Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 29, 2013

Uma viagem pelo complexo e fascinante corpo humano.

FONTE: PLANETA CIÊNCIA

JATO SUPERSÔNICO QUE VOA A 2 MIL KM/H DEVE ENTRAR NO MERCADO EM 2018

Aerospace S -512 teoricamente seria capaz de voar de Nova York a Londres em menos de quatro horas

Um novo jato executivo que promete reduzir à metade o tempo gasto em voos continentais de longa distância deve entrar no mercado em dezembro 2018 a um custo de US$ 80 milhões (cerca de R$ 185 milhões), de acordo com informações da revista Wired.

O Spike S-512, da empresa Spike Aerospace, deverá ser construído em Boston, Massachusetts, nos EUA, e a equipe conta com componentes de grandes marcas da aviação como Airbus, Bombardier e Gulfstream.

O objetivo da equipe é criar uma nova geração de aeronaves executivas que pode atingir uma velocidade mínima de 1,9 mil km/h e máxima de 2,2 mil km/h. Nessas velocidades, o S-512 teoricamente seria capaz de voar de Nova York a Londres em menos de quatro horas e com o luxo que os 18 passageiros capazes de pagar por esse tipo de serviço estão acostumados.

Esses voos devem ocorrer entre continentes porque nos EUA é proibido voos supersônicos sobre o paí…

Entenda porque a maioria das galáxias têm o mesmo formato

Plana. Como um faixa no espaço. Fina. Esticada. Mas como é que todas as galáxias ficam assim?

Plana. Como um faixa no espaço. Fina. Esticada. Mas como é que todas as galáxias ficam assim? A NASA tem a resposta. E ela tem a ver com como uma bola de massa vira um disco de pizza.

Esta imagem da galáxia espiral ESO 373-8 foi capturada pela NASA com o telescópio Hubble. Mesmo a 25 milhões de anos-luz, sua forma é bem familiar. Por quê? Eis a explicação:

Tente girar na sua cadeira com seus braços e pernas esticados. Lentamente, recolha-os, e aperte-os contra seu corpo. Notou alguma coisa? Você deve ter começado a rodar mais rápido. Este efeito ocorre devido à conservação do momento angular, e também é válido para galáxias.

Esta galáxia era, no início, uma monstruosa bola de gás girando lentamente. Ela começou a desmoronar para dentro e, portanto, a girar mais e mais rápido, até que, como uma massa de pizza girando e esticando no ar, um disco começou a se formar. Qualquer coisa que se aprox…

Avistamento de Ovnis na Califórnia, EUA em 01 de Janeiro de 2014

Objetos voadores não identificados foram vistos em várias localidades da Califórnia na noite de ano novo. Os principais informes surgiram em Placer county e Hollywood Hills, mas em outros locais aconteceram avistamentos. Em Auburn, Terry e Hans Mauth observaram um grande objeto com formato oval, que dispunha de uma luz brilhante e flutuou sobre sua vizinhança antes de acelerar e desaparecer. Terry descreveu: "Não havia som algum, isso foi estranho. Somente essa forma grande e iluminada".

Em Sacramento, Steven Brown observou um UFO semelhante sobre o parque Belle Cooledge. Descreveu seu comportamento da mesma forma, tendo o objeto flutuado por alguns instantes, e depois se evadindo rapidamente. Kaye Pinlac de Stockton afirmou ter visto vários objetos brilhantes em formação de diamante ou triangular, que depois se separaram. Alguns afirmaram serem balões os objetos, contudo Terry Mauth refuta essa explicação, dizendo que eram muito grandes e se moviam muito rápido. Em Oregon …

Uso de peças arqueológicas para pesquisas astrofísicas divide cientistas

Centenas dos lingotes históricos já foram fundidos e usados em dois laboratórios de astrofísica. [Imagem: De Juan/D. G. de Cultura/Generalitat Valenciana]

Chumbo puro

O uso de lingotes de chumbo recuperados de antigos navios romanos para procurar por partículas cósmicas está acendendo um debate inédito no campo científico.

O que para uns é um tesouro arqueológico, para outros é uma matéria-prima que pode ajudar a desvendar os segredos do Universo.

Tudo começou quando cientistas do projeto CDMS, que procura sinais de matéria escura, em Minnesota (EUA), e do Observatório Gran Sasso (Itália) começaram a usar os lingotes de chumbo romanos.

