Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 20, 2014

Cidade alemã inaugura ponto de pouso de UFOs

Iniciativa da municipalidade de Göttingen pretende cumprir determinação da ONU

A cidade alemã de Göttingen, no estado da Baixa Saxônia, inaugurou em março passado um ponto de pouso para discos voadores. O evento teve a presença de políticos locais, entusiastas da ciência e comediantes, e a intenção por trás do mesmo era mais voltada para o entretenimento.

O ponto de pouso é um círculo de pouco mais de 10 metros de diâmetro, marcado com a sigla internacional ULP 42. As notícias dão conta de que ULP significa UFO Landing Place, ou local de pouso de UFO, e as lideranças locais afirmam que essa área não está mais disponível como estacionamento para o público em geral, somente para naves alienígenas. Avisam também que qualquer um que tentar utilizar a vaga o faz por sua própria conta e risco.

A notícia foi publicada em primeiro lugar no site HNA.de, dedicado àquela região da Alemanha. Também é informado que esse é o segundo ponto de pouso de UFO na Baixa Saxônia, porém o primeiro não é in…

Este kit aprovado pela NASA permite construir seu próprio Curiosity em casa

O Mars Rover. O braço da Estação Espacial Internacional. Um medidor de luz infravermelha. Você pode construir modelos funcionais de tudo isto com o novo kit da LittleBits, aprovado pela NASA. Ele permite aos jovens criar versões mais simples dos desafios que cientistas e engenheiros espaciais enfrentam todo dia.

O LittleBits reúne as melhores partes do Lego e Arduino: são pequenos módulos eletrônicos independentes, que se juntam magneticamente para criar vários tipos de circuitos. Não precisa ligar fios, nem soldar conexões, nem parafusar nada: basta encaixar os componentes um ao outro.

Ao seguir o kit de instruções, qualquer pessoa pode reunir campainhas magnéticas, sensores, motores e telas em 29 experimentos diferentes. Um deles é o robô Curiosity em miniatura:



Aprenda a fazer um braço mecânico semelhante ao usado na ISS:



E crie um medidor de luz infravermelha que transmite dados através de ondas de rádio para um receptor sem fio:



O littleBits consegue tornar um circuito muito com…

Telescópio espacial Spitzer encontra estrela anã marrom mais fria

O telescópio espacial Spitzer e o Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) da NASA descobriram o que parece ser a mais fria anã marrom conhecida, um corpo parecido com uma estrela fraca que, surpreendentemente, é tão gelado como polo norte da Terra.

As imagens dos telescópios espaciais também identificaram a distância do objeto, localizado a 7,2 anos-luz de distância, sendo quarto sistema mais próximo do nosso Sol. O sistema mais próximo, um trio de estrelas, está Alpha Centauri, a cerca de 4 anos-luz de distância.
"É muito emocionante descobrir um novo vizinho do nosso Sistema Solar que está tão perto", disse Kevin Luhman, astrônomo do Centro de Exoplanetas e Mundos Habitáveisde da Universidade Estadual Pensilvânia. "E dado sua temperatura extrema, deve dizer-nos muito sobre as atmosferas de planetas, que muitas vezes têm temperaturas igualmente frias."
Anãs marrons começam suas vidas como estrelas, como o colapso bolas de gás, mas falta-lhes a massa para que…

Hubble capta imagem de aglomerado formado por mais de 100 mil estrelas

Imagem feita pelo telescópio espacial Hubble mostra aglomerado glanular Messier 5 (Foto: Reuters/Nasa/Hubble Space Telescope )

Fotografado pelo Hubble, Messier 5 fica a cerca de 25 mil anos-luz da Terra.
Conjunto é formado por estrelas com idade média de 13 bilhões de anos.

A Nasa divulgou, nesta sexta-feira (25/04/14), uma imagem feita pelo telescópio espacial Hubble do aglomerado globular Messier 5 (ou M5). Um aglomerado globular é um antigo conjunto de estrelas, que se dispõem em formato esférico e que estão ligadas entre si pela gravidade.
O Messier 5 reúne mais de 100 mil estrelas em uma área com diâmetro de 165 anos-luz. A uma distância de 25 mil anos-luz da Terra, as estrelas do aglomerado têm, em média, 13 bilhões de anos, segundo a agência espacial americana.

