistou mais de 160 militares reformados que foram testemunhas de incursões de discos voadores em bases de lançamento de mísseis nucleares, e em 27 de setembro de 2010 Hastings organizou a Disclosure Conference. O evento aconteceu em Washington e contou com a presença de vários desses ex-militares, além de ter sido transmitido ao vivo pela internet pela CNN. Uma das mais recentes testemunhas a se apresentar ao pesquisador foi o sargento técnico reformado Thomas E. Johnson, da Força Aérea norte-americana (USAF).

O ex-militar serviu de maio de 1973 a dezembro de 1978 na Base da Força Aérea de…

Ficção vira realidade: Mulher encontra homem que recebeu transplante de rosto do marido nos EUA

Lilly Ross abraça Andy Sandness, que recebeu um transplante de rosto de seu marido, no primeiro encontro entre os dois na Clínica Mayo (Foto: Charlie Neibergall/AP Photo)

Lilly Ross perdeu o companheiro, mas permitiu que o rosto dele fosse usado em um transplante. Seis meses depois, ela encontrou o homem que recebeu a doação.

A americana Lilly Ross, que perdeu o marido durante a gravidez, participou de um encontro emocionante: conseguiu ver o homem que recebeu o transplante de rosto do seu falecido companheiro.

Em uma biblioteca da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, ela estendeu a mão e encostou no rosto de um estranho, empurrou as bochecas, olhou a parte do queixo que não tem pelos - essa região da face ela reconheceu.

O marido de Lilly, Calen "Rudy" Ross, se matou aos 21 anos de idade. Ela estava grávida de 8 meses e seguiu a vontade de "Rudy" ao autorizar a doação de órgãos. Ficou apreensiva quando consultada sobre a doação de face, mas aceitou a ideia.


Lilly Ro…

Novas tecnologias cerebrais podem levar a preocupantes invasões de privacidade

Por: Kristen V. Brown

Imagine por um minuto que você tenha sobrevivido a um terrível acidente e perdido a função do seu braço direito. Você recebe um implante cerebral que pode interpretar a atividade neural do seu cérebro e redirecionar comandos para um braço robótico. Então, um dia, alguém hackeia o chip, enviando comandos maliciosos para o braço robótico. É uma invasão biológica de privacidade na qual de repente você não está mais no controle.

Um futuro no qual poderemos simplesmente baixar habilidades de karatê como em Matrix ou usar computadores para restaurar a funcionalidade de membros danificado parece coisa muito distante, mas o futuro está se aproximando do presente a cada dia que passa. Pesquisas preliminares tiveram sucesso ao usar interfaces cérebro-máquina (BCIs na sigla em inglês) para mover próteses e no tratamento de doenças mentais. A DARPA está explorando como usar a tecnologia para fazer soldados aprenderem mais rápido. Empresas como a Neuralink, de Elon Musk, que…

Há 30 anos, crianças argentinas foram abduzidas por 'Deus ET'

DO BANCO DE DADOS DA FOLHA

Na década de 1980, a coluna "Discos Voadores", do jornal "Notícias Populares", trouxe uma série de textos sobre pessoas que tiveram algum tipo de contato com OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados). O Banco de Dados Folha resgata e reproduz um desses casos, publicado em 15 de novembro de 1987. Uma história intrigante sobre abdução de quatro crianças argentinas por uma nave extraterrestre.

RAPTO NA ARGENTINA

Segundo a imprensa argentina, fortes indícios levam a crer que quatro crianças foram raptadas por um UFO (Unidentified Flying Object) ou OVNI (Objeto Voador Não Identificado) na área de Concordia, no dia 9 de agosto último. Rodrigo Ortiz, investigador do Departamento de Polícia local, entrevistou os jovens que teriam sido raptados, bem como outras seis pessoas que presenciaram o momento da incrível abdução.

