Pular para o conteúdo principal

Conheça os vencedores do concurso mais renomado de fotografia espacial


IMAGEM VENCEDORA DO CONCURSO INSIGHT INVESTMENT ASTRONOMY PHOTOGRAPHER OF THE YEAR FOI CLICADA PELO FOTÓGRAFO AMERCIANO BRAD GOLDPAINT (FOTO: REPRODUÇÃO)

O fotógrafo norte-americano Brad Goldpaint levou o principal prêmio com uma imagem estonteante das rochas vermelhas de Utah com a Via Láctea

A décima edição do concurso Insight Investment Astronomy Photographer of The Year premiou melhor foto espacial do ano. Essa é a maior premiação internacional desta categoria e conta com fotógrafos do mundo inteiro.

Na edição de 2018, quem levou o prêmio de 10 mil libras, o que corresponde a quase R$ 48 mil, foi o fotógrafo norte-americano Brad Goldpaint, pela fotografia intitulada Transport the Soul (transporte da alma, em tradução livre). A imagem combina as imensas rochas avermelhadas de Moab, em Utah, com a Via Láctea no canto superior direito e a Galáxia de Andrômeda à esquerda. A fotografia ainda mostra um quarto da lua iluminando o céu enquanto um fotógrafo solitário capta, remotamente, essa imagem.


Além do prêmio principal, o fotógrafo também venceu na categoria "Pessoas e Espaço". Cada uma das 11 categorias tem um vencedor, um vice-campeão e outros homenageados. Este ano, foram mais de 4 mil inscrições recebidas pelo Royal Observatory Greenwich, instituição que promove o concurso. Profissionais de 91 países registraram seus trabalhos.

Segundo a organização, os juízes ficaram encantados “com a imagem inspiradora retratada por Goldpaint”. Em comunicado, a curadora de arte do Royal Museums Greenwich e jurada do concurso disse que uma crescente comunidade de fotógrafos espaciais amadores conseguiu surpreender a bancada de jurados “com muita técnica, imaginação e imagens incrivelmente belas, que intercalam a arte e a ciência”.

A partir de hoje, a fotografia de Goldpain bem como a de outros homenageados no concurso estarão em exibição no Museu Marítimo Nacional, localizado em Londres, no Reino Unido. A amostra também contempla 69 fotos aclamadas de edições passadas do concurso.


Foto 1 de 11 - Esta linda foto de Brad Goldpaint ganhou o prêmio máximo da categoria Pessoas e Espaço e a melhor foto no geral entre as enviadas para a competição. Tirada em Moab, Utah, a foto mostra um fotógrafo, a galáxia de Andrômeda (em cima à esq.), a Via Láctea (em cima à dir.) e a Lua.


Foto 2 de 11 - Tirada de Sirkka, Finlândia, esta foto sobrenatural de Nicolas Lefaudeux foi escolhida como a melhor na categoria Auroras. Se você olhar com cuidado, poderá ver a constelação Grande Carro no centro dessa aurora, que durou menos de um minuto.


Foto 3 de 11 - Vencedora da categoria Galáxias, esta imagem de Steven Mohr mostra a galáxia espiral NGC 3521, localizada a cerca de 26 milhões de anos-luz da Terra.


Foto 4 de 11 - Ao criar uma imagem telescópica invertida da paisagem lunar, o fotógrafo Jordi Delpeix Borrell foi capaz de destacar alguns dos detalhes mais sutis da Lua. Tirada de um telescópio perto de Barcelona, na Espanha, a foto ganhou o prêmio máximo na categoria Nossa Lua.


Foto 5 de 11 - A vencedora da categoria Nosso Sol mostra a lua, Marte (o ponto vermelho à direita) e a estrela azul Regulus (à esquerda da Lua). A exposição total durou 100 segundos e foi registrada em mais de 120 imagens individuais. Foto por Nicolas Lefaudeux.


Foto 6 de 11 - Esta imagem infravermelha de Vênus recebeu o prêmio máximo na categoria Planetas, Cometas e Asteroides. A foto foi capturada em St. Albans, Hertfordshire, Reino Unido, por Martin Lewis.


Foto 7 de 11 - Esta imagem levou metade do inverno para ser criada. A estrela circumpolar Almach, também conhecida como Gamma Andromeda, pode ser vista riscando o horizonte. Esta foto deu o 1º prêmio a Ferenc Szémár na categoria Paisagem do Céu.


Foto 8 de 11 - Esta foto da nebulosa NGC 6726-27-29, da nuvem de poeira escura Bernes 157, do aglomerado globular NGC 6723 e de outros objetos celestes foi premiada com o 1º lugar em Estrelas e Nebulosas. Esta exposição de 6 horas foi tirada de uma fazenda na Namíbia pelo italiano Mario Cogo.


Foto 9 de 11 - Fabian Dalpiaz, de 15 anos, ganhou o prêmio de Jovem Fotógrafo de Astronomia do Ano. Numa manhã de segunda-feira, Dalpiaz decidiu sair e tirar algumas fotos. Ele teve sorte e capturou esta fotografia incrível de um meteoro passando sobre as Dolomitas.


Foto 10 de 11 - Tianhong Li recebeu o prêmio de Melhor Iniciante por esta foto tirada em Ming’antu, China.


Foto 11 de 11 - A imagem vencedora da categoria Âmbito Robótico mostra uma conjunção muito rara de dois cometas brilhantes passando o famoso aglomerado de estrelas das Plêiades em Touro ao mesmo tempo. O fotógrafo Damian Peach capturou esta visão em Mayhill, Novo México, EUA.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s