Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 24, 2014

Seth Shostak: Eu acredito que encontraremos alienígenas

Por que estamos continuando com esta procura? Por exemplo, não é verdade que as ondas de rádio se tornaram quase indistinguíveis do ruído de fundo do espaço a somente alguns poucos anos luz de suas origens?
Podemos detectar ondas de rádio vindas de bilhões de anos luz de distância, e sem muitos problemas também. A ideia delas se tornarem indistinguíveis do ruído após alguma pequena distância é incorreta. Com uma antena grande o suficiente você sempre pode encontrar o sinal.
Mas o ponto maior é que agora sabemos duas coisas que não sabíamos há 20 anos. Primeiro, que planetas, inclusive aqueles que se parecem com a Terra, são incrivelmente abundantes no Universo visível. Pode haver um bilhão de trilhões de ‘primos’ do nosso mundo. Segundo, a vida começou na Terra muito cedo.
Se a vida inteligente não estiver lá fora, então obtivemos algo melhor do que simplesmente ganhar na loteria. E se você pensa que somos tão especiais… bem, considere que você poderia estar errado. E essa po…

Duzentas meninas desmaiam misteriosamente na Colômbia

Mais de 200 meninas sofrem com os sintomas, mas o mistério da causa deles ainda não foi desvendado

s últimos 12 dias, os médicos de El Carmen de Bolívar, uma cidade no norte da Colômbia, já atenderam pelo menos 200 meninas com sintomas muito parecidos: desmaios, tonturas, dor de cabeça, dormência e formigamento em várias partes do corpo. A razão para essas reações ainda é um mistério.

Elas não foram as primeiras a darem entrada no Hospital Nuestra Señora del Carmen com quadro similar. De acordo com o prefeito de El Carmen de Bolívar, Francisco Veja, foram registrados um total de 276 casos como esse desde o meio do ano. Todos com adolescentes, sendo a maioria deles estudantes do Colégio Espírito Santo.

O próprio Ministro da Saúde da Colômbia, Alejandro Gaviria, citou na última quinta-feira "246 meninas que apareceram com sintomas bizarros".

Diante desse quadro, aumentaram as especulações sobre as causas que estariam levando as jovens a desmaiarem. Na falta de um diagnóstico …

Confirmada teoria sobre geração de energia no Sol

Cintiladores, detectores e a esfera do Borexino, antes de ela ser preenchida com água e iniciar as observações.[Imagem: A. Brigatti/INFN/Borexino Collaboration]

Neutrinos solares

Físicos afirmam ter conseguido a primeira evidência direta da forma como a energia do Sol é gerada.

A teoria longamente aceita estabelece que a energia do Sol é gerada pela fusão de átomos de hidrogênio para formar hélio - provar isto, contudo, é um desafio cósmico.

Um desafio que foi vencido pela equipe internacional do detector Borexino, um sensor de neutrinos instalado no laboratório subterrâneo Gran Sasso, na Itália.

A equipe conseguiu detectar os neutrinos especificamente produzidos pela reação da fusão do hidrogênio em hélio, comprovando que as teorias estavam corretas - de resto um alívio para os grupos que estão tentando construir reatores de fusão aqui na Terra.

Embora vários neutrinos solares já tenham sido detectados, esses são especiais. Quando os núcleos de hidrogênio (prótons) fundem-se em um n…

Vivemos em um Universo Holográfico? Holômetro vai responder

Vista de cima do Holômetro, que está procurando pelo "ruído holográfico" do espaço-tempo, testando se o Universo é um holograma 2-D.[Imagem: Fermilab]

Universo Holográfico

Um experimento único, chamado Holômetro, começou a coletar dados que poderão responder a algumas perguntas de fundir a cuca sobre o nosso Universo - incluindo se vivemos em um holograma.

Da mesma forma que personagens em um programa de televisão não teriam como saber que o seu mundo aparentemente 3-D só existe em uma tela 2-D, alguns físicos acreditam que nós podemos não ter noção de que o nosso espaço 3-D é apenas uma ilusão. A informação sobre tudo em nosso Universo poderia estar codificada em pequenos pacotes em duas dimensões.