Seus levantamentos revelam que Maria Molero, 8, sua irmã Emma, 6, e seus irmãos Jorge e Carlos, de cinco e três anos respectiv…

Imagem ALMA de gigante vermelha dá vislumbre surpreendente do futuro do Sol

A imagem mais nítida, até agora, de uma estrela gigante vermelha: a 320 anos-luz da Terra, a estrela W Hydrae está alguns milhares de milhões de anos à frente do Sol, em termos de idade. Em comparação, o anel mostra o tamanho da órbita da Terra em torno do Sol.
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/W. Vlemmings


Uma equipe de astrônomos liderada por Wouter Vlemmings, da Universidade de Tecnologia de Chalmers, usou o ALMA (Atacama Large Millimetre/Submillimetre Array) para obter as mais detalhadas observações, até agora, de uma estrela com a mesma massa inicial que o Sol. As novas imagens mostram pela primeira vez detalhes à superfície da gigante vermelha W Hydrae, a 320 anos-luz de distância na direção da constelação da Hidra.

W Hydrae é um exemplo de uma estrela AGB (asymptotic giant branch). Estas estrelas são frias, brilhantes, velhas e perdem massa através de ventos estelares. O nome deriva da sua posição no famoso diagrama Hertzsprung-Russell, que classifica as estrelas consoante o seu br…

Cidade da Patagônia chilena tem frequentes avistamentos de UFOs

A cidade de Puerto Natales e a região ao redor tem sido palco de constantes avistamentos de UFOs

Ocorrências tiveram início em setembro, e estão sendo investigadas por pesquisadores locais

Avistamentos de UFOs têm sido uma constante desde o mês de setembro na província de Ultima Esperanza, na Patagônia Chilena. Muitas testemunhas observaram objetos não identificados por toda a região, incluindo na capital, Puerto Natales, e o sentimento dos moradores se divide entre a curiosidade e o medo. O grupo chileno UFO Noite Patagonia tem investigado as ocorrências, e uma das primeiras a acontecer na atual onda teve lugar em 9 de setembro último.

Uma luz misteriosa foi vista em Sierra Dorotea, suspensa aproximadamente na metade da altura de uma montanha e emitindo flashes luminosos. O avistamento se deu durante o dia e durou dez minutos, tendo sido observado por testemunhas em uma localidade próxima. Já em 28 de setembro um ônibus inter provincial passando pelo setor de Camino 4 em Huertos Fam…

Feliz Aniversário Carl Sagan

Minha simples e singela homenagem a este verdadeiro e eterno gênio chamado Carl Sagan, que hoje estaria completando 83 anos. Homem que nos ensinou o verdadeiro senso de humildade, de lugar no espaço e nos mostrou o quanto somos pequenos.

O programa Matéria de Capa, exibido em 2014, mostrou parte de um acervo sobre a vida e obra do astrônomo, astrofísico, astrobiólogo Carl Sagan, que viveu uma infância pobre no bairro do Brooklin, em Nova York, e passou por algumas das melhores universidades dos Estados Unidos.


Entrevista com Carl Sagan em 27 de maio de 1996, no programa de Charlie Rose. Na entrevista Sagan fala sobre as pseudociências e o problema do analfabetismo científico. Um ponto importante que ele comenta é sobre o perigo da união de ignorância e poder. Alega ainda que as pessoas devem praticar o ceticismo baseado em evidências científicas.


Inspirado na infância de Carl Sagan, este pequeno filme mostra como a curiosidade de uma criança e a sua constante busca por respostas pode…

Top Secret: China planeja lançar primeiro avião espacial da história

Se lembra dos ônibus espaciais americanos? Então, prepare-se. A China está desenvolvendo algo muito mais moderno e ambicioso, uma aeronave capaz de decolar, entrar em orbita e pousar em qualquer pista. Sem auxílio de foguetes.

De acordo com a agência chinesa de noticias, Xinhua, o projeto está sendo desenvolvido em parceria entre o governo e a empresa China Aerospace Science and Technology Corporation, CAST, e depois de pronto poderá transportar pessoas e cargas até o espaço antes de retornar à Terra.

Na entrevista concedida à Xinhua, o pesquisador da CAST, Chen Hongbo, disse que além da capacidade de entrar em orbita o veículo também poderá voar normalmente como se fosse um avião. Para o cientista, a manutenção será muito simples, o que permitirá um aumento na frequência dos lançamentos.

Segundo o comunicado da Xinhua, os esforços para a construção estão a todo o vapor e o primeiro lançamento deverá ocorrer já no ano de 2020.