FONTE: NASA

Arqueólogos encontram grafites obscenos em Pompeia, que demonstram uma cidade diferente de como pensamos

Um texto grosseiro, escrito em uma parede, poderia passar despercebido em qualquer cidade contemporânea, contudo, o mesmo não vale quando uma mensagem deste tipo é encontrada em um muro da antiga cidade de Pompeia. O ousado grafite “Et quitscrpipt felat” foi descoberto graças ao trabalho de arqueólogos espanhóis na Ínsula VII-6, um bloco de casas de família de classe alta, cujos escombros permitiram aos pesquisadores reconstruir a vida em Pompeia.



Para a estudiosa dos grafites de Pompeia, Macarena Calderón, peças arqueológicas com a inscrição “Secundus felatus rarus”, na parede de uma casa, são importantes provas que demonstram o estilo de vida por vezes libertino que caracterizava a cidade, um lugar próximo ao Vesúvio, cujos bordéis e antros de prostituição eram tão famosos quanto o próprio vulcão. A recente publicação do livro “Pompeia – História e Lenda de uma Cidade Romana”, no qual a autora e historiadora Mary Beard enfatiza o papel da mulher em Roma, mostra essa difusão da …

Arquivo Ovni: Os casos inexplicáveis de avistamentos ovnis em Portugal

PROGRAMA GRAVADO EM 1992:


CASO MUITO INTERESSANTE OCORRIDO EM 1998:


FONTE: TERRY WILSON

Espaçonave da URSS vai a leilão

Funcionária da casa de leilão entra na espaçonave soviética (Foto: François Lenoir/Reuters)

Nave participou de duas missões no espaço nos anos 70.
Objeto pode custar até 1,4 milhão de euros (R$ 4,3 milhões).

Uma cápsula espacial da União Soviética usada durante a Guerra Fria será leiloada no próximo dia 7 de maio em Bruxelas, na Bélgica. A nave Vozvrashchayemyi Apparat participou de duas missões no espaço, em 1977 e 1978, e foi um umportante marco para a engenharia espacial soviética. Ela está avaliada entre 700 mil euros e 1,4 milhão de euros (R$ 2,1 milhões e 4,2 milhões), segundo a agência Reuters.


Nave participou de missões no espaço em 1977 e 1978 (Foto: François Lenoir/Reuters)

FONTE: AGÊNCIA REUTERS

Matéria Escura pode ter causado extinção dos dinossauros?

Será a matéria escura responsável pelas "ondas de escuridão" que marcam as extinções em massa na Terra? [Imagem: APS/Alan Stonebraker]

Cometas e matéria escura

Dois físicos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estão propondo que a extinção dos dinossauros, e várias outras extinções em massa na Terra, podem ter sido causadas por cometas arremessados pela matéria escura.

É um cenário ainda longe de uma demonstração convincente, mas os argumentos parecem fazer sentido - o artigo que propõe a teoria foi aceito para publicação na principal revista de física do mundo.

Na verdade, embora a sequência de eventos que ligariam a matéria escura aos dinossauros, ou mesmo aos cometas, ainda seja muito tênue, a teoria parece estar agradando porque reúne duas grandes questões em aberto: a identidade da matéria escura e se existe um padrão para a queda de cometas na Terra.

Discos de matéria escura

Os astrônomos argumentam que a matéria escura deve existir por causa de sua atração…

Par de buracos negros supermassivos é descoberto

Impressão artística mostra o par de buracos negros, sendo que um deles está crescendo com restos de uma estrela e o segundo interrompe temporariamente o fluxo de gás que vai para o segundo. Esta é a primeira vez que os astrônomos viram um sistema binário de buracos negros em uma galáxia comum. Poucos sistemas como este são conhecidos, mas em galáxias com alta atividade cósmica. Eles orbitam um ao outro, segundo as observações feitas pelo XMM-Newton da Agência Espacial Europeia (ESA)

Um par de buracos negros supermassivos em órbita um do outro foi registrado pelo XMM-Newton. Essa é a primeira vez que um par tem sido observado numa galáxia ordinária. Eles foram descobertos pois estavam arrebentando uma estrela quando o observatório espacial estava olhando na sua direção. A maior parte das galáxias massivas no universo são pensadas em abrigar no mínimo um buraco negro supermassivo em seus centros. Dois buracos negros supermassivos são as evidências de que galáxias estão se fundindo. As…

Brasileiros caçam estrelas gêmeas do Sol por análise de cor

Técnica simples pode ajudar a encontrar objetos que contenham sistemas planetários similares aos nossos

Um quarteto de pesquisadores brasileiros desenvolveu um protocolo para a busca de estrelas gêmeas do Sol, iniciando a caça por uma propriedade simples: a cor. O trabalho, que pode ter implicações importantes para a compreensão de como se formam sistemas planetários semelhantes ao nosso, resultou na detecção de cinco prováveis gêmeas solares, além de outras cinco que poderiam se enquadrar na categoria.

