Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 27, 2016

O que foi o Projeto Guerra nas Estrelas?

Foi um programa militar lançado pelo ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, em 1983, que previa satélites antimísseis equipados com lasers

Foi um programa militar lançado pelo ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, em 1983. Oficialmente chamado de SDI (sigla em inglês para Iniciativa de Defesa Estratégica), ele pretendia criar um sistema de satélites equipados com canhões a laser para destruir mísseis enviados contra o país. Em plena Guerra Fria, tanto os EUA quanto a União Soviética possuíam armas capazes de liquidar o rival, mas não se arriscavam, porque temiam a aniquilação mútua. Com a SDI, a balança penderia a favor dos ianques. A ideia tinha tanto jeitão de ficção científica que ganhou esse “apelido cinematográfico” – e, de fato, nunca saiu do papel.

May the laser be with you

Ideia nunca se concretizou, mas contribuiu para o fim da Guerra Fria

1. A SDI previa a integração entre satélites em órbita, espelhos gigantes, bases terrestres e outros equipamentos. Radares e…

Sagan eterno

Se hoje a astronomia faz parte da cultura pop, agradeça a Carl Sagan. Sua busca pela democratização do conhecimento fez (e fará) gerações de jovens quererem ser cientistas

Os domingos de 1982 estão guardados com carinho na memória da família Aleman: foram marcados por um discreto ritual que se repetiu por 13 semanas. O término do Fantástico denunciava o avançado da hora quando Isabel, seu irmão e seus pais se reuniam na sala de estar da casa em Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo, para ouvir a palavra de Carl Sagan.

Mesmo tarde, ninguém ia para a cama antes de as duas crianças terem esgotado o arsenal de perguntas existenciais que surgiam depois que o programa acabava. Por 60 minutos, assistiam atentamente àquele astrônomo esguio, de cabelos escuros e voz penetrante, traduzir com eloquência poética o encanto do cosmos.

A bordo da nave da imaginação, livre das amarras do espaço e do tempo, ele podia viajar para onde quisesse — como as pétalas do dente-de-leão que sopr…

Parabéns a todos os Astrônomos!

Ufos Wilson

O estranho objeto descoberto na periferia da Via Láctea que pode mudar entendimento sobre galáxias

A galáxia Virgo I orbita ao redor da Via Láctea (Foto: Subaru)

A cerrca de 280 mil anos luz, nas fronteiras da Via Láctea, um estranho objeto chama a atenção de astrônomos.

Tem um brilho fraco que o faz arredio até para supertelescópios, mas nos rodeia como a Lua faz com a Terra.
É uma galáxia anã chamada Virgo I, que pode mudar o que sabemos sobre como a matéria escura mantém os objetos unidos nas galáxias.
Até onde se sabe, galáxias como a Via Láctea são produzidas por uma combinação de matéria escuras, que vão criando órbitas escuras, e formações de gás e estrelas que vão sendo afetados pela gravidade.
Se essa teoria estiver correta, deveríamos ter centenas de pequenas galáxias satélites orbitando nossa galáxia.
Contudo, até o momento, apenas 50 delas foram detectadas. Os números não se encaixam.
Esse é o chamado "problema das galáxias anãs".
Duas opções
Isso quer dizer que, ou a teoria sobre como se formam as galáxias com matéria escura fria está errada ou simplesmente …

Governo de Fidel Castro censurou informações sobre ovnis em Cuba

Jornal Extra do Peru, em 28 de novembro de 2014, tornou público este histórico dossier, tendo recebido estas preciosas informações obtidas por uma verdadeira investigação honesta e limpa de Mario Zegarra Torres, investigador de ovnis do Peru.

O fenômeno Ovni sempre chamou atenção daqueles que passaram boa parte de suas vidas estudando a estranheza e origem do mesmo. Em todas as partes do mundo, tem havido avistamentos destes objetos, talvez os mais difíceis de serem investigados foram aqueles que se deram em países da Europa do Leste, a chamada "cortina de ferro", ou em Cuba, devido ao regime de sigilo.

