Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 13, 2011

Cratera de Marte tem contornos azulados em foto da Nasa

A Nasa (agência espacial americana) divulgou em seu site a imagem ampliada de uma cratera de Marte.

Divulgada pela primeira vez em 2007, mostra o interior da cratera que fica na região sul do planeta vermelho.

Dunas escuras (à esquerda na foto), que são areias carregadas pelo vento, estão acumuladas no fundo do local e constrastam com as camadas brilhantes da cratera.

Já as pequenas ondulações (à dir.) também são desenhadas pela ação do vento.

FONTE: NASA

Sol acorda e produz maior explosão de raios-x dos últimos 4 anos

Eram exatamente 23h56 pelo horário de Brasília quando os satélites que monitoram o ambiente espacial deram o aviso. Depois de quase quatro anos sem qualquer manifestação mais intensa, finalmente o Sol deu o ar da graça e disparou contra a Terra a primeira forte emissão de raios-x do atual Ciclo Solar 24.

A emissão eletromagnética foi produzida por uma forte explosão ocorrida junto ao grupo de manchas solares 1158, apontadas diretamente na direção do nosso planeta. Além da radiação, a explosão provocou uma espécie de tsunami que "chacoalhou" a atmosfera da estrela e produziu uma grande ejeção de massa coronal que nos próximos dias deverá atingir a alta atmosfera da Terra.

Essa massa de partículas é composta de bilhões de toneladas de gás ionizado que se desloca a mais de 2 milhões de quilômetros por hora. Quando atinge a camada mais alta da atmosfera, excitam os átomos de oxigênio e nitrogênio, provocando as fantásticas auroras boreais.

De acordo com dados registrados pelo s…