Faz sentido separar estrelas pela cor. Embora sejam todas bolas de gás hidrogênio compactadas pela gravidade, seu tamanho e temperatura ditam características denunciadas pelas cores. Dentre aquelas que estão em fase de atividade normal (fundindo átomos de hidrogênio em seu núcleo), as menores e mais frias tendem ao vermelho; as maiores e mais quentes caem para o azul. O Sol, no meio do caminho, tem a familiar cor amarelada. Então, há tempos se sabe que cor e luminosidade podem indicar…

Arquivo Ovni: Ufo que teria sido abatido no Deserto de Kalahari correspondente a Africa do Sul

No dia 7 de maio de 1989, no deserto de Kalahari, entre Botswana e África do Sul, uma nave teria caído após ter sido abatida por caças sul-africanos. O UFO teria sido recuperado, juntamente com dois alienígenas vivos, e os sul-africanos pediram ajuda à Base Americana de Wright-Patterson.

Vários ufólogos receberam um pacote que continha documentos sobre o incidente, e a fonte principal, o capitão James H. Van Greunem, teria dito que tinha mais de 500 páginas de documentos. Esses documentos se referiam ao projeto chamado Silver Diamond.

Tudo começou quando o radar da África do Sul detectou um objeto e logo dois aviões foram enviados para interceptá-lo. Quando os pilotos tiveram contato visual, foram autorizados a disparar um canhão de laser que estava em testes. O UFO foi atingido e caiu. No impacto, abriu uma cratera de 138m de diâmetro e 12m de profundidade.

Nos documentos também se falava de autópsias de seres alienígenas. Eles teriam 1,20m de altura, a cor azul-acizentada, e nenhum…

Piloto relata avistamento de OVNI na Austrália

Ilustração

Um piloto comercial com mais de 30 anos de experiência acredita que testemunhou algo incomum. A testemunha e seus amigos estavam admirando o céu, por volta das 20h00, quando notaram duas luzes aéreas.

Com base na sua aparência e comportamento, o piloto acreditava que essas luzes eram balões. Mas, então, uma terceira luz apareceu no céu. A testemunha descreve esta luz como tendo um brilho laranja.

Ao invés de voar à deriva como um balão típico, este objeto de repente mudou de direção e desapareceu.

A testemunha conseguiu fotografar o objeto misterioso. Depois de transferir as fotos para o computador, ele foi capaz de ampliar a luz incomum e ficou chocado com o que viu. A foto revela que o que parecem ser “pontas das asas e um ligeiro esboço de uma aeronave”.

Houve relatos de aviões e helicópteros no céu naquela noite, mas, de acordo com a testemunha, nenhuma dessas naves voou no mesmo padrão de voo que o OVNI. Ele reconhece que ele e seus amigos testemunharam o que poderia …

Astrônomos descobrem primeiro sistema binário "Auto-Lente"

Imagem do Sol, usada para simular o efeito de lente gravitacional de uma anã branca sobre uma estrela parecida à nossa. Crédito: NASA

O que parecia à primeira vista uma espécie de planeta de cabeça para baixo, em vez disso revelou um novo método para o estudo de sistemas estelares binários, descoberto por um estudante de astronomia da Universidade de Washington. Trabalhando com o astrônomo Eric Agol da mesma universidade, o doutorando Ethan Kruse confirmou o primeiro sistema binário de "auto-lente" - um sistema onde a massa da estrela mais próxima pode ser medida pela forma como poderosamente amplia a luz da sua estrela companheira mais distante. Embora o nosso Sol esteja sozinho, cerca de 40% das estrelas do seu tipo encontram-se em sistemas binários (duas estrelas) ou múltiplos, orbitando as suas companheiras numa dança gravitacional.

A descoberta de Kruse confirma a previsão de um astrónomo que em 1973, com base em modelos de evolução estelar da época, afirmou que tal si…

Nosso Amigo o Átomo - Walt Disney (1957)

Documentário do Walt Disney onde se apresenta de forma muito divertida a Energia Núclear e tudo que se conhecia sobre o tema àquela época:



FONTE: WALT DISNEY

Aprendendo de maneira simples e didática oque parece difícil

Eratóstenes:



Gravidade:



Ondas e Éter:



Big Bang:



Insignificantes no universo:



Tempo é relativo:



Átomo:


FONTE: QUERQUEDESENHE?