Com a recente morte do líder Fidel Castro, se abrem novas portas para a informação ufológica para casos que podem ter ocorrido na ilha. Sabe-se que Cuba censurou temas ufológicos por mais de 37 anos, seja por meio de rádio, imprensa escrita ou televisão. Um dos casos que vieram à público, foi do camponês Adolfo Zárate em outubro de 1995, ano em que uma grande onda ufológica …

2015 TC25, o asteroide mais pequeno conhecido

Os pequenos asteroides próximos à Terra são alvos importantes de estudo porque não conhecemos muito sobre eles. Ao caracterizarmos o mais pequeno dos asteroides conhecidos, os cientistas podem melhor entender a população de objetos a partir dos quais são originários: os asteroides grandes, que têm uma probabilidade muito mais pequena de colidir com a Terra.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

Astrônomos obtiveram observações detalhadas do mais pequeno asteroide conhecido. Com 2 metros em diâmetro, a minúscula rocha espacial é pequena o suficiente para ser montada por uma pessoa numa sequela hipotética e espacial baseada na cena icónica do filme "Dr. Strangelove".

Curiosamente, o asteroide, de nome 2015 TC25, é também um dos mais próximos asteroides da Terra já descobertos. Usando dados de quatro telescópios diferentes, uma equipa de astrónomos liderada por Vishny Reddy, professor assistente do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, divulga que TC25 reflete cerca de…

Cronometragem da sombra de um planeta potencialmente habitável ajuda à procura por vida extraterrestre

Esta imagem sumariza a pesquisa. Usando o Telescópio Refletor Okayama de 188-cm e o instrumento observacional MuSCAT (em baixo, à esquerda), os cientistas conseguiram observar o exoplaneta K2-3d, que tem mais ou menos o mesmo tamanho e temperatura que a Terra, a passar em frente da sua estrela-mãe e a bloquear alguma da luz estelar (topo), fazendo com que o seu brilho diminuísse um pouco (ver dados reais em baixo à direita).
Crédito: NAOJ

Um grupo de investigadores do Observatório Astronômico Nacional do Japão, da Universidade de Tóquio, do Centro de Astrobiologia, entre outros, observou o trânsito de um exoplaneta potencialmente parecido com a Terra conhecido como K2-3d usando o instrumento MuSCAT acoplado ao telescópio de 188 centímetros do Observatório Astrofísico de Okayama. Um trânsito é um fenômeno no qual um planeta passa em frente da sua estrela-mãe, bloqueando uma pequena quantidade de luz da estrela, como uma sombra do planeta. Apesar de já terem sido observados milhares de …

Primeiros sinais de estranha propriedade quântica do espaço vazio?

Esta concepção artística mostra como é que a radiação emitida pela superfície de uma estrela de nêutrons fortemente magnetizada (à esquerda) se polariza linearmente à medida que viaja através do vácuo do espaço que envolve a estrela no seu percurso até chegar à Terra (à direita). A polarização da radiação observada no campo magnético extremamente forte sugere que o espaço vazio que rodeia a estrela de neutrões está sujeito a um efeito quântico chamado birrefringência do vácuo, uma previsão da electrodinâmica quântica. Este efeito foi previsto nos anos 1930 mas nunca foi observado até agora.
As direções dos campos magnético e elétrico estão marcadas com linhas vermelhas e azuis. Simulações de modelos obtidas por Roberto Taverna (Universidade de Pádua, Itália) e Denis Gonzalez Caniulef (UCL/MSSL, RU) mostram como estas se alinham ao longo de uma direção preferencial quando a radiação passa pela região em torno da estrela de neutrões.
Crédito: ESO/L. Calçada

Ao estudar com o VLT (Very La…

Romero Brito: Buzz Aldrin Space Series VI (The Astronaut) 2010" Giclee on Canvas

FONTE: http://www.britto.com/

Quanto tempo a luz do sol leva para chegar aos planetas do sistema solar?