Chegue perto o suficiente da tela da TV e você verá os pixels, pequenos pontos de dados que geram uma imagem perfeita conforme você vai se afastando. Os cientistas acreditam que as informações do Universo podem estar contidas da mesma forma, e que o "tamanho do pixel" …

O mistério da consciência

A experiência consciente, embora seja um estado mental passível de explicação por quem tenha experimentado uma determinada sensação, não é algo que se deva generalizar, já que ela possui um caráter qualitativo subjetivo, variando de acordo com cada pessoa ou situação

Por Daniel Borgoni

Neste momento em que começo a escrever este texto, estou na sala e um dos meus gatos pula em cima da mesa em que eu estou trabalhando, precisamente em cima de um livro. Ao passar a mão nele, sinto seus pelos macios e sedosos, sinto- os de uma maneira diferente de quando pas so a mão no tapete da sala. Como de costume, meu gato esfrega seu focinho em mim e os seus bigodes me dão cócegas. Ao retirar o gato de cima do livro, o vermelho vivo de sua capa aparece para mim de um modo diferente do verde das folhas da planta que está na varanda. Então, subitamente, vivencio uma profunda angústia existencial.

Os exemplos de experiências que acima descrevi são chamados de experiências conscientes. Quando as tive,…

No impasse do Multiverso, uma nova teoria de escala

Em uma nova teoria radical, escalas de massa e comprimento surgem de interações entre partículas. Crédito: Andy Gilmore para Quanta Magazine.

Embora as galáxias pareçam maiores do que os átomos e os elefantes pareçam mais pesados que formigas, alguns físicos começaram a suspeitar que as diferenças de tamanho são ilusórias. Talvez a descrição fundamental do Universo não inclua os conceitos de “massa” e “comprimento”, o que implica que em sua essência, a natureza não tem um senso de escala.

Esta ideia pouco explorada, conhecida como simetria de escala, constitui uma mudança radical em suposições duradouras sobre como as partículas elementares adquirem suas propriedades. Mas surgiu recentemente como um tema comum de inúmeras palestras e trabalhos de físicos de partículas respeitados. Com seu campo preso em um impasse desagradável, os pesquisadores voltaram às equações mestras que descrevem as partículas conhecidas e suas interações, e estão perguntando: o que acontece quando você apaga …

Telescópios desvendam antiga construção gigante

Esta ilustração revela o fogo-de-artifício cósmico no interior de uma galáxia em desenvolvimento e no Universo jovem, a partir do ponto de vista de um sistema planetário hipotético. O céu está repleto de nebulosas brilhantes, enxames estelares e estrelas que explodem como supernovas. O núcleo em rápida formação eventualmente tornar-se-á no coração de uma galáxia gigante, parecida com as galáxias elípticas que vemos hoje em dia.
Crédito: NASA, ESA, Z. Levay e G. Bacon (STScI)
(clique na imagem para ver versão maior)

Os astrônomos têm, pela primeira vez, um vislumbre dos primeiros estágios de construção massiva de galáxias. O local das "obras", com a alcunha de "Sparky", é um núcleo galáctico denso que brilha com a luz de milhões de estrelas recém-nascidas e formando-se a um ritmo feroz.

A descoberta foi possível através de observações combinadas dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer da NASA, do Observatório W. M. Keck em Mauna Kea, Hawaii, e pelo observatório …

NASA apresenta foguete que levará astronautas a Marte

Visão artística do Sistema de Lançamento Espacial (SLS). [Imagem: NASA/MSFC]


Foguete classe exploração

A NASA apresentou o desenho final de um novo foguete de grande porte projetado para levar os seres humanos em missões além da órbita da Terra - para explorar asteroides e, eventualmente, rumo a Marte.

O Sistema de Lançamento Espacial (SLS) é o que a NASA chama de um "foguete classe exploração".

A agência aprovou a continuidade do programa de desenvolvimento do SLS, algo que não acontecia desde a construção dos ônibus espaciais, e é a primeira ação depois do cancelamento do Projeto Constellation e seu foguete peso-pesado Ares V.

Para seu primeiro teste de voo, o SLS será configurado para uma capacidade de elevação de 70 toneladas, o que permitirá levar uma nave Orion sem tripulação além da órbita baixa da Terra.

Em sua configuração mais potente, o SLS conseguirá levar até 130 toneladas ao espaço, a mesma capacidade do nunca concretizado Ares V.

