Pular para o conteúdo principal

Já tentou desligar e ligar de novo? NASA conserta giroscópio do telescópio Hubble de maneira simples



Por: Ryan F. Mandelbaum

Se você já trabalhou com TI, sabe que a maior parte dos problemas tem soluções estupidamente simples. Um, verifique se o aparelho está ligado na tomada. Dois, desligue e ligue novamente o dispositivo. Três, faça outras coisas. Parece que esse tipo de pensamento serve também para o telescópio Espacial Hubble, que entrou em modo de segurança há duas semanas depois de uma falha do giroscópio.

Diz o comunicado à imprensa da NASA:

Na tentativa de corrigir as velocidades erroneamente altas produzidas pelo giroscópio reserva, a equipe de operações do Hubble executou uma reinicialização do giroscópio em 16 de outubro. Esse procedimento desligou a peça por um segundo e depois a reiniciou antes que a roda girasse. A intenção era eliminar quaisquer falhas que possam ter ocorrido durante a inicialização em 6 de outubro, após o giroscópio estar desativado por mais de 7 anos e meio.

Em 18 de outubro, a equipe de operações do Hubble comandou uma série de manobras, ou curvas, de espaçonave em direções opostas para tentar limpar qualquer bloqueio que pudesse ter causado o desalinhamento do flutuador e produzido velocidades extremamente altas. Durante cada manobra, o giroscópio foi mudado do modo alto para o modo baixo de forma a desalojar qualquer bloqueio que possa ter se acumulado ao redor do flutuador.

Grande parte da minha experiência profissional fora do jornalismo envolveu resolver problemas de software e instalar impressoras. Apesar de a explicação da NASA parecer técnica, esta série de manobras parece como o que eu falaria para alguém que estivesse tentando fazer uma impressora funcionar. Primeiro, reinicia. Depois, tente de novo e tire qualquer coisa que venha a atolar. E, voilà, tudo pronto e funcionando.

O Hubble, uma ferramenta crucial usada por astrônomos em todo o mundo, entrou no modo de segurança no início deste mês. O telescópio conta com três giroscópios sensíveis a movimento para se manter estável. Um dos mais velhos falhou depois de superar em seis meses sua duração prevista. Mas, quando a equipe tentou ligar um reserva, ele não funcionou direito.

Apesar de o telescópio ter planos reservas para funcionar com menos giroscópios, eles podem limitar para onde ele consegue apontar e quanto tempo demora para mudar de alvos.

“O Hubble passar a usar apenas um giroscópio iria dificultar nossos esforços para caracterizar as atmosferas de planetas extra-solares nos próximos anos, até o lançamento do Telescópio James Webb”, diz a cientista Jessie Christiansen, do Instituto de Ciências Exoplanetárias da NASA, ao Gizmodo. “Então, é um alívio e tanto!”

Os giroscópios do telescópio são rodas motorizadas dentro de um cilindro cheio de fluídos, que sente as mudanças no movimento do Hubble. A roda estava rodando rápido de mais, talvez porque o cilindro estava desalinhado. A equipe desligou e ligou o giroscópio, mexeu o Hubble para lá e para cá, e ficou alternando entre os dois modos da peça. Agora, ela parece estar funcionando corretamente.

Eu tenho certeza que os cientistas que trabalham com o Hubble vão me dar uma bronca e me dizer que a manobra é um pouco mais complicada do que o que eu estou falando, mas é engraçado pensar que você consegue consertar um telescópio de mais de um bilhão de dólares da mesma maneira que literalmente qualquer outro produto tecnológico. Outros também disseram a mesma coisa.

Mais testes precisam ser feitos antes de o telescópio voltar a ficar online, mas, ainda bem, a expectativa é de que ele retorne a funcionar normalmente.

Há muito para falar sobre o envelhecimento da infraestrutura espacial dos EUA. Pelo menos, ainda temos o Hubble. Por enquanto.

[NASA]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s