Tecnologia Secreta
Embora tenha anunciado o desenvolvimen…

Muco de lesma mostra como fazer plástico reutilizável

A ideia dos pesquisadores é usar o exemplo da natureza para criar materiais plásticos que dispensem a reciclagem, bastando ser dissolvidos em água para voltar a ser matéria-prima. [Imagem: Alexander Baer et al. - 10.1038/s41467-017-01142-x]

Bioinspiração

A natureza está fornecendo a inspiração para o desenvolvimento de um novo tipo de polímero que pode passar de um estado gelatinoso para uma conformação muito forte, abrindo novas gamas de aplicação.

A inspiração veio da observação de uma espécie de lesma conhecida como verme-aveludado (Onychophora), devido às inúmeras papilas que apresentam na superfície do corpo.

Para capturar sua presa, a lesma arremessa uma secreção grudenta e mole. Contudo, quando a presa começa a fazer força para escapar, essa força faz com que a secreção endureça na forma de fios muito fortes, que selam seu triste destino.

Mais do que isso, depois de cumprir sua função mecânica, os fios podem ser simplesmente dissolvidos em água, voltando à sua forma gelatinosa…

Olho de inseto inspira painéis solares eficientes e belos

A estrutura de suporte e separação dos olhos dos insetos deu maior durabilidade às células solares.[Imagem: Thomas Shahan/Creative Commons]

Painel solar composto

Colocar minúsculas células solares em uma estrutura similar às microlentes que formam o olho composto de um inseto pode ajudar a superar os obstáculos para o desenvolvimento das promissoras células fotovoltaicas de perovskita.

Uma estrutura biomimética inspirada nos olhos dos insetos mostrou-se capaz de proteger essas frágeis células solares, retardando sua deterioração quando expostas ao calor, à umidade ou ao estresse mecânico.

"As perovskitas são materiais promissores e de baixo custo que transformam a luz solar em eletricidade de forma tão eficiente quanto as células solares convencionais feitas de silício. O problema é que as perovskitas são extremamente instáveis e mecanicamente frágeis. Elas mal sobrevivem ao processo de fabricação, o que dizer então da durabilidade a longo prazo no meio ambiente," explicou …

Reator solar gera água e oxigênio a partir do solo lunar

O coletor solar (à esquerda) concentra toda a luz do Sol no centro do reator (direita), para fundir os minerais e produzir água.[Imagem: Thorsten Denk]

Energia termossolar

Para quem não gostou da ideia de basear a exploração espacial em energia nuclear, pode haver uma alternativa mais segura e mais ambientalmente correta.

Thorsten Denk e seus colegas da SolarPaces, uma rede internacional de pesquisas em energia termossolar, acaba de apresentar um reator capaz de produzir água, hidrogênio e oxigênio a partir de minérios encontrados no solo lunar usando apenas energia solar.

A ideia não é nova - mas a solução é.

Fabricar oxigênio na Lua

Em 2006 a NASA lançou um desafio que prometia US$2 milhões para quem conseguisse fabricar oxigênio a partir de recursos encontrados na Lua usando um equipamento com peso máximo de 50 quilogramas (kg).

Ninguém conseguiu, mas Denk e seus colegas já conseguem processar 25 kg por hora de um minério encontrado no regolito - o solo lunar - em um equipamento q…

Ovnis em Coalres: Chupa-chupa: fenômeno deu a Colares potencial para o turismo ufológico (Quarta e última parte)

Eden Corrêa é o único artesão que confecciona bonecos com formas de ETs em Colares. (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Na última reportagem sobre os 40 anos da operação Prato e o fenômeno “Chupa-chupa” em Colares, o DIÁRIO mostra que o turismo ufológico é um dos caminhos para o desenvolvimento econômico daquela região. A experiência que a cidade teve, em 1977 - com os relatos de corpos luminosos sobrevoando a região e atacando as pessoas, sugando-lhes o sangue -, deixou uma atmosfera de mistério na qual muitos acreditam que se trata de um contato com seres extraterrestres. As histórias supostamente protagonizadas pelos ETs atraem turistas para Colares, no nordeste paraense. Aliado a isso, a região tem belas praias e igarapés.

“É um pouco da nossa arte e da história da nossa cidade que eu tento passar nas peças que crio”, diz o artesão Eden Corrêa, de 40 anos. A idade dele, por sinal, é a mesma da história do “chupa-chupa” e tudo o que ele sabe sobre o fenômeno misterioso foi conta…