Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 8, 2012

Sistema Solar pode ser modelo para outros sistemas planetários?

Concepção artística do sistema planetário HD 1080, que passou a ser o sistema com maior número de planetas que o homem conhece. [Imagem: RoPACS]

Humildade planetária

O Sistema Solar não é mais o sistema planetário com maior número de planetas que o homem conhece.

Com o rebaixamento de Plutão, hoje contamos com apenas oito planetas.

O recordista passou a ser o sistema planetário HD 10180, localizado a 130 anos-luz de distância, que parece ter nove planetas. Depois aparecemos nós e, em terceiro lugar, o sistema Kepler-11, com seis planetas.

Uma equipe da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido) confirmou os dados usando o HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), um espectrógrafo instalado no observatório do ESO em La Silla, no Chile.

Isso vem se somar a outros indícios de que o Sistema Solar pode afinal não ser tão esquisito quanto ficou parecendo quando começamos a encontrar planetas extrassolares.

O que pode ter acontecido é que, como as técnicas para encontrar planetas vem …

Cassiopeia A: Astrônomos encontram ferro no lado externo de supernova

Astrônomos lançaram um novo olhar sobre uma velha supernova e descobriram que ela havia se virado ao avesso durante a explosão. O ferro, que se forma durante a morte das estrelas, geralmente fica no centro dos restos da supernova. Em Cassiopeia A, porém, ele foi encontrado do lado externo.

Essa análise lança também alguma luz sobre um fenômeno chamado de “chute de estrelas de nêutrons”, quando a estrela de nêutrons formada em uma supernova recua durante a explosão.

Cassiopeia A (ou, abreviando, Cas A) é o resultado de uma supernova de núcleo colapsado, um tipo de explosão estelar que atinge apenas estrelas muito massivas. Ela está localizada a 11 mil anos-luz da Terra e explodiu há 330 anos, o que a torna a segunda supernova mais jovem de nossa galáxia.

Como estrelas funcionam à base de hidrogênio, quando já o gastaram todo alguém tem que ceder. O núcleo da estrela começa a colapsar e sua temperatura aumenta no processo, o que significa que a estrela pode começar a fundir hélio em vez…

"Abduzido" em novo filme, Murilo Rosa diz que acredita em extraterrestres

Cartaz do filme "Área Q", com Murilo Rosa, Isaiah Washington e Tania Khalill (esq. para dir.)

No filme "Área Q", que estreia nesta sexta-feira (13) nos cinemas, Murilo Rosa interpreta um rapaz do interior do Ceará que é abduzido e "retorna" 30 anos depois para transmitir uma mensagem a quem vive na Terra.

Se ele acredita em extraterrestres? Acredita, e diz que "nunca viu nada concreto, mas o assunto é curioso".

Dirigido por Gerson Sanginitto, o filme mostra uma região onde são frequentes os casos de aparecimento de OVNIs --e para onde vai um jornalista dos EUA em busca de informações.

O papel do repórter é do ator norte-americano Isaiah Washington (que fez "Grey's Anatomy" e "Navio Fantasma"), e, por isso, muitas das cenas são em inglês.

FONTE: http://guia.folha.com.br

Repórter da BBC faz visita inédita a centro espacial da Coreia do Norte

O repórter da BBC Damian Grammaticas foi um dos primeiros jornalistas estrangeiros a ter acesso ao centro de lançamento de foguetes da Coreia do Norte, apontado por americanos e vizinhos do país comunista como um programa de propulsão de mísseis disfarçado. Os norte-coreanos, por outro lado, alegam que a base está sendo usada exclusivamente para lançar o primeiro satélite do país. Confira o relato.

"Os guardas do lado de fora do centro de lançamento de satélites da Coreia do Norte não sorriem, mas não é de se estranhar, afinal eles nunca viram jornalistas estrangeiros por aqui antes.

O outrora local secreto no interior do país fica a cerca de meia hora da capital Pyongyang. Nos campos cheios de lama da região, soldados cavam hortas com enxadas e agricultores plantam mudas com as próprias mãos.
Ninguém descreveria o centro de controle da missão norte-coreana como imponente. A base fica em um edifício pequeno, de dois andares, pouco chamativo se comparado à sede da Nasa em Houston ou …

Ex-piloto militar revela encontro com OVNI

Larry Jividen, ex-piloto militar, achou que era a hora de revelar a história de um OVNI no qual pode testemunhar há 40 anos.

Jividen, que estava voando em uma aeronave T-39D Sabreliner, com cinco oficiais da Marinha a bordo, era parte de um vôo de treinamento especial. Ele diz que tudo o que estava acontecendo como planejado até que ele notou um objeto estranho se movendo em direção a eles.