Ocorre que as propriedades desses tijolos de chumbo recuperado de antigos naufrágios são ideais para experimentos em física de partículas.

"O chumbo romano é essencial para a realização desses experimentos porque ele oferece pureza e níveis tão baixos de radioatividade - tanto menos quanto mais tempo eles passaram debaixo d'água - que os métod…

Cantor e escritor, Jorge Mautner fala sobre sua experiência com Ovni

O cantor e escritor Jorge Mautner, ícone da música brasileira e figura fundamental no movimento tropicalista, fala sobre sua experiência com um OVNI.



FONTE: ESSE VÍDEO É UMA REALIZAÇÃO DO GRUPO G.E.P.U.S.
(GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA UFOLÓGICA DE SOROCABA).
IMAGENS E EDIÇÃO - BRUNO CECIM
SOROCABA - SP

Exoplaneta esconde seu segredo abaixo de espessa camada de nuvens

Uma equipe de astrônomos, liderada por Laura Kreidberg e Jacob Bean da Universidade de Chicago, e utilizando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, descobriu claras evidências de nuvens na atmosfera do planeta chamado GJ 1214b, considerado uma ‘super Terra’. As nuvens do planeta podem ser constituídas de cloreto de potássio.

O GJ 1214b, localizado a ‘somente’ 40 anos-luz da Terra, na direção da constelação do Serpentário, é classificado como uma super Terra pelo fato de sua massa ser intermediária entre a da Terra e a de Netuno. Este tipo de planeta está entre os mais comuns na Via Láctea, nossa galáxia. Devido ao fato de tais planetas não existirem em nosso sistema solar, a natureza física deles é amplamente desconhecida.

“Realmente excedemos os limites do que é possível mensurar com o Hubble“, disse Kreidberg, autora do trabalho. “Este avanço dá início à fundação para a caracterização de outras ‘Terras’, com técnicas similares”.

“Eu acho que é muito empolgante o fato de podermos…

Como seria uma viagem ao planeta Marte em 2018 com dois tripulantes (?)

Já faz 44 anos que o homem pisou na Lua. Depois disso, parecemos ter desistido de explorar o espaço. Mas um grupo de visionários quer ressuscitar a corrida espacial - e levar dois humanos a Marte daqui a quatro anos. Conheça os bastidores da missão mais ambiciosa desde o Projeto Apollo. E veja por que ela pode dar certo.



FONTE: SUPER INTERESSANTE

C/2013 A1 Siding Spring: Um cometa se aproxima de Marte

Da mesma forma que ISON chamou a atenção em 2013, C/2013 A1 Siding Spring será a bola da vez em 2014. O cometa ruma implacavelmente contra o Planeta Vermelho, que poderá ser envolvido pela coma e cauda que crescem a cada dia.

O cometa foi descoberto em 3 de janeiro de 2013 pelo astrônomo amador Robert McNaught e recebeu a denominação oficial de C/2013 A1 Siding Spring por ter sido descoberto no Siding Spring Observatory, na Austrália. Antes de McNaught, o objeto tinha sido detectado em 8 de dezembro de 2012 pelo telescópio do observatório Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, mas na época sua orbita não pode ser determinada.

Após a descoberta os astrônomos verificaram que o caminho de Siding Spring cruzava a orbita de Marte a uma distância muito próxima do planeta, inclusive com possibilidade de colisão. Entretanto, à medida que mais observações foram feitas foi possível calcular melhor sua orbita e esse risco imediato foi afastado.

Entretanto, apesar de estar descartado u…

Temperatura do planeta pode subir 4 graus Celsius até 2100

Formação de nuvens é um dos principais mistérios relacionados ao aquecimento global (Thinkstock)

Novo modelo climático eleva a estimativa de aquecimento global com base na formação de nuvens

A temperatura média da Terra pode aumentar 4 graus Celsius até 2100 e mais de 8 graus Celsius até 2200, se a emissão de dióxido de carbono não for reduzida, afirma um estudo que será publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

Segundo a pesquisa, menos nuvens são formadas à medida que planeta esquenta, de modo que menos luz solar é refletida de volta para o espaço, elevando as temperaturas. A maneira como as nuvens afetam o aquecimento global é um dos maiores mistérios relacionados à alteração climática.