Essa capacidade permitirá mis…

Procurando por uma civilização extraterrestre através de sua energia desperdiçada

Em 1974, Michael Hart, um astrônomo estadunidense, publicou um artigo no Quarterly Journal of the Royal Astronomical Society, intitulado “An Explanation For The Absence Of Extraterrestrials On Earth” (em português, “Uma Explicação para a Ausência de Extraterrestres na Terra”). No artigo, ele apontava que não havia extraterrestres inteligentes na Terra, a qual foi uma declaração referida de forma famosa como ‘Fato A’.
“O ‘Fato A’, como todos os fatos, requer uma explicação“, escreveu Hart. Ele continuou concluindo que o ‘Fato A’ é explicado pela noção de que vida inteligente do espaço não existe. Em outras palavras, estamos sós na galáxia.
O artigo de Hart faz menção ao ‘paradoxo de Fermi‘, cujo nome foi dado em homenagem a Enrico Fermi, o qual perguntou: “Se alienígenas inteligentes existem, onde estão?” Aliás, os argumentos de Hart têm se tornado tão famosos, que o problema é frequentemente chamado de ‘paradoxo Fermi-Hart’.
Hoje, Jason Wright da Universidade Estadual da Pensilvâ…

Neurocientista afirma que podemos estar próximos de realizar transplantes de cabeças

De todos os transplantes jamais imaginados pelo homem, o de cabeça seguramente é o mais insólito, por representar a parte do corpo que talvez mais identifique uma pessoa. No entanto, de acordo com o neurocientista italiano Sergio Canavero, o transplante de cabeça humana poderá ser feito em um futuro bem próximo, com a ajuda de uma nova técnica. O especialista, membro do Grupo Avançado de Neuro modulação de Turim, já havia proposto um transplante no qual as cabeças de dois pacientes eram cortadas ao mesmo tempo. Em seguida, a cabeça a ser transplantada era refrigerada e lavada antes de ser “instalada” no novo corpo, com o auxílio de uma cola polímera. Diante da avalanche de críticas e questões técnicas que indagavam como conectar a medula espinhal do doador e receptor, o italiano se calou e continuou trabalhando em seu “Frankesnstein” moderno.
Recentemente, o Dr. Canavero revelou que o transplante seria possibilitado pelo auxílio de uma faca superafiada e uma membrana que seria injeta…

Materiais "invisíveis" construídos com luz

A luz de um laser funciona como bilhões de agulhas que costuram nanopartículas de ouro. [Imagem: Ventsislav Valev]

A chave para qualquer tipo de efeito de invisibilidade está na forma como a luz interage com um material.

Quando a luz atinge uma superfície, ou ela é absorvida ou refletida, que é o que nos permite ver os objetos.

No entanto, ajustando a estrutura dos materiais em nanoescala, é possível construir materiais com propriedades não encontradas na natureza. Esses materiais artificiais, ou metamateriais, podem controlar a maneira como a luz interage com eles.

No caso mais comum, a luz refletida por um metamaterial é forçada a refratar no caminho "errado", tornando os objetos invisíveis, ou fazendo-os parecer com qualquer outra coisa, gerando os mantos de invisibilidade.

Invisibilidade duplamente óptica

Agora, Lars Herrmann e seus colegas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveram uma técnica para construir as nanoestruturas dos metamateriais, as pequ…

Marcia Peltier Entrevista o Ufólogo Marco Antônio Petit

Você acredita em vida em outros planetas? Ou acha que estamos sozinhos no universo? O programa Marcia Peltier Entrevista de hoje conversa com um dos mais renomados estudiosos brasileiros sobre o fenômeno dos Objetos Voadores Não-Identificados: o ufólogo Marco Antônio Petit.

Petit é um dos criadores e co-editor da revista UFO, que existe há mais de 30 anos no mercado editorial brasileiro.

Também é autor de vários livros,entre eles: ’’Contato Final:O Dia do Reencontro’’; ’’Marte: A Verdade Encoberta’’ e ‘’UFOS, Arquivo Confidencial; Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira’’.

Petit,você é um especialista no estudo dos OVNIs. De onde você coleta as informações sobre este fenômeno?

‘’A maior parte são informações governamentais de arquivos liberados para consulta pública. Ocorre que a maioria dos governos, principalmente o dos EUA, trata isso como segredo de Estado, mas as informações em sua maior parte vem destas fontes oficiais’’, relata.

Muitas pessoas também dizem ter visto discos …

Objetos são levitados e manipulados magneticamente

O parafuso (Screw) é manipulado dentro de um recipiente com fluido paramagnético, por sua vez controlado pelos ímãs que geram os campos indicados por S (sul) e N (norte). [Imagem: Anand Subramaniam/Harvard University]

Maglev

Quando se fala em levitação, normalmente imagina-se um objeto sendo levantado no ar.

É o caso da levitação magnética - ou maglev - que sustenta os trens de alta velocidade acima dos trilhos.

Anand Subramaniam e seus colegas da Universidade de Harvard desenvolveram uma nova técnica que permite manipular os objetos levitados, o que eles chamam de "orientação sem contato de objetos no espaço tridimensional usando levitação magnética.

