Pular para o conteúdo principal

Alumínio aproxima-se da resistência do titânio


Protótipo de peça de alumínio que iguala a resistência do titânio.[Imagem: Sergey Gnuskov/NUST MISIS]

Alumínio encosta no titânio

Engenheiros russos desenvolveram uma tecnologia que duplica a resistência dos compósitos metálicos feitos por impressão 3D a partir do alumínio em pó.

Isto coloca as ligas de alumínio com características próximas à qualidade das ligas de titânio.

Considerando os dois metais puros, a resistência do titânio - o quanto ele pode ser forçado sem se quebrar - é cerca de seis vezes maior que a do alumínio, mas a densidade do titânio é 1,7 vez maior.

A base do novo compósito são precursores modificadores, baseados em nitretos e óxidos de alumínio, obtidos através da combustão.

Usando os modificadores desenvolvidos pela equipe da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia, as peças de alumínio fabricadas por impressão 3D atingem o patamar para utilização direta em produtos para a indústria aeroespacial, por exemplo.

É a terceira inovação recente envolvendo o alumínio, depois de uma liga superforte de alumínio superar o aço inoxidável e a sintetização de um alumínio que flutua na água.

Titânio versus alumínio

O titânio é o metal ideal para a fabricação de produtos para a indústria aeroespacial, mas ele não pode ser usado na impressão 3D por causa do risco de incêndio e explosão na forma em pó do metal.

O alumínio é uma alternativa, sendo leve (densidade de 2700 kg/m3) e moldável, com um módulo de elasticidade de cerca de 70 MPa - este é um dos principais requisitos para que um metal seja adequado para impressão 3D. No entanto, o alumínio sozinho não é forte ou sólido o suficiente: a resistência à tração, mesmo para a liga duralumínio, é de 500 MPa, e sua dureza Brinell HB é de 20 kgf/mm2.

A solução sobre como aumentar a resistência do alumínio na impressão 3D foi proposta pela equipe do professor Alexander Gromov.

"Nós desenvolvemos uma tecnologia para fortalecer os compósitos de matriz de alumínio obtidos por impressão 3D e obtivemos precursores-modificadores inovadores pela queima de pós de alumínio. Os produtos da combustão - nitretos e óxidos de alumínio - são especificamente preparados para sinterizar superfícies ranhuradas com nanocamadas de transição formadas entre as partículas.

"São as propriedades especiais e a estrutura da superfície que permite que as partículas sejam firmemente fixadas à matriz de alumínio e, como resultado, [dobra] a resistência dos compósitos obtidos," disse Gromov.

Impressão 3D substituindo metalurgia

Duas décadas atrás, a moldagem era considerada a única maneira econômica de fabricar peças metálicas sólidas. Hoje, as impressoras 3D para metal já se tornaram um concorrente à altura das técnicas metalúrgicas.

Existem várias tecnologias usadas para imprimir metais, sendo as principais delas a Fusão Seletiva a Laser (FSL) e a Sinterização Seletiva a Laser (SSL). Ambas envolvem a aplicada da "tinta" de pó metálico, camada por camada, para construir um determinado volume. Tanto a FSL quanto a SSL são tecnologias de fabricação aditiva acionadas por um poderoso feixe de laser (até 500 Watts).

Bibliografia:

Advanced manufacturing process of ultrahigh-purity ?-Al2O3
G. N. Ambaryan, M. S. Vlaskin, O. A Buryakovskaya, S. A. Kislenko, A. Z. Zhuk, E. I. Shkolnikov, A. N. Arnautov, S. V. Zmanovsky, A. A. Osipenkova, V. P. Tarasov, A. A. Gromov
Sustainable Materials and Technologies
Vol.: 17, September 2018, e00065
DOI: 10.1016/j.susmat.2018.e00065

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s