Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 21, 2018

Selecionados os vencedores do concurso Project Mars (Projeto Marte)

Imaginar as missões arrojadas da NASA na Lua e em Marte só aumentou a criatividade. Os vencedores do Concurso de Cinema e Arte Internacional do Projeto Mars foram selecionados entre mais de 570 inscrições recebidas que visualizam o trabalho da NASA para expandir a fronteira da exploração do espaço profundo.

A competição proporcionou uma oportunidade para permitir que estudantes universitários e profissionais iniciantes aprendessem sobre os esforços de exploração espacial da NASA, incluindo a espaçonave Orion, o foguete Space Launch System e a Gateway planejada perto da Lua, e criar sua visão do que a liderança da NASA no espaço profundo parece. As inscrições incluíram apresentações de filmes e pôsteres que previam as missões da NASA e o que os astronautas poderiam ver, sentir e experimentar nessas missões.

Rendezvous With Mars, de Mayukh Goswami, Subigya Basnet e Divya More, de Nova York, foi selecionado como o filme vencedor. Ele foi selecionado por uma equipe de juízes, incluindo a…

China vai exibir modelo em tamanho real de sua futura estação espacial

Em 2011, os Estados Unidos impediram a China de participar de missões na Estação Espacial Internacional por conta de preocupações relacionadas à segurança nacional. Então, o país asiático não se contentou em simplesmente ficar de fora: eles decidiram criar uma estação espacial própria. Agora, um modelo em tamanho real do módulo central da estação espacial chinesa será exposto em um evento, mostrando ao mundo como o programa espacial chinês está em estágios avançados.

Tudo vai acontecer na maior feira de aviação aeroespacial da China, que começa na próxima semana. Os participantes do evento poderão, pela primeira vez, ver de pertinho a construção e o design do artefato, cujo módulo principal se chama Tianhe-1. Ele foi completado em 2017 pela China Aerospace Science and Technology (empresa estatal), e construído pela China Academy of Space Technology.

A exibição pública é importante pois, até então, pouco se sabia sobre a construção da estação espacial chinesa, com o governo mantendo o…

Duas estrelas tão próximas que quase se tocam encontradas dentro de uma nebulosa planetária

Imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da nebulosa planetária M3-1, a estrela central do que é na realidade um sistema binário com um dos períodos orbitais mais pequenos conhecidos.
Crédito: David Jones/Daniel López - IAC

Uma equipe internacional de astrônomos, liderada pelo investigador David Jones do Instituto de Astrofísica das Canárias e da Universidade de La Laguna, descobriu um sistema binário com um período orbital de pouco mais de três horas. A descoberta, que envolveu vários anos de campanhas de observação, não é apenas surpreendente devido ao período orbital extremamente pequeno, mas também porque, devido à proximidade de uma estrela com a outra, o sistema poderá resultar numa explosão de nova antes que a nebulosa de curta duração se dissipe. Os resultados do estudo foram publicados na prestigiada revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

As nebulosas planetárias são as conchas brilhantes de gás e poeira expelidas por estrelas parecidas co…

Estudante de doutorado descobre o pulsar mais lento conhecido

Ilustração do recém-descoberto pulsar de 23,5 segundos. Os pulsos de rádio têm origem numa fonte situada na direção da constelação de Cassiopeia e podem ser vistos a viajar até ao núcleo do LOFAR. Esta fonte é um pulsar de rádio altamente magnetizado, visto na inserção. Os pulsos e a imagem do céu são derivados de dados reais do LOFAR.
Crédito: Danielle Futselaar e ASTRON

Um pulsar com aproximadamente 14 milhões de anos, com a rotação mais lenta já identificada, foi descoberto por uma estudante de doutoramento da Universidade de Manchester.

Chia Min Tan, estudante de doutorado no Centro para Astrofísica Jodrell Bank, da Escola de Física e Astronomia de Manchester, fazia parte de uma equipe internacional que incluía outros astrônomos de Manchester, do ASTRON e da Universidade de Amsterdã.

A equipe realizou as observações usando o LOFAR (Low-Frequency Array), cujo núcleo está localizado na Holanda. As suas descobertas foram publicadas na revista The Astrophysical Journal.

