Pular para o conteúdo principal

Cientista que descobriu uma das origens para os raios cósmicos integra instituto brasileiro


Físico americano Francis Halzen esteve no Brasil nesta sexta-feira (19). Ele fará parte do comitê internacional do Instituto Principia, entidade de fomento à atividade científica no Brasil.

Por Lara Pinheiro

O físico americano Francis Halzen esteve nesta sexta-feira (19) em São Paulo, onde discutiu as últimas descobertas sobre a origem dos raios cósmicos. O cientista é o primeiro a integrar o comitê internacional do Instituto Principia, centro brasileiro recém-inaugurado de produção e difusão científica ligado à Fundação Instituto de Física Teórica, entidade privada de pesquisa.

Halzen funcionará como consultor para o Principia, que tem como objetivo conectar a sociedade com atividades científicas e estimular a pesquisa na área. O modelo é pensado conforme exemplos internacionais, como o Instituto Perimeter, no Canadá.

“A ideia é manter a diversidade de ideias: trazer as pessoas para conversar, se conhecerem, e a partir daí criar novos projetos”, explica Renato Vicente, vice-presidente do Principia. A ideia é que o lugar não tenha um quadro de pessoal fixo, por exemplo.

A diretora científica, Renata Zukanovich Funchal, professora do Instituto de Física da USP, destaca a iniciativa da escola de talentos, para fomentar o interesse em ciência em crianças já na primeira infância.

“Pode funcionar como um espaço onde sejam feitas conexões entre as questões duras da ciência e com empresários, jornalistas”, acrescenta.

O cerne do lugar é o domo digital, com previsão de implantação até 2019, que deve funcionar como um planetário 3D, com cobrança de ingressos do público.

Pesquisa com neutrinos

Halzen, que nasceu na Bélgica e hoje é professor da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, é o investigador principal do Observatório de Neutrinos IceCube, laboratório na Antártida. Os pesquisadores da equipe de Halzen estudam os neutrinos cósmicos, partículas subatômicas que viajam na velocidade da luz carregando muita energia.

Por serem partículas com massa praticamente nula e sem carga elétrica, os neutrinos cósmicos conseguem viajar através da matéria sem serem afetados por ela nem por campos eletromagnéticos. Não é possível enxergar um neutrino: eles são chamados de “partícula fantasma”.

Por anos, cientistas questionaram o que poderia acelerar os neutrinos com tamanha energia. A resposta seria, então, uma que a ciência tenta desvendar há mais de um século: a origem dos raios cósmicos.

A descoberta de uma dessas origens, feita em setembro do ano passado, foi divulgada somente em julho deste ano, na revista Science: uma galáxia a 4 bilhões de anos-luz da Terra, com um enorme buraco negro em seu centro.

“A maior parte da radiação da energia no universo não chega até nós na forma de luz”, explica Halzen. “Vem na forma de partículas, prótons, na verdade. E nós sabemos disso desde 1912 — mais de um século atrás. Foi o motivo para construir esse experimento [o Observatório de Neutrinos]. Nós não resolvemos o problema, achamos somente uma das origens dos raios cósmicos”, diz.

FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s