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Espanhóis investigam misteriosa pintura de igreja do século 13


Local foi descoberto há 35 anos, mas permanece um mistério para os historiadores

No próximo 10 de novembro, um grupo de especialistas em arte medieval tentará desvendar alguns dos mistérios que circundam a Igreja de Alaitza, situada no País Basco (ao norte da Espanha). O local data do século 13 e foi descoberto há 35 anos, mas o significado de suas pinturas permanece desconhecido.

"As pinturas da igreja de Alaitza, na planície de Alava, são como uma história em quadrinhos", afirma o especialista José Javier López de Ocariz ao El País. A obra de arte mostra vários cavaleiros invadindo um castelo, um homenzinho tocando um sino, uma criatura que mistura os mitológicos centauro e sagitário, uma mulher dando à luz, entre outras coisas que não parecem se relacionar.



Segundo a filósofa Isabel Mellén, todos os pesquisadores que passaram por lá ou que viram as imagens "concordam que são estranhas, irreverentes e sem um sentido claro". Perto da estrada romana que ligava Bordéus à Astorga, as pinturas foram feitas com uma técnica muito simples, de vermelho, em um fundo claro e com notável engenhosidade.

Essa forma de fazer arte remonta ao século 12, além de se diferenciar de obras situadas em locais próximos, o que confunde ainda mais os especialistas. "Eles escapam a uma classificação nos períodos usuais", relata Méllen.



As figuras parecem tentar se ligar a algum evento histórico, como a passagem pelas planícies de Alava das tropas de Eduardo de Woodstock, chamado o Príncipe Negro (primogênito do rei Eduardo III, da Inglaterra) em 1367, acompanhando o rei Pedro I, na véspera do confronto em Nájera com Enrique de Trastámara. Mas os historiadores ainda não conseguiram afirmar com certeza: não parece lógico que, em meio a um confronto, os soldados parariam para decorar uma igreja.

Mas as contradições não terminam por aí. Logo abaixo das pinturas, há uma inscrição incompleta em latim. "A inscrição tem duas partes, a primeira que coincide com um texto litúrgico, parte de um hino de Corpus Christi, e o fim adverte que 'Em todos os lugares, o inferno'" conta López de Ocariz. O problema? A legenda não corresponde nem ao período nem à temática da pintura.

FONTE: REVISTA GALILEU

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