"Por volta das 9 horas, estávamos descendo de uma altitude elevada – cerca de 33.000 pés – e eu olhei para o lado direito do avião, onde eu vi uma luz vermelha sólida em nossa posição e altitude ", lembrou.

"Não piscava como as normais luzes anti-colisão que piscam em aviões".

Ele diz ter verificado com o controle em terra se havia confirmado a existência de outros objetos nas proximidades mas nada foi registrado no radar.

Jividen, no entanto, mudou de rumo para interceptar o OVNI. Embora tenha tentado acompanhar as misteriosas luzes, o objeto desapareceu sem deixar pistas. O incide…

Mamute encontrado na Sibéria

O filhote de mamute encontrado quase intacto em maio na Sibéria é uma fêmea, revelaram hoje especialistas de vários países que estudam uma das descobertas paleontológicas mais notáveis dos últimos tempos.

A mamute recebeu o nome de Liuba, em homenagem à mulher de Yuri Khudi, o pastor russo que descobriu o corpo do animal congelado na região siberiana de Yamal, perto da desembocadura do rio Yuribel no mar de Kara, informou a agência Itar-Tass.
Segundo os cientistas, quando Liuba morreu no pântano, há mais de 10 mil anos, tinha apenas um ano, media 130 centímetros de altura e pesava cerca de 50 quilos.
Liuba, o segundo filhote de mamute encontrado em Yamal, tem uma especial importância para os cientistas devido a que o paquiderme foi totalmente conservado pelo gelo.
Até os olhos e a trompa estão intactos.
"É uma descoberta excepcional, pois é o filhote de mamute mais bem conservado de todos os encontrados no mundo todo", disse Natalia Fiodorova, diretora-adjunta do museu paleo…

Réplica de terremoto faz Indonésia renovar alerta de tsunami

Um novo tremor, de quase mesma magnitude que o primeiro, fez a Indonésia renovar seu alerta para tsunamis nesta quarta-feira.
Um terremoto de 8,7 graus de magnitude atingiu hoje a região norte da ilha de Sumatra. Pouco depois, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono disse que não havia informes imediatos sobre perdas humanas ou danos materiais na região, e chegou a descartar a ocorrência de um tsunami, apesar de manter o alerta.
Mas quase imediatamente após sua declaração, um terremoto de 8,2 graus alcançou o país, seguido por dois fortes tremores.
O Centro de Monitoramento de Tsunami para o Pacífico emitiu novos alertas para a toda a região após os abalos.
Autoridades da Indonésia relataram o aumento do nível do mar em algumas localidades da província de Aceh (a região mais atingida pelos tremores), mas numa altura inferior a um metro.
Mas nas ilhas de Andman e Nicobar (Índia), alguns informes apontam que o nível do mar chegou a aumentar quase 4 metros. Por enquanto, não há informes sobre m…

Astrônomo quer encontrar ETs rastreando seus lasers

Moradores de exoplanetas

O astrônomo Geoff Marcy é um dos líderes das buscas por exoplanetas.

Ele ajudou a encontrar o primeiro sistema planetário semelhante ao nosso, chocou a própria comunidade astronômica ao descobrir dois planetas na mesma órbita e, entre outras peripécias, participou do anúncio de que o Universo está repleto de outras Terras.

Agora, depois de tanto sucesso, ele decidiu parar de procurar por planetas e decidiu procurar por moradores de exoplanetas - ETs, homenzinhos verdes, ou o nome que você preferir.

Marcy está migrando para um projeto que há muito poucos anos era ridicularizado em todas as reuniões das grandes sociedades astronômicas acadêmicas: o Projeto SETI (Search for ExtraTerrestrial Intelligence, ou busca por inteligência extraterrestre).

Comunicação por laser

Os cientistas do projeto SETI vêm tentando ouvir os ETs há anos, rastreando frequências de rádio em busca de transmissões alienígenas.

Marcy vai entrar no time com uma proposta um pouco diferente: segundo …

Agricultor argentino alega que OVNI desceu em sua plantação de milho, arruinando-a

Um proprietário de cultivo em Pujato, Santa Fé – Argentina, alegou que um objeto voador não identificado, achatou a sua colheita na madrugada do sábado, dia 7 de Abril, por volta das 03h00 min.

Como pode-se ver pela foto, a plantação, que se encontra a 2 km da estrada “Rota 33″, possui agora uma área de cultivo achatada de 300 metros de comprimento por dois de largura.

Vizinhos do agricultor afirmam ter visto uma nave com luzes no local. Também, pessoas que estavam próximas do cemitério dizem ter observado um objeto com luzes naquela madrugada.

O comissário de polícia, Walter Freniche, diz que não foi encontrado qualquer vestígio de veículos ou pessoas no local, nem mesmo roubo.

FONTE: http://www.notiexpress.com.ar