Pular para o conteúdo principal

Vidas primitivas na Terra e alienígenas poderiam ser roxas, diz estudo


PIGMENTOS ROXOS PODEM SER USADOS PARA ATRAIR ENERGIA (FOTO: PIXABAY/DEEDEE51/CREATIVE COMMONS)

Molécula púrpura que absorve luz verde pode ter captado energia solar antes mesmo do que as plantas

Uma nova pesquisa aponta que os primeiros habitantes da Terra tinham um tom de lavanda. Cientistas dos Estados Unidos argumentam que antes das plantas começarem a aproveitar o poder do Sol para gerar energia, pequenos organismos roxos fizeram o mesmo. Além disso, eles sugerem que alienígenas podem ter adotado a mesma estratégia, possuindo uma coloração púrpura.

Publicado no periódico International Journal of Astrobiology, o estudo foi conduzido pelo microbiologista Shiladitya DasSarma, da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, e pelo pesquisador Edward Schwieterman, da Universidade da Califórnia em Riverside.

"Astrônomos descobriram milhares de novos planetas extrasolares e estão desenvolvendo a capacidade de ver suas bioassinaturas de superfície na luz refletida por esses planetas", disse DasSarma em entrevista à Live Science. Segundo ele, já existem maneiras de detectar vida verde do espaço, mas agora os especialistas podem precisar começar a buscar por vida roxa.

50 tons de roxo

A ideia de que a Terra primitiva tinha tons de lavanda não é nova. DasSarma e seus colegas aprimoraram uma teoria de 2007, que afirma que plantas fotossintetizando algas usam clorofila para absorver a energia do Sol, mas não absorvem a luz verde. Isso é estranho, porque a luz verde é rica em energia. Para os pesquisadores, algo a mais já estava usando essa parte do espectro quando os fotossintetizadores de clorofila evoluíram.

Essa "outra coisa" seria um organismo que capturaria a energia solar com uma molécula chamada retiniana. Os pigmentos roxos da retiniana absorvem melhor a luz verde. Eles não são tão eficientes quanto as clorofilas na captura de energia solar, no entanto, são mais simples.

A coleta de luz na retiniana é comum entre as bactérias e organismos unicelulares chamados Archaea. Segundo o pesquisador Schwieterman, esses organismos já foram encontrados em oceanos e até em superfícies de folhas. Isso sugere que os pigmentos podem ter evoluído muito cedo, em ancestrais comuns a muitos ramos da árvore da vida.

Inclusive, há algumas evidências de que os modernos organismos amantes do sal, pigmentados de cor púrpura, chamados halófilos, podem estar relacionados a algumas das primeiras formas de vida na Terra, que se desenvolveram ao redor de fontes de metano no oceano, informou Schwieterman.

Os pesquisadores ainda argumentam que a vida alienígena poderia ter usado a mesma estratégia. E se isso for verdade, astrobiólogos irão encontrá-la apenas se procurarem por assinaturas específicas de luz.

De acordo com Schwieterman, a clorofila absorve luz vermelha e azul. Mas o espectro refletido de um planeta coberto por plantas exibe o que os astrobiólogos chamam de "borda vermelha da vegetação". Essa borda é uma mudança repentina no reflexo da luz na parte do infravermelho próximo do espectro, onde as plantas de repente param de absorver comprimentos de onda vermelhos e começam a refleti-las.

Os fotossintetizadores baseados na retina, por outro lado, têm uma "vantagem verde". Eles absorvem a luz até a porção verde do espectro e, em seguida, começam a refletir comprimentos de onda mais longos.

Schwieterman explicou que astrobiólogos há muito tempo se intrigam com a possibilidade de detectar a vida extraterrestre, encontrado a "borda vermelha". Mas eles também precisam considerar a busca pela "borda verde". "Se esses organismos estivessem presentes em densidades suficientes em um exoplaneta, essas propriedades de reflexão seriam impressas no espectro de luz refletida do planeta", falou o pesquisador.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s