Trabalhos anteriores mostraram que o aumento da temperatura seria de 1.5 a 5 graus Celsius. De acordo com o principal autor do novo estudo, Steven Sherwood, professor da Universidade de New South Wales, na Austrália, as estimativas baixas não consideram o complexo modelo que leva à formação d…

Headset que traduz pensamentos dos cachorros consegue financiamento independente

Uma ideia inusitada está ganhando cada vez mais suporte no Indiegogo, um dos principais serviços de financiamento independente da web. O No More Woof é uma espécie de headset capaz de traduzir os pensamentos dos cachorros, transformando-os em frases que podem ser entendidas pelos seres humanos.

Ainda em seus estágios iniciais, o equipamento – que poderia muito bem ter saído do longa de animação Up - Altas Aventuras, da Pixar – já é capaz de identificar padrões simples de comportamento. É o caso, por exemplo, de sensações de curiosidade com relação a estranhos, a felicidade anterior a um passeio ou o cansaço após uma tarde de brincadeiras. Todos os “pensamentos” são traduzidos em áudio por um alto falante acoplado ao headset.

No momento, o desenvolvimento do No More Woof é focado em duas versões diferentes. A primeira, com um único sensor, é capaz de identificar três padrões diferentes: fome, cansaço e curiosidade. A segunda, mais complexa, conta com dois sensores e possui uma função …

Visualize onde cada emoção atinge o corpo humano

Ficar nervoso faz seu estômago revirar; ficar envergonhado faz suas bochechas ficarem vermelhas. Emoções claramente têm um efeito fisiológico direto em nossos corpos, e uma equipe de pesquisadores finlandeses analisou exatamente como isso acontece — e representou estes efeitos nesta visualização.

Para construir os mapas, os pesquisadores expuseram a 773 participantes diferentes palavras, histórias, filmes e expressões, e pediram para eles destacarem, numa silhueta humana, as áreas do corpo em que sentiram um aumento ou uma diminuição na atividade. O aumento está representado em vermelho e amarelo, enquanto a diminuição está exposta em um tom brilhante de azul.

Os resultados, publicados na Proceedings of the National Academies of Sciences, devem ser familiares com muita coisa que você já experimentou ao longo da sua vida: a depressão está ligada a um amortecimento nos membros, enquanto a vergonha induz as bochechas a ficarem coradas. A tristeza chega a aumentar as atividades nos olhos…

Círculo em plantação 'após luz misteriosa' intriga Califórnia, Estados Unidos

Enorme círculo foi feito em Salinas Valley, perto de Monterey (Foto: BBC)

Residentes da Califórnia estão intrigados com o súbito surgimento de um desenho com círculos gigantes em uma plantação.

A figura misteriosa apareceu em uma fazenda no fim de semana.
O enorme círculo foi feito em Salinas Valley, perto de Monterey.
Os primeiros a notar a figura foram dois amigos que afirmam ter visto duas explosões de luz antes do amanhecer de domingo.

Assista ao vídeo no link a seguir e também abaixo: http://www.bbc.co.uk/




UFOS WILSON: "SE DE FATO FOR REAL, LEMBRA OS COMPONENTES DE UM CHIP. A QUE SE VERIFICAR SUA VERACIDADE, COMO SABEMOS, OS CÍRCULOS VERDADEIROS, AS PLANTAS SE DEITAM EM SENTIDO HORÁRIO, AS PLANTAS AFETADAS SOFREM UMA MUTAÇÃO, CRESCEM MAIS RÁPIDAS QUE AS QUE NÃO FORAM ATINGIDAS, SOFREM EFEITOS DE MICRO ONDAS E NO LOCAL SE ENCONTRA RESÍDUO DE RADIAÇÃO, ALÉM DE PESSOAS MAIS SENSÍVEIS CHEGAREM A SE DESDOBRAREM DENTRO DOS MESMOS. AGUARDEMOS".

FONTE: BBC BRASIL

Feliz 2014 a todos os amigos de "Ufos Wilson"

FONTE: WILSON ROBERTO - TERRICOLA

Laboratório vai imprimir fígado 3D em 2014 para pesquisas e testes

Fígado impresso em 3D será utilizado para pesquisas e testes

O processo de criação utilizará células reais do fígado, impressas camada após camada

A tecnologia de impressão em 3D veio para ficar, e em 2014 impressões deste tipo estarão a serviço da saúde.

