Pular para o conteúdo principal

Ficção vira realidade: Mulher encontra homem que recebeu transplante de rosto do marido nos EUA


Lilly Ross abraça Andy Sandness, que recebeu um transplante de rosto de seu marido, no primeiro encontro entre os dois na Clínica Mayo (Foto: Charlie Neibergall/AP Photo)

Lilly Ross perdeu o companheiro, mas permitiu que o rosto dele fosse usado em um transplante. Seis meses depois, ela encontrou o homem que recebeu a doação.

A americana Lilly Ross, que perdeu o marido durante a gravidez, participou de um encontro emocionante: conseguiu ver o homem que recebeu o transplante de rosto do seu falecido companheiro.

Em uma biblioteca da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, ela estendeu a mão e encostou no rosto de um estranho, empurrou as bochecas, olhou a parte do queixo que não tem pelos - essa região da face ela reconheceu.

O marido de Lilly, Calen "Rudy" Ross, se matou aos 21 anos de idade. Ela estava grávida de 8 meses e seguiu a vontade de "Rudy" ao autorizar a doação de órgãos. Ficou apreensiva quando consultada sobre a doação de face, mas aceitou a ideia.


Lilly Rossa deixa cair uma lágrima ao falar sobre o falecido marido, Calen 'Rudy' Ross (Foto: Charlie Neibergall/AP Photo)

Quem recebeu o transplante foi Andy Sandness. Ele também tentou se matar: atirou contra a própria cabeça em 2006, aos 21 anos de idade, mesma idade do marido Lilly, e estava no meio de uma crise de depressão. Ele se arrependeu na mesma hora, implorou aos médicos para não morrer, e sobreviveu.

Sandness foi tratado em dois hospitais e, em seguida, transferido para a Clínica Mayo, onde conheceu o cirurgião plástico Samir Mardini, especializado em reconstituição facial.


Lilly Ross toca o rosto de Andy Sandness, que tem transplantaram o rosto de seu marido (Foto: Charlie Neibergall/AP Photo)

Encontro com Lilly

Esse transplante de rosto foi o primeiro do tipo realizado pela Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota – e foi bem sucedido. Seis meses depois, foi o dia de Lilly encontrar Sandness.

Os dois se reuniram na própria clínica no dia 27 de outubro deste ano, mesmo local onde foi feita a cirurgia que durou 56 horas. Lilly levou a pequena Leonard, filha que já carregava quando o marido morreu. Eles se abraçaram com lágrimas nos olhos, de acordo com a agência Associated Press (AP).

"Isso me deixou orgulhosa", disse Lilly. "A forma como Rudy se enxergava... ele não se enxergava dessa forma".

Ainda segundo a AP, ela estava nervosa antes do encontro, com medo de lembranças do marido. Mas o estresse desapareceu rápido: sem os mesmos olhos, a testa e as bochechas maiores, Sandness não ficou parecido com ele, disse Lilly.

Cirurgia de sucesso


Foto de Andy de antes de sua cirurgia de transplante de face, em junho de 2016, e foto atual, de janeiro de 2017 (Foto: Eric M. Sheahan/Mayo Clinic via AP e AP Photo/Charlie Neibergall)

Em consequência do tiro que Sandness deu em seu próprio rosto, ele ficou sem nariz e sem mandíbula. Sua boca estava dilacerada, apenas dois dentes sobraram, e ele tinha perdido parte da visão do olho esquerdo.

A equipe de médicos reconstruiu sua mandíbula com osso, músculo e pele retirados do quadril e da perna. Eles reconectaram os ossos da face com placas de titânio e parafusos.

Depois de cerca de oito cirurgias e mais de quatro meses, Sandness retornou para sua cidade, onde amigos e família o acolheram. Ele trabalhava como aprendiz de eletricista.

Sandness, agora com 31 anos, está aproveitando os pequenos prazeres da vida, como comer bife e pizza (antes, isso não era possível, pois o orifício de sua boca era pequeno demais para esses alimentos). Ele também desfruta do fato de não chamar mais a atenção por sua aparência e ser "apenas mais um rosto na multidão".


Andy Sandness abraça o cirurgião Samir Mardini, responsável pela cirurgia de tranpslante de rosto (Foto: AP Photo/Charlie Neibergall)

FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s