Rússia poderá criar motor antigravitacional

A Rússia será possivelmente o primeiro país do mundo a criar um motor antigravitacional. O engenheiro e inventor Garri Gilmanov, da cidade de Troitsk, no sul dos Montes Urais, afirma ter desvendado o segredo da antigravidade e demonstra aos jornalistas a “cadeira antigravidade” que ele criou.

É verdade que ela não se eleva no ar, mas de acordo com o seu inventor ela ajuda as pessoas com doenças lombares e do sistema esquelético e motor. O segredo está em que as pessoas, ao se sentarem na cadeira, deixam de sentir o peso do corpo, diz Garri Gilmanov:
“Eu posso trabalhar com a força da gravidade. Posso alterar o peso. Aumentar o seu valor, ou diminuir. Alterar sua direção. Posso mesmo excluir a força de gravidade para um determinado corpo ao longo de um determinado período."
Os amigos e conhecidos do inventor, que experimentaram a “cadeira antigravidade”, declaram que esse dispositivo se justifica a 100 por cento. Muitos conseguiram realmente se liberar das dores nas costas.
Garri…

Mosquitos ajudam na exploração do espaço

Especialistas russos e japoneses realizaram um experimento único em mosquitos na Estação Espacial Internacional. No âmbito do programa Space Midge ("mosquito espacial"), eles levaram, pela primeira vez, larvas desidratadas deste inseto para o espaço aberto. Em seguida, "ressuscitaram-nas" e fizeram uma análise genética. Os mosquitos resistiram ao teste: eles não apenas sobreviveram, mas também provaram que a vida fora da Terra não é ficção científica.

Não é por acaso que escolheram esse inseto para o experimento. Os mosquitos Chironomidae são capazes de sobreviver por longo tempo em estado de criptobiose – desidratação quase completa e retornar rapidamente à vida quando se encontram novamente em condições favoráveis. Ao secar, seu corpo substitui a água por moléculas específicas com base em glicose, que "conservam" o tecido vivo, explicou para a Voz da Rússia, o membro do projeto e chefe do Laboratório de Ambientes Extremos e Adaptação, do Instituto de B…

A trágica história do astronauta chinês do século XVI

Wan Hu, um servidor público da dinastia Ming, foi o primeiro ser humano a ser lançado ao espaço exterior

Viajar ao espaço sempre foi uma das grandes aspirações do ser humano ao longo de toda sua história. Pouco tempo atrás foi divulgado o estranho programa espacial desenvolvido pela Zâmbia durante os anos 60, hoje descobrimos Wan Hu, um chinês que há 502 anos pode ter arrebatado do russo Yuri Gagarin a honra se ser o primeiro homem a abandonar o planeta.

Ainda que quase todo mundo pense que a China se incorporou à carreira espacial relativamente há poucos anos, segundo conta Javier Sanz em seu blog Histórias da História, ganhador do Prêmio Bitácoras 2011 como melhor blog cultural, o primeiro astronauta do país foi Wan Hu, um servidor público da corte imperial da dinastia Ming que viveu no século XVI.

Hu, cuja história o site da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) também recolheu, sempre sentiu certa atração pelas estrelas e secretamente sonhava em poder viajar até elas. Segundo c…

O campo magnético da Terra mantém este globo de mesa que representa Júpiter girando eternamente

O mais impressionante de todos. Aquelas tempestades enormes – e aquele olho vermelho gigante – produzem uma espécie de show atmosférico. E como uma alternativa mais barata a um telescópio gigante, esta pequena versão de Júpiter de mesa permite que você observe o gigante gasoso nos momentos em que deveria estar trabalhando.



Com cerca de dez centímetros de altura, essa versão consideravelmente menor do Júpiter flutua dentro de uma esfera clara de acrílico. E mesmo sem usar nenhum cabo, o globo girará para sempre, graças a células solares escondidas por trás da arte que alimenta esse mecanismo impressionante. Como uma bússola, ele usa o campo magnético da Terra para girar. E enquanto existir luz e um planeta abaixo dos seus pés, esta versão de Júpiter rotacionará para sempre.

Este globo não vai ocupar nenhuma entrada USB no seu computador, não precisa de nenhum cabo e é fascinante de se observar – talvez isso tudo compense os US$ 145 cobrados por ele.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Como a astronomia detecta um exoplaneta e sabe de que se constitui o mesmo a tão infinitas distâncias?

Como os astrônomos detectam e podem ter respostas se o exoplaneta é rochoso, aquático, gasoso, sua atmosfera e os gases que o envolve? Nos vídeos a seguir vocês terão uma explicação didática ao alcance de todos, onde compreenderão como são obtidas estas informações:




FONTE: QuerQueDesenhe?

