Um novo tremor, de quase mesma magnitude que o primeiro, fez a Indonésia renovar seu alerta para tsunamis nesta quarta-feira.
Um terremoto de 8,7 graus de magnitude atingiu hoje a região norte da ilha de Sumatra. Pouco depois, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono disse que não havia informes imediatos sobre perdas humanas ou danos materiais na região, e chegou a descartar a ocorrência de um tsunami, apesar de manter o alerta.
Mas quase imediatamente após sua declaração, um terremoto de 8,2 graus alcançou o país, seguido por dois fortes tremores.
O Centro de Monitoramento de Tsunami para o Pacífico emitiu novos alertas para a toda a região após os abalos.
Autoridades da Indonésia relataram o aumento do nível do mar em algumas localidades da província de Aceh (a região mais atingida pelos tremores), mas numa altura inferior a um metro.
Mas nas ilhas de Andman e Nicobar (Índia), alguns informes apontam que o nível do mar chegou a aumentar quase 4 metros. Por enquanto, não há informes sobre maiores danos na região.
Além da Indonésa e da Índia, Sri Lanka e Tailândia também emitiram seus próprios alertas de tsunami. Na Tailândia, autoridades ordenaram às populações de seis províncias para irem a terrenos mais altos, e o aeroporto internacional de Phuket foi fechado.
FONTE: FOLHA ONLINE
Comentários
Postar um comentário