Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 2, 2015

Relembrando: "Contato"

Contato é um filme norte-americano de 1997, adaptado do romance de mesmo nome escrito por Carl Sagan e dirigido por Robert Zemeckis. Tanto Sagan quanto sua esposa Ann Druyan escreveram o contorno para uma adaptação cinematográfica de Contact.
Jodie Foster interpreta a protagonista do filme, a Dra. Eleanor "Ellie" Arroway, uma cientista da SETI que encontra fortes evidências da existência de vida extraterrestre e é escolhida para realizar o primeiro contato. O filme também é estrelado por Matthew McConaughey, James Woods, Tom Skerritt, William Fichtner, John Hurt, David Morse e Angela Bassett.
Sagan e Druyan começaram a trabalhar no filme em 1979. Juntos, eles escreveram um tratamento de mais de 100 páginas e o venderam para a Warner Bros. realizar Contact, com Peter Guber e Lynda Obst sendo os produtores. Quando a produção entrou em um "inferno de produção", Sagan publicou Contact como um livro em 1985, e a adaptação cinematográfica foi rejuvenecida em 1989. Rolan…

5 planetas mais quentes do Sistema Solar

Por César Soares

Em épocas de bloqueio atmosférico, o calor se torna um assunto muito falado, dos elevadores às redes sociais. Ainda mais quando as temperaturas elevadas ocorrem em períodos inesperados, como o inverno. Se está quente aqui, na Terra, você já imaginou como seria em Mercúrio ou Vênus? Que são os planetas mais próximos do Sol!
Falando sobre calor, é hora de vermos quais são os 5 planetas mais quentes do Sistema Solar! Você vai se surpreender com o 1° lugar!

5) Júpiter
O gigante do Sistema Solar com um diâmetro equatorial de aproximadamente 142 mil quilômetros tem uma temperatura média estimada na superfície de -110°C. Para termos uma ideia, a menor temperatura já registrada na Terra foi de -93°C na Antártica. Um valor pontual, no caso de Júpiter estamos falando da temperatura média, ou seja, a tendência é de que temperaturas menores existam nas regiões polares.
Júpiter está a uma distância de aproximadamente 780 milhões de km do Sol.

4) Marte
O planeta vermelho possui um …

Este vídeo ajuda a entender o que é a misteriosa matéria escura

A matéria escura é um enigma: nós não sabemos exatamente o que ela é, mas sabemos que ela existe. O canal Kurzgesagt do YouTube tenta desvendar esse conceito no vídeo a seguir.

Os cientistas sabem que a matéria escura existe porque veem os seus efeitos sobre a matéria luminosa – ela puxa gravitacionalmente a matéria em torno dela.

No entanto, ela não emite radiação eletromagnética – ou seja, luz, ondas de rádio, raios X ou gama; não é antimatéria (ou seja, não se cancela quando entra em contato com matéria); e nem forma buracos negros.

Teorias dizem que a matéria escura é apenas uma propriedade do espaço: o espaço vazio é preenchido com partículas que se formam espontaneamente do nada e desaparecem.

Por que isso é importante? Porque a matéria luminosa compõe menos de 5% do universo conhecido. Cerca de 20% é matéria escura, e 70% é energia escura – e ambas são invisíveis.

O vídeo explica:

Matéria escura é a coisa que faz ser possível galáxias existirem. Quando calculamos porque o univ…

Uísque será enviado para a Estação Espacial Internacional, mas não para embebedar astronautas

O melhor uísque da Terra está a caminho do espaço.

No começo da semana, a destilaria Suntory anunciou que enviará bebidas alcoólicas ao Kibo, o módulo japonês da Estação Espacial Internacional (EEI). Infelizmente, astronautas não poderão saborear a bebida terráquea. Em vez disso, o uísque será usado para experimentos: cientistas querem saber como a microgravidade pode fazer o álcool envelhecer mais rapidamente. O projeto faz parte de uma colaboração com a JAXA, a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial.

O uísque será enviado do Japão para a EII ainda neste mês, e a bebida será dividida em dois grupos. No primeiro grupo, ela será estudada por um ano em microgravidade, enquanto o segundo a experimentará por dois anos ou mais.

Em um release, a Suntory diz: “Com a exceção de alguns itens como cerveja, bebidas alcoólicas são conhecidas por desenvolver sabores mais maduros com o decorrer dos anos.” Mas? “Ainda não sabemos por completo como isso ocorre”. Então a equipe espera que os exp…

Moradora de Artur Nogueira (SP) revela livro escrito por avô que dizia ter sido abduzido por ETs

Texto escrito nos anos 70 por Samuel Freire relata existência de novo planeta e profecias para o Brasil.

Por Isadora Stentzler

Gabriela Freire Trombetta Calheiros foi a única da família Freire a vir para Artur Nogueira. A professora que mora hoje no bairro São Vicente, era a neta favorita de seu Samuel Freire, por isso guardou um tesouro deixado pelo velho: um livro sobre o planeta Argêoton que ele afirmava ter visitado em setembro 1973. “Ele sumiu por uma semana e quando voltou, trancou-se em um quarto e não saiu até que escrevesse tudo.” São 568 páginas escritas a mão com profecias sobre o Brasil a partir da década de 90. Algumas, curiosamente, teriam se cumprido.