FONTE: http://tvescola.mec.gov.br/

Neutrinos ajudam a explicar origem do universo material

Esquema do experimento Double Chooz, que está obtendo resultados pioneiros sobre propriedades dos neutrinos.[Imagem: Double Chooz Experiment]

Simetria CP

Um experimento destinado a medir as mutações que os neutrinos sofrem, passando de um tipo para outro, está ajudando os físicos a preencherem uma das grandes lacunas do Modelo Cosmológico Padrão, o modelo do Big Bang: Por que a matéria existe, se o modelo propõe que matéria e antimatéria foram criadas em quantidades iguais no nascimento do Universo?

O experimento, chamado Double Chooz, ainda está em andamento na França, conduzido por uma colaboração internacional com participação brasileira, que envolve cientistas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para a equipe, os experimentos feitos até agora forneceram "conhecimentos cruciais para a compreensão do fenômeno que possibilitou a constituição do universo material".

Pela an…

Novos elementos da tabela periódica são aprovados

tabela periódica japão (Jason Reed/Photodisc/VEJA)

A tabela periódica reúne os elementos químicos classificados em função de sua composição e suas propriedades

Os nomes propostos em junho para quatro novos elementos da tabela periódica foram aprovados nesta quinta-feira, incluindo o Nihonium, que ocupa o lugar 113, e o Moscovium, cujo número atômico é 115. O instituto japonês de pesquisas Riken celebrou a aprovação do Nihonium, uma referência à palavra Nihon, que significa Japão e tem como símbolo Nh.

A existência do Nihonium, primeiro elemento colocado em evidência na Ásia, havia sido demostrada em três oportunidades entre 2004 e 2012 por Kosuke Morita, professor da Universidade de Kyushu (sudoeste do Japão). Além do Nihonium e do Moscovium (Mc), uma referência a Moscou e cuja paternidade corresponde a pesquisadores russos e americanos, a União Internacional de Química Pura e aplicada (IUPAC na sigla em inglês) e a União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) aprovaram a de…

O FBI terá ainda mais poderes para invadir computadores

À meia-noite, o governo americano silenciosamente ganhou novas armas de vigilância, mesmo depois de um esforço no Senado para evitar as mudanças no código do processo penal.

Nesta quarta-feira (30), o senador Ron Wyden tentou três vezes interromper a mudança na regra que permite que juízes concedam autoridade a agentes federais para invadir múltiplos computadores em qualquer jurisdição, incluindo máquinas de inocentes vítimas de malwares.

“Ao sentar aqui e não fazer nada, o Senado consentiu esta expansão da vigilância e invasão do governo”, disse Wyden na quarta-feira. “Os americanos cumpridores da lei irão perguntar ‘o que esses caras estavam pensando?’ quando o FBI começar a invadir vítimas de um hack por botnet. Ou quando uma grande invasão der errado e quebrar dispositivos ou um sistema inteiro de um hospital e então colocar vidas em risco.”

Sob a velha versão da “Regra 41″, agências como o FBI precisavam solicitar uma autorização na jurisdição certa para invadir um computador, a…

Interessantes relatos ovnis em Nova Aurora PR

Na Rodovia PR 239 na de data 18 de Outubro de 2015, mais um Avistamento Ovni. Em varias ocasiões visto por outros moradores de Nova Aurora no Paraná, os relatos são variados e muito interessantes, mostrando que a casuística do local é muito intensa.



FONTE: Canal Youtube Tonny

UFO Ultrassecreto

Documentário italiano raro do extinto canal de tv paga Infinito, exibido em 14/10/2000. É uma produção de Guido Ferrari de 1997, que mostra o histórico processo de encobrimento em torno do tema e apresenta a casuística europeia, pouco conhecida e divulgada no Brasil.