Os pulsares s…

Ondas gravitacionais podem em breve fornecer medição da expansão do Universo

Cientistas da Universidade de Chicago estimam, com base na primeira detecção de uma colisão de duas estrelas de nêutrons pelo LIGO, que podem ter uma medição extremamente precisa da velocidade de expansão do Universo dentro de 5 a 10 anos.
Crédito: Robin Dienel/Instituto Carnegie

Há vinte anos, os cientistas ficaram chocados ao perceber que o nosso Universo não está apenas a expandir-se, mas que está a expandir-se mais depressa com o passar do tempo.

A determinação da taxa exata de expansão, chamada constante de Hubble, em honra ao famoso astrônomo Edwin Hubble, tem sido surpreendentemente difícil. Desde então, os cientistas usaram dois métodos para calcular o valor, com resultados angustiantemente diferentes. Mas a surpreendente captura de ondas gravitacionais do ano passado, oriundas de uma colisão de estrelas de neutrões, forneceu uma terceira forma de calcular a constante de Hubble.

Esse foi apenas um único ponto de dados de uma colisão, mas num novo estudo publicado no dia 17 de…

De Harry Potter aos Vingadores, por que a humanidade é fascinada por pedras místicas?

Uma das Joias do Infinito da Marvel, que teriam poderes extraordinários

Quinn Hargitai
Da BBC Culture

Em Os Vingadores: Guerra Infinita, que bateu recorde de bilheteria ao estrear no Brasil em abril deste ano, quase todos os heróis da Marvel são reunidos em um único filme para evitar que o titã Thanos (Josh Brolin) consiga seu objetivo de coletar as seis "Joias do Infinito" e assim destrua metade dos seres vivos do Universo.

Em Os Vingadores: Guerra Infinita, que bateu recorde de bilheteria ao estrear no Brasil em abril deste ano, quase todos os heróis da Marvel são reunidos em um único filme para evitar que o titã Thanos (Josh Brolin) consiga seu objetivo de coletar as seis "Joias do Infinito" e assim destrua metade dos seres vivos do Universo.

Descritas como seis artefatos cósmicos extraordinariamente poderosos, as pedras apareceram em várias produções da Marvel na última década, mas nunca antes juntas.

Nos filmes, elas são capazes de voltar no tempo, abrir port…

Empresa holandesa quer organizar parto de bebê no espaço em 2024

Antes, eles prometem armazenar óvulos e espermatozoides em órbita. E fazer a primeira inseminação artificial extraterrestre.

Por Bruno Vaiano

“Se a humanidade quer se tornar uma espécie multiplanetária, nós também precisamos aprender a nos reproduzir no espaço”. É essa a filosofia de Kees Mulder, CEO de uma empresa holandesa recém-fundada chamada SpaceLife Origins que quer fazer com que uma mulher dê à luz um bebê saudável na órbita da Terra, a 400 quilômetros de altitude, em 2024.

Antes desse pequeno passo para um recém-nascido (que, caso dê certo, sem dúvida será um grande passo para a humanidade), a empresa organizará dois projetos preliminares. O primeiro, com execução prevista para 2020, visa colocar em órbita pequenas arcas-satélite redondas, com espermatozoides e óvulos congelados.

Quem puder pagar pelo serviço — preços não foram divulgados — terá o prazer de proteger seus gametas de qualquer desgraça que ocorra aqui na superfície. 25% das vagas serão reservadas a pessoas de e…

Máquina Enigma da era quântica pronta para ir ao espaço

Está é a "Enigma Quântica", uma máquina de criptografia quântica. [Imagem: Fraunhofer IOF]

Máquina de criptografia quântica

Este aparelho dourado com aspecto futurístico, pouco maior do que uma caixa de sapatos, mostrou-se capaz de levar ao espaço uma das tecnologias mais delicadas da atualidade: a criptografia quântica.

Uma versão ultramoderna da famosa Enigma, uma máquina eletromecânica de criptografia usada durante as guerras do século passado, esta é uma fonte quântica de fótons, que são postos em entrelaçamento para codificar as mensagens de uma forma que é virtualmente impossível de decodificação sem a chave correta - e sem denunciar a tentativa de ataque.

