Pular para o conteúdo principal

Máquina Enigma da era quântica pronta para ir ao espaço


Está é a "Enigma Quântica", uma máquina de criptografia quântica. [Imagem: Fraunhofer IOF]

Máquina de criptografia quântica

Este aparelho dourado com aspecto futurístico, pouco maior do que uma caixa de sapatos, mostrou-se capaz de levar ao espaço uma das tecnologias mais delicadas da atualidade: a criptografia quântica.

Uma versão ultramoderna da famosa Enigma, uma máquina eletromecânica de criptografia usada durante as guerras do século passado, esta é uma fonte quântica de fótons, que são postos em entrelaçamento para codificar as mensagens de uma forma que é virtualmente impossível de decodificação sem a chave correta - e sem denunciar a tentativa de ataque.

Fabricada por uma equipe do Instituto Fraunhofer de Óptica Aplicada e Engenharia de Precisão, na Alemanha, a máquina de criptografia fotônica acaba de passar pelos testes que a qualificaram para ir ao espaço, garantindo a comunicação segura por meio de satélites.

O aparelho foi testado ao extremo, suportando grandes variações de temperatura - de -40 a +60 graus Celsius - exposição ao frio e ao calor no vácuo, e passeios dignos de um peão de rodeio em uma plataforma vibratória de três eixos. O veredito é que a fonte sobreviverá a um lançamento de foguete e resistirá às severas condições fora do planeta.

Isso a qualificou para ser utilizada em um satélite de comunicações quânticas que a Agência Espacial Europeia (ESA) pretende lançar nos próximos quatro anos.

Comunicação quântica via satélite

A fonte quântica espacial gera 300.000 pares de fótons entrelaçados por segundo quando a luz de um feixe de laser atinge um cristal não linear.

Essas partículas de luz geminadas permitem que mensagens confidenciais sejam criptografadas com segurança. A polarização dos dois fótons permanece entrelaçada - isto é, correlacionada - não importa quão distantes eles estejam um do outro.

Isto permite que duas partes em comunicação produzam e compartilhem chaves e detectem imediatamente se uma terceira parte tentar interceptar sua comunicação. Se uma pessoa não autorizada interferir com a mensagem, os dois fótons se desvencilharão, denunciando que uma tentativa de invasão está em andamento.

Enquanto as comunicações e a criptografia quântica já estejam avançando em testes reais aqui embaixo, por meio de fibras ópticas, a comunicação segura via satélite exigirá que os sinais seguros sejam recebidos por dispositivos similares a telescópios, capazes de rastrear os satélites com extrema precisão para capturar esses fótons individualmente.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s