Cientistas usam o Allen Telescope Array para procurar inteligência ET no planeta recém-descoberto, Kepler-186f

POR SALVADOR NOGUEIRA
22/04/14 06:06

Causou furor na semana passada o anúncio da descoberta do primeiro planeta do tamanho da Terra na zona habitável em torno de outra estrela — o mais próximo que chegamos até agora de encontrar uma segunda Terra no Universo. Mas, para os pesquisadores do Instituto SETI, na Califórnia, esse mundo já gera entusiasmo há cerca de um mês. Foi quando os cientistas iniciaram o esforço para tentar captar sinais de rádio enviados de lá por uma possível civilização extraterrestre.

A escuta é feita com o Allen Telescope Array, conjunto de radiotelescópios instalados no norte da Califórnia com o objetivo explícito de buscar sinais de inteligência alienígena no cosmos. Desde 2012, os pesquisadores têm apontado o ATA para diversas estrelas que abrigam planetas descobertos com o satélite Kepler. Não poderia ser diferente com a mais recente descoberta.

“Por quase um mês, o ATA se concentrou no sistema Kepler-186, que tem um planeta do tamanho da Terra na zona habi…

Sonda da NASA encerra missão caindo na Lua

Queda quase controlada

A NASA confirmou que a sonda espacial LADEE (Explorador da atmosfera e da poeira ambiente lunar, em tradução livre) caiu na superfície da Lua, conforme planejado, na última quinta-feira.

A sonda LADEE não tinha combustível para manter uma órbita lunar a longo prazo ou continuar suas operações científicas, sendo então intencionalmente enviada em um mergulho final sobre a superfície lunar.

A órbita da sonda já vinha decaindo naturalmente após a fase final de sua missão científica, feita em uma altitude extremamente baixa, um recorde entre 12 e 60 km, mas que chegou a meros dois quilômetros da superfície lunar nos últimos dias, antes que seus motores fossem acionados pela última vez para o mergulho final.

Os engenheiros acreditam que, no impacto, a sonda, que tinha o tamanho de uma geladeira, tenha-se desintegrado totalmente.

"No momento do impacto, a LADEE estava viajando a uma velocidade de 3.600 quilômetros por hora," disse Rick Elphic, cientista do p…

Morre John Houbolt, engenheiro que contribuiu para levar o homem à Lua

Engenheiro da Nasa John C. Houbolt morre aos 95
(Foto: AP Photo/News-Gazette, John Dixon, File)

Ele morreu aos 95 anos devido a complicações associadas ao Parkinson.
Houbolt vivia em uma casa de repouso no estado do Maine, nos EUA.

O engenheiro da Nasa John C. Houbolt morreu aos 95 anos no estado do Maine, nos Estados Unidos. Suas contribuições ao programa espacial americano são consideradas vitais para o sucesso da missão que pousou na Lua em 1969.

Houbolt morreu na terça-feira (15/04/14) em uma casa de repouso em Scarborough devido a complicações provocadas pela doença de Parkinson. A morte foi confirmada pelo genro Tucker Withington à AP neste sábado (19/04/14).

Sob pressão durante a corrida espacial entre EUA e União Soviética, Houbolt foi o catalisador que garantiu que os EUA se comprometessem com a teoria da ciência e da engenharia que levou a tripulação da Apollo a ir à Lua e voltar com segurança.

Seus esforços no início da década de 1960 levaram a Nasa a se concentrar no lanç…

Homens de preto

Mais um programa Fenômeno Ufo abordando o tema Homens de Preto



FONTE: PROGRAMA FENÔMENO UFO

Criador de Arquivo X vai produzir nova série sobre a Área 51

AMC anunciou que Chris Carter, mais conhecido como criador da série de ficção científica Arquivo X, vai produzir uma nova série de televisão sobre a instalação militar secreta conhecida como Área 51.

A rede já havia encomendado um episódio piloto para esta série em julho de 2012. Naquela época, porém, foi anunciado que a série seria baseada em um livro intitulado Área 51, uma história sem censura da base militar dos Estados Unidos por Annie Jacobsen.

A julgar pelo recente anúncio da AMC sobre a nova programação, a ideia não mudou. Mas o projeto já estaria oficialmente em desenvolvimento.

Hollywood Reporter descreve a série como “um thriller de conspiração contemporânea revelando a verdadeira história por trás da famosa Área 51, a instalação militar mais misteriosa da América”. O nome da série seria simplesmente a Área 51.

Carter irá trabalhar como escritor e produtor executivo. Gale Anne Hurd, produtor executivo de The Walking Dead, também foi escalado para o projeto.

O livro de Jaco…