FONTE: Canal Youtube Vitor Vicente

Ciência de Tudo com Stephen Hawking

FONTE: Canal Youtube Total Play - Documentários HD

Veja um mapa danificado do século XVII ser cuidadosamente restaurado

Um mapa-múndi do século XVII foi encontrado em uma chaminé na Escócia e entregue, todo amarrotado dentro de um saco plástico, para a Biblioteca Nacional da Escócia. Ele estava praticamente destruído. Desdobrar o mapa parecia impossível, mas a equipe responsável conseguiu encontrar uma forma de salvá-lo e restaurá-lo.



A transformação é impressionante: eles retiraram o que era inútil e conseguiram juntar todos os pequenos pedaços de tecido e papel que guardavam a história. Trina Mckendrick filmou todo o processo de restauração, e este é o antes e depois:





Neste vídeo, com legendas em inglês, há mais sobre a história do mapa:



FONTE: GIZMODO BRASIL

Investigadores propõem supernova de baixa massa como "gatilho" para a formação do Sistema Solar

Há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, uma nuvem de gás e poeira, que eventualmente formou o nosso Sistema Solar, foi perturbada. O colapso gravitacional resultante formou o proto-Sol com um disco circundante onde os planetas nasceram. Essa nuvem poderá ser parecida com alguma região neste muito maior complexo de gás e poeira a cerca de 4500 anos-luz de distância na direção da constelação de Cisne, observado pelo Telescópio Espacial Spitzer.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica

Uma equipe de investigação liderada pelo professor Yong-Zhong Qian da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Minnesota, EUA, usou novos modelos e evidências de meteoritos para mostrar que uma supernova de massa baixa desencadeou a formação do nosso Sistema Solar.

Os resultados foram publicados na edição mais recente da revista científica Nature Communications.

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma nuvem de gás e poeira, que eventualmente formou o nosso Sistema…

Resolvido o mistério das galáxias ultradifusas

Uma visualização da distribuição estelar em galáxias ultradifusas simuladas. As galáxias são tão ténues quanto as galáxias anãs, mas ocupam uma área tão grande quanto a Via Láctea. Uma nova investigação mostra que se existirem um grande número de supernovas durante o processo de formação estelar, isto poderá empurrar as estrelas e a matéria escura para fora, fazendo com que a galáxia se expanda. O facto da galáxia ficar espalhada sobre uma área maior significa que se torna mais difusa e difícil de observar com telescópios. A imagem mostra duas galáxias ultradifusas simuladas, sobrepostas sobre uma imagem do Hubble com galáxias de fundo.
Crédito: Arianna Di Cintio, Chris Brook, simulações NIHAO e Telescópio Espacial Hubble

Ao longo do último ano, investigadores observaram algumas galáxias muito ténues e difusas. As galáxias são tão fracas quanto galáxias anãs, mas estão distribuídas numa área tão grande quanto a Via Láctea. Tem sido um mistério, como galáxias tão ténues - com até 1000 …

Grupo anuncia projeto para lançar a primeira sonda brasileira à órbita da Lua

POR SALVADOR NOGUEIRA

No que depender de um grupo seleto de cientistas e engenheiros, até dezembro de 2020 o Brasil lançará sua primeira missão lunar. A apresentação formal do projeto será realizada nesta terça-feira (29), na Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo).



Batizado de Garatéa-L, o projeto combina o poderio intelectual de algumas das maiores instituições de ciência e tecnologia do país e a ousadia da cultura de startups tecnológicas para planejar e realizar com sucesso, em tempo recorde, o primeiro voo orbital de espaço profundo nacional.

“A ideia é nos beneficiarmos da recente revolução dos nanossatélites, mais conhecidos como cubesats, para colocar o país no mapa da exploração interplanetária”, afirma Lucas Fonseca, engenheiro espacial da empresa Airvantis e gerente do projeto Garatéa-L, que conta com contribuições e participantes do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), da USP, do LNL…

Um inseto antigo foi encontrado no coração da Antártida

Insetos não são a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos na Antártida, mas a descoberta de um besouro raro por lá mostra que o continente congelado já foi bastante diferente há alguns milhões de anos.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Dakota do Norte e do Instituto Smithsonian, nos EUA, descobriram asas dianteiras fossilizadas de dois besouros extintos na geleira de Beardmore, próximo aos montes Transárticos. Eles representam os primeiros besouros terrestres já encontrados no continente congelado. Os besouros viveram há cerca de 14 a 20 milhões de anos, quando o continente era muito mais quente do que é hoje.