De acordo com a empresa americana Organovo, a meta para o ano que vem é imprimir em seus laboratórios um fígado humano em 3D.

Ainda de acordo com a publicação o processo de criação utilizará células reais do fígado, impressas camada após camada, até formar o órgão. “O maior desafio no método de bioimpressão é prover a irrigação de sangue e nutrientes para um órgão criado do zero. Mas eles dizem ter conseguido recriar essa alimentação, ao menos em parte” dizem os pesquisadores responsáveis pela façanha.

Num primeiro momento o fígado 3D terá como principal finalidade servir como objeto de pesquisas e testes para novos remédios.

“A ideia da empresa é justamente vender a bioimpressora 3D para laboratórios farmacêuticos, a fim de lhes po…

Seremos máquinas biológicas no futuro? Retina biônica pode devolver a visão aos cegos

A recuperação da visão nos cegos foi sempre um argumento de ficção científica, mas uma empresa israelense a está transformando em realidade para pacientes que sofrem cegueira pela deterioração da retina.
Trata-se de um dispositivo do tamanho de um grão de arroz, que emula a função da retina capturando os sinais visuais como uma câmera, para depois transformá-los em sinais elétricos que estimulam os neurônios para criar as imagens no cérebro.
O chip foi testado com sucesso em porcos e a empresa Nano-Retina, com sede na cidade israelense de Herzliya, prevê que contará com um protótipo humano de sua denominada Bio-Retina dentro de dois anos.
"No prazo de uma semana o paciente poderá ver de forma imediata", garantiu à Agência Efe o diretor-executivo da companhia, Ra'anan Gefen.
"Queríamos dotar um cego de suficiente visão que lhe permita ser novamente independente, caminhar por lugares familiares e ver seus entes queridos", acrescentou o diretor.
O dispositivo é i…

Grato a quem votou em nossa enquete

A cada semana entraremos com uma enquete ligada a Ufologia e contamos com a participação de todos.

FONTE: WILSON - TERRICOLA

Pai da computação moderna, Alan Turing recebe perdão real por ser gay

O matemático britânico Alan Turing (1912-1954), considerado o pai da informática moderna, recebeu nesta terça-feira (24) o perdão real do governo inglês após ter sido condenado em 1952 por ser assumidamente homossexual - o que, naquela época, era considerado ilegal e punido criminalmente.

Chris Grayling, ministro da Justiça, foi quem solicitou ao governo a emissão do perdão de Turing, garantido pela Prerrogativa Real de Compaixão e aprovado pela rainha Elizabeth II. Várias campanhas foram realizadas no Reino Unido para agraciar o matemático: em 2011, havia uma petição contendo mais de 23 mil assinaturas a favor do perdão, além do apoio de onze cientistas britânicos, entre eles Stephen Hawking, no ano seguinte.

"O Doutor Turing merece ser lembrado e reconhecido pela sua fantástica contribuição aos esforços de guerra e por seu legado à ciência. A condenação por sua homossexualidade foi uma sentença que hoje nós consideramos injusta, discriminatória e que deve ser repelida. Um perd…

Universo em expansão pode surgir sem Big Bang

Será que poderemos deixar o Big Bang para trás? A nova receita para fazer um Universo se resume a aquecer e mexer. [Imagem: TU Vienna]

Transição de fase do espaço-tempo

Um universo em expansão como o nosso pode emergir de uma forma extremamente simples, que mais parece uma receita de sopa instantânea - é só aquecer e mexer.

Quando uma sopa esquenta, ela começa a ferver e fica pronta.

Quando o tempo e o espaço são aquecidos, fica pronta não uma sopa, mas um universo em expansão, sem a necessidade de qualquer outro ingrediente - como um "Big Bang", por exemplo.

Esta transição de fase entre um espaço vazio entediante e um movimentado universo em expansão, pleno de matéria, acaba de ser demonstrado matematicamente por uma equipe das universidades de Tecnologia de Viena (Áustria), Edimburgo (Escócia), Harvard e MIT (EUA).

Mais do que tentar deixar de lado a ideia do Big Bang, a ideia por trás deste resultado estabelece uma conexão notável entre a teoria quântica de campos e a te…