Pular para o conteúdo principal

Vivemos em um Universo Holográfico? Holômetro vai responder


Vista de cima do Holômetro, que está procurando pelo "ruído holográfico" do espaço-tempo, testando se o Universo é um holograma 2-D.[Imagem: Fermilab]

Universo Holográfico

Um experimento único, chamado Holômetro, começou a coletar dados que poderão responder a algumas perguntas de fundir a cuca sobre o nosso Universo - incluindo se vivemos em um holograma.

Da mesma forma que personagens em um programa de televisão não teriam como saber que o seu mundo aparentemente 3-D só existe em uma tela 2-D, alguns físicos acreditam que nós podemos não ter noção de que o nosso espaço 3-D é apenas uma ilusão. A informação sobre tudo em nosso Universo poderia estar codificada em pequenos pacotes em duas dimensões.

Chegue perto o suficiente da tela da TV e você verá os pixels, pequenos pontos de dados que geram uma imagem perfeita conforme você vai se afastando. Os cientistas acreditam que as informações do Universo podem estar contidas da mesma forma, e que o "tamanho do pixel" natural do espaço - cada "átomo de espaço" - é de aproximadamente 10 trilhões de trilhões de vezes menor do que um átomo - uma distância que os físicos chamam de escala de Planck.

Holograma cósmico: será o Universo uma projeção vinda do futuro?
Holômetro

Para saber se isso é verdade, ou apenas outra ilusão, foi construído um aparelho ultrassensível para medir movimentos - o Holômetro.

"Nós queremos descobrir se o espaço-tempo é um sistema quântico da mesma forma que a matéria," explica Craig Hogan, do Fermilab, nos Estados Unidos, e desenvolvedor da teoria do ruído holográfico. "Se virmos alguma coisa, isso vai mudar completamente as ideias sobre o espaço com as quais estamos acostumados há milhares de anos."

Se o espaço for mesmo formado por bits 2-D contendo informações sobre a localização precisa dos objetos, então o próprio espaço se sujeitaria ao mesmo Princípio da Incerteza que governa a teoria quântica.

Da mesma forma que a matéria continua a oscilar como ondas quânticas mesmo quando resfriada perto do zero absoluto, este espaço pixelado deve ter vibrações intrínsecas mesmo em seu estado de energia mais baixo. O Holômetro - ou interferômetro holográfico - é o dispositivo mais sensível já criado para tentar medir essa eventual oscilação quântica do próprio espaço - ou dos "grãos de espaço".


O Holômetro, construído no Fermilab, inclui dois interferômetros em tubos de aço de 6 polegadas e cerca de 40 metros de comprimento. Os sistemas ópticos (não mostrados) criam um feixe de laser intenso (1 kW) e muito estável para maximizar a precisão das medições. [Imagem: Fermilab]

Medidor holográfico

Agora operando na potência máxima, o Holômetro utiliza um par de interferômetros colocados perto um do outro. Cada um emite um feixe de laser de um quilowatt (o equivalente a 200 mil apontadores laser) em um divisor de feixe e em dois braços perpendiculares de 40 metros de comprimento e alto vácuo em seu interior.

A luz é então refletida de volta para o divisor de feixes, onde os dois feixes se recombinam. Qualquer movimento criará flutuações nesse feixe recombinado. Os físicos analisam essas flutuações na luz de retorno para ver se o divisor de feixe está de alguma forma se movendo. Se estiver, ele estará sendo mexido por uma instabilidade do próprio espaço.

Espera-se que esse "ruído holográfico" esteja presente em todas as frequências, mas o desafio dos cientistas é não serem enganados por outras fontes de vibrações. O Holômetro está testando uma frequência tão alta - milhões de ciclos por segundo - que os movimentos da matéria normal não causam problemas. O ruído de fundo dominante é mais frequentemente devido a ondas de rádio emitidas pelos aparelhos eletrônicos próximos. O Holômetro foi projetado para identificar e eliminar os ruídos de qualquer fonte conhecida.

"Se encontrarmos um ruído do qual não conseguirmos nos livrar, podemos estar detectando algo fundamental sobre a natureza - um ruído que é intrínseco ao espaço-tempo," disse Aaron Chou, cientista-chefe do projeto Holômetro. "É um momento emocionante para a física. Um resultado positivo irá abrir uma nova via de questionamentos sobre como o espaço funciona."

O Holômetro vai continuar coletando dados até o final de 2015, quando então os físicos esperam ter uma palavra final sobre se o espaço é realmente formado por átomos de espaço.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça histórias de pessoas que foram abduzidas por Extraterrestres

As pessoas do mundo se dividem em dois grandes grupos e um terceiro bem pequeno.

Os dois grandes grupos são: aqueles que acham que ETs existem e aqueles que acham que ETs não existem.

Correndo por fora, existe uma minoria silenciosa que se mantém quietinha, aparentemente, porque, se essas pessoas disserem as coisas que elas sabem, ninguém acreditaria nelas.

Elas fazem parte do pequeno grupo que jura de pé junto ter feito contato com seres extraterrestres.

O fotógrafo nova-iorquino Steven Hirsch, de 63 anos, é um cara que, se não acredita nessas pessoas, pelo menos acredita no direito que elas têm de contar suas histórias do jeito que quiserem.

Por isso, ele criou um blog em que entrevista e fotografa gente que diz ter sido abduzida por alienígenas. O endereço é littlestickylegs.blogspot.co.uk.

- Eu não quero que os meus leitores tenham nenhum tipo de ideia pré-concebida sobre essas pessoas até qie eles vejam suas imagens e leiam suas palavras. Minhas entrevistas mal conseguem ir além…

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato!
Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo:
"Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a sa…