Diz-se que o fato aconteceu assim: às 10h30 de uma sexta-feira do mês de setembro de 1973, num local em que já havia acontecido diversos casos inexplicáveis, seu Samuel havia levado uma turma de trabalhadores para a cidade de Frutal (MG). Na sua volta, à meia-noite, quando passava no local fatídico, foi interceptado por um…

Dois casos clássicos da Ufologia brasileira

Quero agradecer mais uma vez ao canal do Youtube, TerraOutra por autorizar a postagem de seus vídeos!

FONTE: TerraOutra

Nasa divulga descoberta de planeta rochoso extrassolar mais próximo da Terra

A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou no dia 30/07/15 a descoberta do planeta rochoso extrassolar mais próximo da Terra. O exoplaneta em causa, chamado HD 219134b, está a 21 anos-luz da Terra, mas orbita muito perto da sua estrela para "albergar vida" [no sentido de hospedar], diz o comunicado da Nasa.

Maior do que a Terra, o exoplaneta – assim chamado por estar fora do Sistema Solar – pode ser visto diretamente, mesmo com telescópios, e a sua estrela é observável a olho nu, em céu escuro, na constelação da Cassiopeia, próximo à Estrela Polar.

Segundo a mesma nota, o HD 219134b é também o planeta, fora do Sistema Solar, mais próximo da Terra a ser detectado em trânsito, a passar em frente da sua estrela, e, por isso, é um corpo celeste ideal para futuros estudos, principalmente para verificar se tem atmosfera.

Se o HD 219134b tiver atmosfera, a sua composição química pode imprimir uma "assinatura" na luz da estrela observada, e será um dos exoplane…

Astronomia e Astronáutica de forma didática

Mais informações em: http://www.oba.org.br/

FONTE: Canal Youtube Panzinha

Caso Benisa Rodrigues

Desenho do objeto avistado pela senhora Benisa entre os municípios de Santa Cruz das Palmeiras e Porto Ferreira, ambos no interior de SP, no mês de julho de 1990. A seguir o vídeo elaborado pelo canal TerraOutra narrando o caso.



FONTE: Meus agradecimentos a senhora Benisa Rodrigues por autorizar esta postagem em Ufos Wilson e ao canal do Youtube, TerraOutra.

Primeira detecção de lítio numa estrela em explosão

Esta imagem obtida pelo NTT (New Technology Telescope) instalado no Observatório de La Silla do ESO mostra a Nova Centauri 2013 em julho de 2015, facilmente visível como a estrela mais brilhante no centro da fotografia. A imagem foi obtida mais de 18 meses após a explosão inicial. Esta nova foi a primeira onde se encontrou evidências de lítio.
Crédito: ESO

O elemento químico lítio foi encontrado pela primeira vez em material ejetado por uma nova. Observações da Nova Centauri 2013 obtidas com o auxílio de telescópios no Observatório de La Silla do ESO e perto de Santiago do Chile, ajudaram a explicar por que é que muitas estrelas jovens parecem ter mais quantidade deste elemento químico do que o esperado. Esta nova descoberta acrescenta uma importante peça que faltava ao puzzle que representa a evolução química da nossa Galáxia e é um enorme passo em frente na compreensão das quantidades dos diferentes elementos químicos nas estrelas da Via Láctea.

O elemento químico leve lítio é um d…

Guitarrista da banda Queen é o mais novo colaborador científico da New Horizons

Durante o mês de julho chegamos ao distante planeta-anão Plutão. Foram anos e muitos (muitos) quilômetros para completar a viagem, mas o que você talvez não saiba é que a missão teve a inesperada ajuda de alguém bastante conhecido: Brian May, guitarrista da banda Queen.

Além de estrela do rock e músico talentoso, May também é um astrofísico — em 1974, ele iniciou no programa de PhD do Imperial College, em Londres, um estudo sobre luz refletida por poeira no sistema solar. Os estudos, infelizmente, duraram pouco, já que o músico abandonou a carreira acadêmica para se dedicar à banda (talvez felizmente, então, dependendo do ponto de vista).

De qualquer forma, após o sucesso mundial que fez com a banda, May retomou a carreira acadêmica, 36 anos depois, tornando-se doutor em astronomia em 2007.

Na semana passada, o músico foi convidado pela NASA para conhecer a equipe responsável pela sonda que visitou Plutão, a New Horizons, e interpretar junto dela alguns dos dados coletados pela sonda…

NASA disponibiliza áudios que enviou no projeto Voyager

A busca por contato com seres inteligentes extraterrestres tem várias frentes. Para isso não basta apenas encontrar provas que não estamos sozinhos no universo, também temos que mostrar que estamos aqui, caso alguém esteja nos procurando. Se a humanidade precisasse se apresentar aos alienígenas, qual seria a melhor forma?

Pensando nisso, em 1977 a Nasa enviou sons da Terra junto com as sondas espaciais do projeto Voyager. Enquanto elas viajam pelo espaço, carregam discos de ouro com as gravações do nosso planeta. A intenção é servir como saudação para os aliens que por ventura as escutem. O astrônomo Carl Sagan definiu as gravações como uma “mensagem na garrafa no oceano cósmico".

Entre os sons escolhidos, estão gravações de chuva, mãe e filho, ferramentas, batidas do coração, entre outras. As gravações foram postadas online pela Nasa e agora qualquer um pode ouvi-las:



FONTE: http://www.popsci.com via http://seuhistory.com/

Conhecendo os fenômenos básicos da meteorologia

FONTE: Canal Professor Douglas Santarelli