Fabricada por uma equipe do Instituto Fraunhofer de Óptica Aplicada e Engenharia de Precisão, na Alemanha, a máquina de criptografia fotônica acaba de passar pelos testes que a qualificaram para ir ao espaço, garantindo a comunicação segura por meio de satélites.

O aparelho foi testado ao extremo, suportando grandes…

Físicos captam a primeira imagem dos neutrinos emitidos pelo Sol

BOREXINO, DETECTOR DE NEUTRINOS, QUE FICA NA ITÁLIA (FOTO: BOREXINO)

Registro foi feito com um equipamento que fica em uma região da Terra considerada a mais livre de radiação

Cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst (Umass), nos Estados Unidos, conseguiram fazer a primeira foto neutrinos do Sol – partículas minusculas subatômicas leves, sem carga elétrica, que interagem com outras substâncias por meio da gravidade e podem "voar" para fora do centro do Sol. A captação foi possível com o uso do Borexino, detector de neutrinos que opera no Laboratori Nazionali del Gran Sasso, na Itália.

Cerca de 99% da energia do Sol emitida como neutrinos é produzida por meio de sequências reativas nucleares que são iniciadas pela fusão próton-próton (pp). Nestas, o hidrogênio é convertido em hélio. "Neutrinos emitidos por essa cadeia representam uma ferramenta única para a física", explicou Andrea Pocar, físico da Umass, em anúncio da pesquisa.

Publicado na revista ci…

Nasa divulga imagem de nebulosa 'fantasma' de constelação

Imagem foi feita com o telescópio Hubble e divulgada nesta quinta-feira (25). (Nebulosa Cassiopeia — Foto: Nasa)

A Nasa divulgou nesta quinta-feira (25) uma nova imagem da nebulosa "fantasma" que fica na constelação Cassiopeia, oficialmente conhecida como IC 63 e localizada a 550 anos-luz de distância.

Segundo a Nasa, apesar de parecer um fantasma, a nebulosa é simplesmente hidrogênio que está sendo bombardeado com radiação ultravioleta de uma estrela gigante chamda Gamma Cassiopeiae (não vista na imagem), fazendo com que ele brilhe na luz vermelha. A cor azul é da luz refletida do pó da nebulosa.

A nebulosa IC 63 não é o único objeto sob a influência da estrela ofuscante, que libera tanta energia quanto 34.000 sóis. A Nebulosa Fantasma faz parte de uma região nebulosa muito maior em torno da Gamma Cassiopeiae, que mede aproximadamente dois graus no céu - cerca de quatro vezes a largura da Lua cheia.

A constelação de Cassiopeia é visível em noites claras no hemisfério norte…

Kes 75: o mais jovem pulsar da Via Láctea expõe segredos de morte estelar

Esta composição de Kes 75, o mais jovem pulsar conhecido da Via Láctea, inclui dados do Chandra e do SDSS. A região azul representa raios-X altamente energéticos em redor do pulsar, mostrando uma área chamada nebulosa de vento pulsar, e a região roxa mostra raios-X menos energéticos, emitidos pelos detritos deixados para trás pela explosão de supernova original.
Crédito: NASA/CXC/NCSU/S. Reynolds; ótico: PanSTARRS

Cientistas confirmaram a identidade do mais jovem pulsar na Via Láctea usando dados do Observatório de raios-X Chandra da NASA. Este resultado pode fornecer aos astrônomos novas informações sobre como algumas estrelas terminam as suas vidas.

Após algumas estrelas massivas ficarem sem combustível, entram em colapso e explodem como supernovas, deixando para trás "pepitas" estelares densas chamadas estrelas de nêutrons. As estrelas de nêutrons com uma rápida rotação e altamente magnetizadas produzem um feixe de radiação semelhante ao de um farol que os astrônomos det…

A história do eclipse de Sobral (CE) que comprovou a Teoria da Relatividade

CIENTISTAS CAPTARAM EM DETALHES O ECLIPSE (FOTO: DIVULGAÇÃO/ OBSERVATÓRIO NACIONAL)

Evento no Rio de Janeiro inaugura celebração do centenário da observação do eclipse total do Sol que ajudou a consagrar a carreira de Albert Einstein

No dia 29 de maio de 1919, o céu amanheceu nublado sobre a cidade cearense de Sobral, distante 240 quilômetros da capital Fortaleza. Tivesse o Sol permanecido encoberto, todo o esforço da comitiva de astrônomos teria sido em vão. Perderiam o eclipse total e a chance de provar, pela primeira vez, se as ideias revolucionárias de Albert Einstein eram corretas.

