Pular para o conteúdo principal

Descoberto erro fundamental nas medições usando luz


Nem tudo está onde parece quando se usa a luz para medir os objetos. [Imagem: G. Araneda et al. - 10.1038/s41567-018-0301-y]

Teoria do neto de Darwin

Físicos demonstraram pela primeira vez um efeito de onda que pode levar a erros sistemáticos em várias tecnologias de medição óptica usadas rotineiramente para a estimativa da posição dos objetos.

Curiosamente, o efeito foi previsto 80 anos atrás pelo físico Charles G. Darwin, neto do naturalista Charles Darwin, elaborador da teoria da evolução das espécies. Mas só agora a tecnologia fotônica atingiu a precisão necessária para comprovar experimentalmente o efeito.

O trabalho deverá ter consequências principalmente para a microscopia, mas também vai influenciar as medições de posição usando ondas sonoras, de radar e até mesmo ondas gravitacionais.

Polarização elíptica

Com as modernas técnicas de microscopia, a posição dos objetos pode ser medida com uma precisão que atinge alguns nanômetros usando feixes de luz. Essas técnicas são usadas, por exemplo, para determinar a posição dos átomos em experimentos quânticos.

"Queremos saber a posição dos nossos bits quânticos com muita precisão para podermos manipulá-los e medi-los com raios laser," explica Gabriel Araneda, da Universidade Tecnológica de Viena, na Áustria.

Mas um erro sistemático pode ocorrer ao determinar a posição das partículas que emitem luz - ou refletem a luz do laser - na forma de luz polarizada elipticamente.

"A polarização elíptica faz com que as frentes de onda da luz tenham uma forma espiral e atinjam a óptica de imageamento com um pequeno ângulo. Isso leva à impressão de que a fonte da luz está deslocada de sua posição real," explica Yves Colombe, da Universidade de Innsbruck.

Isso é relevante, por exemplo, na pesquisa biomédica, em que proteínas luminosas ou nanopartículas são usadas como marcadores para determinar a forma dessas estruturas biológicas - o efeito que agora foi comprovado leva a uma imagem distorcida das estruturas reais.


O erro sistemático é da magnitude do comprimento de onda da luz usada - e esses comprimentos estão na casa das centenas de nanômetros, enquanto os objetos medidos têm menos de dez nanômetros. [Imagem: G. Araneda et al. - 10.1038/s41567-018-0301-y]

Erros de dimensão astrofísica

O desvio é grande, da ordem do comprimento de onda da luz utilizada, podendo resultar em um erro de medição de centenas de nanômetros - os microscópios ópticos atuais já fazem imagens com resolução na faixa dos 10 nanômetros ou menos.

Os pesquisadores afirmam que esse efeito não será observado apenas com fontes de luz - medições de radar ou sonar, por exemplo, também podem ser afetadas.

O efeito pode até desempenhar um papel em astronomia e astrofísica, como no caso da estimativa da posição de objetos astronômicos responsáveis pela emissão de ondas gravitacionais.

Bibliografia:

Wavelength-scale errors in optical localization due to spin–orbit coupling of light
G. Araneda, S. Walser, Y. Colombe, D. B. Higginbottom, J. Volz, R. Blatt, A. Rauschenbeutel
Nature Physics
DOI: 10.1038/s41567-018-0301-y

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s