O detalhe é que o objeto não está suspenso no ar, mas imerso em um líquido paramagnético, um fluido de consistência gelatinosa que é controlado por dois ímãs externos, um de cada lado do recipiente.

Subramaniam espera usar essa flutuação controlada magneticamente para montar estruturas com objetos muito delicados, mas grandes demai…

Robôs flutuantes da NASA vão ganhar celular do Google

Três robôs Sphere na Estação Espacial. No detalhe, o "Smart Sphere", já com o celular, durante testes em terra. [Imagem: NASA Ames/Eric James]

Robô com celular

Depois de anos de testes no interior da Estação Espacial Internacional, os robôs flutuantes da NASA finalmente vão ganhar alguma inteligência rumo à realização dos seus sonhados primeiros voos espaciais.

Na última nave de suprimento, que chegou à Estação em meados de Julho, foram a bordo equipamentos para criar uma versão atualizada das SPHERES (Synchronized Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites).

Os robôs flutuantes, projetados para voar do lado de fora da Estação, em missões de monitoramento contínuo e de auxílio às caminhadas espaciais dos astronautas, receberão agora um celular inteligente, o que os elevará à categoria de "Smart Spheres".

Os telefones - protótipos do Projeto Tango, do Google - darão aos robôs flutuantes câmeras mais atualizadas, sensores de posicionamento e maior capa…

New Horizons passa órbita de Netuno a caminho de encontro histórico com Plutão

A sonda New Horizons da NASA, a caminho de Plutão, atravessou a órbita de Neptuno. Esta é a sua última grande travessia rumo a tornar-se no primeiro objecto feito pelo Homem a ter um encontro com o distante Plutão no dia 14 de Julho de 2015.

A sofisticada nave espacial com o tamanho de um piano [de cauda], lançada em Janeiro de 2006, alcançou a órbita de Neptuno - quase 4,43 mil milhões de quilômetros da Terra - num tempo recorde de oito anos e oito meses. Este marco da New Horizons coincide precisamente com o 25.º aniversário do encontro histórico da sonda Voyager 2 com Neptuno no dia 25 de Agosto de 1989.

"É uma coincidência cósmica que liga um dos exploradores icônicos do Sistema Solar exterior do passado, com o próximo explorador do Sistema Solar exterior," afirma Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA, na sede da agência em Washington, EUA. "Há exatamente 25 anos atrás, a Voyager 2 deu-nos o primeiro olhar sobre um planeta inexplorado. Agora s…

Série do History Channel irá exibir casos ufológicos sul-americanos

Contato Extraterrestre terá em sua nova temporada vários casos brasileiros e participação de importantes pesquisadores

A série Contato Extraterrestre do The History Channel tem sido absoluto destaque na TV por assinatura, pelo inédito destaque dado à Ufologia Brasileira. Na temporada exibida em 2013, casos latino-americanos dominaram os episódios e aqueles acontecidos em nosso país contaram não somente com dramatizações muito bem produzidas, como com depoimentos de nossos melhores pesquisadores.

O editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, chegou a visitar a Amazônia junto com a equipe do The History Channel, onde realizaram entrevistas com testemunhas e descobriram novos fatos ligados à Operação Prato. Outros casos clássicos da Ufologia Brasileira, como as fotos de Almiro Baraúna na Ilha da Trindade em 1958, e o Caso Varginha de 1996, foram igualmente revisitados. Na nova temporada o destaque segue sendo as ocorrências em nosso país e o The History Channel divulgou o guia de episódios qu…

Cientistas criam um órgão inteiro dentro de animal pela primeira vez

Nós já vimos por aqui que pesquisadores conseguem criar órgãos – como rins e fígados – em laboratório. Mas e se pudéssemos cultivá-los diretamente em um organismo vivo, apenas injetando algumas células? Parece que agora podemos – pelo menos, de uma forma limitada.

Cientistas da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) criaram um timo – órgão especializado do sistema imunológico – em camundongos. Ele produz os linfócitos T, que combatem vírus, bactérias e tumores.

A equipe começou “reprogramando” os genes de células obtidas um embrião de camundongo. Dessa forma, elas começaram a se transformar em células encontradas no timo.

Elas foram então inseridas em camundongos, junto a outras células de suporte, e desenvolveram um timo totalmente funcional, plenamente capaz de produzir os linfócitos T. Os resultados foram publicados na revista Nature.

No entanto, isso não quer dizer que podemos começar a criar corações, pulmões e rins dentro dos seres humanos: os ratos de laboratório têm estrutur…