Mas, pouco antes das 9 da manhã, uma oportuna brecha entre as nuvens revelou a todos o glorioso momento em que o disco solar foi obscurecido pela Lua. Muita gente acompanhava o fascinante fenômeno em uma das praças centrais da cidade, bem em frente ao Jockey Clube e à Paróquia do Patrocínio. As reações foram as mais diversas.

Sobralenses amedrontados buscaram refúgio na igrejinha, temendo o Juízo Fina…

NASA divulga imagem da Terra vista da órbita de Vênus

PLANETA TERRA APARECE NA IMAGEM AO LADO DIREITO COMO UMA ENORME ESFERA DE LUZ (FOTO: NASA)

As fotos foram tiradas por lentes acopladas à sonda espacial Parker

Imagine só como é que a Terra se parece quando vista por alguém que está, digamos, em Vênus.: a NASA divulgou imagens registradas em 25 de setembro por um instrumento que está a bordo da Sonda Solar Parker (Parker Solar Probe). Em uma delas, o nosso planeta aparece à distância.

Lançada em agosto desse ano, a sonda já está próxima à órbita de Vênus. Foram divulgadas duas imagens registradas por dois instrumentos acoplados à ela e que estão apontando para posições diferentes. O telescópio interno produziu a imagem da esquerda, enquanto o telescópio externo produziu a da direita, na qual é possível ver a Terra como uma grande bola de luz quase ao centro da figura. Vale lembrar que no momento em que a imagem foi tirada, a Parker estava a cerca de 27 milhões de quilômetros do nosso planeta.

A agência espacial norte-americana explica…

Cientista que descobriu uma das origens para os raios cósmicos integra instituto brasileiro

Físico americano Francis Halzen esteve no Brasil nesta sexta-feira (19). Ele fará parte do comitê internacional do Instituto Principia, entidade de fomento à atividade científica no Brasil.

Por Lara Pinheiro

O físico americano Francis Halzen esteve nesta sexta-feira (19) em São Paulo, onde discutiu as últimas descobertas sobre a origem dos raios cósmicos. O cientista é o primeiro a integrar o comitê internacional do Instituto Principia, centro brasileiro recém-inaugurado de produção e difusão científica ligado à Fundação Instituto de Física Teórica, entidade privada de pesquisa.

Halzen funcionará como consultor para o Principia, que tem como objetivo conectar a sociedade com atividades científicas e estimular a pesquisa na área. O modelo é pensado conforme exemplos internacionais, como o Instituto Perimeter, no Canadá.

“A ideia é manter a diversidade de ideias: trazer as pessoas para conversar, se conhecerem, e a partir daí criar novos projetos”, explica Renato Vicente, vice-presiden…

Conheça os vencedores do concurso mais renomado de fotografia espacial

IMAGEM VENCEDORA DO CONCURSO INSIGHT INVESTMENT ASTRONOMY PHOTOGRAPHER OF THE YEAR FOI CLICADA PELO FOTÓGRAFO AMERCIANO BRAD GOLDPAINT (FOTO: REPRODUÇÃO)

O fotógrafo norte-americano Brad Goldpaint levou o principal prêmio com uma imagem estonteante das rochas vermelhas de Utah com a Via Láctea

A décima edição do concurso Insight Investment Astronomy Photographer of The Year premiou melhor foto espacial do ano. Essa é a maior premiação internacional desta categoria e conta com fotógrafos do mundo inteiro.

Na edição de 2018, quem levou o prêmio de 10 mil libras, o que corresponde a quase R$ 48 mil, foi o fotógrafo norte-americano Brad Goldpaint, pela fotografia intitulada Transport the Soul (transporte da alma, em tradução livre). A imagem combina as imensas rochas avermelhadas de Moab, em Utah, com a Via Láctea no canto superior direito e a Galáxia de Andrômeda à esquerda. A fotografia ainda mostra um quarto da lua iluminando o céu enquanto um fotógrafo solitário capta, remotamente, e…