Pular para o conteúdo principal

Mapa da Austrália de 350 anos ajuda a contar a história dos exploradores locais



Por: George Dvorsky

Perdido por centenas de anos, um recém recuperado mapa da Austrália do século XVII foi finalmente restaurado e exibido em um museu em Canberra. O documento registra os esforços dos exploradores para criar o mapa cem anos antes do capitão James Cook zarpar para o Pacífico.

Ele é chamado de Archipelagus Orientalis (Arquipélago Leste), e foi criado pelo cartógrafo mestre Joan Blaeu em 1663. O documento, conhecido como o mapa Blaeu, foi redescoberto em 2010 em um depósito sueco onde ficou por centenas de anos. Ontem, depois de quatro anos passando por meticulosas técnicas de preservação para estabilizar o frágil documento, o mapa retornou a sua casa na Biblioteca Nacional da Austrália em Canberra.


Mapa de Blaeu (Imagem: Biblioteca Nacional da Austrália)

O mapa é importante porque é o primeiro a mostrar (a maior parte) da costa australiana, e porque foi criado mais de cem anos antes do explorador britânico James Cook fazer suas famosas viagens pela região em 1770. O mapa também inclui as primeiras observações da Tasmânia pela equipe de Abel Tasman a bordo do Zeehaen em 1642. O mapa da “Nova Holanda”, como era chamado antigamente, mede 1185 mm x 1520 mm, e foi usado de modelo por toda a Austrália até as viagens de Cook.

Martin Woods, curador de mapas na Biblioteca Nacional da Austrália, diz que ele foi desenhado usando milhares de medidas coletadas durante uma dúzia das viagens holandesas, a maior parte feita pela companhia Dutch East India, por três décadas. Conversando com o The Canberra Times, Woods diz:

É como um gigante mapa de novidades, caso assim prefira. Há tanta informação nos textos ao redor do mapa, desde oportunidades mercantis a detalhes para as navegações, até ilustrações de barcos em batalha, tudo isso conta o que acontecia […]

Embora a Austrália seja o centro das atenções do mapa, para Blaeu e seus conterrâneos, ela era um quebra-cabeça. Eles viajaram pela costa litorânea, eles viajaram pelo norte, pelo sul, pelo oeste, procurando por oportunidades mercantis, ocasionalmente atracando, não encontrando pessoas com bens que eles reconhecessem e pudessem trocar, zarpando novamente. Anos depois, a curiosidade os atrapalharia e outra jornada ocorreria e este padrão continuou até eles decidirem concentrar seus esforços nas Ilhas Molucas [na Indonésia], deixando o enigma da Austrália para trás.

O mapa de Blaeu é parte da exposição Mapeando Nosso Mundo em exibição na Biblioteca Nacional da Austrália até o ano que vem.

[National Library of Australia, Canberra Times]

Imagem de topo: uma porção do Mapa de Blaeu, mostrando contornos norte, oeste e sul da costa da Austrália (Biblioteca Nacional da Austrália)

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s