Hoje, os únicos insetos conhecidos na Antártida são três espécies de mosquitos que não voam. Insetos sofrem bastante naqueles lados do mundo devido às temperaturas baixas e à falta de vegetação e umidade.

Os autores do novo estudo dizem que o besouro provavelmente habitou regiões com areia e vegetação esparsa, ou riachos formados por água de gelo que derreteu. …

Como futuristas de um século atrás previram a medicina à distância

A década de 1920 foi uma época de avanços incríveis nas áreas de comunicações e tecnologia. O rádio finalmente foi utilizado como um meio de difusão de informação, os primeiros filmes sonoros estavam transformando a indústria cinematográfica, e inventores testavam os primeiros protótipos de televisores.

As pessoas da época reconheciam que mudanças grandes estavam por vir, e ninguém desfrutou em adivinhar quais mudanças essas seriam mais do que Hugo Gernsback. Ele era um pioneiro tanto na área radiofônica quanto editorial, sempre testando os limites do que o público poderia esperar do futuro tecnológico.

Em 1905, apenas um ano depois de emigrar da Alemanha para os EUA aos vinte anos, Gernsback desenvolveu o primeiro kit de rádio caseiro e começou o primeiro serviço de vendas por correspondência de rádios do mundo. O rádio se chamava Telimco Wireless e era divulgado em revistas como a Scientific American por um valor de US$ 7,50 (mais ou menos US$ 180 hoje).

Em 1908, Gernsback lançou a…

Policial britânico sofreu abdução há 36 anos

(Foto atual) Oficial preencheu relatório para seus superiores relatando como foi abordado por um UFO na estrada e também descrevendo como experimentou o fenômeno do tempo perdido

Em 28 de novembro de 1980 o então policial Alan Godfry, da Polícia de Yorkshire West, estava em patrulha em plena madrugada, percorrendo a rodovia Burnley nas proximidades da cidade de Todmorden. Ele estava procurando animais que haviam desaparecido de uma propriedade rural próxima, mas não tendo encontrado nada estava pronto para finalizar a busca, quando observou se aproximando dele o que a princípio tomou como um ônibus.

Porém, quando o objeto se aproximou, Godfry percebeu que era um objeto de perfil oval que parecia girar, voando muito baixo e a tal velocidade que os arbustos que delineavam a estrada balançavam. Alan afirma que parou o carro e apanhou seu bloco de anotações para fazer um esboço do UFO, quando uma forte luz o interrompeu. A próxima coisa de que se lembra é estar dirigindo na mesma estrada…

Desenhos pré-históricos 'ignorados' podem revelar o 'mais antigo' código de escrita

À primeira vista, os rabiscos parecem traços sem importância, como estes das cavernas espanholas conhecidas como Las Chimeneas, que são Patrimônio da Humanidade (Foto: BBC/D. von Petzinger)

Pesquisadora encontrou em cavernas europeias 32 símbolos que se repetem e que, na sua visão, podem ter constituído código de comunicação entre os homens.

À primeira vista, os rabiscos parecem traços sem importância, como estes das cavernas espanholas conhecidas como Las Chimeneas, que são Patrimônio da Humanidade
São 32 traços que se repetem em diferentes cavernas de toda a Europa. Registros simples: apenas linhas em zigue-zague, pontos, triângulos inacabados, cruzes retorcidas ou algo que lembra figuras geométricas.
Nenhum deles é criação de alguém apressado ou de um mau desenhista: os cientistas acreditam que esse conjunto forma o código de escrita mais antigo de que se tem registro.
Entender os traços está tirando o sono de Genevieve von Petzinger, paleoantropóloga da Universidade de Victoria, …